domingo, 17 de dezembro de 2017

professor

http://pt.slideshare.net/edanona/lavar-escovar-esfregar  -  Mick Manning e Brita Granström, Editora Caminho

A sociedade, cada dia mais competitiva, exige do professor novas demandas como: preparar o aluno afetivamente para seus fracassos e vitórias, resolver os problemas de indisciplina, orientar pais na educação de seus filhos, desenvolver metodologias que tornem a aprendizagem mais significativa, resolver os problemas da violência e das drogas, restaurar a importância dos conhecimentos e a perda da credibilidade na ciência, enfim, ir além de ser um mero reprodutor de conhecimentos e tornar-se um educador apto a enfrentar as exigências e paulatinamente formar a identidade de ser professor - porque a atividade docente é ao mesmo tempo PRÁTICA E AÇÃO. Para isso,  é preciso entender a práxis docente como atividade de transformação da realidade, para isso precisa de competência, de conhecimento, de sensibilidade, da ética, de estética, de consciência política. Enfim, transpor a fronteira entre a docência baseada no ensino e a docência baseada na aprendizagem (PASSOS, 2009, p. 39).Para Chaunu “(...) ensinar não é uma profissão que se exerça algumas horas por semana: é uma forma de partilhar o saber, um modo de relação com os outros (...)”. (CHAUNU et al apud FONSECA, 2005, p.83); é confrontar cotidianamente com mundos diferentes, com a heterogeneidade dos alunos, com seus saberes, com suas dificuldades e com as nossas também, pois, segundo Paulo Freire, “(...) quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (FREIRE, 2010, p.23).

-O referencial teórico resulta dos estudos e pesquisas recentes na área, desencadeia-se nesse período:
a construção à avaliação da aprendizagem
 *inclusão e o
*acompanhamento do aluno.
*não matar aula
NÂO SUBIR AULA
* explicar melhor os conteúdos
*dar melhor orientação quanto a como fazer as tarefas
*ser mais rígido com alunos que não fazem nada,
*mudar o jeito de ensinar,
*ajudar aqueles que estão com mais dificuldades de aprendizagem,
*ministrar aulas mais dinâmicas,
*Rever as provas daqueles cujas notas são baixas, além de pensar a recuperação paralela de forma significativa, não simplesmente aplicando a mesma prova sob forma de cópia,
*encaminhar alunos com problemas ao supervisor ou orientador pedagógico,
*educar para a vida salientando a cooperação e a solidariedade.
*propiciar e incentivar, nas diversas situações do cotidiano, que as crianças imaginem, que transformem um coisa em outra, que possam ir além do que está instituído;
*fazer da brincadeira momento de conhecimento e de convivência com e entre as crianças, observando o que fazem e como fazem( o que elaboram, o que imaginam, como lidam com as regras, como se relacionam etc);
*criar oportunidades para que as crianças construam suas próprias brincadeiras e as partilhem com seu pares, potencializando-as;
*organizar espaços, tempos e materiais(estruturados e não estruturados), para que o faz de conta e todos os outros tipos de brincadeiras aconteçam;
*trazer as brincadeiras para a IEI como patrimônio cultural a ser apropriado pelas crianças, buscando-as em várias fontes e permitindo que a diversidade enriqueça a prática pedagógica;
*colocar-se como brincante e envolver-se nas brincadeiras das crianças;
*ensinar, enriquecer, aprender e transformar com as crianças os vários modos de brincar, resgatando o lúdico existente dentro de si e brincado com elas de forma prazerosa;
*mediar as relações estabelecidas pelas crianças durante as brincadeiras, possibilitando que elaborem valores éticos de respeito, cooperação, solidariedade, tolerância, confiança, entre outros;
*propiciar que as crianças aprendam a construir e a lidar com as regras;
*respeitar o direito das crianças de decidir sobre o que , como e com quem brincar;
*criar oportunidades para que as crianças menores e maiores brinquem entre si, favorecendo a aprendizagem e a produção de conhecimentos, entre elas, sobre o brincar.
---possibilitar que as crianças se apropriem de saberes e conhecimentos tais como:
*seu corpo, suas possibilidades e seus limites;
*os objetos, suas características suas propriedades, seus usos e funções e suas transformações;
*conceitos e formas de estruturação do mundo social e cultura;
*brinquedos, jogos e brincadeiras;
*estratégias , regras e procedimentos para jogar e brincar;
*formas e estratégias par se relacionar e fazer amigos;
*autoconhecimentos e autocontrole;
*valores éticos;
*estratégias para resolver problemas;
*estratégias para resolução de conflitos.

