segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

DA GRAÇA DE DEUS/ DOUTRINA E SAUDAÇÃO

1 -  SOBRE A TRINDADE:

-Isaías 44:3 Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. = Deus dizendo sobre Jesus: "água sobre os sedentos", e o Espírito Dele, que é o Espírito Santo - Espírito Santo de Deus.
-Êxodo 4:16  E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
-Êxodo 7:1 ENTÃO disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto por Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta. = Porquanto Moisés era gago e Arão falava por ele, o que o Senhor dizia através de Moisés.
-Isaías 45:14-15 ... Deveras Deus está em ti, e nenhum outro deus há mais.  - Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador. = Aqui, o Senhor fala o que os povos dirão de Ciro. Porquanto Deus operara grandemente através de Ciro, remindo salvando o povo de Israel do cativeiro.
-Josué 5:14  E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? = exército de Deus.


-Gênesis  15:1  a Palavra de Deus a Abrão em visão
-Gênesis 15:2  Então disse Abrão: Senhor Jeova...
-Gênesis 17:1 ao 3  Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. - E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. - Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
-Gênesis 26:5 Porquanto Abraão obedeceu à minha voz,...
-Êxodo 3:16  "me apareceu " = se fez presente pelo fogo na sarça(sarçal) e pela voz.
-I Reis 5:5,15  -  I Reis 9:2  que Deus aparecera essas duas vezes para Salomão em sonho.
-Gênesis 17:22  Ao acabar de falar com Abraão, subiu Deus de diante dele. = Deus apareceu à Abraão(se fez presente pela voz), e não fisicamente, fazendo assim presente. E disse para Abraão considerar que estava sempre na presença de Deus, junto a Deus.
-Gênesis 28:13 "A visão da escada de Jacó " - E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor; o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque...
-Gênesis 35:1 DEPOIS disse Deus a Jacó :Levanta-te , sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste diante da face de Esaú teu irmão.
-Gênesis 35:2  Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: ... v 3 um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia... = se referindo a Deus propriamente dito. Ele disse que respondeu e não que o viu. A palavra respondeu, está significando que Deus ouviu o problema, o lamento de Jacó.

-Gênesis 3:1   Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? V2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, V3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. V4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. V5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. = Então desde o princípio da criação, entende-se que há um Ser Superior - Deus. Como nome do próprio Deus: Deus.
-Gênesis 4:7  Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.  = todos são sujeitos, expostos ao pecado, mas deve suportar, não cedendo ao pecado.
Gênesis 4:9   -E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?   V 13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.  =  Caim, Abel, Adão e Eva certamente cultuavam à Deus. Então todos sabiam da existência de Deus. 
-Gênesis 4:13  Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.  V 14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.  - V 16  E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.   =  Caim não mais buscou a face de Deus. Não andou mais nos caminhos de Deus. = Caim não buscou o perdão - não perdoou a si mesmo.

Então disse Manoá ao Anjo do Senhor: Deixa que te detenhamos, para que te preparemos um cabrito. Porém o Anjo do Senhor disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não poderei comer de teu pão; mas se queres fazer um holocausto, oferece-o ao Senhor. Porque Manoá não sabia que aquele era o Anjo do Senhor. E Manoá ainda perguntou ao Anjo do Senhor: Qual é o teu nome, para que possamos te honrar quando a tua palavra se cumprir? Ao que o Anjo do Senhor lhe respondeu: Por que me perguntas o meu nome? Ele é incompreensível. Então Manoá pegou o cabrito com a oferta, e ofereceu-o sobre a rocha em holocausto ao Senhor. Então o Anjo fez algo espantoso enquanto Manoá e sua mulher observavam: Ao subir a chama do altar para o céu, subiu com ela o Anjo do Senhor. Ao verem isto, Manoá e a sua mulher caíram com o rosto em terra. E ao desaparecer o Anjo do Senhor à vista de Manoá e de sua mulher; Manoá se deu conta de que aquele era o Anjo do Senhor (o filho de Deus - que é como Deus). Então ele disse à sua mulher: Certamente morreremos, pois vimos a Deus. Mas a sua mulher respondeu: Se o Senhor quisesse nos matar, não teria aceito o holocausto e a oferta, não teria nos mostrado tudo o que vimos, nem teria nos comunicado essas coisas. (Juízes 13:15-23). 

-João 10:30 Eu e o Pai somos um. = Então se Deus é um com Jesus. Por isso o nome(Deus) dele está em Jesus.
---Isaías 7: 14 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.
-Isaías 8:8 E passará a Judá inundando-o, e irá passando por ele e chegará até ao pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da terra, ó Emanuel.
-Mateus 1:23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chama-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.
-Marcos 12:35ao37 -  E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi? O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O  Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Pois, se Davi mesmo lhe chama Senhor, como é logo seu filho? E a grande multidão o ouvia de boa vontade.
- João 1:18 Deus nunca foi visto por alguém. Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o fez conhecer.  
-João 10:30 "Eu e meu Pai somos Um" 
- O Senhor Jesus não alegou divindade. Foi Deus que deu divindade para o Senhor Jesus.  -  Salmos 45:2-.6-7 "Descrição profética da união entre Cristo e a a sua igreja" = "tu é mais formoso do que os filhos dos homens, a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre. - "O  teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; ... - "... por isso Deus(chama Jesus de Deus), o teu Deus te ungiu com óleo de alegria,... "- João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus...
-Filipenses 2:4-5-6  Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.  =exemplo=  se o filho do dono da empresa, reivindicar ser o dono da empresa , porque é filho. Não deve ser assim, porque ele deve respeitar que o pai é o dono. Assim como Jesus, que sendo como Deus, Filho de Deus, e não é  Deus (o pai).

-Lucas 20:37  -  E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. = porque quem morreu e ressuscitou foi o Senhor Jesus. Está se referindo à Jesus. Porque o Senhor Jesus estava ali vivo diante de Moisés e Elias. -  
Lucas 9:30-31 E eis que estavam falando com Ele(Jesus) dois homens, que eram Moisés e Elias, Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
-Atos 7:30... apareceu-lhe o anjo do Senhor, no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo de um sarçal.  v 31 ... foi-lhe dirigida a voz do Senhor, v 32 Dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus d'Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés, todo trêmulo, não ousava olhar. Atos 7:34 Agora, pois, vem, e enviar-te-ei ao Egito.  -  v 35 ... pela mão do anjo que lhe aparecera no sarça. = O Anjo do Senhor (Jesus) apareceu numa chama de fogo. E Deus apareceu no fogo total, e em voz falava.

-Êxodo 3 = O Anjo do Senhor (Jesus) apareceu na chama, na sarça que não se queimava. Deus no Fogo que queimava a sarça(sarçal).
-Deuteronômio 33:16  que a plenitude, benevolência e benção daquele que habitava na sarça(Deus é quem habitava na sarça, através do Fogo), venha sobre José e Judá. 

- Gênesis 16 : 7,8,9,10,11  E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. - E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora. - Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos. Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será. -  Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor (Deus) ouviu a tua aflição.
-Gênesis 16:13  E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê? =  Sarai viu e falou com o Anjo do Senhor( Jesus e o chamou de Deus).
-Gênesis 1:1 Disse / Fez = No princípio criou Deus os céus e a terra...  E disse Deus haja luz ... e fez Deus separação... - E disse Deus haja expansão... e fez Deus a expansão... - E disse Deus produza a terra...  E a terra produziu... - E disse Deus : Haja luminares... e fez Deus os dois grandes luminares... E disse Deus : produzam as águas... e Deus criou as grandes... E disse Deus: produza a terra alma... E fez Deus as bestas-feras... E disse DeusFaçamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou... = O homem é a imagem de Deus e de Jesus.
-Gênesis 1:26 E disse Deus: Façamos o homem"à nossa" imagem conforme "à nossa" semelhança;"
-Gênesis 1:27 "E criou Deus o homem á sua imagem" = quem criava era o verbo, a Palavra do Senhor Deus, ou seja, o Senhor Jesus. Então o Senhor Jesus Criou o homem à sua imagem (como a Ele Mesmo).     E    "à imagem de Deus o criou". = e também criou o homem na imagem do Senhor Deus. Logo ,  Ele criou o homem como imagem Dele(Senhor Jesus) e como  imagem do Senhor Deus. Então Jesus é a imagem de Deus. 
-Gênesis 1:27 "macho e fêmea os (está no plural, quer dizer que não foi criado apenas um. Mas sim, dois) criou. - Gênesis 2:22,23,24,25  " E ambos estavam nus,"   -   "da costela que tomou do homem, formou uma mulher: e trouxe-a a Adão.   -   "o homem e a sua mulher"    -    " e trouxe a Adão ".    -  Gênesis 1:24ao31 " No sexto dia da criação de Deus, foram criados mais animais, o homem , o jardim do Éden e a mulher. O homem foi criado na terra e levado para o jardim do Éden. (Gênesis 1:28ao30 - Gênesis 2:8 ). = "criação de Deus" = Jesus cria, mas a criação de de Deus porque é Ele quem designa.
-Hebreus 12:24 E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. 
-Hebreus 9:15  E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. 
-Lucas 22:42  Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. 
-Então,  o Senhor Deus designa e Senhor Jesus faz (cria) a vontade de Deus.
 Jó 4:17  Seria porventura o homem mais justo do que Deus? Seria porventura o varão mais puro do que o seu Criador? = Comparando um varão com o outro ( que um varão não é mais puro do que o varão Jesus (o Criador).

-Gênesis 12:7 E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhorque lhe aparecera. = à aquele Senhor que lhe aparecera, porquanto não sabia quem era o Senhor. v 08 edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor. = Abrão referindo a Deus.
-Gênesis 18 (Aparecem três anjos a Abraão). v1 DEPOIS apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre  estando ele(Abraão) assentado à porta da tenda, quando tinha aquecido o dia. = então Deus aparecera à Abraão nos carvalhais (grandes árvores, carvalho para construção).
-v2 E levantou os olhos, e olhou, e eis três varões, estavam em pé  junto a ele(junto à Deus). = porquanto Deus não aparecia fisicamente a Abraão, mas os três varões, ele os viu fisicamente. "...correu da porta da tenda ao seu encontro, e inclinou-se à terra,..."  : v3 E disse: Meu Senhor... v10 E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; (Jesus disse que tornaria a eles e Sara terá um filho). v13 E disse o Senhor...(Jesus) v14 Haveria cousa alguma difícil ao SENHOR? (ou seja à Deus).  ---  (Título "Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra")
-v17 E disse o Senhor...(Jesus): Ocultarei....v19... para que guardem o caminho do SENHOR...(ou seja o caminho de Deus)...      "Para que o Senhor(Jesus) faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado." ( Deus que fala -Gênesis 18:20 Disse mais o SENHOR...(como se já tivesse dito algo anteriormente) v21 Descerei agora, e verei... segundo este clamor, que é vindo até mim...(Deus falando). - quem tem falado de Abrão? Deus.: (Título "Deus chama Abrão e lhe faz promessas"que seria uma grande nação (Gênesis 12:1 ORA, o Senhor disse a Abrão...Gênesis 12:2 E far-te-ei uma grande nação... Gênesis 12:3... e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 15:18 Naquele mesmo dia fez o SENHOR... = Deus.
-Gênesis 18:v21 Então viraram aqueles varões  o rosto dali, e foram-se para Sodoma;(os dois anjos foram para Sodoma Gênesis 19:1 E VIERAM os dois anjos a Sodoma à tarde,...) mas  Abraão   ficou ainda em pé diante da face do Senhor (de Jesus). Título: Abraão intercede com Deus pelos homens (aqui ele fala com Jesus, então chama Jesus de Deus) : Gênesis 18:23 E chegou-se Abraão, dizendo...v25 Longe de ti que faças tal cousa,...(que Eu=Jesus) - Não faria justiça o Juiz de toda a terra? (Jesus fala Dele mesmo, que Ele é o Juiz de toda a terra). v26 Então disse o Senhor... v27me atrevi a falar ao Senhor...v28 E disse... (o Senhor disse). v29 E continuou ainda a falar-lhe e disse...(Abraão disse) E disse... (o Senhor disse).v30 Disse mais : Ora não se ire o Senhor...(Abraão disse), E disse...(o Senhor disse). v31 E disse : Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor...(Abraão dizendo ao Senhor) E disse...(o Senhor disse). v32 Disse mais... Ora não se ire o Senhor...(Abraão disse ao Senhor) , E disse... (o Senhor disse). v33 e foi-se o Senhor, quando acabou de falar a Abraão (Jesus acabou de falar e foi-se).

