domingo, 1 de dezembro de 2013

FÍGADO

-O fígado pesa em média 1,5 quilo(adulto).Órgão com até 10cm que recebe sangue principalmente de artéria hepática e da veia porta.500 é o número estimado de funções que os cientistas creditam a essa glândula. Ela ajuda na digestão,estoca energia e ainda destrói as toxinas. -O fígado tem habilidade de produzir colesterol e bile que é produzida a partir de sais biliares e colesterol e eliminada no intestino.
-A vesícula armazena certa quantidade de bile. Nos intervalos entre as refeições, a parte líquida da bile vai sendo absorvida pelas paredes da vesícula, fazendo com que a mesma fique mais concentrada, ou seja, com menor quantidade de água. Este é o mecanismo pelo qual começam a se formar os cálculos ou pedras dentro da vesícula ou nos canais biliares.


Existe também, a Colecistite Alitiásica, ou seja, inflamação vesicular sem cálculos. Esta é infreqüente, em geral aguda, mas de apresentação clínica muito semelhante àquela causada por cálculo. A causa do quadro tem sido estudada, ressaltando-se a deficiência circulatória arterial da vesícula biliar.
A colecistite é a inflamação da vesícula biliar e normalmente está diretamente associada a obstrução da mesma por um cálculo biliar - pedra na vesícula. A colecistite pode ter sua origem em uma infecção ou apenas em algum fator irritativo que possa causar uma inflamação em uma vesícula já obstruída.
 
Diferente da cólica biliar, onde a dor é limitada e desaparece após o relaxamento da vesícula fora dos períodos de alimentação, a colecistite se caracteriza por uma dor constante e mais forte. Essa dor, normalmente vem associada a vômitos e febre. No caso de colecistite, a dor também piora durante a alimentação.
 
 
Apesar da colecistite normalmente estar associada a obstrução da vesícula, ela também pode ocorrer em pacientes sem história de pedra na vesícula.
POSTADO POR: Darlene Guedes.