segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

0 MESES A 01 ANO

1.Motor e individual (0-2 anos) – Não se pode falar senão de regras motoras, aqui não há regras propriamente coletivas.
-- 0-1 mês – cantar músicas, conversar, sorrir e tocar.
--2-3 meses – colocar móbiles coloridos e musicais, passear e mostrar os objetos , pessoas e animais que estão a seu redor.
--3-4 meses – brincar de tampar o rosto, como esconde esconde; fazer gestos diferentes e oferecer à criança mordedores e chocalhos. Surge o interesse por cores(sobretudo vermelho, amarelo e azul) e formatos, por tudo que é redondo e brilha.
-- SENSÓRIO MOTORES 1 a 4 meses :
-Criar um ambiente enriquecedor;
-Utilizar lenções coloridos e atraentes quando colocar de bruços;
-Massagear o bebê todos os dias;
-Converse , cante, toque músicas suaves;
-Faça uso de móbiles;
-Dependurar objetos coloridos no berço;

-Ao brincar com o bebê, coloque um dedo em cada mão dele e  suavemente estique os seus braços;
-Toque os lábios da criança com seu dedo;
Toque o rosto do bb suavemente.
(JACOB, 2005,p.59-62).
FASE DAS REAÇÕES CIRCULARES BÁSICAS  1 a 4 meses:
-Ofereça ao bb uma variedade de objetos com texturas, formatos e tamanhos diferentes;
-Desloque um chocalho de um lado para o outro do corpo do bb da cabeça aos pés e balance-o suavemente;
-Coloque uma luva em colorida na mão do seu bb;
-Coloque o bb de frente para o espelho, ajudará o bb a se reconhecer como um ser independente do mundo;
-Quando ouvir o seu bb emitindo um som como “ah”, diga um “aaahhh “ mais prolongado . Logo ele vai imitá-la;
-Com o bb deitado de costas, segure seus pulso e ajude-o a bater palminhas, cantando suavemente:
-Coloque-o sentado por alguns minutos apoiado com almofadas para não cair dos lados (JACOB, 2005,p.68-77).
--4-5 meses – oferecer chocalhos barulhentos e musicais; brincar de esconde esconde por trás de outra pessoa, falando “cadê o bebê? Achou!!! – A criança tentará imitar.
--5-6 meses – aproveitar a hora do banho para brincar. Esconder o brinquedo debaixo de um pano e estimular o bebê a procurar. Brincar de bruços; rolar de um lado para outro é ótimo para o seu desenvolvimento.
-- Seis meses de idade, a criança começa a se interessar pelos objetos que o adulto aproxima dela e, mais tarde pelos objetos que o adulto utiliza (fazemos isso até próximo dos três anos de idade).
--6-7 meses – oferecer objetos sonoros escondidos para estimular a busca visual, auditiva e motora.
Estimular o bb na fase das reções circulares básicas 4 a 8 meses :
-Coloque móbile de chutar no berço;
-Amarre um balão ou um guizo na pulseira do bb;
-Amare um balão no tornozelo do bb;
-Dê à criança uma colher de pau e uma tigela e ela vai descobrir que bater na tigela com a colher produz som;
-Amarre um brinquedo num barbante e coloque o barbante na mão do bb;
-Na banheira encoraje o bb a faze a água ondular. Ele poderá perceber que seus movimentos causam as ondas na água;
-Dê ao seu bb um pqeueno pedaço de tecido com sinos costurados nele. Quando o bb chacoalhar o tecido , os sinos tocarão;
-Role na frente do bb uma bola para frente e para tás;
-Puxe um fio para tocar um sino;
-Encha as bochechas e segure as mãos do bb para apertá-las e esvaziá-las;
-Traga as mãos do bb até a sua boca enquanto você balbucia;
-Apresente para o bb um conjunto de tigelas e coloque uma dentro da outra e depois as separe. Esta atividade é uma grande fonte de aprendizado e diversão;
-Ajude o bb a engatinhar;
-Prenda duas bola de pano com um pedaço de elástico entre elas. Segure uma ponta e encoraje o bb a segurar pela outra ponta. Estique o elásticos e solte.
-Apresente um brinquedo par o bb e o ofereça dizendo pegue;
-Faça brincadeiras de esconder, escondendo o rosto;
-Depois esconda um brinquedo atrás de um objeto , revelando apenas parte dele;
- Explore diferentes texturas (JACOBK 2005, p. 81-91)
--7-8 meses – oferecer brinquedos de empilhar e brinquedos musicais. Propor atividades que estimulam a engatinhar, ficar em pé ou andar. -  balbuciar musical; movimentos corporais não necessariamente sincronizados à música;
--8-9 meses- contar histórias pequenas apontando os personagens, deixar a criança ver as figuras e virar as páginas do livro. Dar revistas para ela explorar e rasgar.
-- 9-12 meses – oferecer brinquedos pedagógicos de causa e efeito. Oferecer encaixes simples e blocos de construção bem grandes e coloridos.
-Conteúdos de música: Idade 0-6 Acontecimento = memória de música ouvida durante a gestação; reconhecimento da voz materna; preferência por sons muda do grave ao agudo no final da etapa; procura de fontes sonoras inicialmente com um movimento de olhos e depois com virada da cabeça; diminuição do movimento corporal quando há música; no final desse período respostas corporais generalizadas aos sons musicais.
-Conteúdos de música: 7-12 meses Acontecimentos= percepção de contornos metódicos; padrões rítmicos; forma; timbre; vozes;  modos de cantar; modulação de comportamento em resposta aos tipos de música; preferência por consonância, música a capella – reconhecimento de música conhecida, ouvida repetidamente.
ESTIMULAR O BB NA FASE DAS REAÇÕES CIRCULARES RETARDADAS 8 a 12 meses :
-Aos nove meses o bb gosta de bater palmas;
-Ofereça para a criança instrumentos rítmicos, tambores, xilofones, etc ;
-Coloque três blocos em uma fileira e o encoraje a empurrá-lo;
-Role uma bola fora do alcance da criança e o encoraje a pegar e devolvê-la para você;
-Faça caretas e espere pela imitação;
-Conte histórias curtas para as crianças;
- Aponte para objetos em livros e revistas e diga o nome deles;
-Deixe a criança virar o botão de um rádio velho para mudar a estação;
-Coloque um relógio barulhento debaixo do lençol e deixe que ele o procure e o descubra;
-Use brinquedos que se encaixam um no outro, como copos de tamanhos diferentes;
-Supervisione enquanto o bb coloca pequenos objetos num jarro e os remova;
-Dê oportunidades par a criança encher e esvaziar caixas;

-Dê a criança esponjas com diferentes texturas par brincar na banheira (JACOB, 2005P.98-108).