A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa à unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade do mundo real.. Ou seja, na transdisciplinaridade não existem fronteiras entre as disciplinas

I – Pré-adolescência: as meninas apresentam aumento das mamas e os meninos mudam o timbre da voz;
II – Adolescência intermediária: o adolescente constrói relações significativas com companhias que estão na mesma fase do desenvolvimento;
III – Adolescência intermediária tardia: ocorre o estabelecimento da identidade construída pelo relacionamento com as pessoas do seu meio social. – A capacidade cognitiva é marcada pela aquisição do pensamento lógico abstrato.
- O desenvolvimento humano tem três categorias ou dimensões:
I – dimensão físico – motora: relacionada aos movimentos coordenação e maturação fisiológica.
II – dimensão cognitiva: relacionada ao pensamento, raciocínio, processos de aprendizagem e inteligência. – Para que se desenvolva, depende de condições maturacionais e da relação do indivíduo com o ambiente.
III – dimensão psicossocial: relacionada ao modo como os indivíduos se relacionam com outras pessoas.
--Cantos temáticos com a finalidade de proporcionar momentos de pesquisa, investigação e descobertas. A criança aprende a ler lendo, a escrever escrevendo um ambiente alfabetizador, vivo, que permita ler o mundo com sentido, função, sentimento, criação. Para contar história ou fazer um debate, é melhor em círculo.
_é importante que os pais conheçam a metodologia empregada para maior contribuições.
--As modalidades de interação podem ser coletivas, em pequenos grupos ou em duplas.
-Há uma hora determinada para trabalhar a coordenação motora, outra para as expressões plásticas outra para o corpo, outra para desenvolver o raciocínio, outra para a linguagem, outra para brincar sob a orientação do educador, outra para a brincadeira não direcionada. -Estimular o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, moral, linguístico e físico – motor e propiciar aprendizagens específicas.

-Criança vitimizada : silêncio, isolamento, agressividade, agitação, insegurança, choro intenso, obesidade ou sinais de desnutrição, palidez, olheiras intensas, enurese, queda no desempenho escolar, alteração no comportamento.
-disciplina deve nascer da experiência social , da atividade prática do trabalho escolar, (instrução, método, interação professor-aluno, conteúdo). Obediência não é sinal de disciplina. Assim, devem ser evitadas. Os alunos tornam-se infratores da lei, devido à existência de uma pedagogia infratora da lei.
-A escola: fardo pra o aluno, chata , sem atrativos, instrumento de opressão. Sentem-se incapazes e inaptos para as atividades intelectuais. Aluno na escola se sente um corpo estranho porque a escola não está ligada à vida.
-Como agir em grupo, consciência e organização:
-O que fazer na escola para que todas as crianças entrem e permaneçam;
-Dar sentido ao conteúdo que trabalha;
-O que estamos fazendo com essas crianças para que elas estejam desinteressadas;
-Será que a criança quando fica pintando... vêm algum valor e aprendem alguma coisa ou então estão treinando habilidades apenas motoras? 
-Trabalhar com recortes, desenhos, modelagem , projetos sugeridos pelas criança e  que tivessem significados;
-Ao invés do consumismo podemos trabalhar a racionalização dos recursos, a economia, o desperdício;
-Temos que pensar na qualidade , não na qualidade total sugerida pelo neo-liberalismo;
-A sala de aula não pode ser um palco das competições entre quem tem o melhor lápis e a melhor borracha. 
-Na escola teríamos que ter materiais de uso coletivo. 
-Disciplinadora;
- Buscar equilíbrio entre o corpo e a mente de modo que estes intervenham integralmente no processo ensino e aprendizagem; 
-É indispensável que nossos alunos aprendam a importância da disciplina para que possam levar a sério seus projetos;
- entonação - mostrar ilustração - o importante é garantir que todos consigam ver e ouvir. Quem não estiver em boa posição com certeza irá se dispersar.

