segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

06 ANOS A 07 ANOS

Garatujas controlada 2 a 4 anos – 2 a 7 anos
Giz molhado                          --- pintura coletiva  ---   palitos
Canetinha hidrográfica        ---pintura com cotonete --- pedacinhos de papel
Sobre o papel molhado---escorrida
Giz de cera                    --- guache, areia e goma arábica
Lápis de cor                  --impressões
Carvão                             --- nanquim ou anilina sobre um papel passado vela.

-- Pintura monocromática é um tipo de pintura que utiliza uma mesma cor, mas com variações de tonalidades, por exemplo: cinza-claro, cinza médio, cinza-escuro, grafite, preto.
- Aos 6-7 anos : uso de primeiras representações figurativa, agrupando unidades de duração em notações inventadas; abertura para música de outras culturas.
-Uma dança ou uma atividade rítmica podem auxiliar o professor a organizar a sala de aula e tornar o ambiente alegre e propício para outras atividades musicais(ou não).
-O fazer musical de crianças de quatro a seis anos;
* reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura(graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade(fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue “personaliza” cada som);
*reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas produções musicais;
* participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
*repertório de canções para desenvolver memória musical.
-Apreciação musical de crianças de quatro a seis anos:
*escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas da produção musical brasileira e de outros povos e países;
*reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.(a forma);
*informações sobre as obras ouvidas e seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.

Jogos receptivos: envolvem a interação do adulto coma criança promovendo reflexão e as diferenças de conceitos.