Imagine que você é professor
da Turma do Pré I ( crianças de 4 a 5 anos). Que brinquedos você
disponibilizaria para eles brincarem. Justifique teoricamente a sua escolha.
Resposta
Esperada -
Resposta: Jogos de fantasia;
brinquedos em miniatura do mundo real (carrinhos, bonecas, panelinhas, etc).
Estes jogos proporcionam o Jogo simbólico, pois dá oportunidade da criança
representar o mudo real
Descreva quais são os cuidados necessários que o professor
precisa ter ao proporcionar momentos lúdicos para seus alunos.
Resposta Esperada -
- Proporcionar brinquedos que correspondam aos interesses específicos
das crianças;
- Dar oportunidade para as crianças brincarem livremente, permitindo
assim, sua participação ativa;
- Observar as interações da criança com os brinquedos e com os
colegas a fim de compreender em que momento do desenvolvimento infantil a
criança se encontra.
- Oferecer brinquedos em quantidades suficientes para evitar
conflitos.
Respeitar a fantasia
e a imaginação infantil.
Garatujas
controlada 2 a 4 anos – 2 a 7 anos
Giz
molhado ---
pintura coletiva --- palitos
Canetinha
hidrográfica ---pintura com
cotonete --- pedacinhos de papel
Sobre
o papel molhado---escorrida
Giz
de cera --- guache,
areia e goma arábica
Lápis
de cor --impressões
Carvão --- nanquim ou
anilina sobre um papel passado vela.
--
Pintura monocromática é um tipo de pintura que utiliza uma mesma cor, mas com
variações de tonalidades, por exemplo: cinza-claro, cinza médio, cinza-escuro,
grafite, preto.
-Conteúdos
de música: 3-4 anos Acontecimentos= imitação de canções na seguinte sequencia:
movimento, palavras, ritmo, frase; variedade dos movimentos corporais diminui,
crianças se tornam mais seletivas com relação aos movimentos; período de
prática e exploração de movimentos conhecidos; coordenação motora melhora
sensivelmente; padrões rítmicos aparecem, inclusive em 3. Repetição pé
fundamental; ritmos corretos / ostinato; senso de tonalidade começa a emergir;
representações inventadas – rabiscos que seguem o curso do ritmo musical.
-O fazer musical de crianças de zero
a três anos:
*exploração
e produção do silêncio e de sons com a
voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos;
*
interpretação de músicas e canções diversas;
*participação
em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
-A
apreciação musical refere-se à audição e à interação com músicas diversas:
*escuta de
obras musicais variadas;
*participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
*participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
as crianças de 4 a 6 anos
-é possível ler, em capítulos, um livro um pouco mais longo.
-Histórias, poesias, parlendas e as quadrinhas , também em
qualquer idade.
- a roda de biblioteca- encaminhamentos(crianças de 4 a 6 anos)
deve escolher um livro e levá-lo para ler em casa(com a ajuda dos pais ou
responsáveis, é claro). - Mas ela não deve contar o final, é claro, pois outro
colega poderá levar o livro para casa depois. - Nessa atividade, são
trabalhados aspectos do comportamento leitor: como escolher um livro, cuidar
dele e comentar a leitura, dando sua opinião.
-Hora da roda, conversar sobre determinado assunto ou para iniciar ou
realizar alguma atividade. - quem tem um animal em casa? como ele se
chama? o que ele faz? o que ele come? que cores aparecem nessa obra? -
apresentar um jornal, ou um poema de que se goste muito para ser lido em voz
alta para a turma e apreciado, ou falar apenas sobre o assunto em questão.
colocar as crianças de costas e pedir para que se virem e leia o que está
escrito numa ficha, na louça ou no jornal, ou o que se passa, ou os que eles
vêm ou as cores que vêm. - Uma pesquisa de ciências, aí uma criança levanta a mão
para contar sobre a festa de um amigo,
então não se pode falar de outro assunto que não for a pesquisa - envolver
tanto discurso oral, como o escrito - não é preciso ouvir o grupo todo;
-cartaz com nomes dos alunos em ordem alfabética e separar os que faltaram,
dessa forma vão memorizando o nome dos colegas - pode colocar a foto de cada ao
lado - pedir para encontrar a ficha com o nome - pedir para sair da sala e
voltar (trocando o nome de lugar) e pedir para pegar seu nome ou o do colega;
-cartaz de combinados em sala(como será decidida a vez de quem
falará-levantando a mão, passando um objeto, etc.);
-cantar = trabalha ritmo, pulso, coordenação motora(ao bater palmas e
pés, dançar);
-jogo de futebol - ex. derrubar o adversário na área é pênalti;
-pique-esconde - ex.: o primeiro a ser encontrado é o próximo a ser o
pegador
-jogo de damas - ex.: no tabuleiro, só se podem movimentar as pedras
para frente, a não ser a dama.
-brincadeira de lojinha, as crianças precisam definir o que a loja vai
vender, quem vai ser o caixa e qual o seu papel , quem será o vendedor, o
comprador, onde serão dispostas as mercadorias e como pagá-las.
-brincadeiras tradicionais, de rodopiar, balançar e escorregar, de jogos
de mesa, de sorte e de azar, jogos de linguagem, jogos de computador, dentre
outros.
