domingo, 17 de dezembro de 2017

ROTEIRO DE PORTFÓLIO

--2 ou 3 parágrafos no desenvolvimento está ótimo (em uma redação de 30 linhas), a quantidade de linhas depende de quanto você vai usar na introdução e na conclusão.
- O desenvolvimento tem que ser maior que a introdução e menor que a conclusão,
--introdução maior que a conclusão.


-- Então, se a introdução conter 6 linhas o desenvolvimento deve ter entre 7 e 10 linhas ,e a conclusão 4 (supondo que cada paragrafo do desenvolvimento tenha 10 linhas).
                       Referências Bibliográficas
- Quando um autor =   (maiúscula, negrito) =
COSTA,Vilze V. O trabalho do pedagogo nos espaços educativos. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2009.
--Quando é 2 autores = (também maiúscula, negrito)=
VAGULA, E.; VEDOATO, S. C. M. Educação inclusiva e língua brasileira de sinais. Londrina : Unopar, 2014.
--Quando é mais de 2 autores = (também maiúscula, negrito + et al(só coloca o 1º, e et al)) =
BARBOSA. A. C. A et al. Educação e diversidade. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A. , 2014.
“o que eu penso sobre isso? Sem a primeira pessoa.
NA INTRODUÇÃO deve justificar a importância do tema do seu projeto para a Educação Infantil e expor os objetivos do Estágio no contexto da Educação Infantil.
Mostrar os objetivos sem explicá-los
Trata-se da chance de deixar claro que o trabalho é importante e de explicar os principais conceitos necessários para compreender o texto.
Experimente escrever a introdução quando a discussão e as conclusões já tiverem sido redigidas, ou seja, quando já se tem uma visão do conjunto do trabalho.
Introdução não é lugar para argumentação, é para apresentação.
os nomes são escritos duas vezes em folhas separadas sendo a capa e a folha de rosto.
Quanto a introdução seguindo as normas de trabalho acadêmico a introdução é um parágrafo único portanto eu não poderia separar os dois assuntos sendo obrigada a juntá-los de alguma forma e escolhi uma conjunção aditiva já que estaria desenvolvendo os dois assuntos no desenvolvimento. E, utilizando esta conjunção deixei claro que são dois pois é conjunção aditiva.
Quanto ao desenvolvimento, não é usual colocar vírgula após 'por isso' visto que coloquei antes, e portanto a pontuação indica que vem uma explicação então 'por isso' não é subordinativo e sim explicativo pois este termo inicia uma explicação que vem em seguida e não conclusão se achar melhor podemos procurar outro termo subordinativo (interligam orações ou termos da oração que apresentam relação de dependência sintática (estrutura, significação)) como portanto, todavia... Na continuação do assunto. È o que os professores podem fazer para que aconteça de maneira correta a aprendizagem portanto não considerei o assunto terminado no que as crianças fazem, mas incluir os prof. também.
- explicando o porquê do caderno da família citado anteriormente para iniciar o tema importância da participação familiar. Uma frase simples não necessitando pontuação nenhuma e se colocar corremos o risco de dar outro significado e uso esta mesma explicação para todos pontos e virgulas que julgou necessário no último parágrafo.
-  Síntese é uma forma de registro profissional que auxilia a organização, a continuidade e a reflexão sobre os processos de formação. Há vários tipos de registro : descritivos, avaliativos, reflexivos. No entanto todos devem contemplar dimensões imprescindíveis quando se pretende ter um material de qualidade ? o pensamento, a ação e o sentimento. Interpondo aspectos de descritivos e reflexivos de modo a atribuir ao texto es rito uma natureza longitudinal que retrate a continuidade do processo formativo.
