segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

02 ANOS A 03 ANOS

** A criança começa o controle dos esfíncteres após os dois anos. A melhor época para iniciar o controle dos esfíncteres é o verão. Avisa
--2 anos a partir – autonomia e aquisição da linguagem.
1.Motor e individual (0-2 anos) – Não se pode falar senão de regras motoras, aqui não há regras propriamente coletivas.
-Egocêntrico 2-5 anos - A criança pode jogar sozinha, sem se preocupar em encontrar parceiros; ou com parceiros , se preocupar em vencê-los. Mesmo quando acompanhada de outras, cada criança brinca sozinha sem cuidar da codificação das regras.
-Conteúdos de música: 2 anos  Acontecimentos= Uso de padrões melódicos de canções conhecidas em cantos espontâneos; surge a habilidade de cantar partes de canções; imitação de partes de canções, embora sem acertar todas as notas; movimentos de braços e pernas; sincronização temporária com o pulso(10%); ritmos constantes porém nem sempre corretos; nenhuma evidência da consciência de forma.
-O fazer musical de crianças de zero a três anos:
*exploração e produção do silêncio e de sons com a  voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos;
* interpretação de músicas e canções diversas;
*participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
-A apreciação musical refere-se à audição e à interação com músicas diversas:
*escuta de obras musicais variadas;
*participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

criança de 2 a 3 anos
-bambalão, serra , serra serrador... e outras.
-faz de conta , jogos com regras simples) muitas vezes partilhados com as crianças maiores , muitas vezes, não conseguissem cumprir as regras tais como foram definidas nesses jogos.
-a roda da biblioteca : pode se adaptadas. Nesse caso está na formação do hábito de leitura e não no relato de opinião sobre os textos lidos.
-Hora da roda, conversar sobre determinado assunto ou para iniciar ou realizar alguma atividade. - quem tem um animal em casa? como ele se chama? o que ele faz? o que ele come? que cores aparecem nessa obra? - apresentar um jornal, ou um poema de que se goste muito para ser lido em voz alta para a turma e apreciado, ou falar apenas sobre o assunto em questão. colocar as crianças de costas e pedir para que se virem e leia o que está escrito numa ficha, na louça ou no jornal, ou o que se passa, ou os que eles vêm ou as cores que vêm. - Uma pesquisa de ciências, aí uma criança levanta a mão para contar sobre a festa de um amigo, então não se pode falar de outro assunto que não for a pesquisa - envolver tanto discurso oral, como o escrito - não é preciso ouvir o grupo todo;
-cartaz com nomes dos alunos em ordem alfabética e separar os que faltaram, dessa forma vão memorizando o nome dos colegas - pode colocar a foto de cada ao lado - pedir para encontrar a ficha com o nome - pedir para sair da sala e voltar (trocando o nome de lugar) e pedir para pegar seu nome ou o do colega;
-cartaz de combinados em sala(como será decidida a vez de quem falará-levantando a mão, passando um objeto, etc.);
-cantar = trabalha ritmo, pulso, coordenação motora(ao bater palmas e pés, dançar);
-jogo de futebol - ex. derrubar o adversário na área é pênalti;
-pique-esconde - ex.: o primeiro a ser encontrado é o próximo a ser o pegador
-jogo de damas - ex.: no tabuleiro, só se podem movimentar as pedras para frente, a não ser a dama.
-brincadeira de lojinha, as crianças precisam definir o que a loja vai vender, quem vai ser o caixa e qual o seu papel , quem será o vendedor, o comprador, onde serão dispostas as mercadorias e como pagá-las.
-brincadeiras tradicionais, de rodopiar, balançar e escorregar, de jogos de mesa, de sorte e de azar, jogos de linguagem, jogos de computador, dentre outros.
-jogos de bingo, boliche, amarelinha (para ensinar letras, numerais ou operações matemáticas)
-subir em árvores, em algo;
*trazer objetos para sala de aula e propiciar ambientes que incrementem a brincadeira;
*não é preciso escolher livros bem simples, fáceis, curtos ou simples. É importante que tenha contato com livros de bebê, seja ouvindo alguém contar histórias, seja manipulando um exemplar.  - livros com textos mais longos e com estrutura narrativa, mesmo para as crianças de até 3 anos. Assim eles vão se habituar a ouvir histórias e entrar em contato com gêneros mais complexos , o que é muito produtivo para o processo e alfabetização. - É preciso deixá-los acessíveis aos alunos, em caixas ou prateleiras na sala de aula. Sempre organizado. - Inclusive com a colaboração do grupo. - Essa organização transmite às crianças o valor e a importância que atribuímos aos livros.
*os pais podem colaborar e oferecer material para o jogo simbólico - como telefones que não funcionam mais, embalagens de produtos de supermercado, armações de óculos sem lentes, potes de xampu e de creme vazios, etc. Os educadores devem apenas garantir a segurança dos objetos fornecidos para que as crianças os manipulem. Poi isso devem dispensar objetos quebrados ou que contenham peças pequenas que possam ser engolidos e ter certeza de que as sucatas estejam limpas e sem restos de comida, bebida ou qualquer produto em seu interior.
Jogos ficcionais: envolvem histórias, fantasias e o faz de conta, onde há uma atribuição de papéis aos indivíduos ou objetos pela própria criança . Acontecem a partir do segundo ano de vida.
Jogos receptivos: envolvem a interação do adulto coma criança promovendo reflexão e as diferenças de conceitos.

