domingo, 1 de dezembro de 2013

DEPRESSÃO

Depressão,ansiedade e estresse estão associados a doenças como diabete,problemas cardiovasculares e câncer.Então o gatilho para que ela se manifeste são fatores emocionais, como traumas psicológicos.Leve uma vida tranquila,menos sofrimento e mais serenidade.Pessoas por assim,dizer,"leves",tem menor incidência de males e maior longevidade.
-Meditação contra pensamentos negativos.  Se a ansiedade está exagerada pode dar coceira na cabeça.
-Exercícios de respirar (pelo nariz) e inspirar(soltar o ar pela boca), ajuda oxigenar melhor o cérebro: diminui a tensão, relaxa e melhora a concentração.
-Estresse produz mais cortisol que consequentemente pode levar a osteoporose e fadiga crônica;
-Cortisol balanceado é uma questão puramente individual, pois depende de hábitos saudáveis, descanso adequado, exercício moderado, alimentação adequada e colocar alegria em sua vida.
-Probióticos e prebióticos ajudam na diminuição do stress e atua na produção de serotonina.
-Grão-de-bico, iogurte fermentado ajuda na produção de serotonina(hormônio do bem-estar);
-O Glúten encontrado no trigo, no centeio na aveia e na cevada, segundo especialistas, ele transforma-se em uma espécie de cola, grudando nas paredes intestinais com o passar do tempo, provoca saturação(estufamento por saciedade) do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdome, dores articulares, alergias cutâneas e depressão, entre outras. A doença celíaca é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado. Uma pessoa celíaca(alérgica ou intolerante) pode sofrer de vômito, perda de peso, cansaço e desânimo, inchaço nas pernas, anemias, alterações na pele, diarreia, má absorção de nutrientes, fraqueza das unhas, queda de pelos, diminuição da fertilidade e sinais de desnutrição. Isso porque o sistema imunológico fica estressado toda vez que a proteína chega ao intestino. Quem tem o problema de má absorção pode receber um tratamento de correção. A doença celíaca é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado. Uma dieta sem glúten, menos aos não celíacos são recomendadas por muitos nutricionistas, por notarem tantos benefícios. OBS.: Segundo Davis e Perlmutter no livro "Barriga de trigo" : Nos anos 60, quando o agrônomo americano Norman Borlaug(1914-2009), considerado o pai da Revolução verde, desenvolveu por meio de cruzamentos de espécies da planta, o chamado trigo anão. A semente dessa espécie híbrida fez a reprodução de trigo dobrar, salvando 1 bilhão de pessoas da fome o que rendeu a Borlaug o prêmio Nobel da Paz em 1970. Hoje cerca de 90%  do cereal é cultivado no mundo. Davis defende a ideia de que o trigo anão tem quantidades maiores de glúten e de amido em relação às outra espécies. Ambos os compostos contribuem para a elevação da carga glicêmica. Em uma quantidade três vezes maior em relação ao branco, ao tornarem a digestão ais lenta, as fibras atrasam a chegada de glicose ao sangue. o trigo é condenado por Davis e Perlmutter até em sua versão integral. Para os autores, estaria aí a explicação para a a alta incidência não só da obesidade, mas também do diabetes e da pressão alta. É muito importante ter um acompanhamento multidisciplinar, uma dieta adequada e praticar exercícios físicos. OBS:  a mandioca não contém glúten.
-Consequências da intolerância ao glúten : dores abdominais, diarreia crônica, flatulência e desnutrição.
-A sensibilidade não celíaca ao glúten (recebem esse rótulo pessoas que se sentem mal ao consumir glúten e não têm doença celíaca) apresenta sinais parecidos com a doença celíaca, como dor de barria, inchaço e diarreia. Porém, os resultados dos testes não demonstram alterações no intestino. Nesses episódios, não encontramos sinais de uma reação imunológica. 
-Aleergia ao trigo (outros componentes da farinha do cereal ddão início a uma reação imunológica. As manifestações ocorrem na pele, nos olhos e na boca).

