--12 anos em
diante – capacidade de criticar e inventar novos códigos de conduta, os seus
próprios – autonomia. Consegue alcançar ser padrão intelectual que
persistirá durante a idade adulta.
-Função do
medo ( que elas tiram das ansiedades e situações) =
-auto
preservação
-receios
associados a certos
-estímulos
motivam respostas efetivas
*tiram como
exemplos para aplicar na vida.
*Crianças
agressivas provêm de famílias que evidenciam disciplina inconsistente (estabilidade, firmeza física. emocional, psicológica ou intelectual) ,
rejeição à criança, punições exageradas e falta de supervisão parental. = Então
elas criam, transformam os filhos em covardes, medrosos, de baixa estima, sem
poder de crítica (isso perante os outros) e revoltados, agressivos, sem estima
(com aquele que o criou, seja pai ou mãe, ou seja, os que o transformou). O que
fazer para reverter a situação, se já estiverem criados, prontos? Diálogo e
ações que os façam se sentir melhor, que são amados, estimados, valorizados e
capazes. Fazendo algo para lhes tirar o
medo e a covardia, fazer algo para mudarem a auto estima. Dar valor a eles e
demonstrar. Ajudando a resgatar a auto estima. E se ninguém o fizer, ele mesmo é
que tem que fazer por si ( tem que peitar suas frustrações, ir em frente e
tentar sobressair).