segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

05 ANOS A 06 ANOS

Imagine que você é professor da Turma do Pré I ( crianças de 4 a 5 anos). Que brinquedos você disponibilizaria para eles brincarem. Justifique teoricamente a sua escolha.
Resposta Esperada -
Resposta: Jogos de fantasia; brinquedos em miniatura do mundo real (carrinhos, bonecas, panelinhas, etc). Estes jogos proporcionam o Jogo simbólico, pois dá oportunidade da criança representar o mudo real
Descreva quais são os cuidados necessários que o professor precisa ter ao proporcionar momentos lúdicos para seus alunos.
Resposta Esperada -
  • Proporcionar brinquedos que correspondam aos interesses específicos das crianças;
  • Dar oportunidade para as crianças brincarem livremente, permitindo assim, sua participação ativa;
  • Observar as interações da criança com os brinquedos e com os colegas a fim de compreender em que momento do desenvolvimento infantil a criança se encontra.
  • Oferecer brinquedos em quantidades suficientes para evitar conflitos.
Respeitar a fantasia e a imaginação infantil.
Garatujas controlada 2 a 4 anos – 2 a 7 anos
Giz molhado                          --- pintura coletiva  ---   palitos
Canetinha hidrográfica        ---pintura com cotonete --- pedacinhos de papel
Sobre o papel molhado---escorrida
Giz de cera                    --- guache, areia e goma arábica
Lápis de cor                  --impressões
Carvão                             --- nanquim ou anilina sobre um papel passado vela.

-- Pintura monocromática é um tipo de pintura que utiliza uma mesma cor, mas com variações de tonalidades, por exemplo: cinza-claro, cinza médio, cinza-escuro, grafite, preto.
-Conteúdos de música: 5-6 anos Acontecimentos= senso de tonalidade mais estável, estável no final da etapa; Consegue cantar a maioria das canções aprendidas de maneira cuidadosa; resposta mais comum ao ritmo : palmas/movimentos curtos são mais fáceis de controlar; pulso correto e firme; repetições rítmicas e melódicas são comuns nesta fase; senso de forma e padrão na improvisação; representações inventadas – uso de figuras e símbolos abstratos para mostrar estruturas musicais ou elementos de forma.
-O fazer musical de crianças de quatro a seis anos;
* reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura(graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade(fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue “personaliza” cada som);
*reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas produções musicais;
* participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
*repertório de canções para desenvolver memória musical.
-Apreciação musical de crianças de quatro a seis anos:
*escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas da produção musical brasileira e de outros povos e países;
*reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.(a forma);
*informações sobre as obras ouvidas e seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.
as crianças de 4 a 6 anos
-é possível ler, em capítulos, um livro um pouco mais longo.
-Histórias, poesias, parlendas e as quadrinhas , também em qualquer idade.
- a roda de biblioteca- encaminhamentos(crianças de 4 a 6 anos) deve escolher um livro e levá-lo para ler em casa(com a ajuda dos pais ou responsáveis, é claro). - Mas ela não deve contar o final, é claro, pois outro colega poderá levar o livro para casa depois. - Nessa atividade, são trabalhados aspectos do comportamento leitor: como escolher um livro, cuidar dele e comentar a leitura, dando sua opinião.

Jogos receptivos: envolvem a interação do adulto coma criança promovendo reflexão e as diferenças de conceitos.