domingo, 1 de dezembro de 2013

DOENÇAS CAUSADAS PELAS CÉLULAS DE DEFESA DO CORPO/DOENÇAS AUTOIMUNES

• Coma vegetais nutritivos: alho, cebola, gengibre e temperos como orégano e açafrão estimulam seu sistema imunológico para combater invasões de bactérias.

• Vitaminas: vitamina D, vitamina K, vitamina C e vitamina A, todas elas têm propriedades de imunização.
• Fique de olho na conexão entre intestinos e sistema imunológico: você já deve ter ouvido falar em como seu sistema imunológico depende dos seus intestinos.
Melhore sua flora intestinal tomando um probiótico todos os dias.
• Fortaleça o sistema imunológico: certos extratos, como goldenseal, flor-de-cone, óleo de orégano e extrato de folha de oliveira, reforçam o sistema imunológico.

Refrigerante normal acelera o envelhecimento das células, devido a alta concentração de açúcar. Uma latinha e meia de refrigerante por dia pode acelerar o envelhecimento celular em até seis anos. O Sódio e fósforo em excesso contido nos refrigerantes,  aumenta o risco de hipertensão, e perda de massa óssea respectivamente. Dicas para a Proteção Natural do Dr. Rafael

-Existem mais de 100 doenças causadas pelas próprias células de defesa do corpo(doenças autoimunes) , mas a que mais atinge as mulheres é o lúpus eritematoso sistêmico(LES) doença que acomete pele, articulações e em casos graves, órgãos vitais como  rins e coração. A instabilidade emocional, o estresse crônico e a exposição exagerada ao sol também estimulam o aparecimento de lesões pelo corpo.
MUTAÇÕES/ALTERAÇÕES NA GENÉTICA DAS CÉLULAS: FATORES EXTERNOS: AS RADIAÇÕES ULTRA-VIOLETA DA LUZ SOLAR, OS RAIOS-X, AGENTES QUÍMICOS E A INFECÇÃO POR VÍRUS, PODEM PROVOCAR ALTERAÇÕES NAS MOLÉCULAS DE DNA. MAIS TARDE QUANDO DA DIVISÃO CELULAR, AS MAIS JOVENS RECEBERÃO ALÉM DA CÉLULAS NORMAIS, RECEBERÃO TAMBÉM AS QUE SOFRERAM MUTAÇÕES. A MAIOR PARTE DESSAS MUTAÇÕES É CORRIGIDA POR ENZIMAS DE REPARAÇÃO. MAS HÁ SITUAÇÕES EM QUE A MUTAÇÃO NÃO É ELIMINADA E ACABA SENDO TRANSMITIDA PARA TODAS AS CÉLULAS DESCENDENTES.PODENDO HAVER MULTIPLICAÇÃO CELULAR DESCONTROLADA, DANDO ORIGEM AO CÂNCER.AS CÉLULAS MALIGNAS COMEÇAM A FABRICAR PROTEÍNAS CAPAZES DE ESTIMULAR A FORMAÇÃO DE NOVOS CAPILARES(VASOS SANGUÍNEOS E ATRAÍ-LOS EM SUA DIREÇÃO, QUE IRRIGAM O TUMOR. ATRAÍNDO TAMBÉM ANTICORPOS E GLÓBULOS BRANCOS (CÉLULAS QUE ATUAM NA DEFESA IMUNOLÓGICA DO ORGANISMO).ESSES ANTICORPOS RECONHECEM COMO INIMIGOS DO ORGANISMO AS CÉLULAS MALIGNAS QUE POR SUA VEZ CONTRA ATACA COM TODOS OS DISFARCES POSSÍVEIS, PRODUZEM PROTEÍNAS QUE BLOQUEIA OS GLÓBULOS BRANCOS, LIBERAM FATORES DE CRESCIMENTO PARA ACELERAR SUA VELOCIDADE DE MULTIPLICAÇÃO OU BLOQUEAR A APOPTOSE(MORTE NORMAL DAS CÉLULAS (RENOVAÇÃO, REGENERAÇÃO CELULAR) PARA QUE NOVAS CÉLULAS POSSAM NASCER) ESCONDEM-SE EM LOCAIS INACESSÍVEIS ÀS DEFESAS IMUNOLÓGICAS OU FINGEM-SE DE MORTAS. SE NÃO FOREM ELIMINADAS NESSA FASE PODEM AINDA ESGUEIRAR-SE PARA DENTRO DOS VASOS SANGUÍNEOS, CAIR NA CIRCULAÇÃO E ANINHAR-SE EM OUTROS TECIDOS (METÁSTASE). ENTÃO ALÉM DO TRATAMENTO MÉDICO A PESSOA DEVE SE ALIMENTAR BEM E TOMAR MEDICAMENTOS PARA QUE A IMUNIDADE FIQUE ALTA NO SEU ORGANISMO. NUMA METÁSTASE AS CÉLULAS SÃO DO TUMOR QUE LHES DEU ORIGEM, POIS SÃO PRESERVADAS AS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO TUMOR PRIMÁRIO.
-FATORES ENVOLVIDOS NO APARECIMENTO(ETIOLOGIA) DO CÂNCER:
*FUMO-FUMAR, MASCAR,FUMANTE PASSIVO;
*ÁLCOOL;
*ALIMENTAÇÃO-ALIMENTOS SALGADOS-ESTOCADOS EM CONDIÇÕES INADEQUADAS PODEM SER CONTAMINADOS POR FUNGO DO GÊNERO ASPERGILLUS QUE LIBERA UMA TOXINA(SUBSTÂNCIA QUE FAZ MAL ÀS CÉLULAS) CANCERÍGENA:A ANFLATOXINA.

