sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

PEDAGOGIA / PEDAGOGO

-Pedagogia tecnicista visava garantir a eficiência e a produtividade do processo educativo, além da divisão de tarefas.
--- A relação entre pedagogo e professor supõe que o primeiro em vista de sua área de atuação veja e analise as dificuldades manifestadas pelo segundo, ajudando-o a ultrapassar essas dificuldades.
--- As escolas necessitam de ambientes que estimulem a convivência em harmonia, despertando nos alunos uma consciência responsável e solidária.
----  pedagogia  propicia a ampliação ao campo da educação , de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural.
--- Art. 3° o estudante de pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência, e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
1 quem sou eu
2 como me apresento diante do outro
3como me comporto diante das críticas do outro ao meu trabalho
4 como entendo minhas próprias atitudes?
5 reflito sobre as atitudes do outro?
6 disponibilizo tempo  para ouvir o outro?
7 considero as opiniões do outro no trabalho em grupo?
8 me apresso em julgar as atitudes do outro?
9 tomo atitudes que depois considero precipitadas?
10 respeito as ideias do outro?
- A escola necessita hoje de um licenciado que esteja preparado para trabalhar com as tecnologias da informação, a prevenção ao uso de drogas, as questões de ética na sociedade, a preservação do meio ambiente, possuindo também a disposição de substituir a educação familiar em muitas questões. Serem menos rigorosos, dar mais conselhos em vez de brigar, conversar mais com os pais, saber tratar todo tipo de problema, se empenhar para facilitar o envolvimento entre escola e aluno. – analisar a conduta ou comportamento – maior rigor e punição aos alunos bagunceiro –etc
-- Regimento Escolar  -  Regulamento Interno da Escola  -  Projeto político- pedagógico – conselho Escolar – Grêmio Estudantil  -  APMF 
--Os quatro pilares da educação  do século XXI  = aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.
–Cinco eixos da Educação Infantil = conhecimento de si e do mundo, linguagem oral e escrita, diferentes meios de expressão cuidado e higiene e recursos tecnológicos.
--- O pedagogo é necessário na escola nas tarefas de organização escolar e não escolar, entendida como organização racional do processo de ensino aprendizagem.
-Instrumentos pedagógicos :
*direitos e deveres
*caixinha de segredos
*comissão de ajuda
*biblioteca
*caixinha dos textos inventados
*eu já sei
*eu preciso de ajuda
*professor tutor
*grupos de responsabilidade.
- Atualmente o trabalho do pedagogo focando docência, gestão e pesquisa, têm sido muito difundido, o que abre portas para um vasto campo de atuação profissional. O pedagogo transita desde os Centros de Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, cursos livres, atendimento a alunos em situação de vulnerabilidade social (educador social), atendimento hospitalar, Educação a Distância, Educação Especial, entre outros.
- Ter uma formação de um educador/profissional diante de suas competências afetivas, sociais, técnicas, científicas, pedagógicas, éticas, estéticas e políticas.
-- As metodologias de ensino prática e teóricas, às vezes dá para unir teoria e prática. As vezes você aplica uma teoria e pode haver mudança. Pois o aluno, e o aprendizado é flexível. Você tem que conhecer seu aluno para poder aplicar um ou outra prática. Usar meio termo – ética profissional.
--Há um confronto em aplicar conteúdos e liberdade. Entre o que é socializar e o papel da escola.

-- O trabalho pedagógico a partir dos três princípios do ensino sistematizado, contextualizado e significativo oportunizando o respeito ao processo de aprendizagem dos nossos alunos e tornando a aprendizagem mais eficiente na organização do tempo didático do qual dispomos na escola.
A consideração do erro serve para que o professor compreenda a perspectiva de compreensão do aluno para que essa construir mecanismos de intervenção e mediação efetivos para que os alunos possam avançar em seus conhecimentos. O erro pode ser uma boa oportunidade para aprender.