Garatujas
controlada 2 a 4 anos – 2 a 7 anos
Giz
molhado ---
pintura coletiva --- palitos
Canetinha
hidrográfica ---pintura com
cotonete --- pedacinhos de papel
Sobre
o papel molhado---escorrida
Giz
de cera --- guache,
areia e goma arábica
Lápis
de cor --impressões
Carvão --- nanquim ou
anilina sobre um papel passado vela.
--
Pintura monocromática é um tipo de pintura que utiliza uma mesma cor, mas com
variações de tonalidades, por exemplo: cinza-claro, cinza médio, cinza-escuro,
grafite, preto.
- Aos 6-7
anos : uso de primeiras representações figurativa, agrupando unidades de
duração em notações inventadas; abertura para música de outras culturas.
-Uma dança
ou uma atividade rítmica podem auxiliar o professor a organizar a sala de aula
e tornar o ambiente alegre e propício para outras atividades musicais(ou não).
-O fazer musical de crianças de
quatro a seis anos;
* reconhecimento e utilização expressiva, em contextos
musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons:
altura(graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade(fracos ou
fortes) e timbre (característica que distingue “personaliza” cada som);
*reconhecimento
e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e
realização de algumas produções musicais;
*
participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação
musical;
*repertório
de canções para desenvolver memória musical.
-Apreciação
musical de crianças de quatro a seis anos:
*escuta de
obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas da produção
musical brasileira e de outros povos e países;
*reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.(a forma);
*informações sobre as obras ouvidas e seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.
*reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.(a forma);
*informações sobre as obras ouvidas e seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.
Jogos
receptivos: envolvem a interação do adulto coma criança promovendo reflexão e
as diferenças de conceitos.