-a roda da biblioteca deve acontecer constantemente. definindo um dia na semana para que as crianças levem  os livros para casa(normalmente às sextas-feiras, para que os pais tenham tempo de ler com os filhos) e um dia para que sejam devolvidos (às segundas-feiras, por exemplo).  . Se não der para ouvir todos pode deixar para dia seguinte e também para não deixar cansativa. É importante que ele fale sobre a atividade aos responsáveis pelos alunos na reunião de pais, par q que estes comprometam a ajudar os filhos, responsabilizando-se também pelo trabalho e pela preservação dos livros. No caso de pais que não sabem ler , o professor de maneira delicada pode sugerir na reunião que peçam ajuda a um amigo, ao vizinho, a  um familiar ou qual quer adulto de confiança que possa ler para a criança. Ajudará no processo de formação de leitor e linguagem e escrita.
-É deseducativo uma escola que o aluno faz o que quer e quando quer. Ela tem que aprender que quando começa um trabalho tem que levar a sério. Saber que não pode começar um trabalho sem acabar um anterior; sem coerção, mas sim com firmeza. - Se não consegue fazer , justificar coerentemente o porquê não fez.
-Ensinar conteúdos significativos.
-Os alunos repentes tivessem outra oportunidade de ter outra trajetória, ou  seja se continuassem no ano seguinte de onde eles pararam teriam muito mais possibilidades de sucesso. Quem tem que passar os dados dos alunos para o professor do ano seguinte é o OE e o SE diria que conteúdos seriam selecionados a partir de onde eles pararam no ano anterior para o professor não iniciar do zero. Isso é trabalhar com estatísticas.
- A escola deveria trabalhar a partir do desenvolvimento já atingido pelas crianças.
-principalmente até 3 anos é muito difícil conseguir que fiquem sentadas por muito tempo e em silêncio. Precisam ser trabalhados, não exigidos com rigidez, o hábito de ouvir histórias é algo a ser construído. Usar estratégias para acostumar as crianças a permanecer sentadas pelo menos durante um período. colocar tapetinhos de tecido para que identifiquem onde têm de se sentar(no caso de 1 e 2 anos). - combinar que o silêncio, antes de iniciar a leitura.
-Investir no diálogo no momento da rotina;
-Favorecer o sentimento de segurança
-Alternar momentos calmos e agitados.
-Contribuir para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia;
-Escolha atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço;
-Arrumação da sala, após uma atividade;
-Servir o prato de comida e cuidar da higiene pessoal : lavar as mãos , escovar os dentes, etc...
-Elaboração de um quadro que demonstre a estrutura do dia;
--Elaboração de calendários coletivos, diariamente marcados pelas crianças, interação com relógio analógico e outras;
É sempre importante observar as crianças em sala de aula. Portanto, pense nas seguintes questões:
*Quais são os jogos que as crianças gostam de brincar?
*Porque é importante conhecer o repertório cultural de jogos para realizar o trabalho em sala de aula?
--Método do trabalho independente = é o trabalho individual silencioso do aluno, pode ser realizada a mesma atividade para todos ou atividades diferenciadas.
--Método do trabalho em grupo = os alunos resolvem em grupo um conjunto de tarefas.


-- No método de trabalhos de pesquisa, os alunos realizam individualmente ou em grupos: pesquisa em livros, jornais, revistas, periódicos, internet, etc., um tema referente ao assunto da aula(pode ser realizada nos laboratórios de informática).