                                            Objetivos
*desenvolver a capacidade de imaginação e transformação da realidade;
*desenvolver as possibilidades corporais;
*desenvolver as capacidades de explorar, conhecer e compreender o mundo físico e social, dando-lhe significado, (re) significando-o e produzindo cultura;
*desenvolver as possibilidades de expressar ideias, sentimentos e de lidar com emoções;
*desenvolver a sociabilidade, a capacidade de se relacionar com o outro, de fazer amigos e de se organizar em grupo, estabelecendo relações éticas de respeito, tolerância, cooperação, solidariedade, confiança;
*desenvolver a capacidade de autocontrole e de lidar com regras;
*desenvolver gradativamente o pensamento abstrato e a capacidade de pensar do ponto de vista do outro;
*apropriar-se do acervo de jogos e brincadeiras que contribuem patrimônio da humanidade e dar continuidade a esse processo de produção cultura;
*desenvolver postura crítica em relação ao consumo e os valores embutidos nos brinquedos e brincadeiras.

experiências
*explorar o próprio corpo, os sons que conseguem emitir e outras possibilidades corporais;
*( brincar com sua imagem no espelho;
*esconder e achar pessoas e objetos(cadê? achou!)
*vivenciar brincadeiras com os adultos, acompanhando parlendas como "janela, janelinha"..., serra, serra serrador..., bambalalão, cadê o toucinho que tava aqui, etc
*brincar com objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas, suas possibilidades e suas reações na água, na areia, na terra, no ar(morder,chupar, produzir sons, apertar, encher, esvaziar, transvazar, empilhar,colocar dentro, fora, fazer afundar, flutuar, soprar, montar, construir, soltar pipas, etc);
*vivenciar jogos de imitação;
*vivenciar brincadeiras de imaginação, transformando um objeto em outro;
*brincar de faz de conta, criando personagens, cenários e tramas;
*brincar em grupo, coordenando suas ideias e papéis com as ideias e papéis desempenhados pelos outros; participar de jogos e brinquedos de mesa, tais como bingo, memória, dominó, trilha, baralho, ludo, dama, jogo de dados, cinco maria, etc; 
*vivenciar jogos e brincadeiras corporais, como amarelinha, esconde-esconde, mamães da rua, a galinha e os pintinhos, coelhinho sai da toca, macaco-disse, etc; escorregar, balançar, rodopiar, engatinhar, arrasta-se, pular, saltar, equilibrar-se, perseguir, procurar, pegar, etc;
*vivenciar brincadeiras com brinquedos e outros objetos como bola, cordas, pneus, peteca, boliche, etc;
*vivenciar brincadeiras com brinquedos e outros objetos como bola, cordas, pneus, peteca, boliche etc;
*participar de jogos de linguagem como lá vem a barquinha, telefone sem fio, atenção, concentração, adivinhas, jogo dos contrários, etc;
*participar de brincadeiras cantadas(escravos de jó, brincadeiras de roda, seu lobo taí? etc;
* participar de jogos e brincadeiras de construção(encaixe, quebra-cabeças , toquinhos lego, construção com sucatas, etc);
*construir/criar jogos, brinquedos e brincadeiras;
*construir e obedecer regras;
* brincar com os colegas,e estabelecendo relações amigáveis e se organizando em grupo;
*ganhar e perder;
*lidar com a frustração e com conflitos;
*resolver problemas;
*organizar materiais;
*construir estratégias de jogo.
Garatujas controlada 2 a 4 anos – 2 a 7 anos
Giz molhado                          --- pintura coletiva  ---   palitos
Canetinha hidrográfica        ---pintura com cotonete --- pedacinhos de papel
Sobre o papel molhado---escorrida
Giz de cera                    --- guache, areia e goma arábica
Lápis de cor                  --impressões
Carvão                             --- nanquim ou anilina sobre um papel passado vela.


-- Pintura monocromática é um tipo de pintura que utiliza uma mesma cor, mas com variações de tonalidades, por exemplo: cinza-claro, cinza médio, cinza-escuro, grafite, preto.