domingo, 17 de dezembro de 2017

JOGOS E BRINCADEIRAS


                                           BRINQUEDOS
-Os brinquedos, devem-se valorizar os populares relativos às regiões onde vivem e também, explorar timbres variados como : sons de pássaros, sinos, brinquedos que imitam sons de animais dentre outros.
                              
                                        BRINCADEIRA
-Se possível, gestos, bata palmas, marche , bata toquinhos e reguínhas de madeira, deixando as crianças alegres e motivadas.
-A observação de como as crianças brincam  e de como se relacionam umas com as outras , com os objetos e com o mundo à sua volta deve ser a base do trabalho do educador: a partir das realidades lúdico-culturais, podemos “desenhar”, conforme os estágios de desenvolvimento e dos repertórios específicos, propostas adequada a cada grupo e a cada criança.
Brincadeiras: Balança caixão, cobra-cega, pé na lata, mãe da rua , lenço atrás , passa anel, et.
-Qualquer brincadeira tem o potencial de desenvolver nas crianças seus aspectos cognitivos, afetivos, físico-motores, sociais, culturais, morais, linguísticos, criativos, imaginários e até espirituais. DO Professor = 

RIOS E ATÉ ESPIRITUAIS.













boração





Brincadeiras: Balança caixão, cobra-cega, pé na lata, mãe da rua , lenço atrás , passa anel, et.

-A observação de como as crianças brincam  e de como se relacionam umas com as outras , com os objetos e com o mundo à sua volta deve ser a base do trabalho do educador: a partir das realidades lúdico-culturais, podemos “desenhar”, conforme os estágios de desenvolvimento e dos repertórios específicos, propostas adequada a cada grupo e a cada criança
 -Qualquer brincadeira tem o potencial de desenvolver nas crianças seus aspectos cognitivos, afetivos, físico-motores, sociais, culturais, morais, linguísticos, criativos, imaginários e até espirituais. 
                                       
                                      jogos
O jogo da memória, pra ensinar noção de semelhança e diferença, os jogos de encaixe, para ensinar noção de sequência; móbiles para desenvolver a percepção visual; o tapete de textura para desenvolver a percepção tátil; carrinhos com pinos para desenvolver a coordenação motora fina; o dominó de letras para ensinar as letras do alfabeto ; o jogo de boliche para ensinar relação número e quantidade; o bingo de rótulos de embalagens para iniciar o letramento e a alfabetização.
-Jogos como primeira atividade; Um jogo possibilita favorece as relações sociais, de suscitar medo e alegria de provocar o grupo a encontrar soluções para um desafio. Crianças aprendem o mundo menos pelos seus brinquedos e jogos e mais pelas relações humanas que as cercam.

-Os jogos e brincadeiras estimulam na criança o desenvolvimento de capacidades relevantes, como a atenção, a imitação , a memória, a imaginação, favorecendo, dessa forma a socialização por mio da interação , da utilização d=e da experimentação  DE REGRAS E PAPÉIS.
ESPECIFICIDADES DO JOGO
*Faz de conta = situações imaginárias
*Xadrez = regras padronizadas com movimentação de peças
*Brincar na areia = satisfação, prazer em manipular o objeto

*Construção de um barquinho = exige representação mental e uma habilidade manual.
-Os jogos e brinquedos musicais da cultura infantil incluem os acalantos , as parlendas, as rodas (canções de roda), as adivinhas, os contos , os romances e outras.
-Jogos e relações sociais - Jogos de construção são todos os que implicam, construir, montar, desmontar e encaixar...

_Os jogos e brincadeiras estimulam na criança, o desenvolvimento de capacidades relevantes, como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação, favorecendo , dessa forma, a socialização por meio da interação da utilização e da experimentação de regras e papéis.
JOGOS E BRINCADEIRAS:
* Importância do jogo como conteúdo e como estratégia pedagógica  (FREIRE, 1997) * Classificação dos jogos (GUARIDO, s/d):  ‐ Sensoriais (adaptados) ‐ Pré desportivos  ‐ Cooperativos  ‐ Criativos (para o aluno) ‐ Intelectuais ‐ Motores ou de destreza ‐ Teatrais.


mediar as relações estabelecidas pelas crianças durante as brincadeiras, possibilitando que elaborem valores éticos de respeito, cooperação, solidariedade, tolerância, confiança, entre outros;
*propiciar que as crianças aprendam a construir e a lidar com as regras;
*respeitar o direito das crianças de decidir sobre o que , como e com quem brincar;
*criar oportunidades para que as crianças menores e maiores brinquem entre si, favorecendo a aprendizagem e a produção de conhecimentos, entre elas, sobre o brincar.
---possibilitar que as crianças se apropriem de saberes e conhecimentos tais como:
*seu corpo, suas possibilidades e seus limites;
*os objetos, suas características suas propriedades, seus usos e funções e suas transformações;
*conceitos e formas de estruturação do mundo social e cultura;
*brinquedos, jogos e brincadeiras;
*estratégias , regras e procedimentos para jogar e brincar;
*formas e estratégias par se relacionar e fazer amigos;
*autoconhecimentos e autocontrole;
*valores éticos;
-Jogos como primeira atividade; Um jogo possibilita favorece as relações sociais, de suscitar medo e alegria de provocar o grupo a encontrar soluções para um desafio. Crianças aprendem o mundo menos pelos seus brinquedos e jogos e mais pelas relações humanas que as cercam.
ESPECIFICIDADES DO JOGO
*Faz de conta = situações imaginárias
*Xadrez = regras padronizadas com movimentação de peças
*Brincar na areia = satisfação, prazer em manipular o objeto
*Construção de um barquinho = exige representação mental e uma habilidade manual.

-Os jogos e brincadeiras estimulam na criança o desenvolvimento de capacidades relevantes, como a atenção, a imitação , a memória, a imaginação, favorecendo, dessa forma a socialização por mio da interação , da utilização d=e da experimentação  DE REGRAS E PAPÉIS.

-Os jogos e brinquedos musicais da cultura infantil incluem os acalantos , as parlendas, as rodas (canções de roda), as adivinhas, os contos , os romances e outras.