-Uma experiência da Universidade Johannes Gutenber, na Alemanha, revela que os inibidores de amilase tripsina (ou ATI, na sigla em inglês), outra proteína presente no trio, é quem cutuca as células de defesa e dá início à bagunça inflamatória. Indica que a porção de ATI aumentou bastante nas espécies de trigo modernas. Isso porque a presença da proteína confere uma proteção contra pragas que destroem as plantações. Carboidratos de difícil digestão, conhecidos pela sigla FODMAPs, também estão sobre custódia. Quando a gente consome esses alimentos, eles fermentam e elevam o volume de líquidos no abdômen. É como se pesassem na barriga. Só que, em sujeitos diagnosticados com a síndrome do intestino irritável, os efeitos são piores e levam a gases, cólicas, constipação ou diarreia - sintomas praticamente iguais aos da sensibilidade não celíaca. Entre os FODMAPs estão melancia, aspargo, chicória, alho e pistache, trigo, centeio e cevada. Como nem todos os incômodos abdominais são iniciados pelo glúten, é essencial procurar o profissional de saúde e fazer uma avaliação completa.


PAULO ANDRÉ CHENSO é médico e professor em Londrina. Criou o "MANUAL PARA A VIDA" VALE A PENA LER E PÔR EM PRÁTICA. NA SAÚDE: 1. Beba muita água; 2. Coma mais o que nasce em árvores e plantas; 3. Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia; 4. Arranje 30min' por dia para ORAR sozinho; 5. Faça atividades que ative seu cérebro ; 6. Leia mais livros. 7. Sente-se em silêncio, pelo menos, 10' por dia; 8. Durma 8 h por dia; 9. Faça caminhadas de 20min' a 60min', por dia e, enquanto caminhar, sorria. NA PERSONALIDADE: 👤 11. Não compare a sua vida com a dos outros; 12. Não tenha pensamentos negativos; 13. Não se exceda; 14. Não se torne demasiadamente sério; 15. Não desperdice a sua energia com fofocas; 16. Sonhe mais; 17. Inveja é uma perda de tempo. Agradeça a Deus pelo que possui... 18. Esqueça questões do passado. Jesus já jogou no mar do esquecimento, faça o mesmo; 19. A vida é curta demais para odiar alguém. Perdoe; 20. Faça as pazes com o seu passado para não estragar o seu presente; 21. Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você; 22. A vida é uma escola e vc está nela para aprender. Nao fique repetindo o ano; 23. Sorria e gargalhe mais; 24. Não necessite ganhar todas as discussões. Saiba perder; NA SOCIEDADE: 👥👥 25. Entre mais em contato com sua família; 26. Dê algo de bom aos outros, diariamente; 27. Perdoe a todos por tudo; 28. Passe tempo com pessoas acima de 70 anos e abaixo de 6; 29. Tente fazer sorrir, pelo menos três pessoas por dia; 30. Não se importe com o que os outros pensam de você; 31. O seu trabalho não tomará conta de você quando estiver doente. Nao se estresse. NO SEU DIA A DIA: 🌞 32. Faça o que é correto; 33. Desfaça-se do que não é útil; 34. Lembre-se: DEUS cura tudo; 35. Por melhor ou pior que a situação seja... ela mudará...tudo passa 36. Não interessa como se sente, levante, arrume-se e apareça; 37. O melhor ainda está por vir; 38. Quando acordar de manhã, agradeça a DEUS pela graça de estar vivo. 39. Mantenha seu coração sempre feliz. POR ÚLTIMO: 40. Que tal enviar para aqueles de quem você gosta? Diga em silencio'' Jesus eu preciso de ti dentro do meu coração ''

ESQUIZOFRENIA - Observam-se três componentes básicos que estabelecem uma atmosfera espiritual maligna que submerge a pessoa neste tipo de pertubação:

1. O abuso sistemático (físico, moral, sexual, espiritual, religioso, etc.) e, principalmente, a forma como a pessoa reagiu a isso;
2. Um legado familiar e o envolvimento com o ocultismo (satanismo, espiritismo, mediunidade, bruxaria, kardecismo, idolatria, etc.);
3. O uso precoce e compulsivo de drogas (principalmente as alucinógenas). Na verdade, estes três fatores são convergentes, e em virtude da passividade ( tolerância ao abuso) do individuo, pode-se produzir um quadro de perseguição espiritual ! caracterizado por alucinações auditivas e visuais, induzindo a pessoa a um caminho de destruição - incluindo assassinatos ou suicídio. Entendendo a origem e a mecânica destas desordens a partir da perspectiva do aconselhamento pastoral, surge uma esperança, onde um caminho de restauração pode ser viabilizado. Pág. 109 A Espiritualidade e a Homossexualidade de Marcos de S. Borges.