-jogos de bingo, boliche, amarelinha (para ensinar letras, numerais ou
operações matemáticas)
-subir em árvores, em algo;
*trazer objetos para sala de aula e propiciar ambientes que incrementem
a brincadeira;
*não é preciso escolher livros bem simples, fáceis, curtos ou simples. É
importante que tenha contato com livros de bebê, seja ouvindo alguém contar
histórias, seja manipulando um exemplar. - livros com textos mais longos
e com estrutura narrativa, mesmo para as crianças de até 3 anos. Assim eles vão
se habituar a ouvir histórias e entrar em contato com gêneros mais complexos ,
o que é muito produtivo para o processo e alfabetização. - É preciso deixá-los
acessíveis aos alunos, em caixas ou prateleiras na sala de aula. Sempre organizado.
- Inclusive com a colaboração do grupo. - Essa organização transmite às
crianças o valor e a importância que atribuímos aos livros.
*os pais podem colaborar e oferecer material para o jogo simbólico -
como telefones que não funcionam mais, embalagens de produtos de supermercado, armações
de óculos sem lentes, potes de xampu e de creme vazios, etc. Os educadores
devem apenas garantir a segurança dos objetos fornecidos para que as crianças
os manipulem. Poi isso devem dispensar objetos quebrados ou que contenham peças
pequenas que possam ser engolidos e ter certeza de que as sucatas estejam
limpas e sem restos de comida, bebida ou qualquer produto em seu interior.
Jogos
receptivos: envolvem a interação do adulto coma criança promovendo reflexão e
as diferenças de conceitos.
Jogos
construtivos: brincadeiras com blocos, desenhos e materiais naturais como
argila, areia. Acontecem por volta dos três ou quatro anos, fase de intensa
sensibilidade que pode ser explorada intensamente.
Objetivos
*desenvolver a capacidade de imaginação e transformação da realidade;
*desenvolver as possibilidades corporais;
*desenvolver as capacidades de explorar, conhecer e compreender o mundo
físico e social, dando-lhe significado, (re) significando-o e produzindo
cultura;
*desenvolver as possibilidades de expressar ideias, sentimentos e de
lidar com emoções;
*desenvolver a sociabilidade, a capacidade de se relacionar com o outro,
de fazer amigos e de se organizar em grupo, estabelecendo relações éticas de
respeito, tolerância, cooperação, solidariedade, confiança;
*desenvolver a capacidade de autocontrole e de lidar com regras;
*desenvolver gradativamente o pensamento abstrato e a capacidade de
pensar do ponto de vista do outro;
*apropriar-se do acervo de jogos e brincadeiras que contribuem
patrimônio da humanidade e dar continuidade a esse processo de produção
cultura;
*desenvolver postura crítica em relação ao consumo e os valores
embutidos nos brinquedos e brincadeiras.
experiências
*explorar o próprio corpo, os sons que conseguem emitir e outras
possibilidades corporais;
*( brincar com sua imagem no espelho;
*esconder e achar pessoas e objetos(cadê? achou!)
*vivenciar brincadeiras com os adultos, acompanhando parlendas como
"janela, janelinha"..., serra, serra serrador..., bambalalão, cadê o
toucinho que tava aqui, etc
*brincar com objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas
características físicas, suas possibilidades e suas reações na água, na areia,
na terra, no ar(morder,chupar, produzir sons, apertar, encher, esvaziar,
transvazar, empilhar,colocar dentro, fora, fazer afundar, flutuar, soprar,
montar, construir, soltar pipas, etc);
*vivenciar jogos de imitação;
*vivenciar brincadeiras de imaginação, transformando um objeto em outro;
*brincar de faz de conta, criando personagens, cenários e tramas;
*brincar em grupo, coordenando suas ideias e papéis com as ideias e
papéis desempenhados pelos outros; participar de jogos e brinquedos de mesa,
tais como bingo, memória, dominó, trilha, baralho, ludo, dama, jogo de dados,
cinco maria, etc;
*vivenciar jogos e brincadeiras corporais, como amarelinha,
esconde-esconde, mamães da rua, a galinha e os pintinhos, coelhinho sai da
toca, macaco-disse, etc; escorregar, balançar, rodopiar, engatinhar,
arrasta-se, pular, saltar, equilibrar-se, perseguir, procurar, pegar, etc;
*vivenciar brincadeiras com brinquedos e outros objetos como bola,
cordas, pneus, peteca, boliche, etc;
*vivenciar brincadeiras com brinquedos e outros objetos como bola,
cordas, pneus, peteca, boliche etc;
*participar de jogos de linguagem como lá vem a barquinha, telefone sem
fio, atenção, concentração, adivinhas, jogo dos contrários, etc;
*participar de brincadeiras cantadas(escravos de jó, brincadeiras de
roda, seu lobo taí? etc;
* participar de jogos e brincadeiras de construção(encaixe,
quebra-cabeças , toquinhos lego, construção com sucatas, etc);
*construir/criar jogos, brinquedos e brincadeiras;
*construir e obedecer regras;
* brincar com os colegas, e estabelecendo relações amigáveis e se
organizando em grupo;
*ganhar e perder;
*lidar com a frustração e com conflitos;
*resolver problemas;
*organizar materiais;
*construir estratégias de jogo.