-Gênesis 24:7  "Abraão manda seu servo buscar uma mulher para Isaque" - O Senhor Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face (Jesus), para que tomes mulher de lá para meu filho.(o anjo do Senhor fazia  acontecer - Jesus)-Gênesis 24:21 E o varão estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o Senhor havia prosperado a sua jornada, ou não. Gênesis 24:26 Então inclinou-se aquele varão, e adorou ao SenhorGênesis 24:27 E disse: Bendito seja o Senhor Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a usa beneficência e a sua verdade de meu senhor: quanto a mim, o Senhor me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor.= Então o servo vê a beneficência de Deus e que fora guiado pelo Anjo de Deus Jesus). Gênesis 24:40  E ele me disse: O Senhor(Deus), em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo(Jesus) contigo, e prosperará o teu caminho para que tomes mulher para meu filho da minha família e da casa de meu pai: Gênesis 24:42... Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão ! se tu agora prosperas o meu caminho, no qual eu ando,.Gênesis 24:44 E ela me disser: Bebe tu também, e também tirarei água par os teus camelos, esta seja a mulher que o Senhor desingou ao filho de meu senhor. Gênesis 24:48(depois do encontro com Rebeca,o servo de Abraão adora a Deus que enviou o Seu Anjo (Jesus) para fazer acontecer) : Gênesis 24:50 Jesus fez com que Labão e Betuel concordassem em deixar Rebeca ir. E inclinando-me adorei ao Senhor, e bendisse ao Senhor, Deus do meu senhor Abraão que me havia encaminhado pelo caminho da verdade, para tomar a filha do irmão de meu senhor para seu filho. Gênesis 24:52 E aconteceu que o servo de Abraão, ouvindo as suas palavras, inclinou-se à terra diante do Senhor. = Porque ele sabia que o Senhor(o Anjo de Deus - Jesus) estava presente, porque tudo acontecia, confirmando) e adorou a Deus. Gênesis 24:56 Ele porém lhes disse: Não me detenhais, pois o Senhor tem prosperado o meu caminho; deixai-me partir, para que eu volte a meu senhor.
-"O anjo do Senhor.(Jesus) "Todos os anjos são de Deus,. Foram criados por Deus. Então essa maneira de referir, de destacar, é porque se estava falando de um anjo específico, ou seja o anjo que saiu de Deus, que foi gerado por Deus = O Senhor Jesus.
E um anjo do Senhor

-Lucas 1:11 E um anjo do Senhor lhe apareceu, ... v18 Disse então Zacarias ao anjo:... v19 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.

-Gênesis 32:1,2 Jacó também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os anjos de DeusE Jacó disse, quando os viu: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar Maanaim.
-Gênesis 32:22 "Jacó passa o vau de Jaboque e luta com um anjo" = TÍTULO. V24 Jacó porém ficou só; e lutou com ele um varão, ... v28 ... como príncipe lutaste com Deus e com os homens, ... v29 E Jacó lhe perguntou, e disse : Dá-me, peço-te, a saber o teu nome, E disse: Porque perguntas pelo meu nome? E o abençoou-o ali. V30...Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. =  Jacó lutou com um celestial como um príncipe ou seja como um ser de natureza celestial-Jesus tem natureza de Deus e de homem-é quem por Deus nos abençoa-ninguém viu a Deus, e ele viu através do anjo com o qual lutara-a salvação é através de Jesus(portanto, se trata de Jesus que Jacó lutara).

-Êxodo 33 e Atos 7:38 Deus passara a não estar mais no meio do povo e envia o Anjo. Êxodo 33:14 Disse pois : Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
-Colossenses 1:15  O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;  No título ... Jesus Cristo, o autor da nossa redenção, a imagem de Deus invisível, Criador de todas as coisas e Cabeça da igreja.
-II Coríntios 4:4 ... de Cristo, que é a imagem de Deus.

-Jó 19:25-27 “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim”. - Jó sabia que seu “Redentor” é vivo e que viria à terra. Então quem veio a terra e é o Redentor é Jesus ,então Jó fala de Jesus.
-Salmos 110:1.“Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés”.  = Davi disse : - Disse Deus a Jesus.
-Isaías 9 " O advento e o poder do Messias - Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será : Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz.(porque é mais do que os anjos).
Zacarias 9:9  Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.

-João 20:28 Tomé respondeu e disse lhe: Senhor meu, e Deus meu !
-Isaías 53 v 1 = Jesus é o Braço Forte de Deus. V2 que Jesus se fez na presença de Deus. E restante dos versos falam sobre Jesus.
-Miquéias 5:2 E tu, Belém Efrata, ... de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
-Salmos de Davi 2:7 (... a vitória do Messias)Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. =Davi estava dizendo aceitar a determinação, desígnio de Deus a respeito do Messias(redentor), que Ele é o Filho gerado de Deus.
-Salmo de Davi 2:12 Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam. = Aprovai o Filho(Jesus), para que em vida sejam salvos da condenação do pecado no fogo eterno; amados de Deus são os que em Jesus confiam, que o aprovam, receberão a vida eterna.
-Marcos 5:7... Jesus Filho do Deus Altíssimo ? ...= o demônio no gadareno, confessa que Jesus é Filho de Deus.
-Lucas 1:31,32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo... 
-Lucas 1:35 ... pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado de Filho de Deus.

-Isaías 29:23  Mas quando vir a seus filhos, a obra das minhas mãos, no meio dele(povo de Ariel) santificarão o meu nome, e santificarão ao Santo de Jacó(Senhor Jesus), e temerão ao Deus de Israel. = Profecia sobre o Senhor Jesus como Salvador e mensageiro da vontade de Deus.
- Isaías 53:2  Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. = falando que Jesus se fez na presença de Deus e falando do aspecto e aparência de Jesus.
- Hebreus 1:1,2 ... a nós falou-nos nestes últimos dias pelo filho A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo (fala de Jesus). 
-Hebreus 1:10 E; Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos:... (Paulo se refere ao Senhor Jesus)
-Jó 38:4 Onde estavas tu, quando eu fundava a terra?... (aqui Deus se refere a Ele como fez o mundo), então se refere a Ele como a Jesus.
-João 16:27  Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus.
-João 17:8  Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.

-João 16:10,15,16,17,23,26,27,28  
-João 17
-Gênesis 1:26  -  João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus...
-Isaías 40:3 Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor(Jesus):endireitai o ermo vereda a nosso Deus.
-Isaías 41:1ao4 - Isaías 48:12 - "eu sou eu mesmo, eu o primeiro, eu também o último(Jesus o primeiro que foi feito e o último, sacerdote). 
Colossenses 1:15 ao 19 = 
-O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
-Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele.
-E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
-E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
-Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,

-Apocalipse 2:8 ...o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu.
 -Atos 3:22,24 e Atos 7:37 -  porque Moisés disse: O Senhor vosso Deus levantará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim (Jesus): a Ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E todos os profetas, desde Samuel, todos quanto depois falaram, também anunciaram estes dias. - Atos 3:23 E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo. = Porque aquele que não escutar ao Senhor Jesus não ficará no meio do povo que será salvo por Ele. - Josué  foi profeta no lugar de Moisés. -  Deuteronomio 31: 3. Em seguida, ouvir outros profetas depois de Moisés, e Josué foi um desses profetas que viveram depois de Moisés. - Atos 3: 22-23 - Atos 7:37 
E nunca ouvi profeta como Moisés = que viu o Senhor.  -  Mesmo que Josué estava entre o povo de Israel do meio de seus irmãos (-Deuteronômio 18:15,18 Deus suscitou(instigou, fez nascer em Josué)  como profeta, no lugar de Moisés. Porquanto : -Josué era filho de Num servo de Moisés. Num e Josué eram da tribo de Efraim (Números 13:8-16 e Crônicas 7:27 e Gênesis 48:3-5), portanto da descendência de José, Jacó, Isaque, Abraão). Ainda assim, Josué não era o profeta que seria como Moisés, porque o Senhor não lhe apareceu. 
Depois veio o Senhor Jesus, que é como Moisés (viu e vê Deus).
-Eram as tribos de Israel. Ele não tinha acontecido a separação das tribos. Então, houve o título de judeus, para os que foram de Judá (tribo que não se dispersou). Moisés era da tribo de Levi, que era um dos filhos de Israel (Jacó), os descendentes de Abraão por Isaac e os judeus são descendentes da tribo de Judá (Êxodo 2: 1-2). 
Deuteronômio 18: 15,18 Deus suscitou (a Josué) como profeta no lugar de Moisés. Porque: -Josué era o filho de um servo Moisés (Nun)  e Josué era da  tribo de Efraim (Números 13: 8-16 e Crônicas 7:27 e Gênesis 48: 3-5), de modo da semente de José, Jacó , Isaac, Abraão. Efraim, um dos filhos de José que Jacó adotou como filho.

-Abraão>Jacó>José>Efraim>Nun>Josué
-Números 27:18 - Título = "Josué é projetado para o sucessor de Moisés." - E disse o SENHOR a Moisés: Toma a Josué, filho de Nun, um homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele. 
-Josué amava a Deus,  confiança em Deus e confiava em Moisés. 
- Profeta que entregou a mensagem de Deus para o povo. 
-Josué 1: 17,18 ", como em tudo o que ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a você." 
-Josué 24:24 E disse o povo a Josué: Serviremos ao Senhor nosso Deus, e ouve a sua voz. 
-Josué 3: 9 - Deuteronômio 34: 9 "E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés impôs as mãos sobre ele, e os filhos de Israel lhe obedeceram, e fizeram como o Senhor lhe ordenara. " 
Deuteronômio 34:10 E não surgiu um profeta em Israel como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face; 
-Josué Era um profeta no lugar de Moisés. 
Em seguida, houve outros profetas depois de Moisés, e Josué foi um desses profetas que viveram depois de Moisés. Deuteronômio 31: 3. 
Atos 3: 22-23 - Atos 7:37 
E nunca ouvi profeta como Moisés = viu o Senhor. 
Mesmo que Josué estava entre o povo de Israel do meio de seus irmãos. Ainda assim, Josué não era o profeta que seria como Moisés, porque o Senhor não lhe aparecera. 
Depois veio o Senhor Jesus, que é como Moisés que viu e vê Deus . 

-João 1:4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. João 1:7 ...testificasse da luz;...(João testificou Jesus).
-Hebreus 1:4,5 feito tanto mais excelente do que os anjos... Tu és meu Filho, hoje te gerei. E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho.
-Hebreus 1:8 Mas , do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino(Paulo diz aos Hebreus o que Deus fala de Jesus. Deus chama Jesus de Deus).
-João 1:26ao34... e tenho testificado que este é o Filho de Deus. 
- João 1:18 Deus nunca foi visto por alguém. O filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o fez conhecer.
-Colossenses 1:19,20 Porque foi agrado do Pai que toda a plenitude Nele habitasse. - ... todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.
-Mateus 28:18  E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 

-Apocalipse 1:1 REVELAÇÃO de Jesus Cristo... e pelo seu anjo as enviou... (título e assunto) v5 João diz que veio de Jesus a Revelação. v7 João diz como Jesus virá. 
-v8 Eu sou o Alfa e o ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso. Quem há de vir = Jesus, então se refere a Jesus. 
-v10,11 ... uma grande voz, como de trombeta... Que dizia...v13... um semelhante ao Filho do homem...v17,18... Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis que aqui estou vivo para todo o sempre. Amém...= Quem foi morto, ressuscitou e vive. Jesus(então se refere à Jesus).

