domingo, 17 de dezembro de 2017

SOM - MUSICALIZAÇÃO - DANÇA

                                                    MÚSICAS/CANTIGAS/CANÇÕES
-De acordo com RCNEI  1998, o trabalho com música deve organizar-se de forma que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
*ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
*brincar com a  música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
*explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
*perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
-Os conteúdos são organizados em dois blocos, o fazer musical e a apreciação musical que abarcarão, também, questões referentes à reflexão.
-A frequência com que a criança é levada a ouvir e a apreciar músicas de boa qualidade é responsável direta pelo gosto pela música e, às vezes, pelo despertar de vocações. (Rizzo 1985, p.242).
                                                       SONS/BARULHOS
-Tipos de sons= animais(latido, miado...), seres humanos(voz, risadas , espirro), sons culturais (buzina, sirene, sino) e fenômenos naturais (trovão, som da cachoeira, do vento),.
- Conhecer os vários tipos de instrumentos , de corda , de sopro de percussão e eletrônico.
*Altura = sons graves e agudos
*duração = sons longos e curtos
*intensidade =fortes e suaves
*timbre = diferentes sons de variados instrumentos, animais, vozes humanas e objetos.
AVALIAÇÃO DE MÚSICA: o que devemos avaliar em música? O aluno:
*Interpreta, improvisa e compões demonstrando alguma capacidade ou habilidade?
*Reconhece e aprecia os trabalhos musicais, de colegas e de músicas por meio das próprias reflexões, emoções e conhecimentos, sem preconceitos estéticos, artísticos, étnicos e de gênero?
*Compreende a música como produto cultural histórico em evolução, sua articulação com as histórias do mundo e as funções, valores e finalidades que foram atribuídas a ela por diferentes povos e épocas?
*Exercita o pensamento musical, simbolizado por meio de sons e silêncio o seu sentir/pensar?
*Cria efeitos sonoros e vocais, instrumentais e corporais?
*É capaz de criar seu próprio sistema notacional?

-A música permite compreender passado e presente e trazer na letra uma série de problemas ou crítica social.
– Deve-se articular com outros documentos históricos.
 – Possibilidade de tratar, simultaneamente problemas de vários ordens em uma mesma canção.
– Auxilia elaborarem conceitos e a dar significados a fatos históricos.
– As letras de música se constituem em evidência e registros de acontecimentos.
– Permite que o aluno se aproxime das pessoas que viveram no passado, elaborando a compreensão histórica, compreendendo como as pessoas viram as coisas, tentaram fazer e o que sentiram em determinadas situações. (UNOPAR)

- um objeto de ensino que seja capaz de trabalhar um (ou todos) dos objetivos de aprendizagem apontados (aquisição do sistema de escrita, oralidade ou análise linguística) da maneira interacionista como concebem os documentos oficiais, é a música.

AVALIAÇÃO DE DANÇA: o que avaliar em dança? O aluno:
*Compreende a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem seu movimento?
*Interessa-se pela dança como atividade coletiva?
*Compreende e aprecia as diversas danças como manifestações culturais?
*Exercita o pensamento sinestésico, simbolizando seu sentir/pensar por meio do movimento corporal?
*Opera com os códigos dessa linguagem?
*Elabora movimentos expressivos?
*Movimenta-se com naturalidade?
*salta, gira, anda, corre expressivamente?
*utiliza os planos alto, médio, baixo?
*Faz curva, estica, torce , balança o corpo respondendo a pulsações rítmicas?
*Improvisa movimentos?
*Planeja coreografias?
*Realiza coreografias?