PARA VENCER TUMORES:
-COMER MENOS CARNES VERMELHA E MAIS VEGETAIS;
-PRATICAR EXERCÍCIOS;
NÃO TOMAR SUPLEMENTOS SEM CONSULTA MÉDICA;
-PERDER OU MANTER PESO. 
-A AMAMENTAÇÃO PROTEGE AS MULHERES DO CÂNCER DE MAMA. 
-NÃO FUME OU MASTIGUE TABACO/FUMO.POIS ISSO AUMENTA O RISCO DE CÂNCER E OUTRAS DOENÇAS SÉRIAS.
- O CÂNCER DE PELE É O TIPO MAIS FREQUENTE NO BRASIL.É MAIS COMUM EM PESSOAS COM MAIS DE 40 ANOS.90% DOS CASOS ESTÃO RELACIONADOS À EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AOS RAIOS NOCIVOS DO SOL(UV -ULTRAVIOLETAS) E SEUS EFEITOS CUMULATIVOS. A PREVENÇÃO APRESENTA ALTOS PERCENTUAIS DE CURA,SE FOR DETECTADO PRECOCEMENTE.ALGUNS HÁBITOS.COMO:
a) -O USO DO FILTRO SOLAR COM PELO MENOS FPS(FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR 30;
-APLIQUE O PROTETOR SOLAR 30 MINUTOS ANTES DE SE EXPOR AO SOL.REAPLIQUE QUANDO FOR PERMANECER MAIS DE 2 HORAS AO SOL OU QUANDO O FILTRO FOR RETIRADO POR CONTATO COM A ÁGUA OU SUOR.MESMO NOS DIAS NUBLADOS É PRECISO UTILIZAR O FILTRO SOLAR, POIS A RADIAÇÃO SOLAR ESTÁ PRESENTE (MORMAÇO).NÃO SE ESQUEÇA DE PROTEGER ORELHAS,LÁBIOS,PESCOÇO,DORSO DAS MÃOS E DOS PÉS E ONDE O CABELO ESTEJA EM POUCA QUANTIDADE.
b) A NÃO EXPOSIÇÃO AO SOL ENTRE 10:00HS E 16:00HS.

