MÚSICAS/CANTIGAS/CANÇÕES
-De acordo
com RCNEI 1998, o trabalho com música
deve organizar-se de forma que as crianças desenvolvam as seguintes
capacidades:
*ouvir,
perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções
musicais;
*brincar com
a música, imitar, inventar e reproduzir
criações musicais;
*explorar e
identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e
ampliar seu conhecimento do mundo;
*perceber e
expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações,
composições e interpretações musicais.
-Os conteúdos são organizados em dois blocos, o fazer musical
e a apreciação musical que abarcarão, também, questões referentes à reflexão.
-A frequência com que a criança é levada a ouvir e a apreciar
músicas de boa qualidade é responsável direta pelo gosto pela música e, às
vezes, pelo despertar de vocações. (Rizzo 1985, p.242).
SONS/BARULHOS
-Tipos de
sons= animais(latido, miado...), seres humanos(voz, risadas , espirro), sons
culturais (buzina, sirene, sino) e fenômenos naturais (trovão, som da
cachoeira, do vento),.
-
Conhecer os vários tipos de instrumentos , de corda , de sopro de percussão e
eletrônico.
*Altura
= sons graves e agudos
*duração
= sons longos e curtos
*intensidade
=fortes e suaves
*timbre
= diferentes sons de variados instrumentos, animais, vozes humanas e objetos.
AVALIAÇÃO
DE MÚSICA: o que devemos avaliar em música? O aluno:
*Interpreta,
improvisa e compões demonstrando alguma capacidade ou habilidade?
*Reconhece
e aprecia os trabalhos musicais, de colegas e de músicas por meio das próprias
reflexões, emoções e conhecimentos, sem preconceitos estéticos, artísticos,
étnicos e de gênero?
*Compreende
a música como produto cultural histórico em evolução, sua articulação com as
histórias do mundo e as funções, valores e finalidades que foram atribuídas a
ela por diferentes povos e épocas?
*Exercita
o pensamento musical, simbolizado por meio de sons e silêncio o seu
sentir/pensar?
*Cria
efeitos sonoros e vocais, instrumentais e corporais?
*É
capaz de criar seu próprio sistema notacional?
-A música permite compreender passado e presente e trazer
na letra uma série de problemas ou crítica social.
– Deve-se articular com outros documentos históricos.
– Possibilidade de
tratar, simultaneamente problemas de vários ordens em uma mesma canção.
– Auxilia elaborarem conceitos e a dar significados a
fatos históricos.
– As letras de música se constituem em evidência e
registros de acontecimentos.
– Permite que o aluno se aproxime das pessoas que viveram
no passado, elaborando a compreensão histórica, compreendendo como as pessoas
viram as coisas, tentaram fazer e o que sentiram em determinadas situações.
(UNOPAR)
- um objeto de ensino que seja capaz de trabalhar um (ou
todos) dos objetivos de aprendizagem apontados (aquisição do sistema de
escrita, oralidade ou análise linguística) da maneira interacionista como
concebem os documentos oficiais, é a música.
AVALIAÇÃO
DE DANÇA: o que avaliar em dança? O aluno:
*Compreende
a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem seu
movimento?
*Interessa-se
pela dança como atividade coletiva?
*Compreende
e aprecia as diversas danças como manifestações culturais?
*Exercita
o pensamento sinestésico, simbolizando seu sentir/pensar por meio do movimento
corporal?
*Opera
com os códigos dessa linguagem?
*Elabora
movimentos expressivos?
*Movimenta-se
com naturalidade?
*salta,
gira, anda, corre expressivamente?
*utiliza
os planos alto, médio, baixo?
*Faz
curva, estica, torce , balança o corpo respondendo a pulsações rítmicas?
*Improvisa
movimentos?
*Planeja
coreografias?
*Realiza
coreografias?