CIE = Centro
de Informações Estatísticas
SI =
Suplência I
resolver
conflitos,
atuar
convenientemente em situações de tensão,
desenvolver
trabalho em equipe,
monitorar
resultados,
planejar e
implementar o projeto político – pedagógico da escola,
promover a
integração escola-comunidade,
criar novas
alternativas de gestão,
realizar
negociações,
mobilizar e manter mobilizados atores na
realização das ações educacionais manter um processo de comunicação e diálogo
abertos,
estabelecer
unidade na diversidade,
planejar e
coordenar reuniões eficazes,
articular
interesses diferentes.
*mais
reuniões pedagógicas periódicas com direção, professores e funcionários visando
solução dos problemas internos logo que detectados
*promover
projetos ligados a valores pessoais
*analisar os
problemas de forma mais realista, contextualizada com a realidade,
*biblioteca
competente,
* melhorar a
merenda,
*a limpeza
da escola,
* ter sala
de computação,
*procurar
atividades diversificadas que facilitem o ensino,
*tirar os
professores que falam errado,
* promover
eventos,
*passeios
culturais
*cursos de
capacitação,
*estar mais
atento aos regulamentos,
*facilitar o
envolvimento entre escola e alunos
*ter mais funcionários,
*saber lidar
com todos os tipos de problemas,
*convidar os
pais para participarem mais da vida escolar,
*melhorar as
condições internas do estudo em horário extra-classe,
*montar um
site na escola,
*fazer
consertos reparos no prédio de colégio
*educar para
a vida salientando a cooperação e a solidariedade.
- Os resultados dessa ação é em
termos individuais, organizacionais e sociais.
–
Trabalhar as muitas e diversas resistências;
-
A rotatividade de professoras de certa forma retrocede a caminhada rumo ao
sucesso do educando.
BRINQUEDOS
E BRINCADEIRAS=
Bbs
devem ter acesso na área interna, estruturas de espuma para rolar, subir, uma
área livre para engatinhar, colcha para puxar ou balançar o bb, brinquedos para
bater e encaixar, túneis e caixas para entrar e sair, carrinhos para empurrar.
Devem
ter acesso a um playground com grama, pedrinhas, cascalhos, arbustos para se
esconder, tanque de areia, água, árvores frondosas para fazer sombras e
estruturas para subir, descer, escorregar, para brincar com triciclos,
carrinhos, prever áreas que não impeçam as brincadeiras mais tranquilas.
CRIANÇAS
PEQUENAS E PRÉ-ESCOLARES=
Os
pré-escolares brincam juntos em um playground com equipamentos adequados ao seu
tamanho.
Na
área interna, a sala de referência de cada agrupamento de prever espaços para
brincadeiras motoras, como brincar de equilibrar em cima de tábuas ou cadeiras,
brincar de casinha ou cabaninha.
Os
pré-escolares caminham para a dramatização e precisam de espaço e materiais
para recriar situações e personagens de seu contos prediletos.
As
crianças com problemas físicos, que ficam em cadeiras de rodas precisam de
rampas para o deslocamento, e as crianças cegas e com baixa visão precisam de
pisos diferenciados, para que aprendam a se deslocar ao diferenciar as texturas
do chão.
As crianças com dificuldades de aprendizagem ou
as superdotadas requerem ambientes ricos para sua necessidades, mas não devem
ficar separadas das outras. Todas essas crianças necessitam de brinquedos e
materiais e de amigos para observar e brincar junto. A diversidade.
-As
classificações de brinquedos como o Esar (exercício, símbolo, acoplagem e
regras) e o ICCP ( International Council for Children Play)podem ajudar na
escolha de brinquedos para os campos afetivo, relações cognitivas e sociais e
expressão motora.