IV semestre -- A sua produção textual contemplou todos os itens solicitados nas orientações deste trabalho. Porém, vale salientar que no que diz respeito a Loris Malaguzzi , você poderia ter discorrido explorado mais as informações sobre ele. Assim como poderia ter discorrido ainda mais sobre a Metodologia adotada em Reggio Emília, que é tão rica e encantadora! Quanto ao Protagonismo Infantil , você escreveu objetiva e claramente. Parabéns pelo trabalho e pela dedicação!
Seus trabalhos mostram que tipo de aluno vc é, e permite uma previsão de onde vc poderá chegar na carreira acadêmica.
 Ter uma coisa em mente: as referências bibliográficas são fundamentais, assim como a objetividade dos conteúdos
Evitem "encher" seu trabalho de palavras, apenas pra fazer volume e identifique bem e logo no início o que propõem cada parágrafo.
 Amem seus trabalhos e se dediquem a eles, mesmo que seu professor não exija isso... Seu trabalho é sua obra, sua produção, sua pesquisa, então procure produzir algo que te faça sentir orgulho e satisfação, e não algo pra ser rasgado e esquecido por vc mesmo... 
Seu trabalho, sua mente, sua vida acadêmica, sua plantação, sua colheita...
Mude seu conceito sobre trabalhos, e seja um produtor de conteúdos por excelência!
INTRODUÇÃO (PROBLEMATIZAÇÃO, OS OBJETIVOS E A JUSTIFICATIVA); (ISTO É, QUAIS FORAM AS RAZÕES QUE RESPALDARAM  PARA A ESCOLHA DE TAIS DISCIPLINAS A FIM DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR? SENDO OPINIÃO do QUE FEZ OS OBJETIVOS – QUAIS OBJETIVOS DEVERÃO SER ALCANÇADOS COM ESTE TRABALHO INTERDISCIPLINAR , SENDO OPINIÃO  E PORQUE SE PENSOU EM RALIZAR ESTAS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES? .
 SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINARES
REFERENCIAL TEÓRICO
CONSIDERAÇÕES FINAIS. PARTE É FEITA DEPOIS DAS PARTES DOS OUTROS INTEGRANTES, OBSERVAR E JULGAR O TRABALHO.COMO ENSINA O 4º PASSO NO ROTEIRO DO TRABALHO. E MEDIANTE O OBJETIVO GERAL FORMULADO PELO UM OUTRO.
----COMO FAZER CONSIDERAÇÕES FINAIS:
-CONSIDERAÇÕES FINAIS – ATÉ 1 PAG – ELEMENTO TEXTUAL – CONCLUSÃO – DISSERTAÇÃO

--Esta é a parte final da pesquisa.
--Para Cervo, Bervian e da Silva (2007), nesta seção, o autor deverá realizar uma síntese dos elementos constantes no texto do trabalho, unindo ideias e fechando as questões apresentadas na introdução do trabalho.
“Mas a escola tem focado mais a formação intelectual do que a vivência das práticas aprendidas, isto é, se preocupa em mostrar caminhos , sem acompanhar os resultados concretos na vivência do aluno. “ – MORAN, José Manuel.  Educador humanista inovador. Retirado de seu livro A educação que desejamos: novos desafios e como chagar lá, da Editora Papirus.
O propósito principal deste trabalho foi de apresentar e analisar aspectos  dos povos africanos e indígenas, como um todo, na busca de entender  uma história que também fazemos parte. Cultura é muito rica e que devemos aproximar o aluno dessa cultura e da problemática que esses povos enfrentam, pois a realidade nos cobra isso. Fantasiar-se de diferentes povos , pintando o corpo de preto,  usando o cocar de penas como os indígenas ... olhar-se no espelho...  é uma ótima experiência que o aluno tem em sentir na pele a identidade dessas pessoas: Trazer a cultura desse povo para os alunos é fundamental para que tenham conhecimento sobre o mundo em que vivem e também sobre as crenças de cada um deles. Os alunos não sabem, mas o que eles necessitam nos dias de hoje é dessa total proximidade cultural, o ouvir a história de, o recontar, o observar a figura. Ao docente utilizar a matéria como um movimento interdisciplinar de forma simples e didática.
