A geografia tradicional preocupava-se apenas com a natureza as
velhas teorias veiculando sempre a ideia de expansão territorial como forma de
poder, sem se preocupar com o lado social.
·
A Geografia Pragmática, também conhecida como Geografia Quantitativa - Geografia Teórico-Quantitativa ou Nova Geografia – Após a
segunda guerra mundial. Todo o conhecimento é apoiado na
experiência
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Defende a existência de uma linguagem comum a todas as ciências
·
Recusa o dualismo científico entre as ciências naturais e as ciências
sociais
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Defende um maior rigor na aplicação da metodologia;
·
Usa técnicas de estatística e matemática
·
A investigação científica bem como os seus resultados devem ser
expressos de uma forma clara e lógica através de uma linguagem matemática
A geografia radical procurou se estreitar aos
movimentos sociais e ao marxismo, o que difere da geografia crítica, que se
opôs ao socialismo real e ao marxismo real, procurando estabelecer uma proposta
pluralista e aberta, dialogando com diversas correntes.
Geografia de
Percepção e do Comportamento trabalha-se principalmente, com a
fenomenologia, a cultura e a psicologia para o entendimento do lugar.
As principais vertentes atualmente são: a Geografia da Percepção, Geografia Humanística e a Geografia Cultural.
Valorização da percepção, do pensamento, os sentimentos e a ação do homem em seu ''mundo vivido''.
'' Como ser independente, não com a sociedade na forma como ela se apercebe do espaço. E, assim, profundamente subjetivista''
As principais vertentes atualmente são: a Geografia da Percepção, Geografia Humanística e a Geografia Cultural.
Valorização da percepção, do pensamento, os sentimentos e a ação do homem em seu ''mundo vivido''.
'' Como ser independente, não com a sociedade na forma como ela se apercebe do espaço. E, assim, profundamente subjetivista''
Educação geográfica - a
aprendizagem de Geografia, na educação básica, é um processo de construção da
espacialidade, como dinâmica de organização e mudanças, pela a- ção dos
cidadãos em seus espaços de vida; as contribuições da Geografia escolar à
formação de uma consciência espacial-cidadã estão relacionadas ao significado
políticocultural do trabalho pedagógico e comprometidas com a realidade
sócio-espacial, desde suas dimensões locais às mais globais; entender a
educação geográfica como prática só- cio-cultural sustentada em uma concepção
dinâmico-relacional da realidade e, porquanto, o próprio processo
pedagógico-didático como práxis transformadora.
Alfabetização geográfica – como
estudar geografia nos primeiros Anos do ensino
fundamental.
Determinar as principais condições de efetivação de uma
aula significativa: cartografia, topografia, livro didático aulas expositivas.
A formação docente, o uso de estratégias de ensino associadas à realidade do
aluno, intervenções que retratem a possibilidade de uso do conhecimento de
forma prática no cotidiano e a autoridade do professor no estabelecimento das
relações em sala de aula.
O processo é dinâmico; o conhecimento vai sendo
construído. Podemos dizer que mapa conceitual é uma representação
gráfica em duas ou mais dimensões de um conjunto de conceitos construídos de
tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Usados em demonstrações –
palestras etc...
Nesse estilo:
mapas
Objetivos
com o mapa do tesouro
Lateralidade
Pontos
cardeais (1º,2º.3º anos)
Pontos
colaterais (4º,5º anos)
Classificação
entre cores quentes e frias
Pensamento
lógico pistas / charadas.
Aula de campo:
Levar o ensino de geografia para a prática;
Ocorre no local escolhido para que se conheça um
determinado objeto de estudo;
Dois exemplos: diferença entre solos e sensibilização
ambiental a partir da pedagogia(momento lúdico para aproximação).