domingo, 1 de dezembro de 2013

GRIPES

As mãos sujas podem levar os ovos diretamente para a boca ou contaminar brinquedos ou objetos, que entrarão, posteriormente, em contato com a boca de outras crianças.  - Ao ingerir água ou alimentos contaminados.  – pelas mãos sujas e pelo pés descalços. E também há a contaminação pelo ar - respiração - pelo contato direto com pessoas contaminadas.  – Unhas sujas. É por onde  pode se contaminar com vermers - bactérias - fungos - parasitas em geral. Doenças como meningite, tuberculose e coqueluche são transmitidas através de secreções respiratórias, como tosse ou perdigotos. Doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia e a sífilis são, como o próprio nome diz, transmitidas pelo ato sexual. Há ainda as bactérias adquiridas através de alimentos mal conservados, causando intoxicação alimentar, como nos casos da Salmonela e da Shigella. Existem ainda as infecções causadas por bactérias que vivem habitualmente em nosso corpo. Essas infecções normalmente surgem quando bactérias que habitam um determinado local do organismo conseguem migrar para outro. Por exemplo: a infecção urinária surge normalmente quando bactérias naturais do trato intestinal acidentalmente atingem a região genital das mulheres. A maioria das cepas da bactéria E.coli no intestino não causa problemas, mas na bexiga é capaz de provocar irritação causando a cistite. O mesmo ocorre na pele que é colonizada por bilhões de bactérias, principalmente do gênero estafilococos e estreptococos. Quando apresentamos uma ferida, expomos a região interna do corpo para essas bactérias, que ao penetrá-la pode causar infecções graves.

Alguns remédios são contraindicados em caso de suspeita de dengue, porque certos medicamentos corriqueiros têm ácido acetilsalicílico (AAS) na fórmula, uma sustância que reduz a atividade das plaquetas do sangue. A dengue causa queda do número de plaquetas, e o AAS aumenta ainda mais o risco de hemorragia. Portanto, toddas as medicação que têm ácido acetilsalicílico na composição devem ser evitdoas, enfatiza Alberto Chebabo, chefe do Serviço de Doenças Infeccionsas e Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ). Analgésicos como Doril e \melhoral e anti-inflamatórios como Aspirina são alguns dos reméeios populares que contém AAS na fórmula. Como dores na cabeça e no corpo são um dos primeiros sintomas da dengue, muita gente não hesita em tomá-los.Mas em casos de suspeita da doença, recomentda-se ir ao médico. Se a dengue for confirmada, o paciente terá de beber  muito líquido e tomar remédio que contenham dipirona (Novalgina por exemplo), substância analgésica e antitérmica que não influencia na coagulação das plaquetas.

Gripe/influenza, Descrita pelo médico grego Hipócrates em 412 a.C., dá as caras quando o inverno chega. As maiores epidemias se concentram nos últimos séculos,época com  mais registros e formas de tratamento. o vírus vive se modificando,
estratégia para não entrar em extinção.Os laboratórios precisam produzir vacinas diferentes baseadas nos tipos de microorganismo que mais apareceram no inverno anterior. Assim fabricam imunizantes capazes de proteger a saúde sobretudo dos grupos de risco: crianças,idosos e grávida.
-Lavar bem as mãos e tomar água em copos sempre limpos(sem que alguém tenha também bebido água) é uma forma simples e eficiente de prevenir o problema.