-Apocalipse 21 v2... que de Deus descia do céu... v3 E ouvi uma grande voz do céu...v5E o que estava assentado sobre o trono... v6 ...Eu sou o Alfa e o Ômega... = E aqui se refere a Deus. 
-Apocalipse 21 v 9 E veio um dos sete anjos... e falou... mostrar-te-ei... v 10 E levou-me em espírito...v15 E aquele que falava comigo... v16 E v17 E mediu o seu muro...Apocalipse 22 v1 E MOSTROU-ME... mediu a cidade... Apocalipse 22 v6 E disse-me... v6...enviou o seu anjo, para mostrar ...v7 Eis que presto venho...(porque o anjo tocará a trombeta, quando Jesus vier).
- v8 E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas...prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. v 9 E disse-me: Olha não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmão... Adora a Deus. (nessa parte o anjo está falando).
-v12 E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo... v13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.=quem vem(Jesus), quem tem o galardão, a salvação (Jesus), v16 Eu, Jesus, enviei meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas: eu sou a raiz e a geração de Davi(Jesus veio da geração de Davi), a resplandecente estrela da manhã. v18 Porque eu testifico...  (então nessa parte era Jesus que estava falando).
-v20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho(refere se a Jesus). Amém.(João finaliza, sela) Ora vem, Senhor Jesus.(João diz).
-Salmo 91:1: AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. = Jesus é o esconderijo de Deus , o Altíssimo. E quem se esconde Nele descansará à sombra de Deus. - v 9:Porque tu, ó Senhor és o meu refúgio ! O Altíssimo é a tua habitação. = Porque tu Senhor Jesus és o meu refúgio ! Deus habita em ti. - v 16 : Dar-lhe-ei abundância de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.= A salvação que veio por parte de Deus é o Senhor Jesus.
-Lucas 24:27  -  E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
-Lucas 24:44  -  E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
-João 8:50  -  Eu não busco a minha glória; há quem a busque, e julgue.
-João 5:22-23  -  E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. - João 5:30 -  Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. = Porque O Senhor Jesus não desobedece a Deus e sim faz a vontade de Deus. -  João 8:15-16  -  Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo. E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou.
-João 17:10 -  E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.
-- Daniel 3:25  “Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante aos Filhos dos deuses. 
-Atos 7:30 “E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor (Jesus) no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça. “   -    Lucas 20:37 “ E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó.” e vê o Anjo do Senhor (Jesus) numa chama de fogo.

- Porque antes de Davi não tinham concepção de Filho de Deus. Mas, concepção de Deus, deus, Senhor, Anjo do Senhor. Pensaram que o Senhor Jesus era Deus. Porque era semelhante a Deus, ou seja semelhante à um deus. Então vê-se que era filho de Deus = Porque parecia Deus ou parecia um deus. E os filhos dos deuses tinham aparência de deus.  Por isso que falavam que o Senhor Jesus era Deus.
 - Gálatas 4:14  E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. 

-Salmo 2:7 Davi iria contar a todos, recitar que Deus têm um Filho. Nesse verso Deus fala do dia que gerou o Senhor Jesus. “hoje “ te gerei. Salmo 2:12” Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.”
-Marcos 12:35 ao 37 = E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi? – O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. – Pois, se Davi mesmo lhe chama Senhor, como é logo seu filho?...
Porque o pai não vai chamar o filho de Senhor. Se Jesus fosse realmente filho de Davi. Mas chama de Senhor , porque é o Filho do Senhor Deus.

-Então, o Senhor Jesus foi o primeiro da criação de Deus. Que saiu de Deus. Nós também somos criação de Deus feita inicialmente do pó da terra(primeiro homem Adão). E só existe o bem e o mal. É do mal quem tem o espírito maligno (espírito do mal). É de Deus quem tem o Espírito de Deus. Ou seja o bom Espírito. Então os que vão se salvar têm o Espírito de Deus. Se têm o espírito de Deus também são de Deus. Consequentemente, também são filhos de Deus. Porque Deus não vai salvar o mal. Porque diz que Deus amou o mundo? Porque no mundo também está os que têm o Espírito de Deus. Os quais também vão retornar para Deus.  João 17:21 “ Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós,...”
Porque o que tem o espírito do mal (maligno) não vai para Deus. Porque Deus não ama o mal.
-Atos 4:12 = Nos dias de Noé , a arca foi o único meio de salvação. Hoje só há salvação em Jesus.
-João 4:25  A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.


-Elahi Elahi lemah shavaktani - Agora vejamos. Era necessário que todos os nossos pecados caíssem sobre ele, para se cumprir a profecia de Isaías 53. Jesus não tinha pecados, mas todos os pecados do mundo caíram sobre ele. Como poderia ser isso? Nessa hora Deus dá as costas para Jesus (tira a luz de cima dele) e as trevas (pecados) se apoderam do nosso Senhor. Ele precisava morrer com todos nossos pecados. Você já tentou afundar uma rolha em um balde de água? Não afunda! Mas se você amarrar a rolha em um pedra, aí sim ela vai até o fundo do balde. Como Jesus poderia ir ao inferno, tomar das mãos do diabo as escritas que estavam contra nós, sem ter pecado algum? Nossos pecados foram amarrados em Jesus e nessa hora ele sentiu a angústia de ser um pecador (mesmo não sendo) e ficar fora da presença do Pai (coisa que ele jamais havia experimentado). A dor de Cristo foi mais que física, foi psicológica e espiritual também. Assim, quando voltamos a pecar , anulamos toda dor, todo sofrimento, todo sacrifício de Cristo em nossas vidas, e fazemos dele, pouco caso. É sabido que o pecado afasta o homem de Deus, portanto, naquele momento Deus não pôde estar com Jesus, pois ele tinha pecados sobre Ele.


-Judas 1:25 ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém! = a “glória, majestade, império e soberania,” para o “único Deus, nosso salvador”. Jesus Cristo, o senhor é o mediador, ou seja através de Jesus.
- O Senhor nasceu em Belém da Judeia e fora criado em Nazaré, que ficava na região da Galileia (Jesus de Nazaré, Jesus da Galileia, Jesus de Belém) Mateus 2:1 - Lucas 4:16 - 



- Gênesis 1:2 “e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” = e o Espírito de Deus é o Espírito Santo. = disse "O Espírito" de Deus se movia e não disse Deus se movia sobre a face das águas.
- Jó 26:13  Pelo seu Espírito ornou os céus;e sua mão formou a serpente enroscadiça.
-1 Coríntios 12:11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas 
 coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 
-I Coríntios 2:10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito...
-João 14:26 Mas aquele Consolador, o Espírito  Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
-Atos 13:2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
-João 15:26 ... aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, Ele testificará de mim.
-Lucas 11:13 Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Mateus 10:19,20  Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.
Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.
-Atos 2:1,2,3,4 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes(no antigo testamento (festa das colheitas, das primícia) e no calendário cristão (o dia da descida do Espírito Santo de Deus), estavam todos reunidos no mesmo lugar; E de repente vem do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
-Atos 19:2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
-Romanos 8:26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Tem atributos de uma pessoa.

Então o Espírito Santo de Deus é eterno e Onipotente, Onisciente, Onipresente e tem atributos de uma pessoa, ensina, lembra, fala,testifica, chora, intercede, pode ser buscado,pode ser recebido.

-Deus é misericordioso, tanto que permitiu que seu Filho se sacrificasse por nós;
-Jesus é misericordioso, tanto que se sacrificou por nós;
-O Espírito Santo de Deus é misericordioso, tanto que nos auxilia e intercede por nós.


2  -    Efésios 4:4 e 5=há um só corpo(caminho=a Graça de Deus através de Jesus) e um só Espírito(Espírito Santo de Deus),uma só esperança(a vida eterna),um só Senhor(Deus,Jesus),uma só fé (Deus,Jesus) e um só batismo(do Espírito Santo de Deus e das águas). Buscai primeiro o reino de Deus e as outras coisa lhes serão acrescentadas.
-João 3:33,36 Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro. - Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida; mas a ira de Deus sobre ele permanece.
-I João 5:10ao13 =quem crê em Deus,crê também em Seu Filho Jesus, porque Deus mesmo, deu testemunho de Seu Filho Jesus.E quem não crê assim mentiroso é.
-I Pedro 3:15 Antes santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações...
-João 5:21  Pois assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho, vivifica aqueles que quer.
-Romanos  5 = Deus nos justifica para a vida eterna, mediante a fé que temos em Jesus.O qual venceu a morte do pecado,para perdoar os pecados daquele que nele crê e se redime do pecado, permanecendo firme na fé.

-Romanos 2-3-4-6-7-8-9-10-11 = não devemos julgar a ninguém. É Deus quem julga e julgará,tanto pelas obras,tanto pela fé.É Deus quem sonda os corações de todos e conhece as intenções. Todo homem sem exceção estão debaixo do pecado. A circuncisão que Deus deseja é a do coração(a que nos guardemos do mundo do pecado e retenhamos a fé e esperança através do Evangelho de Jesus). Até os que morreram na peregrinação dos 40 anos no deserto,as almas tinham condição de serem apenas viventes, depois passaram a ter a condição também de alma eterna,para o livre arbítrio da salvação ou condenação eterna.
-Romanos  15 = "Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos francos, e não agradar a nós mesmos." - Devemos dar liberdade à moral e à intenção pois é Deus quem faz o caminho de cada um, é Ele quem guia e tudo está debaixo do Seu querer e poder. Nossa confiança tem que estar sempre Nele.
-Lucas  17:20 = acerca dos escândalos(pecados),do perdão;do poder da fé e dos servos inúteis. É impossível o ser humano não errar, mas com certeza cada um paga o preço pelo erro, mas quem não perdoa também também escandaliza, também está errado, porque Jesus sendo filho de Deus, sendo maior, se fez menor, veio para perdoar os pecados, sendo assim seja qual for o erro, a fé tem que estar firme em Jesus; E mesmo fazendo tudo que nos é mandado pelo seu Evangelho, nos consideremos servos inúteis, porque estamos fazendo o que nos foi mandado, porque nada há fora do Evangelho de Jesus : como devemos pensar, agir ou falar; Devemos sempre a Deus e Ele quer é nossa gratidão,nosso amor e que nós o sigamos através de Jesus. 
-Gálatas  2:16 -João 5:22,23 -João 14:6 -João  15= só se vai ao Pai pelo Filho.
-Lucas  14:15 ao 24= Porque Jesus nos oferece a todos a salvação.E todo aquele que tendo fome e sede da verdade para com a salvação de sua alma e o aceita como Salvador,esse é o que aceitou o convite e entrará para a grande ceia que Ele está preparando no céu.Mas o que não aceitar, foi chamado, mas não aceitando,esse é o que conheceu o Evangelho de Jesus e não aceitou a sua salvação, então ele não fará parte dela(não terá o gozo da vida eterna). Jesus quer salvar a nossa alma do fogo eterno.
-Lucas 14:25 ao 35=todo aquele que não tentar servir a Jesus, os seus ensinos, ou todo aquele que voltar para trás servindo ao mundo, o fim dele é ser queimado no fogo eterno. É tentando servi-lo, que Ele vai nos limpando do mundo de pecado e vamos assim sendo virtuosos para com Deus.
-I Coríntios 15:57 " Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo."
-Lucas  12 = O importante nessa vida é servir a Deus através de Seu Filho,estando assim preparados para quando Ele nos tombar à sepultura, requerendo nossa alma e consequente o concerto que fizemos com Ele em vida.
-Lucas  9:52ao56=porquanto os samaritanos não aceitaram Jesus em sua aldeia e os apóstolos indignados queriam pedir que fossem consumidos à fogo e Jesus repreendeu os apóstolos, que eles não sabiam de que espírito eram esses, se de salvação ou não e mostrando para eles,que eles tinham em si o Espírito de Deus e não deviam fazer ou desejar o mal para ninguém."Porque, o Filho do homem não veio para destruir as almas do homens, mas para salvá-las.E foram para outra aldeia."
-João  14:15,16,17,20,21,23-João  16-João  4:23=Os verdadeiros adoradores de Deus,somos nós que nascemos após a morte de Jesus e cremos Nele e O seguimos.Porque cremos Nele e em Deus sem o vermos.E o sentimos através do Consolador(o Espírito Santo de Deus).
-Atos 2:36 = Saiba pois com certeza toda a casa d'Israel(judeus e todas as suas classes e ramificações e samaritanos = todos descendentes de Jacó) que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
-1ª Epístola de João 5:1 TODO aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou(Deus) também ama ao que dele é nascido(Jesus). v 2 e 3 = assim se conhece quem são os filhos de Deus que fazem a sua vontade: amando a Jesus, guardamos assim os mandamentos de Deus, porque é a vontade de Deus, que o amemos e os mandamentos de Deus é também a doutrina que Jesus prega. 
-1ª /Epístola de João  5:4 = Todo aquele que não aceita Jesus como salvador de sua alma, não é nascido de Deus, do Seu Espírito. É vencido pelo mundo.
-João  17 = "E a vida eterna é esta: que te conheçam,a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." 
Gálatas  3:22 e26=através da fé em Jesus Cristo,nos tornamos filhos de Deus.
-Atos  2:37 ao 47= do arrependimento para perdão dos pecados e do batismo para confirmação da fé em Deus através de Jesus Cristo e da perseverança na fé e nas obras para a salvação da alma do fogo eterno."E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar."
-Hebreus  2:9=Jesus recebendo a natureza humana se fez menor(um pouco)do  que os anjos, então o ser humano é um pouco menor do que os anjos.
-João 14:13,14 = Tiago 5:19,20- João  16:23= Jesus dizia que antes Dele e até aquele momento, era normal que não pedissem a Deus através Dele, mas estava deixando o mandamento de que tudo fosse feito e pedido a Deus fosse em Seu nome, pois Ele é o nosso intercessor.
-Romanos 10:9=A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
-Jesus não se manifestou sobre os problemas das humanidades passadas, nem presentes, nem futuras(como o sistema político, escravidão, classes sociais), porque o compromisso Dele é com a alma.Ele sabe que a alma liberta do pecado, consequentemente a  carne também se liberta, e assim todos se libertam de todos os tipos de opressão, pois só o pecado trás a opressão.Pois o material é sombra do espiritual. Ele no entanto tentou mostrar a nossa ignorância.
-Romanos 16:27 = Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
Romanos 9:33-Coríntios 12:7,11,31-Coríntios 13:4,4ao8,13-Coríntios 14:1,2,5,10,13,15,18,20,22,25-Hebreus 10:38,39 - João 15:16,23  = 
-Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos nomeei para que vades e deis fruto e vosso fruto permaneça a fim de que tudo quanto em nome pedirdes ao Pai Ele vo-lo conceda.
-Na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai em meu nome Ele vo-lo a de dar.
-Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo e todo aquele que crer Nela não será confundido(Jesus).
-A cerca da diversidade de dons espirituais: Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, ara o que for útil. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas repartindo particularmente a cada um como quer.
- Portanto , procurai com zelo os melhores dons e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.
-Ainda que eu falasse as línguas do homens e dos anjos e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade nunca falha. Agora pois, permanecem a fé a esperança e a caridade esta três , mas a maior destas é a caridade.
-Segui a caridade e procurai com zelo os dons espirituais mas principalmente o de profetizar.. Porque o que fala em línguas, ninguém o entende e em espírito fala de mistérios. A não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. Há por exemplo tanta espécie de vozes no mundo e nenhuma delas é sem significação. Mas se eu ignorar o sentido da voz serei bárbaro para aquele quem falo e o que fala será bárbaro para mim. Pelo que o que fala língua estranha ore para que a possa interpretar. Orarei com o espírito mas também orarei com o entendimento, cantarei com o espírito mas também cantarei com o entendimento. Irmãos não sejais menino no entendimento mas sede menino na malícia e adulto no entendimento . De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis e a profecia não é sinal para os infiéis mas para os fiéis. Se pois toda a igreja se congregar num lugar e todos falarem línguas estranhas e entrarem indoutos ou infiéis não dirão que estais loucos? mas se todos profetizarem e algum indouto ou infiel entrar de todos é convencido de todos é julgado. Os segredos do seu coração ficarão manifestos e assim, lançando-se sobre os seu rosto adorará a Deus , publicando que Deus está verdadeiramente entre. vós.
-Mas o justo viverá da fé e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós porém não somos daqueles que se retiram para a perdição mas daqueles que crêm para a conservação da alma.
- Peça porém com fé não duvidando, porque o que duvida é semelhante à onda do mar que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.

