Imagine que você é professor
da Turma do Pré I ( crianças de 4 a 5 anos). Que brinquedos você
disponibilizaria para eles brincarem. Justifique teoricamente a sua escolha.
Resposta
Esperada -
Resposta: Jogos de fantasia;
brinquedos em miniatura do mundo real (carrinhos, bonecas, panelinhas, etc).
Estes jogos proporcionam o Jogo simbólico, pois dá oportunidade da criança
representar o mudo real
Descreva quais são os cuidados necessários que o professor
precisa ter ao proporcionar momentos lúdicos para seus alunos.
Resposta Esperada -
- Proporcionar brinquedos que correspondam aos interesses específicos
das crianças;
- Dar oportunidade para as crianças brincarem livremente, permitindo
assim, sua participação ativa;
- Observar as interações da criança com os brinquedos e com os
colegas a fim de compreender em que momento do desenvolvimento infantil a
criança se encontra.
- Oferecer brinquedos em quantidades suficientes para evitar
conflitos.
Respeitar a fantasia
e a imaginação infantil.
Garatujas
controlada 2 a 4 anos – 2 a 7 anos
Giz
molhado ---
pintura coletiva --- palitos
Canetinha
hidrográfica ---pintura com
cotonete --- pedacinhos de papel
Sobre
o papel molhado---escorrida
Giz
de cera --- guache,
areia e goma arábica
Lápis
de cor --impressões
Carvão --- nanquim ou
anilina sobre um papel passado vela.
--
Pintura monocromática é um tipo de pintura que utiliza uma mesma cor, mas com
variações de tonalidades, por exemplo: cinza-claro, cinza médio, cinza-escuro,
grafite, preto.
-Conteúdos
de música: 5-6 anos Acontecimentos= senso de tonalidade mais estável, estável
no final da etapa; Consegue cantar a maioria das canções aprendidas de maneira
cuidadosa; resposta mais comum ao ritmo : palmas/movimentos curtos são mais
fáceis de controlar; pulso correto e firme; repetições rítmicas e melódicas são
comuns nesta fase; senso de forma e padrão na improvisação; representações
inventadas – uso de figuras e símbolos abstratos para mostrar estruturas
musicais ou elementos de forma.
-O fazer musical de crianças de
quatro a seis anos;
* reconhecimento e utilização expressiva, em contextos
musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons:
altura(graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade(fracos ou fortes)
e timbre (característica que distingue “personaliza” cada som);
*reconhecimento
e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e
realização de algumas produções musicais;
*
participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação
musical;
*repertório
de canções para desenvolver memória musical.
-Apreciação
musical de crianças de quatro a seis anos:
*escuta de
obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas da produção
musical brasileira e de outros povos e países;
*reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.(a forma);
*informações sobre as obras ouvidas e seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.
*reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.(a forma);
*informações sobre as obras ouvidas e seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.
as crianças de 4 a 6 anos
-é possível ler, em capítulos, um livro um pouco mais longo.
-Histórias, poesias, parlendas e as quadrinhas , também em
qualquer idade.
- a roda de biblioteca- encaminhamentos(crianças de 4 a 6 anos)
deve escolher um livro e levá-lo para ler em casa(com a ajuda dos pais ou
responsáveis, é claro). - Mas ela não deve contar o final, é claro, pois outro
colega poderá levar o livro para casa depois. - Nessa atividade, são
trabalhados aspectos do comportamento leitor: como escolher um livro, cuidar dele
e comentar a leitura, dando sua opinião.
Jogos
receptivos: envolvem a interação do adulto coma criança promovendo reflexão e
as diferenças de conceitos.