Cantar para turbinar a memória: a música ativa uma variedade enorme de regiões cerebrais, o que ajuda a protegê-las do processo degenerativo do Alzheimer. Soltar a voz é uma maneira eficaz de aprimorar a função cerebral de pessoas com demência. Essa foi a conclusão de um trabalho da Universidade de Helsinki, na Finlândia. Os cientistas dividiram 89 pessoas com Alzheimer em dois grupos: o primeiro participou de um treinamento musical por dez semanas, enquanto a segunda turma só seguiu com suas tarefas habituais.






Segundo alguns psicólogos, psiquiatras e consultores devemos seguir alguns passos para não desanimarmos e buscarmos forças dentro do evento para nos superarmos. São eles:  Jamais se considere uma pessoa derrotada. Avalie o que aconteceu e aprenda com o fracasso;  Faça a diferença no seu trabalho, dê algo a mais do que esperam de você, dê aquele Plus que só você sabe qual, faça mais;  Mantenha os pés no chão.  Avalie bem a situação da empresa e a sua e não alimente expectativas que não possam se cumprir;  Estabeleça metas e objetivos que possam ser cumpridos;  Alimente sua autoestima, não fique tão dependente da opinião dos outros e dos acontecimentos.  Confie mais em você e nas suas capacidades independentemente do que está acontecendo ao seu redor. Acredite.  Cultive as outras coisas que são importantes para você, seus amigos, filhos, família.  Seja bom para com os outros, faça o bem, doe-se sem pensar em benefícios, conviva mais com aqueles que lhe prestigiam, que gostam de você. Escolha as pessoas ao seu redor, conviva mais com pessoas positivas que lhe fazem bem.  Lembre-se sempre que a motivação para enfrentarmos os acontecimentos externos vem das decisões internas e como vamos nos posicionar. Busque os recursos que precisa para enfrentar esta situação dentro de 10 você, pois é lá que estão todos os aprendizados e experiências para enfrentarmos qualquer contratempo.



É você quem tem que tornar sua vida interessante e prazerosa.Você é o principal responsável por modificá-la.
Dicas:
Renove desejos e metas a cada fase de vida
Cultive relações saudáveis, com qualidade
Realize atividades que trabalhe o corpo e a mente, mantendo qualidade de vida
Valorize-se, reconhecendo o seu potencial ou habilidade
Encare as feridas emocionais e os próprios sentimentos
Estabeleça limites, diga “não” para o outro e para si mesmo.
Perceba e potencialize as suas qualidades. Utilize-se delas para suas conquistas;
Planeje as mudanças necessárias
Busque apoio de pessoas que possam te ajudar positivamente.

Uma das causas da depressão é o nível baixo de certos neurotransmissores e a berberina como ajudante:
Quando estas substâncias químicas estão baixas ou ausentes, seu cérebro não consegue enviar ou receber os sinais que definem seu humor. Mas a berberina pode dar um aumento significativo nos neurotransmissores. De fato, um estudo com ratos descobriu que doses mínimas de berberina aumentaram o seguinte: Serotonina em 47%,Norepinefrina em 31%, Dopamina em 31 %. Estes resultados são melhores que os de muitos antidepressivos! A berberina funciona porque ela ativa uma enzima chamada proteína quinase ativada por adenosina monofosfato (AMPK). AMPK é uma substância importante para a proteção do cérebro, ela percebe o estresse e ajuda enviar sinais para que o cérebro possa restaurar e equilibrar os neurotransmissores. E mais, a ativação da AMPK pode te ajudar a ter mais energia e a melhorar seu humor! Suplementos de berberina são facilmente encontrados em farmácias. Pela saúde, Dr. Rafael Freitas.

Apostila do curso de pós-graduação (Gestão do Trabalho Pedagógico) FAVENI-2018 Mundo cult 2013.
Nitricionista funcional e esportiva Juliana Hubaide em entrevista ao Correio Viver Bem.
Revista Saúde é Vital nº 400 Fevereiro de 2016 -
Revista saúde é vital março de 2016

POSTADO POR: Darlene Guedes.