3  -   Hebreus  6:1 ao 6 = Se for da permissão de Deus, devemos admoestar até aquele que conheceu a doutrina de Jesus e voltou para o erro, se for preciso até com argumentos sobre o juízo eterno, para que ninguém continue no pecado e padeça morte eterna.
-Provérbios 3:5,6,13,18-Lucas 11:28-Mateus 5:3= "Felizes os cônscios de(os que reconhecem)sua necessidade espiritual.A verdadeira felicidade só pode ser encontrada se dermos passos para satisfazer a maior de nossas necessidades: o desejo de saber a verdade sobre Deus e Seu propósito para nós.Essa verdade está na Bíblia. Conhecê-la pode nos ajudar a perceber o que é realmente importante e o que não é.Quando permitimos que a verdade da Bíblia oriente nossas decisões e atitudes, temos uma vida significativa.
-Gálatas  4:3ao18=quando passamos a servir a Deus através da fé em Seu Filho Jesus, recebendo assim o Espírito da Graça de Deus (que é o Espírito de Jesus), sendo também seus herdeiros em Cristo. E perseveremos na fé e na doutrina.
-Efésios  4:22ao31= buscar continuamente aperfeiçoar como servo de Deus em Jesus Cristo, procurando cada vez mais ser um ser humano melhor. 
-I João v 9 - Colossenses 2:6=" Como,pois,recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai Nele."
-Mateus 22:31 e 32--Marcos 12:26 e 27=Porquanto eles testificaram a vida de Abraão, Isaque e Jacó e sabiam que eles morreram como servos de Deus e todo aquele que morre servindo a Deus tem a vida eterna. E Deus mostrou-os na visão da sarça, para que vissem e testificassem que eles já estavam vivos na Glória de Deus.
-Lucas 20:37 = assim como Jesus mostrara aos apóstolos que Deus é Deus de vivos como Abraão, Isaque e Jacó, Moisés também testificara a presença do Senhor Jesus na sarça ardente. = Porque quem morreu e ressuscitou foi o Senhor Jesus.

-Gálatas 4:30  Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. = Essa passagem figura Agar e Ismael. Mas a partir do mandamento de Deus para os homens, que é para seguir e crer no Seu Filho Jesus Cristo. Está simbolizando que todo aquele que nasceu após o Senhor Jesus não será salvo se não crer Nele. Porque quem são os escravos ? são aqueles que estão presos no pecado. Pois são escravos do pecado. E quem são os livres ? são os filhos de Deus, os quais fazem a vontade de Deus. Crendo e aceitando O Senhor Jesus como mandamento, como salvador da alma, como Caminho que leva à Deus. São os que não resistem à conversão do Espírito Santo de Deus.

-O filósofo Sócrates (469 ou 470 - 399 a.C.), escreveu:
  "Presto a Deus o meu serviço: que todos os meus passos se reduzem a andar por aí, persuadindo novos e velhos, a não se preocuparem nem tanto, nem em primeiro lugar, com o seu corpo e com sua fortuna, mas antes com a perfeição da sua alma. Conhecer a virtude portanto, é o objetivo da ciência, do verdadeiro conhecimento. Só pratica o mal quem desconhece o que seja a Virtude. Quem tem o verdadeiro conhecimento, só pode praticar o bem." 

SOBRE O PRINCÍPIO DO FIM(ACONTECIMENTOS DENTRO E FORA DA IGREJA) : A RESPOSTA DE DEUS PARA TI : "MAS AQUELE QUE PERSEVERAR ATÉ O FIM SERÁ SALVO."  = 
-Bom é o sal, mas se o sal se tornar insulso, com que o adubareis? Tende sal(virtudes de cristão) em vós mesmos e paz com os outros.
-Se o mundo vos aborrece, sabeis que primeiro do que a vós me aborreceu a mim.
-Se vós fósseis do mundo o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo por isso é que o mundo vos aborrece.
-Conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
-Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude.
-Por isso não desfalecemos: mas ainda que o nosso homem exterior se corrompa. O interior, contudo se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente.
- Todas as coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
-Não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis quer por espírito, quer por palavras, quer por epístola, como de nós como se o dia de Cristo estivesse já perto . Não será sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado o filho da perdição. = Então devemos somente servir a Deus.
-Das falsas doutrinas e o evangelho da graça. O bom combate: querendo ser doutores da lei e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
-João 8:42 Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.