- OBESIDADE E VIDA SEDENTÁRIA. ESSES DOIS COMBINADOS SÃO RESPONSÁVEIS POR 20% DOS CASOS DE CÂNCER DE MAMA,50% DOS CARCINOMAS DE ENDOMÉTRIO(CAMADA QUE REVESTE A PARTE INTERNA DO ÚTERO);25% DOS TUMORES MALIGNOS DO CÓLON (INTESTINO GROSSO);37% DOS CASOS DE ADENOCARCINOMA(CÂNCER DO ESÔFAGO).

- INFECÇÕES QUE INFECTAM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS MAS QUE CAUSA DOENÇA APENAS NAS PREDISPOSTAS GENETICAMENTE, NAQUELAS COM DEPRESSÃO IMUNOLÓGICA E NAS QUE VIVEM EXPOSTAS A OUTROS AGENTES CANCERÍGENOS(RADIAÇÃO DA LUZ SOLAR, RAIOS X, AGENTES QUÍMICOS);- GERMES /MICRÓBIOS(VÍRUS-RETROVÍRUS,BACTÉRIAS FUNGOS,PARASITAS E ATÉ ALGUNS VERMES).

OBS.: VÁRIOS MEDICAMENTOS IMUNOSSUPRESSORES E DROGAS UTILIZADAS NA QUIMIOTERAPIA PODEM INDUZIR O APARECIMENTO NO FUTURO DE LEUCEMIAS,LINFOMAS E OUTROS TIPOS DE CÂNCER. FIQUE ATENTO! CASO TENHA FEITO ESSA TERAPIA.
-O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum entre os seres humanos. O carcinoma, tipo menos agressivo, responde por 95% dos casos e, desse total, 75% são carcinomas basocelulares. Detectados precocemente, esses tipos possuem índices de cura próximo de 100%. O porém é que a maioria desses tumores ocorre em áreas expostas, especialmente no rosto. Lesões pré-cancerosas e de áreas com múltiplas lesões de potencial cancerígeno(campos de cancerização), geralmente localizadas em partes expostas, como couro cabeludo, rosto, e antebraços. Quanto mais precoce o diagnóstico do carcinoma basocelular superficial, maior a possibilidade de poder contar com a terapia fotodinâmica (tratamento para lesões superficiais) como alternativa ao tratamento cirúrgico.

-Hormônios e câncer: os trabalhos que mostram a correlação entre progesterona e câncer usaram, na verdade, progestina (sintética) e não progesterona natural. Não é o estrogênio que causa câncer, mas a dose excessiva e a dominância estrogênica aumentam o risco.
Câncer de pulmão, de difícil diagnóstico;
- Câncer de estômago, o maior fator de risco é o contato com a bactéria Helicobacter pylori, presente em alimentos e água potável.Comida com conservantes, como enlatados, potencializa as chances de tumor;
- Câncer de colorretal, idade e fatores genéticos são as maiores causas. A doença começa com o surgimento de tumores benignos no intestino grosso.Exames de fezes podem detectá-la nesse estágio, quando há boas chances de cura;
-Câncer de próstata, idade é o maior fator de risco, mas a alimentação rica em gordura animal e obesidade contribuem;No câncer de próstata as chances de cura chegam a 97%, quando descoberto em fase inicial(diagnóstico precoce).O não é resultado da popularização do toque retal e da medição no sangue de uma proteína a PSA, sinalizadora do aumento prostático e na urina de uma outra proteína, a EN2, também indicativa da existência do câncer.
-Câncer de mama, é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo.Seu diagnóstico é fácil.Basta fazer o autoexame de toque das mamas e a mamografia.Se descoberto precocemente, há grandes chances de cura;
-Câncer, Cirrose hepática, relacionada ao alcoolismo, provoca metade das ocorrências.Também é muito ligado à hepatite C e a hepatite B, que pode ser prevenida por vacinação;
-Câncer de sangue leucemia, é provocado pela proliferação descontrolada dos glóbulos brancos no sangue.Surge devido a radiação, tratamento de outro câncer ou motivos genéticos;
-Câncer de útero, causado principalmente pelos vírus HPV, comumente adquirido por contato sexual.O papanicolau, exame recomendado às mulheres é o método usado para descobrir o tumor.O câncer de colo de útero normalmente é associado ao início precoce das atividades sexuais, grande número de parceiros sexuais, gravidez na adolescência, entre outras razões. Um fato interessante é que esse tipo de câncer está associado também com baixo nível socioeconômico.uma alimentação pobre em Vitamina C também se relaciona com a doença.Relaciona o consumo de refrigerantes e outras bebidas adoçadas com açúcar com a chance de desenvolver um dos tipos do câncer do endométrio.É importante destacar que o aumento dos níveis de estrógeno é considerado o grande responsável pela doença, Aparentemente esse tipo de câncer está muito relacionado com o tipo de alimentação e com a obesidade.


