BRINQUEDOS
-Os brinquedos, devem-se valorizar os populares relativos às
regiões onde vivem e também, explorar timbres variados como : sons de pássaros,
sinos, brinquedos que imitam sons de animais dentre outros.
BRINCADEIRA
-Se possível, gestos, bata palmas, marche , bata toquinhos e
reguínhas de madeira, deixando as crianças alegres e motivadas.
-A observação de como as crianças brincam e de como se relacionam umas com as outras ,
com os objetos e com o mundo à sua volta deve ser a base do trabalho do
educador: a partir das realidades lúdico-culturais, podemos “desenhar”,
conforme os estágios de desenvolvimento e dos repertórios específicos,
propostas adequada a cada grupo e a cada criança.
Brincadeiras:
Balança caixão, cobra-cega, pé na lata, mãe da rua , lenço atrás , passa anel,
et.
-Qualquer
brincadeira tem o potencial de desenvolver nas crianças seus aspectos
cognitivos, afetivos, físico-motores, sociais, culturais, morais, linguísticos,
criativos, imaginários e até espirituais. DO Professor =
RIOS E ATÉ ESPIRITUAIS.
Brincadeiras: Balança caixão, cobra-cega, pé
na lata, mãe da rua , lenço atrás , passa anel, et.
-A observação de como as
crianças brincam e de como se relacionam
umas com as outras , com os objetos e com o mundo à sua volta deve ser a base
do trabalho do educador: a partir das realidades lúdico-culturais, podemos
“desenhar”, conforme os estágios de desenvolvimento e dos repertórios
específicos, propostas adequada a cada grupo e a cada criança
-Qualquer brincadeira tem o potencial de
desenvolver nas crianças seus aspectos cognitivos, afetivos, físico-motores,
sociais, culturais, morais, linguísticos, criativos, imaginários e até
espirituais.
jogos
O jogo da memória, pra ensinar noção de semelhança e diferença, os jogos de encaixe, para ensinar noção de sequência; móbiles para desenvolver a percepção visual; o tapete de textura para desenvolver a percepção tátil; carrinhos com pinos para desenvolver a coordenação motora fina; o dominó de letras para ensinar as letras do alfabeto ; o jogo de boliche para ensinar relação número e quantidade; o bingo de rótulos de embalagens para iniciar o letramento e a alfabetização.
-Jogos
como primeira atividade; Um jogo possibilita favorece as relações sociais, de
suscitar medo e alegria de provocar o grupo a encontrar soluções para um
desafio. Crianças aprendem o mundo menos pelos seus brinquedos e jogos e mais
pelas relações humanas que as cercam.
-Os
jogos e brincadeiras estimulam na criança o desenvolvimento de capacidades
relevantes, como a atenção, a imitação , a memória, a imaginação, favorecendo,
dessa forma a socialização por mio da interação , da utilização d=e da
experimentação DE REGRAS E PAPÉIS.
ESPECIFICIDADES
DO JOGO
*Faz
de conta = situações imaginárias
*Xadrez
= regras padronizadas com movimentação de peças
*Brincar
na areia = satisfação, prazer em manipular o objeto
*Construção
de um barquinho = exige representação mental e uma habilidade manual.
-Os jogos e brinquedos musicais da cultura infantil incluem
os acalantos , as parlendas, as rodas (canções de roda), as adivinhas, os
contos , os romances e outras.
-Jogos e relações sociais - Jogos de construção são todos os
que implicam, construir, montar, desmontar e encaixar...
_Os
jogos e brincadeiras estimulam na criança, o desenvolvimento de capacidades
relevantes, como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação, favorecendo ,
dessa forma, a socialização por meio da interação da utilização e da
experimentação de regras e papéis.
JOGOS E BRINCADEIRAS:
* Importância do jogo como conteúdo e como estratégia pedagógica
(FREIRE, 1997)
* Classificação dos jogos (GUARIDO, s/d): ‐
Sensoriais (adaptados) ‐ Pré desportivos ‐ Cooperativos ‐
Criativos (para o aluno) ‐ Intelectuais ‐
Motores ou de destreza ‐ Teatrais.
mediar as relações estabelecidas pelas crianças durante as brincadeiras,
possibilitando que elaborem valores éticos de respeito, cooperação,
solidariedade, tolerância, confiança, entre outros;
*propiciar que as crianças aprendam a construir e a lidar com as regras;
*respeitar o direito das crianças de decidir sobre o que , como e com
quem brincar;
*criar oportunidades para que as crianças menores e maiores brinquem
entre si, favorecendo a aprendizagem e a produção de conhecimentos, entre elas,
sobre o brincar.
---possibilitar que as crianças se apropriem de saberes e conhecimentos
tais como:
*seu corpo, suas possibilidades e seus limites;
*os objetos, suas características suas propriedades, seus usos e funções
e suas transformações;
*conceitos e formas de estruturação do mundo social e cultura;
*brinquedos, jogos e brincadeiras;
*estratégias , regras e procedimentos para jogar e brincar;
*formas e estratégias par se relacionar e fazer amigos;
*autoconhecimentos e autocontrole;
*valores éticos;
*valores éticos;
-Jogos como primeira atividade; Um jogo
possibilita favorece as relações sociais, de suscitar medo e alegria de
provocar o grupo a encontrar soluções para um desafio. Crianças aprendem o
mundo menos pelos seus brinquedos e jogos e mais pelas relações humanas que as
cercam.
ESPECIFICIDADES DO JOGO
*Faz de conta = situações imaginárias
*Xadrez = regras padronizadas com
movimentação de peças
*Brincar na areia = satisfação, prazer em
manipular o objeto
*Construção de um barquinho = exige
representação mental e uma habilidade manual.
-Os jogos e brincadeiras estimulam na criança
o desenvolvimento de capacidades relevantes, como a atenção, a imitação , a
memória, a imaginação, favorecendo, dessa forma a socialização por mio da
interação , da utilização d=e da experimentação
DE REGRAS E PAPÉIS.
-Os jogos e brinquedos
musicais da cultura infantil incluem os acalantos , as parlendas, as rodas
(canções de roda), as adivinhas, os contos , os romances e outras.