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A criança começa o controle dos esfíncteres após os dois anos. A melhor época
para iniciar o controle dos esfíncteres é o verão. Avisa
--2 anos a
partir – autonomia e aquisição da linguagem.
1.Motor e individual (0-2 anos) – Não se pode falar senão de regras
motoras, aqui não há regras propriamente coletivas.
-Egocêntrico 2-5 anos - A criança pode jogar sozinha, sem se
preocupar em encontrar parceiros; ou com parceiros , se preocupar em vencê-los.
Mesmo quando acompanhada de outras, cada criança brinca sozinha sem cuidar da
codificação das regras.
-Conteúdos
de música: 2 anos Acontecimentos= Uso de
padrões melódicos de canções conhecidas em cantos espontâneos; surge a
habilidade de cantar partes de canções; imitação de partes de canções, embora
sem acertar todas as notas; movimentos de braços e pernas; sincronização
temporária com o pulso(10%); ritmos constantes porém nem sempre corretos;
nenhuma evidência da consciência de forma.
-O fazer musical de crianças de zero
a três anos:
*exploração
e produção do silêncio e de sons com a
voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos;
*
interpretação de músicas e canções diversas;
*participação
em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
-A
apreciação musical refere-se à audição e à interação com músicas diversas:
*escuta de
obras musicais variadas;
*participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
*participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
criança de 2 a 3 anos
-bambalão, serra , serra serrador... e outras.
-faz de conta , jogos com regras simples) muitas vezes partilhados
com as crianças maiores , muitas vezes, não conseguissem cumprir as regras tais
como foram definidas nesses jogos.
-a roda da biblioteca : pode se adaptadas. Nesse caso está na
formação do hábito de leitura e não no relato de opinião sobre os textos lidos.
-Hora da roda, conversar sobre determinado assunto ou para iniciar ou
realizar alguma atividade. - quem tem um animal em casa? como ele se
chama? o que ele faz? o que ele come? que cores aparecem nessa obra? -
apresentar um jornal, ou um poema de que se goste muito para ser lido em voz
alta para a turma e apreciado, ou falar apenas sobre o assunto em questão.
colocar as crianças de costas e pedir para que se virem e leia o que está
escrito numa ficha, na louça ou no jornal, ou o que se passa, ou os que eles
vêm ou as cores que vêm. - Uma pesquisa de ciências, aí uma criança levanta a mão
para contar sobre a festa de um amigo, então não se pode falar de outro assunto
que não for a pesquisa - envolver tanto discurso oral, como o escrito - não é preciso
ouvir o grupo todo;
-cartaz com nomes dos alunos em ordem alfabética e separar os que
faltaram, dessa forma vão memorizando o nome dos colegas - pode colocar a foto
de cada ao lado - pedir para encontrar a ficha com o nome - pedir para sair da
sala e voltar (trocando o nome de lugar) e pedir para pegar seu nome ou o do
colega;
-cartaz de combinados em sala(como será decidida a vez de quem
falará-levantando a mão, passando um objeto, etc.);
-cantar = trabalha ritmo, pulso, coordenação motora(ao bater palmas e
pés, dançar);
-jogo de futebol - ex. derrubar o adversário na área é pênalti;
-pique-esconde - ex.: o primeiro a ser encontrado é o próximo a ser o
pegador
-jogo de damas - ex.: no tabuleiro, só se podem movimentar as pedras
para frente, a não ser a dama.
-brincadeira de lojinha, as crianças precisam definir o que a loja vai
vender, quem vai ser o caixa e qual o seu papel , quem será o vendedor, o
comprador, onde serão dispostas as mercadorias e como pagá-las.
-brincadeiras tradicionais, de rodopiar, balançar e escorregar, de jogos
de mesa, de sorte e de azar, jogos de linguagem, jogos de computador, dentre
outros.
-jogos de bingo, boliche, amarelinha (para ensinar letras, numerais ou
operações matemáticas)
-subir em árvores, em algo;
*trazer objetos para sala de aula e propiciar ambientes que incrementem
a brincadeira;
*não é preciso escolher livros bem simples, fáceis, curtos ou simples. É
importante que tenha contato com livros de bebê, seja ouvindo alguém contar
histórias, seja manipulando um exemplar. - livros com textos mais longos
e com estrutura narrativa, mesmo para as crianças de até 3 anos. Assim eles vão
se habituar a ouvir histórias e entrar em contato com gêneros mais complexos ,
o que é muito produtivo para o processo e alfabetização. - É preciso deixá-los
acessíveis aos alunos, em caixas ou prateleiras na sala de aula. Sempre
organizado. - Inclusive com a colaboração do grupo. - Essa organização
transmite às crianças o valor e a importância que atribuímos aos livros.
