domingo, 17 de dezembro de 2017

geografia

A geografia tradicional preocupava-se apenas com a natureza as velhas teorias veiculando sempre a ideia de expansão territorial como forma de poder, sem se preocupar com o lado social.
·         A Geografia Pragmática, também conhecida como Geografia Quantitativa - Geografia Teórico-Quantitativa ou Nova Geografia – Após a segunda guerra mundial. Todo o conhecimento é apoiado na experiência
·         Defende a existência de uma linguagem comum a todas as ciências
·         Recusa o dualismo científico entre as ciências naturais e as ciências sociais
·         Defende um maior rigor na aplicação da metodologia;
·         Usa técnicas de estatística e matemática
·         A investigação científica bem como os seus resultados devem ser expressos de uma forma clara e lógica através de uma linguagem matemática
A geografia radical procurou se estreitar aos movimentos sociais e ao marxismo, o que difere da geografia crítica, que se opôs ao socialismo real e ao marxismo real, procurando estabelecer uma proposta pluralista e aberta, dialogando com diversas correntes.
Geografia de Percepção e do Comportamento trabalha-se principalmente, com a fenomenologia, a cultura e a psicologia para o entendimento do lugar.
As principais vertentes atualmente são: a Geografia da Percepção, Geografia Humanística e a Geografia Cultural. 
Valorização da percepção, do pensamento, os sentimentos e a ação do homem em seu ''mundo vivido''.
'' Como ser independente, não com a sociedade na forma como ela se apercebe do espaço. E, assim, profundamente subjetivista''
Educação geográfica - a aprendizagem de Geografia, na educação básica, é um processo de construção da espacialidade, como dinâmica de organização e mudanças, pela a- ção dos cidadãos em seus espaços de vida; as contribuições da Geografia escolar à formação de uma consciência espacial-cidadã estão relacionadas ao significado políticocultural do trabalho pedagógico e comprometidas com a realidade sócio-espacial, desde suas dimensões locais às mais globais; entender a educação geográfica como prática só- cio-cultural sustentada em uma concepção dinâmico-relacional da realidade e, porquanto, o próprio processo pedagógico-didático como práxis transformadora.
Alfabetização geográfica – como estudar geografia nos primeiros Anos do ensino fundamental.

Determinar as principais condições de efetivação de uma aula significativa: cartografia, topografia, livro didático aulas expositivas. A formação docente, o uso de estratégias de ensino associadas à realidade do aluno, intervenções que retratem a possibilidade de uso do conhecimento de forma prática no cotidiano e a autoridade do professor no estabelecimento das relações em sala de aula.

O processo é dinâmico; o conhecimento vai sendo construído. Podemos dizer que mapa conceitual é uma representação gráfica em duas ou mais dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Usados em demonstrações – palestras etc...


Nesse estilo:

mapas
Objetivos com o mapa do  tesouro
Lateralidade
Pontos cardeais (1º,2º.3º anos)
Pontos colaterais (4º,5º anos)
Classificação entre cores quentes e frias

Pensamento lógico pistas / charadas.

Aula de campo:
Levar o ensino de geografia para a prática;
Ocorre no local escolhido para que se conheça um determinado objeto de estudo;

Dois exemplos: diferença entre solos e sensibilização ambiental a partir da pedagogia(momento lúdico para aproximação).