1.Motor e individual (0-2 anos) – Não se pode falar senão de
regras motoras, aqui não há regras propriamente coletivas.
Berçário
Piaget
diz que desde o nascimento até por volta de quatro
anos, a criança constrói o seu conhecimento acerca do espaço explorando-o a
partir de seu corpo. Virar-se no seu berço, deitar, sentar, rolar, engatinhar,
andar são meios através dos quais se delineia a exploração desse espaço,
centrada no seu próprio eu.
Desde esse momento se inicia o desenvolvimento
das noções espaciais chamadas de topológicas que envolvem os conceitos de
dentro, fora, ao lado, na frente, atrás, perto, longe, em cima, embaixo. Essas
noções são ligadas à geometria e são importantes, tanto para o trabalho com a
geografia e a cartografia, quanto para a matemática. As noções topológicas se
desenvolvem desde o nascimento até aproximadamente quatro anos, com base na
relação direta do corpo da criança com o espaço ao seu redor, assim ela
identifica e localiza os objetos tomando como referência o seu próprio corpo.
Se algo está "longe" é porque está longe dela, se está "ao
lado" é porque está ao lado dela e assim por diante.
Dos quatro aos sete anos a criança começa a
perceber que o seu próprio corpo não é um referencial tão preciso e, portanto,
que podem ser usados outros referenciais sem alterar a localização dos objetos.
Os referenciais passam a descentralizar-se, a tornar-se independentes do
"eu". A criança começa a perceber que um mesmo objeto pode estar, ao
mesmo tempo, "longe" dela e "perto" da mãe, ou, "em
cima" da mesa e "embaixo" do livro. O conceito de espaço supõe,
também, a formação das noções de distância, comprimento ou longitude,
superfície e volume espacial. É no estágio operacional-concreto, a partir dos
sete até por volta de onze ou doze anos, que se desenvolve a função cognitiva
referente às conservações espaciais que dão suporte a estas noções, e que são
necessárias ao desenvolvimento do conceito de espaço. Diz-se que a criança
adquiriu a conservação quando é capaz de perceber que, mesmo alterando-se
alguma condição no fenômeno observado, existem outras condições que não se
alteram.
Até
um ano ele é solitário de manipulação de objeto, um adulto deve ir estimulá-lo.
A
criança por volta de um ano, um ano e meio, começa a fazer seus primeiros traços
gráficos e ela sente prazer nisto. O prazer sentido pela criança não está no
resultado de seus rabiscos e sim na sensação do deslizar do lápis na folha, do
som que ele produz e do gesto, do movimento
Jogos
funcionais: estimulam movimentos coordenados como bater palmas, dar tchau,
identificar objetos ou estimular funções sensoriais, destinados principalmente
para bebês.
-exploração do corpo, dos espaços e dos objetos, construção da
função simbólica. Organizar com diferentes brinquedos= bolas, objetos que
rolam, que produzem sons, que podem ser enfiados, sobrepostos, colocados uns
dentro dos outros
crianças de 0 a 1 ano e meio/2anos
-jogos de exercício = sensório-motor
-Sensório-motor
1 a 2 anos – rabiscação e garatujas – realismo fortuito.
--12 a 18
meses – Atividades de transformações, como tintas, massas e texturas diversas.
Livrinhos com gravuras e texturas variadas.
-Conteúdos
de música: 13-18 meses Acontecimentos=vocalizações: experimentação vocal; jogos
musicais; aprendendo a vez de cada um (cadê?); fala as primeiras palavras.
-Conteúdos
de música: 19-24 meses Acontecimentos= aumento de vocabulário; experimentação
livre com canções; surgimento de canções espontâneas curtas, consistindo,
geralmente, em pequenos intervalos melódicos, com padrão rítmico flexível.
ESTIMULAR O BB A FASE DAS
REÇÕES CIRCULARES TERCIÁRIAS 12 A 18 MESES:
-Ofereça
várias figuras de objetos conhecidos e depois ajude a criança a fazer relação
da figura com o objeto;
-Apresente
à criança um jarro com tampa de rosca para encher, esvaziar, abrir e fechar;
-Brincadeiras
com água, na areia , na terra ou na banheira;
-As
crianças gostam de brincar com grande quantidade de objetos. Ofereça à criança
bolinhas, tampas frascos, carretéis, etc;
-Ofereça
encaixes com formas geométricas;
-Ofereça
quebra-cabeças simples;
-Ofereça
um conjunto de bloquinhos de madeira para a criança empilhar;
-Oportunize
a ida da criança à caixa de areia;
-Ofereça
bancadinha de madeira para a criança martelar;
-Ofereça
um haste com argolas de tamanhos decrescentes que se encaixem;
-prenda
um barbante em um caixa de papelão para fazer um caminhão de puxar.
ESTIMULAR
O BB NA FASE DAS REPRESNTAÇÕES MENTAIS 18 a 24 meses:
-Oferecer
quebra- cabeças simples e ir graduando a complexidade;
-Brinquedos
que se encaixam um dentro dou outro com tamanhos diferentes;
-Jogos
de encaixe com formas geométricas;
-Ofereça
para a criança telefones de brinquedos, estimulam a comunicação e o faz de
conta;
-Encoraje
as crianças a cuidarem da horta;
-promover
momentos para a criança dançar aumentando a sua consciência corporal;
-Ofereça
bonecas, panelinha, carrinhos, etc., incentivando o faz de conta;
-Imite
sons dos animais, como : gato, cachorro passarinho, etc;
-Pintar
usando os dedos.
Mais
ou menos com um ano , um ano e meio a criança já deve manusear papéis grande e
lápis de preferência gizão de cera para fazer seus primeiros registros
gráficos. Ela ainda não percebe que é o lápis que risca o papel, pois para ela
o importante são os gestos, os movimentos, os sons as sensações do giz
deslizando no papel e a exploração dos materiais. Estamos nos referindo aqui à
fase chamada por Viktor Louwenfeld. A criança utiliza a cor apenas pelo simples
prazer de experimentá-la, sem intenções. Nessa fase, a criança explora o mundo
por meio dos sentidos, ela precisa tocar, provar os objetos. Esta exploração
não é intencional, ela ocorre por reflexos.
Desenho
com carvão
-- pintura com esponja
Desenhos
com gizão de cera -- impressões
das partes do corpo(mãos,
pés, digitais etc)
Desenhos
coletivos --
tinta nanquim, anilina sobre o papel
Molhado
-- Tinta nanquim ou anilina com
goma
Arábica
-- rolos de
tinta.
-- Para um melhor entendimento sobre o desenvolvimento do
movimento humano é que ela ocorre sempre como um processo de construção, que
parte dos reflexos e vai se constituindo na vida do sujeito. Assista ao vídeo
abaixo, que diz respeito aos reflexos dos bebês. Tente analisar a forma como os
movimentos são emitidos pelas crianças, indicando os primeiros movimentos que
elas estabelecem com os estímulos advindos do meio ambiente.
https://www.youtube.com/embed/W5EUSL9EBC0
Nessa fase, portanto, as crianças
percebem e sentem os estímulos emitidos pelo ambiente e respondem em forma de
movimentos reflexos e primitivos. Ao longo da vida, esses movimentos vão
sofrendo variações e aperfeiçoamentos, e novos movimentos vão sendo criados a
partir de novos estímulos. A criança passa a entender algumas manifestações
corporais que realiza, mas no início, geralmente, ela consegue fazer
determinadas ações, porém, ao pedirmos que explique como fez, ela apresentará
dificuldade para verbalizar o que realizou. Muitas vezes, ela repete a ação
para nos explicar motoramente. Esse processo é denominado tomada de consciência
em atos. A ação é realizada e está pautada em um saber fazer inicial. A criança
sabe que consegue fazer, porém não consegue explicar o processo. Também temos
os casos de que a criança compreende a ação, entretanto, não consegue
realizá-la. Veja o vídeo abaixo para compreender melhor essa fala.
https://www.youtube.com/embed/clYkfJNDjeE
Nesse vídeo, a criança compreende o
que é necessário para conseguir chutar uma bola, porém não possui ainda a
coordenação motora necessária para a ação. Pudemos observar o quanto a criança
se irrita com a sua incapacidade inicial de não conseguir chutar a bola. Ela
sabe o que necessita fazer. Ela apresenta que consegue soltar a bola com as
mãos e que também realiza a ação de chutar, porém não consegue coordenar estas
duas ações ao mesmo tempo. Para tanto, é necessária uma coordenação espaço
temporal, ou seja, deve soltar a bola e conseguir calcular, mentalmente, o
tempo que a bola leva para percorrer um espaço adequado para que consiga
chutar.
Outra ação bastante comum que
observamos nas crianças, sobretudo na fase de aquisição de novos movimentos, a
partir de diferentes experiências, é a cópia ou imitação de outras pessoas.
Observe o que acontece no vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/embed/vyhTaDyytvs
Quando a criança vai imitar o
movimento de alguém, muitas vezes, ela não está na fase de desenvolvimento
adequado para compreender o que é necessário fazer para atingir a tarefa com
sucesso.
Esses duas tarefas motoras
apresentadas nos dois vídeos parecem muito fáceis na lógica do adulto, contudo,
nós, enquanto professores, devemos sempre estar focados na lógica da criança.
Devemos estar alinhados na forma de pensar da criança, para podermos agir
adequadamente, a fim de possibilitar que ela construa as estruturas mentais
necessárias para coordenar as ações necessárias para uma determinada ação.
Sendo assim, nossa ação no mundo não é uma ação qualquer, é uma ação pensada e
que vai se sistematizando ao longo da vida, com significado e sendo
significante para o sujeito.
João Batista Freire está correto em afirmar que nascemos
prematuros a respeito de nossa motricidade, porque nascemos sem conhecer o
mundo que nos rodeia e nem a nós mesmos. Porém, nascemos com uma enorme
capacidade de aprender.