HPV A transmissão dos quatro tipos do papilomavírus humano (HPV), uma das principais causas do câncer de colo do útero, ocorre via relação sexual. Nos homens, o risco é de câncer no pênis e verrugas genitais. Portanto as três doses, que protegem contra quatro tipos de vírus,  devem ser ministradas, de preferência, por volta dos 11 anos de idade, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda e de cinco meses entre a segunda e a terceira. 400 vezes maior é o risco de uma mulher infectada pelo HPV 16, desenvolver câncer de colo de útero quando comparada a uma que não foi infectada pelo vírus.  - O HIV é muito pequeno, penetra facilmente nas mucosas genitais durante o sexo, e delas vai para a corrente sanguínea, onde encontra sua vítima: as células T(do sistema imunológico).Embora seja dividido em somente dois tipos, 1 e 2(que têm origem em primatas diferentes), ele sofre constantes mutações dentro de cada tipo. Estima-se que a capacidade de mutação seja mil vezes maior que a do genoma humano.Isso o torna imprevisível e complica bastante as coisas.No começo, a pessoa não sente nada, no máximo febre e um mal-estar discreto, após alguns anos, o sistema imunológico fica comprometido - e a Aids se instala.Um paciente que carrega o vírus há dez anos, por exemplo, já está com danos graves ao sistema imunológico.A quimioterapia só funciona bem com tumores que se multiplicam bastante(porque ela age na reprodução celular).O tratamento precoce é importante.Se uma grávida sabe que tem o vírus da Aids e recebe o tratamento adequando, com medicamentos antiretrovirais, há 96% de chance de que o bebê nasça sem o vírus.Mas notícias promissoras não significam que devamos baixar a guarda.Pelo contrário.A prevenção e o sexo seguro(com camisinha) continuam sendo essenciais. para de fato vencer a Aids, a humanidade terá  de apelar para as armas mais poderosas que existem: a inteligência e o bom senso. Afinal, se o vírus pode evoluir, nós também podemos. 

A incidência anual de linfoma e aumenta progressivamente com a idade. Este tipo de câncer começa no sistema linfático, que é responsável pela defesa natural do organismo. Composto por vasos linfáticos e linfonodos, popularmente chamados de ínguas, que capturam e eliminam bactérias e outras substâncias nocivas ao corpo. Grupos de linfonodos são encontrados no pescoço, axilas, tórax, abdome e virilhas. Dentro existem linfócitos, que em determinado momento, começam a se multiplicar e crescer desordenadamente dando origem ao linfoma. Os dois tipos principais de linfomas: linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin(LNH). O linfoma de Hodgkin tem alto índice de cura.O linfoma não-Hodgkin é o mais comum e apesar de existirem mais de 30 subtipos de LNH, o difuso de grandes células B é o mais frequente, seguindo pelo linfoma folicular. O linfoma de grandes células B é uma forma agressiva de linfoma e possui crescimento rápido, levando a complicações graves se não rapidamente tratado, enquanto o linfoma folicular possui padrão de crescimento lento e pode não necessitar de tratamento , mais frenquênte em pessoas acima de 60 anos.
-Sarcomas , tipo de câncer que atinge ossos, músculos, tendões e articulações. Atinge sobretudo, quem está em fase de crescimento, acredita-se que seja causado por falhas no processo de multiplicação das células, nessa etapa da vida. Os tipos mais comuns são o osteossarcoma e o sarcoma de Ewing, que acometem principalmente , joelhos ombros e quadris. O diagnóstico diferencial é fito por meio de exames como radiografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética. O tratamento e cirurgia e quimioterapia, com o objetivo de evitar metástases pulmonares ou ósseas tardias. O diagnóstico precoce é a melhor forma de o paciente atingir a cura total. Por isso , dor e inchaço local persistentes que não regridem após algumas semanas de tratamento com anti-inflamatórios, são um alerta para buscar, sem demora uma investigação médica mais aprofundada. Se manifesta também em músculos e ligamentos.  