-REPETIR  – cria um clima de segurança e relaxamento – pois estão participando de uma atividade familiar – o silêncio deve ser sempre valorizado – usar sempre o material trazido para a sala de aula de aula , de forma a não criar expectativas e frustrações desnecessárias; - instruções claras e diretas – repetir as regras do jogo para melhor compreensão  - cantar em vez de falar – fazer gesto para se comunicar – usar dramatizações e expressões faciais – a criança aprende melhor quando há alegria envolvida – comandos sonoros utilizados como recurso criativo – exemplo: sentar sempre que ouvir o sino, fazer silêncio toda vez que o professor cantar uma canção. Etc... – usar materiais variados como gravuras, bonecos, instrumentos musicais máscaras diferentes tipos de papéis, pedras , panos, massa de modelar, brinq2uedos, materiais sonoros e coloridos, tec... pois envolvidos com eles , envolve diferentes tipos de sensações- participar das atividades com os alunos é importante para se criar vínculos afetivos – prepara mais atividades do que se imagina, produz flexibilidade e atende melhor às necessidades e preferências dos alunos.
RECEBER – RECEBIMENTO - ACOLHIMENTO
-Receber as crianças com alegria, enquanto outro professor conversa e brinca com os que já chagaram.
-Dê um tempo para que os alunos cheguem e se sintam bem à vontade. O ambiente da classe dever ser alegre para que as crianças tenham prazer em estar ali.
-Escolha cânticos simples, com movimentos e que tenham o ensino do dia e ou do quadrimestre.
-Músicas suaves, em volume baixo.
-Oração deverá ser curtinha e simples. Se a criança quiser orar, incentive-a e ajude-a a observar os alunos Poderá perceber suas necessidades, problemas e carências.
-Podemos orar com olhos, fechados ou abertos – Nós fechamos os olhinhos para poder pensar só em Deus e não ficar olhando para outras coisas.
MODELO DE ORAÇÃO =
-Senhor Deus somos todos amigos aqui na sala de aula e nos ensina a sermos bons. Amém.
-Senhor Jesus me ajude a obedecer sempre ao papai, a mamãe, os professores e respeitar os meus coleguinha. Em nome de Jesus Amém.
-Senhor, eu quero sempre amar os meus irmãozinhos e amigos. Em nome de Jesus amém.

Auxilie e ensine as crianças a cuidarem de si e organize ambientes adequados ao processo de desenvolvimento das crianças, de forma que a autonomia seja construída sem risco à integridade física e psíquica;
-Ensinar conteúdos significativos.
A escola deveria trabalhar a partir do desenvolvimento já atingido pelas crianças.
-Investir no diálogo no momento da rotina;
-Favorecer o sentimento de segurança
-Alternar momentos calmos e agitados.
-Contribuir para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia;
-Escolha atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço;
-Arrumação da sala, após uma atividade;
-Servir o prato de comida e cuidar da higiene pessoal : lavar as mãos , escovar os dentes, etc...
-Elaboração de um quadro que demonstre a estrutura do dia;
--Elaboração de calendários coletivos, diariamente marcados pelas crianças, interação com relógio analógico e outras;
-- pôr em prática e avaliar processos de ensino e de aprendizagem, sempre tendo presente que tanto quem ensina como quem aprende sempre ensina e aprende conteúdos, valores, atitudes, posturas, procedimentos que se circunscrevem em instâncias ideológicas, políticas, sociais , econômicas e culturais. Explicitar que se quer ensinar e o que se pretende aprender.

OPÇÕES DE ATIVIDADES RELAXANTES, PARA OS QUE NÃO QUEIRAM DORMIR (CREAIDY , 1998,p.22).


No decorrer do dia é importante criar momentos onde a criança exerça ações de observar, comparar e associar, desenho e trabalhos manuais, canto e jogos ginásticos, etc.