- (de tods)   Aqui, o aluno deverá responder se a pesquisa resolveu o problema, inicialmente proposto,
------------------------------------------------------------
-(De um outro)  se ampliou a compreensão sobre o mesmo ou se foram descobertos outros problemas.
 Com uma abordagem de aspectos da nossa cultura que entram em contraste com a cultura africana e indígena, foram identificados na interdisciplinaridade deste, a possibilidade de debater experiências de racismo e preconceito vivenciados pelos alunos - Com intuito de trazer conhecimentos entranhados no tema proposto :Ensino da História, e Cultura Afro-brasileira e Indígena, e atualmente considerar a problemática da imigração africana dos refugiados e as dificuldades que os povos indígenas enfrentam atualmente em nosso país a preservação de suas terras e sua cultura. Portanto, ao pensar a história dos povos africanos e indígenas é se inteirar às transformações que esses povos sofreram também, e suas culturas.
-esclarecer, também, se as hipóteses levantadas, no início, foram confirmadas ou refutadas, - se os objetivos gerais e específicos foram alcançados,
--se a metodologia utilizada foi suficiente para realizar os procedimentos,
“O prazer de se aventurar no trabalho com a linguagem vem do reconhecimento de que as palavras não têm relação de semelhança direta com as coisas que indicam. No percurso de interpretação, deparamos com o delírio, a ironia, os equívocos e outras surpresas do sistema linguístico que tornam nosso trabalho de “decifração” extremamente empolgante” (RIOLFI et al, 2008, p. 36).
Através do planejamento aplicado conseguimos alcançar o objetivo deste trabalho, identificando a quantidade de riqueza que utilizam de povos que influenciaram a cultura brasileira. E realizando uma avaliação de conhecimento através de literatura e confecção  de objetos, podemos vivenciar alguns aspectos dessa cultura.
------------------------------------------------------------------
--  (de tods)    se a bibliografia correspondeu às expectativas,
Um ponto de relevância para nosso estudo são os motivos principais alegados pelos entrevistados pela procura de academias para pratica de musculação, os três mais citados foram imagem pessoal, qualidade de vida e saúde. 
--(um eu)  demonstrar, também, sua posição diante do tema, após ler, analisar, comparar e sintetizar diferentes autores a respeito do mesmo.
Conseguimos nos identificar pertencentes a essas culturas, mas nem toda cultura faz parte diretamente em nossa vida. Porque não fazemos ou não participamos de todas as maneiras que essa cultura utiliza para expressá-la. Ex. o carnaval – não participamos ativamente dele; não pintamos o corpo, e nem usamos enfiar objetos no nariz ou beiços como faziam e ainda fazem algumas tribos indígenas.
-- possível dar sugestões e recomendações de como lidar com o problema estudado (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007).
Dentre os suplementos mais utilizados, destacasse o Whey Protein, que é um suplemento proteico utilizado para aumentar o ganho de massa muscular. 
-- é viável apresentar os resultados de análises estatísticas, conforme tratamento dos dados, apresentar gráficos, fotos, esquemas, plantas, arquétipos (em forma de figura), assim como tabelas e/ou quadros.
Concluindo que este presente estudo trás uma visão de que a cultura se modifica. Pois as sociedades as incorporam de uma maneira adaptada, sob domínio de povos que tem suas raízes na humildade.
Em relação aos efeitos do estudo, é identificado que ao levarmos o fato histórico como um quadro para a sala de aula, passamos a compreender melhor o mundo que nos rodeia. Essa busca histórica leva a maioria a apresentar uma certa postura frente os desafios da tolerância
--Também deve-se citar autores que tragam dados importantes, que envolvam a temática do trabalho, identificando se tais dados corroboram ou se não estão de acordo com os dados obtidos nos ensaios do trabalho.
--Responder se o objetivo geral foi respondido.