                                                           H1N1         









-Gripe russa , vírus H2N2 (1889-1890 até 1,5 milhão de mortes) : primeiro surto com registros históricos começou em Bukhara, atual Uzbequistão .- Crises de pneumonia e febre.
-Gripe espanhola, vírus H1N1(1918-1919, até 100 milhões de mortos), acredita-se que ela surgiu nos Estados Unidos, relatos dão conta que as pessoas acordavam bem de saúde e morriam ao final do dia.
-Gripe asiática, vírus H2N2(1957-1958, até 2 milhões de mortes), desenvolveu-se no norte da China, como a tecnologia médica estava mais avançada em relação à epidemia anterior , foi possível detectar o agente com rapidez e trabalhar em novas soluções, como as vacinas. 
-Gripe de Hong Kong, vírus H3N2(1968-1969, até 3 milhões de mortes), transmitida por aves e de progressão rápida e avassaladora, provocava febre alta, cansaço e dor nas articulações.
-Gripe Suína, vírus H1N1 (20009-2010, até 17 mil mortes)  , no México, o vírus sofreu uma mutação e começou a infectar humanos antes estava restrito aos suínos.
-Gripe Aviária, vírus H5N1 (1997-2004 cerca de 300 mortes. Para frear sua proliferação, 1,5 milhão de aves foram mortas só em 1997).

A COQUELUCHE não oferece riscos expressivos aos adultos, mas eles são fonte de contaminação para os bebês que ainda não estão imunizados. No primeiro ano de vida, a coqueluche é perigosa e pode matar.

DIFTERIA E TÉTANO o reforço da vicina dupla tipo adulto(dt) deve ser feito a cada dez anos. A difteria é uma doença infecciosa transmitida pelas gotículas de saliva eliminadas com a tosse, os espirros e a fala, e pode levar â insuficiência respiratória. O tétano tem taxa de mortalidade elevada, e um simples corte pode causar a contaminação ao contrário do que diz o senso comum, aliás, o objeto cortante não precisa estar velho u enferrujado para transmitir o bacilo.

FEBRE AMARELA moradores das regiões Norte e Centro-Oeste, de grande parte do Sul e Sudeste e de algumas cidades do Nordeste(ou seja, de quase todo o país)devem repetir a vacina contra a febre amarela a cada dez anos. O vírus da doença é transmitido por picada de mosquito e a taxa de mortalidade chega perto de 50%.

HEPATITE B transmitido por sangue e pelas relações sexuais. A doença provoca lesões no fígado que podem evoluir para cirrose ou câncer. A transmissão é insidiosa : manicures e podólogos, por exemplo, podem ser contaminados, ou infectar clientes, com material esterilizado de forma inadequada. (Como essa é uma forma de transmissão comum também da hepatite C, para a qual não há vacina, o ideal é que os fregueses dos salões tenham sempre o próprios alicates, pazinhas, palitinhos e ate esmalte.) Três doses da vicina, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda e de cinco meses entre a segunda e a terceira, previnem contra a doença.

PNEUMONIA  As duas doses da pneumocócica 23-valente, com intervalo de cinco anos, são recomendadas a toda a população com mais de 60 anos , e  em qualquer idade, aos cardiopatas, diabéticos e portadores de doenças pulmonares. Esses grupos têm maior risco de contrair a pneumonia com complicações que podem levar à morte. - infectologista Gustavo Johanson. Revista VEJA 13 de março 2013.

                                     BACTÉRIAS
E. Coli = elas vivem em grande número, no intestino e todo mundo tem.
Streptococcus piogenes = é uma espécie de bactéria Gram-positiva que causa a faringite bacteriana comum.
Staphilococcus Epidermidis  = responsáveis por infecções,espinhas, furúnculo, entre outros.
Stafhylococcus Aureus  =  pode causar gastroenterite estafilocócica, foliculite ( inflamação do folículo capilar - pelos. O rosto (barba), virilha e pernas são as regiões mais comuns), impetigo e pneumonia.
Pseudomonas Aeruginosas é um patogênico oportunista. Se aproveita de fraquezas no organismo para causar doenças e infecções.
Singella Flexneri  =  pode causar diarreia em humanos ao invadir o cólon e pode provocar também ,febre e cólica intestinal.

Klebsiella Pneumoniae  =  Ela pode causar pneumonia e infecções hospitalares.

-chikungunya, vírus que se assemelha ao da dengue e sintomas parecidos. Ambos são transmitidos pelo Aedes aegypti e pelo Aedes albopictus, aqueles mosquitos malhados que despejam seus ovos em depósitos de água parada.

POSTADO POR: Darlene Guedes.