-O SONINHO DO NENÊ = caso dos bebês , eles precisam dormir mais vezes durante o dia. No caso das crianças com idade próxima aos dois anos, esta necessidade diminui para uma ou duas vezes no dia, precisando ser respeitada pelo educador, uma vez que o sono para a criança é uma necessidade básica. No caso dos bebês devem estar alimentados, trocados e limpos para que possam descansar, em berços individuais e que tenha no berço algum objeto pessoal, tais como : fraldinha ou travesseiro ou chupeta ou bichinho de pelúcida etc., trazidos pelos pais de casa , a fim de preservar a sua individualidade e identidade.


---É importante que, a cada dia, seja feito pelo menos um registro, pois isso possibilita , ao professor e ao aluno, um retrato dos passos percorridos na construção das aprendizagens. (PERNIGOTTI  et al., 2000, p. 55).


--O professor deve organizar e estabelecer seus objetivos pensando nas necessidades de sus alunos.

-As rotinas de cuidados pessoais incluem itens que avaliam os momentos de chegada e saída, das refeições e merendas, do sono, da troca de fraldas e do uso do banheiro e das práticas de saúde e segurança. A rotina possibilita a interação entre o educador e as crianças, momento de cuidar e educar, onde são desenvolvidas brincadeiras, jogos e atividades dirigidas desenvolvendo relações de afeto. Contribuem para trabalhar limites, necessidades afetivas, sociomorais, cognitivas e motoras. O que gera segurança e conforto, Rotinas :
*brincadeiras no espaço interno e externo;
*roda de história;
*roda de conversa;
*ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música;
*Momentos ativos se constituem de atividades, tais como: faz de conta; blocos e construção; atividades de motor amplo; cantar a e dançar; computador se a atividade envolver mais de uma criança.
* Momentos calmos se constituem de atividades que incluem quebra-cabeça; olhar livros e revistas, encaixes (motor fino); escrever, desenhar, pintar , moldar argila; experiências científicas; assistir a filmes ( por curtos períodos de tempo) (RIO DE JANEIRO, 2010, p. 47).
*atividades diversificadas ou ambientes organizados por temas ou materiais à escolha da criança, incluindo momentos para que as crianças possam ficar sozinhas se assim desejarem;
*cuidados como corpo.

Pág 47-48


--Brinquedoteca virtual: sala inicial, sala dos créditos, sala das histórias, sala das artes, sala da casinha, salda do parque, sala do professor

                              ATIVIDADES/APRENDIZAGENS
 --- Aprendendo conceitos básicos como longo, curto, quente , frio, direita e esquerda , etc.
-Fitas largas e estreitas  e mostrar a diferença    -      fazer embrulhos de presentes e amarrar ou laçar com fitas coloridas.
-Barbante fino e grosso      -     trabalhar com colagem de barbante-   corda e pular. --Trabalhar com jogos para sensibilizar os alunos quanto a deficiência do colega: cabra-cega entre outros.

deve incluir capacidade específica de cada um dos alunos. Isso poderá encorajar sua independência e criatividade.
O professor deve maravilhar-se e agir com dinamismo, seu comportamento curioso é modelado pelas crianças (Harlan e Rivkin, 2000)

Atividades = três tipos de conhecimento: Físico(atividades sensoriais de percepção e exploração), lógico (matemático: estabelecimento de relações simbólicas e dedutivas), Social (realidade histórica e social, interação).

-A formação biopsicossocial da criança é adquirida na consciência dela, com os outros, e de si mesma, por meio de seu corpo, pela maneira como  é tocada e entra em contato com os outros corpos, pela maneira como é contida, limpa, cuidada, tranquilizada, pelo modo como pode expressar-se.

--As modalidades de interação podem ser coletivas, em pequenos grupos ou em duplas.

-Há uma hora determinada para trabalhar a coordenação motora, outra para as expressões plásticas outra para o corpo, outra para desenvolver o raciocínio, outra para a linguagem, outra para brincar sob a orientação do educador, outra para a brincadeira não direcionada. -Estimular o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, moral, linguístico e físico – motor e propiciar aprendizagens específicas.

--Consciência fonológica:  desenvolvimento da capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. Considerada habilidade metalinguística de tomada de consciência das características formais da linguagem :frases segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas.