-A Avaliação é o
processo pelo qual se determina o grau e a quantidade de resultados alcançados
em relação aos objetivos, considerando o contexto das condições em que o
trabalho foi desenvolvido.
DIVERSIFICAR OS TIPOS DE AVALIAÇÃO: DIAGNÓSTICA; SOMATIVA; FORMATIVA. DIVERSIFICAR OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO: PROVA OBJETIVA E DISSERTATIVA; TRABALHOS INDIVIDUAIS E EM GRUPOS; DEBATES; DIÁRIOS DE CAMPO; AUTO‐AVALIAÇÃO.
DIVERSIFICAR OS TIPOS DE AVALIAÇÃO: DIAGNÓSTICA; SOMATIVA; FORMATIVA. DIVERSIFICAR OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO: PROVA OBJETIVA E DISSERTATIVA; TRABALHOS INDIVIDUAIS E EM GRUPOS; DEBATES; DIÁRIOS DE CAMPO; AUTO‐AVALIAÇÃO.
Para
que se saber efetivamente os conhecimentos de cada aluno, considerando e
respeitando as individualidades de cada sujeito, uma avaliação diagnóstica
logo no início do semestre seria extremamente
pertinente.
Importância da avaliação: é uma etapa presente quotidianamente em sala de aula, exerce uma função fundamental, que é a função diagnóstica. O professor deverá acolher as dificuldades do aluno no sentido de tentar ajuda-lo a superá-las, a vencê-las. Evitar a função classificatória, comparando sujeitos entre sujeitos. A avaliação deverá considerar o avanço que aquele aluno obteve durante o curso. É necessários para que se possa promover testes, provas, relatórios e outros instrumentos a partir de uma concepção de avaliação que diz respeito ao aluno como sujeito de sua aprendizagem.
Com isso, a Educação Infantil
passa a fazer parte da Educação Básica e, em função disso, terá que se
organizar de uma outra forma:
-Avaliação - A criança será avaliada, mas a recomendação é a da não retenção. As avaliações deverão ocorrer mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
Importância da avaliação: é uma etapa presente quotidianamente em sala de aula, exerce uma função fundamental, que é a função diagnóstica. O professor deverá acolher as dificuldades do aluno no sentido de tentar ajuda-lo a superá-las, a vencê-las. Evitar a função classificatória, comparando sujeitos entre sujeitos. A avaliação deverá considerar o avanço que aquele aluno obteve durante o curso. É necessários para que se possa promover testes, provas, relatórios e outros instrumentos a partir de uma concepção de avaliação que diz respeito ao aluno como sujeito de sua aprendizagem.
Avaliar é para se saber onde
devo intervir. O que não sabe e também
para saber o que não se aprendeu.
-Avaliação - A criança será avaliada, mas a recomendação é a da não retenção. As avaliações deverão ocorrer mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
Documentação - a Lei n.12.796/2013 solicita a
expedição de documentação que permita atestar os processos de aprendizagem e
desenvolvimento da criança.
-Técnicas e instrumentos de avaliação para auxiliar o
rendimento dos alunos: observação – auto avaliação e aplicação de testes ou
provas.
-No ato de avaliar o professor necessita primeiramente
conhecer o que o aluno aprendeu, deixou de aprender ou precisa aprender sobre
determinado conteúdo, fazendo assim, a constatação. Em seguida faz a
qualificação, ou seja compara .
-- pôr em prática e avaliar processos de ensino e de
aprendizagem, sempre tendo presente que tanto quem ensina como quem aprende
sempre ensina e aprende conteúdos, valores, atitudes, posturas, procedimentos
que se circunscrevem em instâncias ideológicas, políticas, sociais , econômicas
e culturais. Explicitar que se quer ensinar e o que se pretende aprender.
Avaliar significa diagnosticar a situação real do aluno em relação
a indicadores de desempenho estabelecidos previamente pela equipe técnica. A
Escola busca identificar os sucessos e as dificuldades no processo de
desenvolvimento de cada aluno, visando a organizar as ações educativas
subsequentes. 7.2 AVALIAÇÃO COM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Para o
Atendimento Educacional Especializado durante o horário escolar, serão
contratados os serviços de um assistente educacional, sendo os custos de
responsabilidade da família, para elaborar, organizar recursos pedagógicos e de
acessibilidade, reduzindo barreiras da aprendizagem e elevando potencialidades.
(Art. 135 do Regimento Escolar).
Conceito à pratica da avaliação na Educação Infantil =
Prática avaliativa conceito na Educação
Infantil: um conjunto de abordagens teóricas sistematizadas que fornecem
subsídios para julgamentos valorativos.
-Prática da avaliação na Educação Infantil: tem novo
enforque para sua construção, o referencial teórico resultante dos estudos e
pesquisas recentes na área. Que visa a inclusão e acompanhamento do aluno.
Escore: número de pontos conquistados, resultado obtido num teste ou nota. As
contribuições de Crombach para a avaliação educacional se estendeu ainda sobre a necessidade de se proceder a
análise de itens.
A avaliação que pode ser classificada em
três modalidades: diagnóstica, formativa e somativa.
A avaliação diagnóstica é aquela que sempre é realizada no
início ou antes de um processo de ensino, não se prendendo somente ao início de
um novo ano letivo. Pode ser aplicada no início de um período específico, de
uma unidade ou de um novo assunto a ser trabalhado, cuja função é diagnosticar
os conhecimentos anteriores dos alunos sobre o tema. É uma sondagem a respeito
do desenvolvimento e da aprendizagem com relação ao conteúdo trabalhado
anteriormente, possibilitando definir o caminho a ser seguido e os
pré-requisitos que ainda precisam ser trabalhados. Para Salinas (2004) tem a
utilidade é de comprovar que o aluno dispõe das condutas necessárias para o
empreendimento de novas condutas. Busca situar professor e aluno no início de
um processo de ensino e aprendizagem.
A Avaliação formativa é realizada durante o processo, ou
seja, enquanto o assunto vem sendo trabalhado pelo professor e alunos. Segundo
Salinas (2004, p. 40) “é feita em diferentes momentos do processo de ensino e
proporciona a informação sobre o avanço progressivo no domínio das condutas
esperadas”. Tem como propósito informar os resultados da aprendizagem
(parciais) ainda no decorrer do desenvolvimento das atividades, possibilitando
a reformulações necessárias, com vistas a assegurar a aprendizagem do aluno.
Indica como os alunos vêm se modificando frente aos objetivos propostos. Busca
situar professor e aluno durante um processo de ensino e aprendizagem.
A Avaliação somativa é realizada ao final de um estudo, de
uma unidade, de um período de tempo determinado (um bimestre, um semestre ou um
ano letivo), expondo os resultados alcançados do aluno, tomando como base os
objetivos propostos ou as competências necessárias à determinada aprendizagem.
É a modalidade de avaliação mais utilizada na escola, ressaltando apenas sua
função classificatória.
o seu erro, leva-o a reorganizar seus
saberes, possibilitando o aprimoramento de seus conceitos. E é orientador do
processo pedagógico.
- Relatório (documento escrito e narra o acontecido, desenvolvido, informar , relatar, fornecer dados, resultados ao professor. É um instrumento que consiste em anotações frequentes e que demonstrem os avanços , retrocessos, progressos e dificuldades do aluno.
-Portfólio (avaliação formativa: auto-avaliação) – Desafio é colocar o estudante como responsável por seu processo de aprendizagem e que aprenda a refletir sobre a sua própria aprendizagem, analisando seu progresso no estudo e ou conhecer suas dificuldades. Forma de o aluno expressar-se em suas tarefas e ações - Instrumento de diálogo entre o professor e aluno; Retomar aos objetivos não atingidos; preparar novas e desafiadoras tarefas; Forma de avaliar o próprio trabalho do professor da turma:
A – Portfólio de trabalho: serve como um arquivo dos trabalhos . Ajuda a diagnosticar as necessidades da criança. Contribui para sua reorientação. Pois o torna mais reflexivo e auto-orientado porque nele condensa todas as suas tarefas, todas as suas produções, juntamente com comentários apreciativos sobre as aprendizagens elaboradas e aquelas ainda em curso.
B - Portfólio de apresentação e melhores trabalhos( o de atividades fora da sala, fora de curso. Como uma apresentação, datas comemorativas, teatro, apresentação para os pais, ou escola, etc). Nele podem ser inclusas atividade extras, com participação em eventos, apresentações , leituras complementares e outros. Nele o aluno seleciona tão somente o que considera importante, portanto mostrar.
C – Portfólio de avaliação: onde documentar o processo de aprendizagem do educando. Ele quem escolhe o que é ou foi relevante para usa aprendizagem. O que ele aprendeu. Ele faz comentários avaliativos. O portfólio de avaliação documenta o processo de aprendizagem do educando. Nesse ele fará comentários sobre tudo o que foi trabalhado, estabelecendo co-relação com os objetivos propostos. Para a construção deste tipo de portfólio, Danielson e Abrutyn (1997, apud SEIFFert,2001) descrevem as seguintes ações:
a. indicação dos objetivos curriculares a serem focalizados no portfólio;
b. explicitação, sobre o uso das informações contidas no portfólio;
c. estabelecimento de tarefas avaliativas em reação aos objetivos curriculares;
d. definição dos critérios de avaliação;
e. determinação do avaliador;
f. tomada de decisões.;
g. implantação de mudanças necessárias no processo de ensino e aprendizagem.
Dá um real conhecimento sobre quem é esse aprendiz, em que contexto ele se encontra inserido, e especialmente, como se desenvolveu ao longo do processo.
O Portfólio traz uma perspectiva mediadora e reflexiva, onde o aluno analisa seu desempenho individual ou no grupo. Pode contar com as melhores habilidades do educando, juntamente com reflexões sobre virtudes e fragilidades,. Deve conter dados de identificação dos estudantes, comentários sobre trabalhos realizados, produções individuais e coletivas. – Construção/transformação.
-O PORTFÓLIO é o lugar de registro de um determinado tempo e espaço.
_ PORTFÓLIO PARTICULAR = onde vai todas as informações pessoais da criança, desde dados sobre endereço, telefones, até acompanhamento médico e anotações relevantes. Geralmente essas informações são obtidas pela orientação pedagógica das instituições, em entrevistas realizadas com os responsáveis pela criança.
_O PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM OU DE TRABALHO = vai armazenando todas as produções das crianças e que levará posteriormente à construção do portfólio demonstrativo.
_PORTFÓLIO DEMONSTRATIVO OU DE APRESENTAÇÃO OU DE AVALIAÇÃO(QUE DOCUMENTA -TAREFAS AVALIATIVAS)= vai os trabalhos mais importantes e os melhores trabalhos, os selecionados. Juntamente com comentários apreciativos sobre as aprendizagens elaboradas e aquelas ainda em curso. Nesse portfólio o aluno também fará comentários sobre tudo o que foi trabalhado.
Autoavaliação : no portfólio de avaliação.
-O PORTFÓLIO é o lugar de registro de um determinado tempo e espaço.
_ PORTFÓLIO PARTICULAR = onde vai todas as informações pessoais da criança, desde dados sobre endereço, telefones, até acompanhamento médico e anotações relevantes. Geralmente essas informações são obtidas pela orientação pedagógica das instituições, em entrevistas realizadas com os responsáveis pela criança.
_O PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM OU DE TRABALHO = vai armazenando todas as produções das crianças e que levará posteriormente à construção do portfólio demonstrativo.
_PORTFÓLIO DEMONSTRATIVO OU DE APRESENTAÇÃO OU DE AVALIAÇÃO(QUE DOCUMENTA -TAREFAS AVALIATIVAS)= vai os trabalhos mais importantes e os melhores trabalhos, os selecionados. Juntamente com comentários apreciativos sobre as aprendizagens elaboradas e aquelas ainda em curso. Nesse portfólio o aluno também fará comentários sobre tudo o que foi trabalhado.