*os pais podem colaborar e oferecer material para o jogo simbólico -
como telefones que não funcionam mais, embalagens de produtos de supermercado, armações
de óculos sem lentes, potes de xampu e de creme vazios, etc. Os educadores
devem apenas garantir a segurança dos objetos fornecidos para que as crianças
os manipulem. Poi isso devem dispensar objetos quebrados ou que contenham peças
pequenas que possam ser engolidos e ter certeza de que as sucatas estejam
limpas e sem restos de comida, bebida ou qualquer produto em seu interior.
Jogos
ficcionais: envolvem histórias, fantasias e o faz de conta, onde há uma
atribuição de papéis aos indivíduos ou objetos pela própria criança . Acontecem
a partir do segundo ano de vida.
Jogos
receptivos: envolvem a interação do adulto coma criança promovendo reflexão e
as diferenças de conceitos.
Objetivos
*desenvolver a capacidade de imaginação e transformação da realidade;
*desenvolver as possibilidades corporais;
*desenvolver as capacidades de explorar, conhecer e compreender o mundo
físico e social, dando-lhe significado, (re) significando-o e produzindo
cultura;
*desenvolver as possibilidades de expressar ideias, sentimentos e de
lidar com emoções;
*desenvolver a sociabilidade, a capacidade de se relacionar com o outro,
de fazer amigos e de se organizar em grupo, estabelecendo relações éticas de
respeito, tolerância, cooperação, solidariedade, confiança;
*desenvolver a capacidade de autocontrole e de lidar com regras;
*desenvolver gradativamente o pensamento abstrato e a capacidade de
pensar do ponto de vista do outro;
*apropriar-se do acervo de jogos e brincadeiras que contribuem
patrimônio da humanidade e dar continuidade a esse processo de produção
cultura;
*desenvolver postura crítica em relação ao consumo e os valores
embutidos nos brinquedos e brincadeiras.
experiências
*explorar o próprio corpo, os sons que conseguem emitir e outras
possibilidades corporais;
*( brincar com sua imagem no espelho;
*esconder e achar pessoas e objetos(cadê? achou!)
*vivenciar brincadeiras com os adultos, acompanhando parlendas como
"janela, janelinha"..., serra, serra serrador..., bambalalão, cadê o
toucinho que tava aqui, etc
*brincar com objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas
características físicas, suas possibilidades e suas reações na água, na areia,
na terra, no ar(morder,chupar, produzir sons, apertar, encher, esvaziar,
transvazar, empilhar,colocar dentro, fora, fazer afundar, flutuar, soprar,
montar, construir, soltar pipas, etc);
*vivenciar jogos de imitação;
*vivenciar brincadeiras de imaginação, transformando um objeto em outro;
*brincar de faz de conta, criando personagens, cenários e tramas;
*brincar em grupo, coordenando suas ideias e papéis com as ideias e
papéis desempenhados pelos outros; participar de jogos e brinquedos de mesa,
tais como bingo, memória, dominó, trilha, baralho, ludo, dama, jogo de dados,
cinco maria, etc;
*vivenciar jogos e brincadeiras corporais, como amarelinha,
esconde-esconde, mamães da rua, a galinha e os pintinhos, coelhinho sai da
toca, macaco-disse, etc; escorregar, balançar, rodopiar, engatinhar,
arrasta-se, pular, saltar, equilibrar-se, perseguir, procurar, pegar, etc;
*vivenciar brincadeiras com brinquedos e outros objetos como bola,
cordas, pneus, peteca, boliche, etc;
*vivenciar brincadeiras com brinquedos e outros objetos como bola,
cordas, pneus, peteca, boliche etc;
*participar de jogos de linguagem como lá vem a barquinha, telefone sem
fio, atenção, concentração, adivinhas, jogo dos contrários, etc;
*participar de brincadeiras cantadas(escravos de jó, brincadeiras de
roda, seu lobo taí? etc;
* participar de jogos e brincadeiras de construção(encaixe, quebra-cabeças
, toquinhos lego, construção com sucatas, etc);
*construir/criar jogos, brinquedos e brincadeiras;
*construir e obedecer regras;
* brincar com os colegas,e estabelecendo relações amigáveis e se
organizando em grupo;
*ganhar e perder;
*lidar com a frustração e com conflitos;
*resolver problemas;
*organizar materiais;
*construir estratégias de jogo.
Garatujas
controlada 2 a 4 anos – 2 a 7 anos
Giz
molhado ---
pintura coletiva --- palitos
Canetinha
hidrográfica ---pintura com
cotonete --- pedacinhos de papel
Sobre
o papel molhado---escorrida
Giz
de cera --- guache,
areia e goma arábica
Lápis
de cor --impressões
Carvão --- nanquim ou
anilina sobre um papel passado vela.
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Pintura monocromática é um tipo de pintura que utiliza uma mesma cor, mas com
variações de tonalidades, por exemplo: cinza-claro, cinza médio, cinza-escuro,
grafite, preto.