1.Motor e individual (0-2 anos) – Não se pode falar senão de
regras motoras, aqui não há regras propriamente coletivas.
-- 0-1 mês –
cantar músicas, conversar, sorrir e tocar.
--2-3 meses
– colocar móbiles coloridos e musicais, passear e mostrar os objetos , pessoas
e animais que estão a seu redor.
--3-4 meses
– brincar de tampar o rosto, como esconde esconde; fazer gestos diferentes e
oferecer à criança mordedores e chocalhos. Surge o interesse por
cores(sobretudo vermelho, amarelo e azul) e formatos, por tudo que é redondo e
brilha.
--
SENSÓRIO MOTORES 1 a 4 meses :
-Criar
um ambiente enriquecedor;
-Utilizar
lenções coloridos e atraentes quando colocar de bruços;
-Massagear
o bebê todos os dias;
-Converse
, cante, toque músicas suaves;
-Faça
uso de móbiles;
-Dependurar
objetos coloridos no berço;
-Ao
brincar com o bebê, coloque um dedo em cada mão dele e suavemente estique os seus braços;
-Toque
os lábios da criança com seu dedo;
Toque
o rosto do bb suavemente.
(JACOB,
2005,p.59-62).
FASE DAS REAÇÕES
CIRCULARES BÁSICAS 1 a 4 meses:
-Ofereça
ao bb uma variedade de objetos com texturas, formatos e tamanhos diferentes;
-Desloque
um chocalho de um lado para o outro do corpo do bb da cabeça aos pés e
balance-o suavemente;
-Coloque
uma luva em colorida na mão do seu bb;
-Coloque
o bb de frente para o espelho, ajudará o bb a se reconhecer como um ser
independente do mundo;
-Quando
ouvir o seu bb emitindo um som como “ah”, diga um “aaahhh “ mais prolongado .
Logo ele vai imitá-la;
-Com
o bb deitado de costas, segure seus pulso e ajude-o a bater palminhas, cantando
suavemente:
-Coloque-o
sentado por alguns minutos apoiado com almofadas para não cair dos lados
(JACOB, 2005,p.68-77).
--4-5 meses
– oferecer chocalhos barulhentos e musicais; brincar de esconde esconde por
trás de outra pessoa, falando “cadê o bebê? Achou!!! – A criança tentará
imitar.
--5-6 meses
– aproveitar a hora do banho para brincar. Esconder o brinquedo debaixo de um
pano e estimular o bebê a procurar. Brincar de bruços; rolar de um lado para
outro é ótimo para o seu desenvolvimento.
-- Seis
meses de idade, a criança começa a se interessar pelos objetos que o adulto
aproxima dela e, mais tarde pelos objetos que o adulto utiliza (fazemos isso
até próximo dos três anos de idade).
--6-7 meses
– oferecer objetos sonoros escondidos para estimular a busca visual, auditiva e
motora.
Estimular o bb na fase
das reções circulares básicas 4 a 8 meses :
-Coloque
móbile de chutar no berço;
-Amarre
um balão ou um guizo na pulseira do bb;
-Amare
um balão no tornozelo do bb;
-Dê
à criança uma colher de pau e uma tigela e ela vai descobrir que bater na
tigela com a colher produz som;
-Amarre
um brinquedo num barbante e coloque o barbante na mão do bb;
-Na
banheira encoraje o bb a faze a água ondular. Ele poderá perceber que seus
movimentos causam as ondas na água;
-Dê
ao seu bb um pqeueno pedaço de tecido com sinos costurados nele. Quando o bb
chacoalhar o tecido , os sinos tocarão;
-Role
na frente do bb uma bola para frente e para tás;
-Puxe
um fio para tocar um sino;
-Encha
as bochechas e segure as mãos do bb para apertá-las e esvaziá-las;
-Traga
as mãos do bb até a sua boca enquanto você balbucia;
-Apresente
para o bb um conjunto de tigelas e coloque uma dentro da outra e depois as
separe. Esta atividade é uma grande fonte de aprendizado e diversão;
-Ajude
o bb a engatinhar;
-Prenda
duas bola de pano com um pedaço de elástico entre elas. Segure uma ponta e
encoraje o bb a segurar pela outra ponta. Estique o elásticos e solte.
-Apresente
um brinquedo par o bb e o ofereça dizendo pegue;
-Faça
brincadeiras de esconder, escondendo o rosto;
-Depois
esconda um brinquedo atrás de um objeto , revelando apenas parte dele;
-
Explore diferentes texturas (JACOBK 2005, p. 81-91)
--7-8 meses
– oferecer brinquedos de empilhar e brinquedos musicais. Propor atividades que
estimulam a engatinhar, ficar em pé ou andar. - balbuciar musical; movimentos corporais não
necessariamente sincronizados à música;
--8-9 meses-
contar histórias pequenas apontando os personagens, deixar a criança ver as
figuras e virar as páginas do livro. Dar revistas para ela explorar e rasgar.
-- 9-12
meses – oferecer brinquedos pedagógicos de causa e efeito. Oferecer encaixes
simples e blocos de construção bem grandes e coloridos.
-Conteúdos
de música: Idade 0-6 Acontecimento = memória de música ouvida durante a
gestação; reconhecimento da voz materna; preferência por sons muda do grave ao
agudo no final da etapa; procura de fontes sonoras inicialmente com um
movimento de olhos e depois com virada da cabeça; diminuição do movimento
corporal quando há música; no final desse período respostas corporais
generalizadas aos sons musicais.
-Conteúdos
de música: 7-12 meses Acontecimentos= percepção de contornos metódicos; padrões
rítmicos; forma; timbre; vozes; modos de
cantar; modulação de comportamento em resposta aos tipos de música; preferência
por consonância, música a capella – reconhecimento de música conhecida, ouvida
repetidamente.
ESTIMULAR O BB NA FASE
DAS REAÇÕES CIRCULARES RETARDADAS 8 a 12 meses :
-Aos
nove meses o bb gosta de bater palmas;
-Ofereça
para a criança instrumentos rítmicos, tambores, xilofones, etc ;
-Coloque
três blocos em uma fileira e o encoraje a empurrá-lo;
-Role
uma bola fora do alcance da criança e o encoraje a pegar e devolvê-la para
você;
-Faça
caretas e espere pela imitação;
-Conte
histórias curtas para as crianças;
-
Aponte para objetos em livros e revistas e diga o nome deles;
-Deixe
a criança virar o botão de um rádio velho para mudar a estação;
-Coloque
um relógio barulhento debaixo do lençol e deixe que ele o procure e o descubra;
-Use
brinquedos que se encaixam um no outro, como copos de tamanhos diferentes;
-Supervisione
enquanto o bb coloca pequenos objetos num jarro e os remova;
-Dê
oportunidades par a criança encher e esvaziar caixas;
-Dê
a criança esponjas com diferentes texturas par brincar na banheira (JACOB,
2005P.98-108).