-Pedagogia tecnicista visava garantir a
eficiência e a produtividade do processo educativo, além da divisão de tarefas.
--- A
relação entre pedagogo e professor supõe que o primeiro em vista de sua área de
atuação veja e analise as dificuldades manifestadas pelo segundo, ajudando-o a
ultrapassar essas dificuldades.
--- As
escolas necessitam de ambientes que estimulem a convivência em harmonia,
despertando nos alunos uma consciência responsável e solidária.
---- pedagogia
propicia a ampliação ao campo da educação , de contribuições, entre
outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o
ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o
econômico, o cultural.
--- Art. 3° o estudante de pedagogia trabalhará com um
repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de
conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no
exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de
interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência, e
relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
1 quem sou eu
2 como me
apresento diante do outro
3como me
comporto diante das críticas do outro ao meu trabalho
4 como
entendo minhas próprias atitudes?
5 reflito
sobre as atitudes do outro?
6
disponibilizo tempo para ouvir o outro?
7 considero
as opiniões do outro no trabalho em grupo?
8 me apresso
em julgar as atitudes do outro?
9 tomo
atitudes que depois considero precipitadas?
10 respeito
as ideias do outro?
- A escola
necessita hoje de um licenciado que esteja preparado para trabalhar com as
tecnologias da informação, a prevenção ao uso de drogas, as questões de ética
na sociedade, a preservação do meio ambiente, possuindo também a disposição de
substituir a educação familiar em muitas questões. Serem menos rigorosos, dar
mais conselhos em vez de brigar, conversar mais com os pais, saber tratar todo
tipo de problema, se empenhar para facilitar o envolvimento entre escola e
aluno. – analisar a conduta ou comportamento – maior rigor e punição aos alunos
bagunceiro –etc
-- Regimento
Escolar - Regulamento Interno da Escola -
Projeto político- pedagógico – conselho Escolar – Grêmio Estudantil -
APMF
--Os quatro
pilares da educação do século XXI = aprender a conhecer, aprender a fazer,
aprender a viver e aprender a ser.
–Cinco eixos da Educação Infantil = conhecimento de si e do
mundo, linguagem oral e escrita, diferentes meios de expressão cuidado e
higiene e recursos tecnológicos.
--- O
pedagogo é necessário na escola nas tarefas de organização escolar e não
escolar, entendida como organização racional do processo de ensino
aprendizagem.
-Instrumentos
pedagógicos :
*direitos e
deveres
*caixinha de
segredos
*comissão de
ajuda
*biblioteca
*caixinha dos
textos inventados
*eu já sei
*eu preciso
de ajuda
*professor
tutor
*grupos de
responsabilidade.
- Atualmente o trabalho do pedagogo focando
docência, gestão e pesquisa, têm sido muito difundido, o que abre portas para
um vasto campo de atuação profissional. O pedagogo transita desde os Centros de
Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos finais do Ensino Fundamental, Ensino
Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, cursos livres,
atendimento a alunos em situação de vulnerabilidade social (educador social),
atendimento hospitalar, Educação a Distância, Educação Especial, entre outros.
- Ter uma formação de um
educador/profissional diante de suas competências afetivas, sociais, técnicas,
científicas, pedagógicas, éticas, estéticas e políticas.
-- As
metodologias de ensino prática e teóricas, às vezes dá para unir teoria e
prática. As vezes você aplica uma teoria e pode haver mudança. Pois o aluno, e
o aprendizado é flexível. Você tem que conhecer seu aluno para poder aplicar um
ou outra prática. Usar meio termo – ética profissional.
--Há um
confronto em aplicar conteúdos e liberdade. Entre o que é socializar e o papel
da escola.
-- O trabalho pedagógico a partir dos três princípios do
ensino sistematizado, contextualizado e significativo oportunizando o respeito
ao processo de aprendizagem dos nossos alunos e tornando a aprendizagem mais
eficiente na organização do tempo didático do qual dispomos na escola.
A consideração do erro serve para que o professor compreenda
a perspectiva de compreensão do aluno para que essa construir mecanismos de
intervenção e mediação efetivos para que os alunos possam avançar em seus
conhecimentos. O erro pode ser uma boa oportunidade para aprender.