Obesidade sarcopênica = perda de massa magra e o acúmulo de gordura, em especial na barriga. Mas atinge só quem passou dos 60,70,80... anos Uso de certos remédios, tabagismo e presença de doenças. Também chama atenção o caso dos jovens falsos magros , que têm IMC normal, mas pouco músculo e gordura de sobra... – situação mais evidente entre as mulheres. “ se elas estão assim aos 20 ou 30 anos, fatidicamente apresentarão uma sarcopenia importante após a menopausa, com a perspectiva de muitas limitações na velhice. O melhor remédio contra a sarcopenia é musculação. Dietas ricas em proteína e suplementos também entram na receita. Lembrando que cada caso é um caso !

-LÚPUS Várias doenças em uma  - O lúpus é uma doença autoimune ocasionada por um desequilíbrio do sistema responsável por garantir o bom funcionamento do organismo, que passa a produzir anticorpos que atacam as proteínas presentes nos núcleos das células, erroneamente identificadas como prejudiciais a saúde. Os sintomas podem aparecer progressivamente ou evoluir de forma rápida, e , por serem tão singulares, tornam o tratamento difícil. A recomendação dos reumatologistas é de que ele seja o mais particularizado possível. Apesar da complexidade e da variedade, a doença pode apresentar, inicialmente, sintomas como emagrecimento , lesões cutâneas, dor nas juntas, queda de cabelo, aftas, febre, perda de apetite e fraqueza. Os quadros mais preocupantes da doença envolvem o comprometimento do coração, cérebro e rins, sendo a insuficiência renal a mais grave dentre todas as complicações. A incidência entre as mulheres seja nove vezes maior do que nos homens. Embora mais frequente em torno dos 20 ou 30 anos, a disfunção também pode acometer crianças e idosos. Os tipos de lúpus cutâneo (localizado) e sistêmico são os mais frenquentes. O primeiro é mais conhecido pelo aparecimento de  manchas avermelhadas, principalmente na região do colo, orelhas, maçãs do rosto e nariz. Já o segundo costuma atingir diferentes órgãos, membranas e grande articulações. Com tamanha variedade de sintomas, identificar o lúpus exige minuciosa avaliação clínica e a realização de alguns exames de sangue, de urina e de imagem. A dosagem do fator antinuclear (FAN_ é uma importante ferramenta para um diagnóstico preciso. Por ser uma doença crônica, é essencial o acompanhamento regular, que deve ser definido de acordo com o nível de atividade e a evolução do lúpus. -Revista Veja 31 10/2012
doença de Crohn é um tipo de doença inflamatória intestinal (DII) que pode afetar qualquer parte do aparelho digestivo, desde a boca até ao ânus. Podem também ocorrer complicações fora do aparelho digestivo, entre as quais anemiaexantemaartriteinflamação do olho e fadiga podem causar sintomas semelhantes estão a colite ulcerativa, a síndrome do intestino irritável. (continue lendo essa ótima matéria que faz parte da : https://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Crohn).

POSTADO POR: Darlene Guedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário