domingo, 1 de dezembro de 2013

DOENÇAS RELACIONADAS AO SANGUE

-ANEMIA SE DÁ DEVIDO A FALTA DE VITAMINA B12.
-SDU(SÍNDROME MIELODISPLASICA) DOENÇA RELACIONADA AO SANGUE E A MEDULA ÓSSEA (TUTANO, TECIDO GELATINOSO QUE PREENCHE A CAVIDADE INTERNA DE VÁRIOS OSSOS E QUE TAMBÉM FABRICA O SANGUE)COM ANEMIA REFRATÁRIA (ANORMALIDADES NAS CÉLULAS SANGUÍNEAS).MAIS COMUMENTE EM IDOSOS. SINTOMAS MAIS FREQÜÊNTES:
-SANGRAMENTOS (TROMBOCITOPÉNIA=REDUÇÃO DAS PLAQUETAS QUE SÃO FRAGMENTOS DO SANGUE QUE PARTICIPA NA COAGULAÇÃO);

 -INFECÇÕES (NEUTROPENIA=DIMINUIÇÃO DOS NEUTRÓFILOS E LEUCÓCITOS QUE SÃO OS GLÓBULOS BRANCOS DO SANGUE E QUE ATUAM NAS DEFESAS  DO ORGANISMO(SISTEMA IMUNOLÓGICO).

 - PODENDO LEVAR À LEUCEMIA(CÂNCER DO SANGUE).

-Células hematopoiéticas formam células sanguíneas;Células mesenquimais originam músculos, ossos,cartilagens e gorduras.
-O AVC ocorre quando parte do cérebro deixa de ser irrigada, seja em razão do bloqueio de um vaso sanguíneo ou o seu rompimento.
-O AVC isquêmico caracteriza-se pela interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro, normalmente associado à presença de coágulos ou placa aterosclerótica. Já o tipo hemorrágico ocorre em virtude do extravasamento de sangue graças a uma ruptura de algum vaso sanguíneo, podendo ocorrer, por exemplo, pelo rompimento de um aneurisma. O principal tipo de AVC é o isquêmico, acontecendo em cerca de 80% dos casos.Existe ainda o AIT, o ataque isquêmico transitório. Ele assemelha-se a um AVC, porém dura um tempo menor e não causa lesões. O paciente apresenta sintomas como dormência e paralisia, que de maneira geral não duram mais que uma hora. Em virtude dos sintomas logo desaparecerem, muitas vezes o médico não é consultado. Entretanto, pesquisas comprovam que um verdadeiro AVC ocorre em 30% dos casos após até dois dias do AIT. É importante ficar atento a alguns sintomas! Caso você ou alguma pessoa próxima sinta parte do corpo paralisada ou dormente de maneira súbita, dificuldade de fala e compreensão, dor de cabeça extremamente forte e inesperada, perda da visão ou visão dupla, além de perda de memória, é necessário procurar imediatamente um médico. Lembre-se de que tratamento imediato é a chave para evitar possíveis incapacitações. Médicos afirmam que o atendimento até 4 horas e meia a partir do início dos sintomas aumenta as chances de se conseguir uma boa resposta aos tratamentos, ou seja, diminui os riscos de lesões graves.Algumas pessoas estão mais propensas a apresentarem um AVC por possuírem alguns dos fatores de risco. Dentre os fatores que contribuem para o acidente vascular cerebral, podemos destacar: hipertensão arterial, doença cardiovascular, aterosclerose, diabetes mellitus, obesidade, sedentarismo, tabagismo, doenças genéticas de coagulação, idade avançada e histórico de AVC.Após o AVC, o paciente necessitará de acompanhamento de uma equipe multiprofissional para que a recuperação seja satisfatória, sendo importante também o envolvimento de amigos e familiares. Um fisioterapeuta será de extrema importância em casos em que houve o acometimento das funções motoras. Um terapeuta ocupacional poderá ser útil para garantir maior independência ao paciente. Fonoterapia pode ajudar nos casos de distúrbios da fala. Por fim, um psicólogo poderá ajudar na aceitação e estimular a reabilitação após o AVC,que pode ter diferentes dimensões, podendo em alguns casos não deixar sequelas e, em outros, levar à morte.Vanessa dos Santos Mestre em Biologia
-TROMBOSE ARTERIAL -  Doença que provoca coágulos no sangue, pode atacar o pulmão , o cérebro e até mesmo braços e pernas. Em casos mais graves, pode levar à morte. E o maior risco é o trombo deslocar para o cérebro, para o pulmão, para o coração e a circulação arterial do sangue, também ataca os rins.  Diversos fatores de risco contribuem para o surgimento da doença. Há o grupo das pessoas mais suscetíveis e o grupo que têm predisposição para desenvolver a trombose , todas devem tomar medidas de prevenção, conforme orientação médica.Salo Buksman, chefe do Departamento de Medicina Interna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.
 - Qualquer pílula oral combinada aumenta o risco de trombose. Por isso elas são contraindicadas em determinados casos, como naqueles em que a paciente é fumante ou tem histórico familiar de problemas circulatórios. - Mário Martinez, chefe da equipe de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Luiz.
 CORAÇÃO E SUAS COMPLICAÇÕES

-GORDURAS=PROTEÍNAS:PARA MANTER  CORAÇÃO SAUDÁVEL EVITE GORDURAS ANIMAIS. UTILIZE ÓLEO RICO EM POLIINSATURADOS COMO O DE MILHO OU DE GIRASSOL OU DE PEIXE.

-As pessoas que apresentam risco de morte súbita são pacientes que já sofreram infarto; têm uma disfunção no coração, uma doença no músculo cardíaco, ou seja, o coração crescido; ou apresentam alguma cardiopatia e outras doenças que ocorrem no músculo do coração. Um número menor de pessoas com risco engloba pacientes jovens com arritmia de origem genérica. 50%  dos pacientes que enfartam morrem antes de chegar ao hospital para receber o primeiro atendimento. " Porque a causa da morte é uma arritmia, os sobreviventes, são os que dá tempo de chegar com dor, com alguma coisa que os médicos consegue entender. Por isso é tão importante fazer avaliação da saúde. 

-Angina refratária(uma obstrução das artérias coronárias e impede que o coração receba a quantidade necessária de sangue/dá dores no peito...). 

-Angina: todas as doenças em que o músculo cardíaco fica inflamado, fraco e com capacidade reduzida pectoris : termo médico para dor no peito. Ocorre quando o músculo cardíaco não recebe a quantidade de sangue necessária devido à obstrução das artérias.

-Sístole é o movimento de contração do coração, quando ele ejeta o sangue para os outros órgãos tecidos.
-Cardiomiopatia de bombear o sangue. A piora pode levar a insuficiência cardíaca e arritmia.


Síncope : é o popular desmaio, ou perda temporária de consciência. Ocorre devido à redução temporária do fluxo sanguíneo para o cérebro. Raramente é causada por doenças cardíacas. Quando isso ocorre, é pelo mau funcionamento elétrico do coração – que bate em ritmo mais rápido ou mais lento – ou por estreitamento das válvulas cardíacas.

BIBLIOGRAFIAS:

 Correio de Uberlândia 20/04/2014 

http://www.coracaoalerta.com.br/

POSTADO POR: Darlene Guedes.