DOS DEVERES CRISTÃOS =
Lucas 6:27ao38-Lucas 13:48-Lucas 21:34,36-Lucas 24:53-João 12:47-João 13:1-,14,15,34,35-João 16:33-Atos 1:14-Atos 9:16-Atos 14:22-Romanos 6:11,12,1718-Romanos 8:35,36-Romanos 12:10,21-Coríntios 11:3,4,6,14ao16-Coríntios 12:26,27-Coríntios 15:58-IICoríntios 6:4ao10-Gálatas 4:10-Gálatas 5:13-Gálatas 6:5-Efésios 4:22ao27e29ao32-Efésios 5:4,6,8,10,11,13,15,20,21-Efésios 6:11ao18-Filipenses 2:3-Filipenses 2:13,14-Felipenses 4:6,8,11,13-Colossensses 2:4,6,8-Colossensses 3:2,5,9,12ao14,23-Tessaloniciences 4:6,8,11,12-Tessalonicienses 5:8,15ao18,21,22-Hebreus 12:15-Hebreus 13:9,15,16-Tiago 1:19,25-Tiago 4:7,10-Tiago 5:9-Pedro 2:1,5,18ao23-Tiago 3:11,13,17-Pedro 1:14,15,18,23,24,25-Pedro 5:9-I João 3:20,21-III João 1:11 
 -Amai a vossos inimigos, fazei o bem aos que vos aborrecem. Bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face oferece-lhe a outra e ao que te houver tirado a capa nem a túnica recuses. E dá a qualquer que te pedir e ao que tomar o que é teu não lho tornes a pedir. 
-E como vós quereis que os homens vos façam da mesma maneira lhes fazei vós também. E se amardes aos que vos ama que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo . E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber a outro tanto. Amai pois a vossos inimigos e fazei bem. E emprestai se nada esperardes e será grande o vosso galardão e sereis filhos do Altíssimo, porque Ele é benigno até para com os ingratos e maus. -Sede pois misericordiosos como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados, não condeneis e não sereis condenados. Soltai e soltai-vos-ão. Dai e ser-vos-ão dado. Boa medida recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no vosso regaço porque com a mesma medida com que medirdes também vós medirão de novo. 
-O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Qualquer que vem a mim e ouve a s minhas palavras e as observa eu vos mostrarei a quem é semelhante: é semelhante ao homem que edificou uma casa e cavou e abriu bem fundo e após os alicerces sobre rocha e vindo a enchente bateu com ímpeto a corrente naquela a casa e não pôde abalar porque estava fundada sobre rocha. 
-E a qualquer que muito for dado muito se lhe pedirá e ao que muito se lhe confiou muito mais se lhe pedirá.
- E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria de embriagues e dos cuidados da vida e venha sobre vós de improviso aquele dia. Vigiai pois em todo o tempo, orando para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que há de acontecer e de estar em pé diante do Filho do homem.
-E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.
-E se alguém ouvir as minhas palavras e não crer eu não o jugo: porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
-Como havia amado os seus que estavam no mundo amou-os até ao fim.
-Ora se eu Senhor e Mestre vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo para que como eu vos fiz façais vós também. Mandamento vos dou: que ameis uns aos outros como eu vos amei a vós. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros.
-Em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições mas tende bom ânimo eu venci o mundo.
-Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas.
-E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
-Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé pois que por muitas tribulações  nos imposta entrar no reino de Deus.
-Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine portanto o pecado em vosso corpo mortal, parar lhe obedecerdes em suas concupiscências.
-Quem nos separará do amor de Cristo a tribulação ou a angústia ou a perseguição ou a fome , ou a nudez ou o perigo ou a espada? Como está escrito por amor de Ti somos entregues à morte todo o dia fomos reputados como ovelhas para o matadouro.
-Amai vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não deixeis vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
-Salmos 12:1  Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens. 
-Como as mulheres devem apresentar na igreja: Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão e o varão a cabeça da mulher e Deus a cabeça de Cristo. Todo o homem que ora ou profetiza tendo a cabeça coberta desonra a sua própria cabeça. Portanto se a mulher não se cobre o com véu tosquie-se também. Ma separa mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu. Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o  varão ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Mas se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. 
-De maneira que se um membro padece todos os membros padecem com ele. E se um membro é honrado todos os membros se regozijam com ele. Ora vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.
-Portanto meus amados irmãos sede firmes e constantes sempre abundantes na obra do Senhor sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
-Antes como ministros de Deus tornando-nos recomendáveis em tudo : na muita paciência nas aflições nas necessidades  nas angústias. Nos açoites nas prisões nos tumultos no trabalhos, nas vigílias nos jejuns. Na pureza na ciência, na longanimidade, na benignidade no Espírito Santo no amor não fingido. Na palavra da verdade no poder de pelas armas da justiça, direita e à esquerda, por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama: como enganadores sendo verdadeiros, como desconhecidos mas sendo bem conhecidos: como morrendo e eis que vivemos: como castigados e não mortos , como contristados mas sempre alegres: como pobres mas enriquecendo a muitos: como nada tendo e possuindo tudo.
-Guardais dias e meses e tempos e anos.
-Porque vós irmãos fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade.
-Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. que  quanto ao trato passado vos despojeis do velho homem que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido. E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Pelo que deixei a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo, porque somos membros  uns dos outros. Ireis-vos e não pequeis, não se ponha sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Não saia da da sua boca nenhuma palavra torpe, mas só que for boa para promover a edificação para que dê  graça aos que a ou bem. E não entristeçais o Espírito Santo.
-E  Deus no qual estais selados para o dia da redenção . Toda  a amargura e ira e cólera, e gritaria e blasfêmia e toda a malícia seja tirada de entre vós. Antes sede uns para os outros benignos misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros como também Deus vos perdoou em Cristo. Nem torpezas nem parvoíces, nem chocarrices que não convém. Mas antes ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicário ou impuro ou avarento o qual é idólatra tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs, porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Porque noutro tempo éreis trevas mas agora sois luz no Senhor andai como filhos da luz. Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
-Portanto vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.
-Falando entre vós em salmos, e hino e cânticos espirituais: cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.  Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
-Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. 
-Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais. Portanto tomai toda a armadura de Deus para que possais resistir no dia mau e havendo feito tudo ficar firmes. Estai pois firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade e vestida a couraça da justiça. E calçados os pés na preparação do Evangelho da paz. Tornando sobretudo o escudo da fé com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a  Palavra de Deus , e súplica no Espírito e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos , e por mim.
- Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo.
- Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer com o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas.
- Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas com ação de graças . Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai. 
-Aprendi a contentar-me com o que tenho. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
-Ninguém vos engane com palavras persuasivas.
-Como pois recebestes o Senhor Jesus Cristo assim também andai Nele. Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição de homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra. Mortificai pois os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição a impureza,  o apetite desordenado, a vil concupiscência e avareza que é idolatria.
-Não mintais uns aos outros pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.
-Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos e amados de entranhas de misericórdia de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros se algum tiver queixa contra outro. Assim como Cristo vos perdoou assim fazei vós também. E sobre tudo isso revesti-vos de caridade que é o vínculo da perfeição.
-E tudo quanto fizerdes faze de todo o coração, como ao Senhor não aos homens.
-Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.
-Procurais viver quietos e tratar dos vossos próprios negócios e trabalhar com vossas próprias mãos como já  vo-lo temos mandado, para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma. Sejamos sóbrios vestindo-nos da couraça da fé e da caridade e tendo por capacete a esperança de salvação.
-Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem tanto uns para com os outros como para com todos. 
-Regozijai-vos sempre. Orais sem cessar. Em tudo dai graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
-Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aprecia do mal.
-Ora o Senhor encaminhe os vossos corações na caridade de Deus e na paciência de Cristo. 
-Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que vos aparteis de todo o irmão que andar desordenadamente e não segundo  a tradição que de nós recebeu.
-Esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens principalmente do fiéis.
-Tendo cuidado de que ninguém se prive da Graça de Deus e de que nenhuma raiz de amargura brotando vos perturbe e por ela muitos se contaminem. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas porque bom é que o coração se fortifique com graça e não com manjares que  nada aproveitaram aos que eles se entregaram. Portanto ofereçamos sempre por Ele(Jesus) a Deus sacrifício de louvor isto é o fruto dos lábios que confessam o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.
-Todo homem seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar. Aquele que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera não sendo ouvinte esquecido mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
-Sujeitai-vos pois a Deus resisti ao diabo, ele fugirá de vós.
-Humilhai perante o Senhor e ele vos exaltará. Não vos queixeis uns contra os outros para que não sejais condenados. Deixando pois toda a malícia e todo o engano e fingimentos e invejas e todas as murmurações. 
-Vós também como pedras vivas sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
-Como filhos obedientes não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância . Mas como é Santo Aquele que vos chamou, se vós também santos em toda a vossa maneira de viver. Porquanto escrito está: sede santos porque Eu sou Santo. 
-E se invocais por pai aqueles que sem acepção de pessoas julga segundo a obra de cada um andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação. Sabendo que não foi com coisas corruptível como prata ou ouro que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais. Sendo de novo gerado não de semente corruptível mas da incorruptível pela Palavra de Deus viva e que permanece para sempre. Porque toda a carne é como a erva e toda a glória do homem como a flor da erva secou-se a erva e caiu a sua flor, mas a Palavra do Senhor permanece para sempre e esta é a Palavra  que entre vós foi evangelizada.
-Resisti firmes na fé sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo . Sabendo que se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que os nossos corações , e conhece todas as coisas. Amados se o nosso coração não nos condena temos confiança para com Deus. 
-Amados não sigas o mal. Mas o bem. Quem faz bem é de Deus , mas quem faz mal não tem visto a Deus.

4 -  BEBIDA  
-João 2 As bodas em Caná: água feita vinho. Princípios dos milagres de Jesus.
-Romanos 14:13-19-21 "Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão." - "Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." - "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça."

SEDE SÓBRIOS / moderado, controlado,lúcido sem alteração = 
-Números 6:2-3 - Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao Senhor, - De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá.
- Tito 2:2
- I Pedro 5:8
-1 Timóteo 3:2-3-11 - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
-Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
-Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
(Porque,se alguém não sabe governar a sua própria casa,terá cuidado da igreja de Deus?);

-I Pedro 4:3
-Mateus 11:19 = O Senhor Jesus  foi censurado também, por comer e beber junto à sociedade, (pelos judeus).

NÃO BEBER  E CONSEQUÊNCIAS DA BEBIDA =
-Levítico 10:8-9 - E falou o Senhor a Arão, dizendo: Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;
-Provérbios 23:20-21 -  Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos.
-Provérbios 20:1
-Provérbios 23:31-32
-Isaías 28:7
-Efésios 5:18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
-1 Timóteo 5:23 - Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.
-Gálatas 5:21 - I Coríntios 6:10 -"... nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus."
-Romanos 13:13 "Andemos honestamente, como de dia : não em glutonarias, nem em bebedeiras..."
-1 Coríntios 5:11 - Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

O QUE FAZEMOS AOS OUTROS BEM OU MAL VOLTA PARA NÓS MESMOS E NADA FICA EM OCULTO. PARA TUDO A JUSTIÇA E SOLUÇÃO  =  
Mateus 26:52-Marcos 4:22,24-João 5:29-Romanos 2: 6,9,11-Romanos 11:22-Efésios 6:8 = 
-Mete no seu lugar a tua espada porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão. Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto e nada se faz para ficar oculto. Mas para ser descoberto. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós e ser-vos-á ainda acrescentada.
-E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna.
-O qual recompensará cada um segundo as suas obras, . A saber a vida eterna aos que com perseverança em fazer o bem procuram glória e honra e incorrupção. Mas indignação e a ira aos que são contenciosos e desobedientes a verdade e obedientes a iniquidade. Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que obra o mal. Primeiramente do judeu e também do grego. Porque com Deus não há acepção de pessoas.
-Considera pois a bondade e a severidade de Deus, para com os que caíram, severidade. Mas para contigo a benignidade de Deus se permaneceres na sua benignidade.
-Porque nenhum de vós vive para si e nenhum de nós morre para si. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer seja servo seja livre.
5  -   CASA DE ORAÇÃO 
-Mateus  21:12ao13-Marcos  11:15ao17-Lucas19:45,46="E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração -mas vós a tendes convertido em covil de ladrões." = porquanto estavam fazendo do templo um lugar de todo tipo de comércio. 

6  -   Efésios 2:17  "E, vindo ele, evangelizou a paz,a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; = Que paz? Jesus veio nos trazer Deus,então nos trouxe a Paz de Deus.Quem estava longe?os que não estavam debaixo da  lei,e perto?os que estavam debaixo da lei.
- I Coríntios 1:2 Á igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam  o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: Graça e paz da parte de Deus nosso Pai , e do Senhor Jesus Cristo. 
-Romanos 15:33-II Coríntios 13:11-II Coríntios 9:14-II Coríntios 8:1- I Coríntios 1:3 e 4-Romanos 1:5,7-Romanos 5:1-Filipenses  1:2-I Tessalonicenses  1:1-II Tessalonicenses  1:2 - I Timóteo  l:2-II Timóteo  1:2 - Tito  1:4 -Filemom  1:3 -Hebreus  13:20 -I Pedro 1:3 -II Pedro  1:2 =" justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;" 
-Efésios  6:23-Colossenses  1:2-Colossenses 3:15= a paz que necessitamos é através de Jesus e Deus.
-Colossenses 3:15
-Colossenses  1:21=aquele que permanece no pecado,não reconciliando com Deus através de Seu Filho Jesus Cristo, se torna inimigo de Deus.  (... mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus.)
 7  -   BATISMO
-Atos 8:16 "...mas somente era batizados em nome do Senhor Jesus).
-Mateus 21:23 a 27-Marcos 11:27-Lucas 20:lao8
-Marcos 16:16 "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado."
-João 3:5 "... aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus."
-João 4:2 (Ainda que Jesus não batizava, mas os seus discípulos),
-Atos 8:12 Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. - " E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado..."
-Atos 22:16 " E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor." 

-Gálatas 3:25,26,27,28 "Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio.Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus, Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo,...porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
-Efésios 4:4e5 "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé um só batismo;
-Colossenses 2:12,13 "Sepultados com Ele no batismo, Nele também ressuscitaste pela fé no poder de Deus, que O ressuscitou dos mortos. E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com Ele, perdoando vos todas as ofensas,"
-Atos 2:38 = Pedro falava aos judeus que se arrependeram de imposto a Pilatos a crucificação de Jesus, que o que eles haviam de fazer eram se batizar em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e aí receber o dom do Espírito Santo(o Espírito de Deus).
                         
8  -   "Como as mulheres devem apresentar-se na igreja" 
-I Coríntios 1:2 À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: = Então não é uma questão cultural. Porque Paulo não só escreve à Igreja de Coríntios, mas a todos que em qualquer lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, como vemos acima. E I Coríntios 11:16 está se referindo que eles não contenciosos a respeito do v15, que é honroso a mulher ter cabelo crescido e o cabelo foi lhe dado em lugar de véu( para viver o dia-a-dia ) . I Coríntios 11:10 Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. 
-I Coríntios capítulo. 11:5 - A Palavra de Deus não se contradiz; a sabedoria de Deus não nos deixou um estatuto imperfeito.Sempre que a mulher fazendo parte da igreja, deve estar com a cabeça coberta; Sabemos que o cabelo foi dado no lugar do véu(porque é honroso para a mulher ter cabelo crescido e para o homem é honroso o tosquiar,dos cabelos (podendo até raspar a cabeça)-v 5,6),se a mulher estiver em algum lugar(no seu dia a dia) sem estar portando o véu, poderá sim orar, mas na igreja deve manter-se com a cabeça coberta. Deve cobrir com o véu quando for buscar a presença de Deus em oração. -" Toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra sua própria cabeça"- Deus é a a cabeça de Cristo(Cristo é a glória de Deus) e Cristo é a cabeça de todo o varão(e o varão é a glória de Deus em Cristo), e o varão a cabeça da mulher( e a mulher é a glória do varão); v07,08, 10,11 a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, (pois ela é uma conquista do homem perante Deus, sinal da honra do homem) por causa dos anjos. Sendo que todavia somos iguais no Senhor. v05 = então, se ela não mostra o sinal de honra(véu), lhe é tirado também a sua honra(que é o seu cabelo, o sinal de sua honra -v15).: Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem tampouco as igrejas de Deus. = nós de Deus, não somos contenciosos, v16=  (não temos dúvidas sobre o ensinamento de Deus). 
-1 Coríntios 11:10  Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. 
- Porque também, os anjos que pecaram contra Deus foram destituídos da presença de Deus (II Pedro 2:4 ). Então a mulher desobedecendo à Deus, transgredindo assim a lei de Deus para não comer do fruto proibido. Mas como ela é uma conquista do homem perante Deus e segunda carne do homem, sendo eles uma só carne e ela é consequente companheira do homem. Então ela deve ter sempre que for na presença de Deus o "sinal de poderio, por causa dos anjos" (que é o véu e também o cabelo crescido). Para mostrar que ela alcançou graça e poder de estar na presença de Deus, mesmo tendo transgredido a ordem de Deus. A qual os anjos que transgrediram, não alcançaram . Não ficando afastada da presença de Deus, como os anjos que se rebelaram, desobedientes à Deus.
-I Coríntios 11:5 = Então tanto faz ela estar com a cabeça com cabelo, ou raspada, se ela não colocar o véu é como se estivesse raspada. Porque a honra da mulher é o seu cabelo.
I Coríntios 11:7-8-9 Porque a mulher transgrediu. Mas como ela é uma conquista do homem perante Deus e consequente faz parte do homem , porque é carne dele. 
I Coríntios 11:10 Ela alcançou por isso grança diante de Deus. Então ela trás um sinal de poderio (um sinal de que pode estar na presença de Deus. O qual sinal é o véu). Por causa dos anjos (porque há os anjos que transgrediram e que não alcançaram poder para estar na presença de Deus II Pedro 2:4).
__PODERIO= grande poder, domínio, império, autoridade, jurisdição, grande porção (de alguém). E se é a mulher que porta o sinal de poder, então, o poder é dela.
- Assim como Rebeca ao saber que estava indo ao encontro do seu senhor (Isaque que seria seu esposo), ela cobriu-se com o véu (Gênesis 24:65) e Eclesiastes 5:6 diz que ao ir ao templo buscar a Deus, fica-se na presença do anjo, que consequentemente representa o Senhor. Por isso quando a mulher está na Igreja, também se cobre com o véu, porquanto está na presença do seu Senhor.
-O véu do templo foi rasgado: aquilo que separava o homem de Deus foi rasgado: o pecado - a carne -Porque o pecado vem senão pela carne Hebreus 10:20 "Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,"
-Por isso o véu que as mulheres usam tá separando a lembrança do pecado de Eva que se estende à todas as gerações e a lembrança pecado dos anjos que se arrependeram da rebelião no céu e que não podem estar na presença de Deus (II Pedro 2:4), assim como as mulheres podem. Porque trazem na cabeça o sinal(da lembrança) de poderio que elas podem: o véu (tanto pano , tanto cabelo pro seu dia a dia)).

-I Coríntios 11:11-12 Então os dois (homem e mulher) são iguais na presença de Deus. 
I Coríntios 11:13 = é indecente a mulher orar com a cabeça raspada. I Coríntios 11:15 = mas  não ter a cabeça raspada lhe é honroso. Ou seja, ter cabelo na cabeça, ter a cabeça coberta com cabelo. "porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu." = Ou seja o cabelo serve como véu. Então se ela não tem o véu (pano de cobrir) , ela pode orar sem o pano de cobrir, porque o cabelo é dado no lugar de véu. Mas o correto é ela ter na cabeça, o sinal de poderio(de que pode estar na presença de Deus), o véu(pano). Então o correto é ela usar o véu para buscar a Deus. Mas se ela não tem o véu em mãos, ela deve mesmo assim buscar a Deus, porque ela tendo cabelo, ele é no lugar de véu. = Título do capítulo = "Como as mulheres devem apresentar-se na Igreja (na igreja= buscar a Deus. Ora ou profetiza = buscar a Deus também).
1 Coríntios 11:5 Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça... =  Então toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça coberta honra a sua própria cabeça. - 1 Coríntios 11:15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso = Então a honra da mulher é o seu cabelo. Então o seu véu e ou o seu cabelo é também a honra dela.
I coríntios 11:10 então ela deve cobrir-se com o véu. Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. 

I Coríntios 11:3-10 TÍTULO "Como as mulheres devem apresentar-se na Igreja "= Sim, este mandamento é para usar o véu na igreja ou quando for buscar a Deus.

Sim. Existe uma hierarquia celeste.
Sim, a honra/glória da mulher é o seu cabelo. E a honra/glória do homem é a mulher. E a honra/glória de Cristo é o homem. E a honra/glória de Deus é Cristo.

O véu é o sinal de autoridade da mulher, de poderio(de poder-poder estar na presença de Deus). É sinal da conquista do homem perante Deus. Porque a mulher existe por causa do homem.

I Coríntios 11:11-12  Todos os dois são iguais perante Deus. Todos os dois têm direito a buscar a Deus, direito ao seu favor.

1 Coríntios 11:15 = Ou seja o cabelo está no lugar de véu para o seu dia-a-dia fora da oração ou para ela orar quando não estiver em condição de se cobrir com o véu. OBSERVAÇÃO - NOTA-SE =  " em lugar de véu." e não "em lugar do véu."

Usamos o véu branco para indicar a pureza, a paz, a verdade de Cristo Jesus. 

9  -    à igreja, saudar com ósculo santo = -I Tessalonicenses 5:26
II Coríntios 13:12.--Jesus contestou todos os costumes que confrontam com sua doutrina, tanto dos judeus como dos gentios.  Então, ele teria contestado o ósculo santo e no entanto Ele não o fez ( o próprio nome diz "ósculo santo: dos santos do Senhor Deus que faz a sua vontade que é segundo a Cristo Jesus, os que estão na doutrina de Jesus, são santificados por Deus)             
10  -    todos, sem exceção devemos trabalhar e não viver às custas dos outros  = -I Tessalonicenses 4:11,12 -II Tessalonicenses 3:1,8,10,11,12
-I Tessalonicenses  2:9 -I Coríntios 4:12 = todos passamos por processos(fadigas do dia-a-dia, do trabalho, também perseguições,injúria etc) na fé, independente se é alguém de ministério ou não.Mas sempre bendizendo a Deus e o servindo,vivendo e trabalhando para nosso sustento.
-I Coríntios 9 = Nos tempos do antigo testamento(antes do Senhor Jesus) era permitido aos sacerdotes viverem das ofertas.Então Paulo disse que parecia ser o correto, mas que esse não era o mandamento de Jesus. E nesse capítulo ele esta se referindo que todos vivam também da Palavra pregada, que os ensinamentos e admoestações também servem para os sacerdotes(ministério) e que eles juntamente com os fiéis todos estão sujeito ao andamento da doutrina.
-Atos  20:34 = "estas mãos me serviram" - que Paulo trabalhava e nos ensinou a trabalharmos para nosso sustento e mesmo assim sempre servindo ao próximo.Pois dar é melhor do que receber.
-II Coríntios  11:7 e 8 = Paulo diz que prega, anuncia o Evangelho de Jesus de graça; E que não quis atender em outras igrejas de outras doutrinas que pagariam salário a ele; E nunca foi pesado(nunca viveu às custas de outros) a ninguém, que sempre trabalhou para seu sustento.
-João 5:16,17 os judeus perseguiram a Jesus e procuravam matá-lo; porque fazia estas coisas no sábado. = que pela lei judaica tinha que ser guardado.  "E Jesus lhes respondeu: Meu pai trabalha até agora, e eu trabalho também."


11  -    I Pedro 3:1,3,4,5 SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à Palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; - Considerando a vossa vida casta, em temor.  - O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestidos; - ... um espírito manso e quieto que é precioso diante de Deus. I Timóteo 2:9 ao 15. - I Timóteo 2:9 ao 15 = Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,


10 Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
-Gênesis 2:18 E disse o Senhor Deus: ... far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. Adjutora = ajudadora, auxiliadora, junto à ele. Para auxiliar é preciso estar ao lado. e "como diante dele" = na mesma posição do homem.
- I Timóteo 2:9 ao 15 = Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
10 Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
12 Não permito, porém, que a mulher ensine(onde se ensina? na Igreja-portanto ficarem caladas na Igreja), nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.

15 Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação(seu testemunho é luz, que gera filhos a Deus).
-As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 1 Coríntios 14:34.

-Modéstia = moderado - desambição - comedido - despretensioso - simples - sem vaidade - moderado nos desejos ou aspirações - prudente - discreto - com postura - compostura.


12  -    I Pedro 3:7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
- Deuteronômio 22:5  Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus.
-Gênesis 2:18 E disse o Senhor Deus: ... far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. Adjutora = ajudadora, auxiliadora, junto à ele. Para auxiliar é preciso estar ao lado. e "como diante dele" = na mesma posição do homem.

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

1 Timóteo 2:9-15
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

1 Timóteo 2:9-15
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

1 Timóteo 2:9-15
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

1 Timóteo 2:9-15
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

1 Timóteo 2:9-15
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

1 Timóteo 2:9-15

 
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

1 Timóteo 2:9-15
13 -   FAMÍLIA DE JESUS
-Mateus 12:46ao50 "Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está no céus, este é meu irmão, e irmã e mãe."(ou seja sua família).
-Lucas 8:19ao21= Jesus diz que todo aquele que ouve a Palavra de Deus e a executam são a sua família.
-Lucas 11:27 e 28= Uma mulher disse que a mãe de Jesus era bem aventurada e Ele disse : " antes bem aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam."

-Atos 2:45 = E vendiam suas propriedade e fazenda, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.(segundo cada um sentia de fazer).
-Isaías 66:2 = Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.

14  -   A PÁSCOA  - Êxodo 12 "A instituição da páscoa" - Mateus  26:2,17 festejavam a festa dos pães amos(sem fermento), juntamente com a páscoa(sacrifício de carneiro ou cabrito, e o sangue usado para marcar as casas que seriam salvas) = celebração porquanto Deus os guardara, quando feriu os egípcios de morte. Libertando-os assim do Egito.
Lucas 22:7 Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa. - Lucas 22:8 E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos. - Lucas 22:15,16 E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. - E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
Lucas 22:17-20 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Então, assim foi instituído a Santa Ceia. Ver título do capítulo Lucas 22:7 " A ÚLTIMA PÁSCOA - A SANTA CEIA" . Porque já o Cordeiro foi sacrificado. Ele Mesmo Se fez Cordeiro. Ele é o último cordeiro. Então fazemos a simbologia, a lembrança, com a Santa Ceia nos deixada, e não sacrifiquemos mais .


15  -   A ÚLTIMA PÁSCOA, A SANTA CEIA - Mateus 26:17,26,27,28 -Marcos 14 -Lucas 22 - A última páscoa: a santa ceia (simbolicamente, o pão partido, o Corpo, e o vinho no mesmo cálix, o Sangue de Jesus)  = Lucas 22:16 ,19 daí em diante Jesus nos deixou o mandamento da santa ceia ("fazei isso em minha memória."), porque não comereis mais de sacrifício pelo pecado = porque o último sacrifício pelos pecados da humanidade seria o Seu(de Jesus). O Senhor Jesus foi sacrificado para que todos sejamos livres da escravidão da morte pelo pecado. E todo aquele que for batizado no seu sangue será salvo (simbolicamente é usado a água do batismo) = Marcos 16:16 Mateus 24:13 - Romanos 10:9 = Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
----------------------------------------------------------------------------
Do nome do Senhor Deus e do Senhor Jesus:
-Gênesis  2:23  Adão dá o significado do porque de varoa.
-Gênesis 3:20   Adão dá um significado ao nome de Eva = "porquanto era a mãe de todos os viventes".
-Gênesis 4:25 Eva dá o nome a Sete em memória de que Deus lhe dera outra semente em lugar de Abel. OU seja deu significado para o  nome de Sete = "Deus me deu outra semente" = Sete.
-Gênesis  4:26  E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos: então se começou a invocar o nome do Senhor.   =  "começou a invocar o nome do Senhor" e não: "começou a invocar ao Senhor"  = Então, quer dizer já invocavam ao Senhor e   daí em diante que passaram a chamar Deus pelo Seu nome: Jeová = Deus Poderoso =  Yen - Ehyen,  -  Eu serei verbo na forma da primeira pessoa , empregado na expressão "EU Sou sou o que Sou"  - YAH = Y - AH  =  EL. 
ELOAH (El = Deus - Oah = Poderoso): Deus Poderoso = Jeová.
-Gênesis 7:1, Isaías 9:6  - Deus Forte. = Jeova.- El Oah = 

-Êxodo 3:13 ao 15 do nome de Deus. Que é Deus de geração em geração. "Deus" é este o memorial (quer dizer que o nome de Deus é Deus para sempre). Que pelo nome Senhor (dono de tudo, Deus), não foi perfeitamente conhecido. Porque eles queriam um nome para Deus. Não queriam que ficasse "Deus" e sim outro nome. Porque Deus é um título. Porque Moisés fala ao povo que, quando Deus foi questionado do seu nome, Ele disse que o nome Dele é Deus(O Senhor).
Êxodo 3:14   E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. =   EL = Deus.
- Êxodo 33:18  Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.  V 19 Porém ele disse : Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, apregoarei o nome do Senhor diante de ti... = Deus fez passar sua bondade e glória, e disse o Seu Nome(e disse o nome de quem é o Senhor, de quem é Deus) a Moisés.  V 20 E disse mais : não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. V 21 Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; ali te porás sobre a penha. V 22 E acontecerá que, quando a minha glória passar , te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. V 23 E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas mas a minha face não se verá.
-Êxodo 34:5  E o Senhor desceu numa nuvem, e se pôs  ali junto a ele : e ele apregoou o nome do Senhor (Deus desceu numa nuvem e ficou ali com Moisés e declarou o nome de quem é o Senhor, ou seja, de quem é Deus). V 6 Passando pois o Senhor perante a sua face, clamou : Jeová, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em irar e grande em beneficência e verdade. V 8 E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, encurvou-se. em ato de reverência.
-Êxodo 34:10... veja a obra do Senhor;  =  veja a obra de quem é Deus.  -  v 14... pois o nome do Senhor é Zeloso: Deus zeloso é ele; =  pois o nome de quem é Deus, é Zeloso (Deus zeloso é o nome) - El Caná.
-Êxodo 34: 23 Três vezes no ano todo o macho ente ti aparecerá perante o Senhor, Jeová, Deus de Israel; = perante de quem é Deus (Jeová = Deus de Israel). Êxodo 34:24 ...para aparecer três vezes no ano diante do Senhor teu Deus. = diante de quem é o Senhor, ou seja diante de quem é o teu Deus.
-Salmo 86:12   Louvar-te-ei, Senhor Deus meu , com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre. = não falou outro nome a não ser “Senhor Deus “ – “Senhor Deus, meu,” ou seja,  Para mim é = Senhor Deus. Então o nome de Deus é Senhor Deus, ou seja Deus.
-Isaías 42:5 Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e formou a terra, e a tudo quanto produz: que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.
-Isaías 42:8  Eu sou o Senhor, este é o meu nome;...
-Apocalípse 3:12  A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
-(Elahi Elahi lemah shavaktani. - aramaico = Deus meu porque me desamparaste)  

Deus Todo-Poderoso. conhecido especialmente pelos patriarcas como Deus(Tudo, em Tudo,Por Tudo, Para Tudo, Todo – O Maior, O Único – Sobre Tudo e Sobre Todos -  Yen )  Ehyen, Eu serei verbo na forma da primeira pessoa , empregado na expressão , E Sou sou o que Sou. YAH -  Nota : em árabe = Yahia, João – Ignorância = jãhiliyan. 
Elohim Deus criador – El-Shadai Deus do pacto,
-  Jah Talvez a pronúncia original encontrada na última sílaba de   HalleluYah  -  Halelujah (aleluia) que significa louvai a Jeová e em cerca de duzentos nomes próprios compostos de Jah  Convém lembrar que no principio o texto hebraico consistia somente de consoantes JHVH. Os judeus, por causa da sua grande reverência por este nome santo, temiam pronunciá-lo. E que quando lhe foram incluídos os sinais vocálicos, os escribas ajuntaram às quatro consoantes do nome JHVH às vogais de Adonai, para indicar que o nome Adonai deveria ser pronunciado pelo leitor. Dedes o terceiro século prevaleceu e subsequentemente influenciou os tradutores. Cerca de 1.500 d., C. os teólogos cristãos, adotando sem hesitação o que os escribas fizeram, introduziram na linguagem popular o vocábulo Jeohovah (Jeová).  Halelujah (aleluia) louvai a Jeová. Jeremias Jeová rejeita. Jeová = Deus de Israel.: Azarjah Jeová ajudou. Note  que Jeová é derivado da raiz como Ehyen, Eu serei verbo na forma da primeira pessoa , empregado na expressão , E Sou sou o que Sou.

-חשם
-El
-Hebraico  =  Adonai - Deus
-Hebraico  =  Elohim  - Deus 
-Grego  = Theos  = Deus 
-Yen -  Ehyen, Eu serei verbo na forma da primeira pessoa , empregado na expressão , E Sou sou o que Sou - YAH .
-Aramaico  = Elohim = Deus Meu -  Elahi Elahi lemah.
-Grego  =  A palavra theos (Θεός Θεού) é a palavra Deus. escrita com a letra"THETA (θ), E a palavra Zeus (Ζεύς , AFI[zdeús]-grego moderno, Δίας (Días) é um nome próprio de um deus filho de Chronos e Gaia ,figura da mitologia grega, equivalente a Júpiter da mitologia romana. Escrito com a letra ZETA (Ζ).



SENHOR = DEUS se refere ao Senhor Deus e às vezes é referência ao Senhor Jesus.
-Grego  = Kurios  = Senhor
-1 Coríntios 8:5  Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), 
-I Coríntios 8:6  Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.


-Torah O/T Deuteronomy Ch: 6 ver 4
"Shama Israelu Adonai Ila Hayno Adna Ikhad: Hebrew quotation means " Hear o Israel; the lord, our God, the lord is one.
-Injeel N/T Mark Ch: 12 verse 29 " Shama Israelu Adonai Ila Adonai Ikhad"
-Hebrew quotation which means, Hear o Israel; the lord, our God, the lord is one.


-Adonai pelos patriarcas = Senhor, Deus
No princípio o hebraico era só de consoantes JHVH (Javé).  Com o cativeiro do Egito foi adulterado, misturado, influenciado,  o idioma. Surgiu  um nome para Deus , para o Senhor = JHVH . Tinham  medo de pronunciar, sentiam necessidade de incluir  as vogais de Adonai (raiz de Ehyeh “Eu SErei”) em JHVH = Jehova.. Os árabes mesmo sendo, também, descendentes de Abraão fizeram um nome para Deus Alá.
-Isaías 12:2  Senhor Jeová   =  Deus Jeová
Dos árabes   : Alá é Deus único. = então teria que ser Alá é único.
-Isaías 10:23,24,33  O Senhor Jeová dos Exércitos = Deus Jeová dos Exércitos.
Tanto é que testemunha de Jeová diz : Jeová Deus.
Em várias partes no Velho Testamento está escrito : Deus, Senhor, Senhor Deus.
-Êxodo 3: 15 - 7:16,17 (o Senhor, o Deus dos hebreus – sou o Senhor) é frisado : “Senhor” = TUDO, TODO PODEROSO, DEUS. Quando perguntam o nome do Todo Poderoso tiveram a referência : Deus.
-Josué 5:14  E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? = exército de Deus.
Sim Senhor tem vários : Senhor Jesus, Senhor Luiz   . Mas o Senhor = Deus é só UM.
O primeiro e único Deus é o da crença de Adão. Zeus é o nome do deus da mitologia grega =  deus dos politeístas . Isaías  43:10,11,12 ... eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor(único, e que detém todo o poder - Deus), e fora de mim não Salvador. ... eu sou Deus.
-Isaías 50:10 Quem há entre vós que tema a Jeová, ... confie no nome(Jeová) do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus. Nome do Senhor : Jeová. E firme-se sobre o seu Deus,sobre o seu Senhor,.
-Isaías 41 Jeová é o único Deus = se a palavra Jeová significasse Deus, então ficaria = Jeová é o único.



Elahi Elahi lemah shavaktani.(aramaico) 
Disse em aramaico que era a língua dos antigos judeus ou israelitas que eram conhecidos no Egito pelo nome de hebreus. O hebraico só surgiu tempos depois. 
Lembre-se de que as transliterações da Bíblia em português
com a transliteração há mudança sim, porque transliterar é reduzir(um sistema de escrita por outro) letra por letra. E é até o que vemos, em "Yahoshua" Jesus.
Foi  normal que há diferença de linguagens, diferenças de um idioma para outro. 
só pra acalmar
Jhon em inglêns - João em português. Como não muda? Sem contar que esses idiomas são bem contemporâneos em relação a história da humanidade.

e a terra é redonda mesmo. E não tem mais continente para ser descoberto. Só a Nova Jerusalém lá na Eternidade.



A transliteração é uma prática dos estudiosos judeus desde a septuaginta. O Evangelho foi escrito primeiro em grego.  O nome português Jesus vem do latim Jesus. 
Jerônimo quando traduziu a Bíblia na versão conhecida como Vulgata usou o original hebraico para traduzir o VT e uma versão chamada de Antiga Latina junto com algumas outras versões em grego para traduzir o NT. A versão Septuaginta (grega) que traduzia o nome hebraico Yeshua como Iesous serviu de base para a tradução da Antiga Latina. 
A forma latina "Iesus", que aparece na Vulgata Latina de Jerônimo, não foi inventada ou criada por Jerônimo, como afirmam erroneamente os adeptos do Nome Yehôshuah, mas é simplesmente uma transliteração natural do grego para a escrita latina. Ou seja: do Grego para o Latim 

grego = Ιησου'α.


I=       I                                I                   
E =    E                               E  
S =    S                               S  
OU = U                               U  
S =    S                               S  
Obs: O ditongo grego ou soa como u, por isso, Iesous, foi abreviado para Iesus.


grego       -      latim      -      português
I                        J                       J
E  =                  E                       E
S  =                  S                       S
U  =                  U                       U
S  =                  S                        S




Jaspe =  hebraico yahsepheth  - grego iaspis  nota se que o nosso j corresponde ao y hebraico e ao i grego.

-Hoshea = Oséias - mudado por Moisés para Yusha' em árabe (Deus salva) = Josué (Números 13:8 - Números 13:16). Porque ele faria herdar a terra prometida (Deuteronômio 3:28 - Josué 1:6).
-YHWH  =  Jeová = Deus Poderoso = Deus Forte. 
-Yasu'a em árabe  = Yeshua no hebraico  =  Jesus.  

-O Y árabe correspondia ao i  grego que no latim era i e j que mais tarde no latim, se separam - ficando assim j ;
No latim originalmente, não existe diferença entre o som do “I” e o som do “J”. Eram apenas formas diferentes de escrever a mesma vogal. Somente muitos séculos depois da morte de Jesus é que percebeu-se que o I estava se pronunciando de dois modos diferentes e assim separou-se sistematicamente o I do J.
Yahia = João.  

-O J árabe corresponde ao i no latim.
jãhiliyan = Ignorântia = ignorância.


Até o século 16, havia uma tentativa de representar por meio da escrita os sons da fala, ou seja, o que se percebe, nos documentos mais antigos, é uma grafia fonética.
-Um panorama da evolução do registro escrito da língua portuguesa por Elis de Almeida Cardoso (www.discutindolinguaportuguesa.com.br) Hieróglifos, ideogramas ou, simplesmente, letras? Seja qual for o sinal gráfico utilizado, registrar as palavras para atingir um interlocutor distante no tempo e no espaço é o principal objetivo da escrita. O uso das letras (grafemas), representando os sons da fala, constitui a chamada escrita (grafia) alfabética. A ortografia, da combinação dos elementos de origem grega orto- (reto, direito, correto, normal) e -grafia (representação escrita de uma palavra), é, segundo o dicionário Houaiss, "o conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa que ensina a grafia correta das palavras".

A grafia de uma palavra pode estar ligada à sua etmologia (parte da gramática que estuda a origem das palavras : a grafia (escrita, acentos, tonicidade, pronúncia, sentido)).

Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa.
Já houve uma época em que cada escritor grafava as palavras como queria e, assim, para uma mesma palavra podiam se encontrar inúmeras formas. Escrever hoje sem h, seria, hoje, algo inadmissível, porém, o primeiro documento escrito em terra brasileira, a Carta de Caminha, inicia-se desta maneira: "Datada deste porto seguro davosa jlha da vera cruz oje sesta feira primeiro de mayo de 1500..." - ainda bem que as versões escolares da carta apresentam a ortografia vigente, se não haveria muito professor de cabelo em pé, querendo corrigir os erros do escrivão da armada de Cabral. 

Até o século 16, havia uma tentativa de representar por meio da escrita os sons da fala, ou seja, o que se percebe, nos documentos mais antigos, é uma grafia fonética.
De qualquer maneira, não existia uma norma, uma padronização. Houve, portanto, nesse período, muita instabilidade gráfica. O som de /i/ podia ser representado graficamente por i ou y. Além disso, nota-se que a pronúncia das palavras varia de indivíduo para indivíduo e de região para região, o que pode alterar uma grafia que se baseia na fonética. Em documentos dos séculos 12 ao 15, uma palavra tão comum como igreja aparece com dez grafias diferentes: ygreja, eygreya, eygleyga, eigreia, eygreia, eygreyga, igleja, igreia, igreja e ygriga. No século 16, com o Renascimento, o latim volta a ter muito prestígio.
Os latinismos enriquecem o léxico português, e passam a ser valorizadas formas gráficas restauradas, com base no latim - regno por reino, fructo por fruto. O bonito complicado. Há nesse momento, segundo gramáticos como J.J. Nunes, um recuo nos tempos. A ortografia fonética era muito mais simples, mas, para fazer com que a língua portuguesa ganhasse status de língua de cultura e se aproximasse do almejado padrão clássico, foram valorizados os grupos ch (com som de k), ph, rh, th. A palavra tipografia, por exemplo, era grafada typographia. Essa fase da ortografia, chamada de pseudo-etimológica, perdura até o início de século 20. Pseudo-etimológica, porque, no afã do uso do elegante y, uma palavra como lírio - do grego leírion por meio do latim lilìum - era grafada lyrio, ou seja, o y não existia na forma original da palavra. Essa vontade de escrever complicado para ficar bonito permanece até hoje.


Em pleno século 21, há quem prefira grafias que chamem a atenção, principalmente para registrar nomes próprios: Thays e Raphael são formas tão comuns quanto Taís e Rafael. Se, por um lado, no século 16, a ortografia pseudo-etimológica agradava, por outro, gramáticos tentavam a volta da simplificação. Em 1576, Duarte Nunes de Leão publicou a sua Orthographia da Lingoa Portuguesa (a própria palavra ortografia era grafada com th e ph), tentando melhorar a "scriptura" que, segundo o autor, andava "mui depravada". Em Ortographia ou Arte para Escrever Certo na Lingua Portuguesa (1633), Álvaro Ferreira de Vera criticou o desrespeito à pronúncia na escrita. No século 18, foi a vez de Luiz António Verney ir contra a escrita de base etimológica.
Em sua obra Verdadeiro Método de Estudar (1746), criticou o emprego das letras dobradas (quando não pronunciadas), o uso do c antes do t, do ch por /k/. Achava ainda que consoantes não pronunciadas como o g e o h deveriam simplesmente desaparecer.
Simplificação
No século 19, Antonio de Moraes Silva, no prefácio de seu Diccionario da Lingua Portugueza (7ª edição, Lisboa, 1877), diz que a falta de uma ortografia fixa causava muitas oscilações e trazia, sem dúvida, muitos problemas ao dicionarista.
Escritores como Garrett e Castilho brigavam pela simplificação ortográfica. Dessa forma, o século 20 começou com a ortografia mergulhada no mais perfeito caos, ou melhor, chaos. Cada um escrevia de acordo com suas próprias idéias, ou seja, havia praticamente uma ortografia para cada escritor. Em 1904, Gonçalves Viana, foneticista, filólogo e lexicólogo português, apresentou em um volume intitulado Ortografia Nacional uma proposta de simplificação ortográfica. Ele próprio sabia que se tratava de um grande desafio. Afinal, valorizar aspectos da fala, afastando-se do latim, tornava a língua mais popular. Isso desagradava, sem dúvida, aos doutos. Gonçalves Viana não se abateu diante das críticas, ao contrário, enfrentou-as, dizendo que a ortografia etimológica "é uma superstição herdada, um erro científico, filho de um pedantismo que (...) assoberbou os deslumbrados adoradores da antiguidade clássica". Para ele, o domínio da escrita deveria atingir o maior número possível de pessoas: quem soubesse ler, teria que saber escrever.
Novos tempos
As regras apresentadas por Gonçalves Viana estão muito próximas das que vigoram hoje. Basicamente eram as seguintes: 1) supressão de todos os símbolos da etimologia grega: th, ph, ch (= k), rh e y; 2) redução das consoantes dobradas, com exceção de rr e ss; 3) eliminação das consoantes nulas, quando não influíssem na pronúncia da vogal anterior; 4) regularização da acentuação gráfica. Se apenas em 1911 uma comissão de filólogos se reuniu em Portugal para oficializar a nova ortografia, em 1907 as influências de Gonçalves Viana já haviam chegado ao Brasil. Nesse ano, foi elaborado pela Academia Brasileira de Letras (ABL), a partir de uma proposta de Medeiros de Albuquerque, um projeto de reformulação ortográfica. Em 12 regras, o Brasil se antecipava, modernizando a ortografia. Em 1912, João Ribeiro redigiu a regulamentação desse projeto, aprovado em 1907, e, em 1915, a Academia Brasileira de Letras aprovou o projeto de Silva Ramos, que ajustou a reforma brasileira aos padrões da reforma portuguesa de 1911. Porém, dando um passo para trás, em 1919, o Brasil, que se havia antecipado em relação a Portugal, revoga, por indicação do acadêmico Osório Duque Estrada, tudo que tinha sido estabelecido em 1907.



Ou seja, nada de reformas e nada de simplificações. Enquanto Portugal aplicava a nova ortografia, o Brasil regredia três séculos. Simplificação Em 1929, a Academia tentou restaurar o sistema ortográfico simplificado, mas não houve aceitação popular. Em 30 de abril de 1931, finalmente é assinado um acordo Brasil-Portugal. O Brasil adota o projeto português de 1911. O vaivém ortográfico, entretanto, não parava por aí. Depois de oficializado em 1933, o acordo de 1931 é derrubado pela Constituição Brasileira de 1934, que mandava voltar à ortografia da Constituição de 1891. Isso é verdadeiramente incrível! Em pleno século 20, depois de toda a revolução modernista, voltar ao ph! Não é preciso dizer que a revolta foi geral. Professores, escritores, editores, juristas e até a própria ABL clamavam contra esse infeliz decreto. Só em 1938 a paz ortográfica é restabelecida com a volta do acordo de 31. Iniciou-se a partir daí um processo de uniformização da ortografia brasileira e portuguesa, que culminou no acordo de 1943. Nesse momento, os governos dos dois países assinaram a convenção "para a Unidade, Ilustração e Defesa do Idioma Comum". Foi nomeada uma comissão responsável pela preparação do Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Em 1945, o acordo tornou-se lei em Portugal. O Brasil manteve a ortografia do Vocabulário de 1943. Em 1971, no governo Médici, um novo decreto é assinado. A ortografia de 1943 sofreu pequenas alterações. Essa foi a última reforma e perdura até hoje.
Em Portugal, o decreto de 1945 não foi alterado. Sem fim Mas, ao que parece, o ponto final dessa história não chega nunca. Descontentes com a existência de duas grafias diferentes e alegando que isso pode trazer problemas não só lingüísticos, mas também políticos, os acadêmicos voltaram a insistir em uma nova reforma. A partir de 1975, após a independência das colônias portuguesas africanas (São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola e Moçambique), o problema se agravou, já que passaram a ser sete os países envolvidos numa tentativa de uniformização ortográfica. Em maio de 1986, no governo Sarney, houve uma primeira tentativa de se estabelecer um acordo ortográfico, envolvendo os sete países de língua portuguesa.
Após um encontro, no Rio de Janeiro, foi elaborado um novo acordo. Por ser considerado muito radical - o projeto propunha a supressão dos acentos nas proparoxítonas e paroxítonas -, acabou sendo rejeitado, principalmente por Portugal, e condenado ao fracasso. Contudo, se a persistência vence, em 1990 lá estavam os acadêmicos e representantes de governo novamente reunidos - agora em Lisboa -, debatendo (e batendo-se por) uma unificação ortográfica. Desse encontro, ficou decidido que: os signatários do acordo deveriam transformá-lo em lei; a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras seriam responsáveis pela publicação de um vocabulário ortográfico comum da língua portuguesa.
Novo acordo
Esse novo texto, bem menos problemático que o de 1986, tinha dois grandes objetivos: 1) fixar e delimitar as diferenças entre os falantes da língua e 2) criar uma comunidade com uma unidade lingüística expressiva para ampliar seu prestígio no âmbito internacional. Publicado por Antônio Houaiss (A Nova Ortografia da Língua Portuguesa, São Paulo, Ática, 1991), o novo acordo deveria entrar em vigor em 1994. Não foi o que aconteceu. Ratificado, em 1996, apenas por Portugal, Brasil e Cabo Verde - prevendo-se que Timor Leste também o aceite, já que, depois de sua independência, tornou-se membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) -, o acordo continua adormecido.
Quase dez anos se passaram e, até agora, a ortografia vigente no Brasil é a do acordo luso-brasileiro de 1943 (sancionado pelo Decreto-Lei nº 2.623, de 21 de outubro de 1955, e simplificado pela Lei nº 5.765, de 18 de dezembro de 1971). Além das diferenças em relação ao uso do trema (em Portugal esse sinal gráfico não é usado e no Brasil é obrigatório nos grupos que, qui, gue, gui, quando o u for átono e pronunciado), ao emprego do hífen e principalmente à acentuação (o Antônio brasileiro é o António português), é o tratamento dado às chamadas consoantes mudas o que mais chama a atenção entre a ortografia européia e a brasileira: acto, baptismo, correcção e óptimo, em Portugal, correspondem a ato, batismo, correção e ótimo no Brasil.
O acordo de 1994 dava conta dessa questão. Dificuldades atuais Viu-se, até aqui, o quanto é difícil chegar a um consenso em relação às regras ortográficas. 

Parece que nunca se alcançará o ideal. Por mais que a ortografia se aproxime da fonética - e já ficou provado que é realmente o desejável -, a língua falada, além de apresentar variações geográficas, muda no tempo muito rapidamente e não há forma de escrita que consiga acompanhar todos esses matizes e todas essas transformações. É necessário que haja uma única forma gráfica, sem dúvida. O que seria do português brasileiro se para a palavra colégio o paulista grafasse coléjo, o carioca culégio e o baiano cólégio.
Haveria uma retomada da confusão medieval. O pior problema, entretanto, é o fato de um único grafema ser correspondente a vários fonemas (sons). O x corresponde a /s/ - máximo, /z/ - exame, /ch/- Xuxa - além de ks (dois fonemas) - tóxico -, e a um único fonema corresponderem vários grafemas: o som /s/ pode ser escrito com c, ç, s, ss, sc, sç, x, xc, z. Muitas vezes, o que se percebe é que o uso atropela as regras, principalmente no que diz respeito à grafia das palavras de origem estrangeira. Diz a regra que o x, deve ser usado em palavras provenientes de línguas modernas. Daí a grafia de shampoo deveria ser xampu. Assim registra o dicionário. Não há, porém, nenhuma marca de xampu disponível nos supermercados brasileiros. O ç, por convenção, deve ser usado em palavras de origem tupi. É o que deveria ocorrer com o sufixo -açu, por ter essa origem. A cidade paulista de Pirassununga não segue a regra. Foz do Iguaçu, recentemente, quis ser Foz do Iguassu, alegando que o ç não faz parte do universo on-line. A mudança não pegou. Já que o assunto é ss, a velha e boa mussarela, aquela, da pizza (e não pítça), simplesmente não existe. O que existe é a muçarela, isso mesmo, com ç, ou ainda a mozarela. Mozarela? Sim, do italiano mozzarella. Dá para engolir?


O século 20 acabou, e a questão ortográfica não se resolveu por completo. Há muito ainda o que discutir sobre o uso das letras, dos acentos e até do hífen. Enquanto os problemas continuam atormentando acadêmicos e parece que não terão fim tão cedo, adolescentes do novo milênio adotam em seus blogs uma nova ortografia. No chamado internetês, o k substitui o qu (aki = aqui), o x vale por ss (axim = assim) e o h transforma-se em acento agudo (ateh = até). Seria o prenúncio da ortografia virtual? Só o tempo dirá.
Prof. Clóvis
GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA
Mudanças no alfabeto

Fonte: Guia Prático da Nova Ortografia - Douglas Tufano
Editora Melhoramentos - Agosto de 2008



Século XXI  novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa em torno da possibilidade de unificar a escrita da língua portuguesa nos países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). Tal Acordo não significa uma unificação no modo de falar, no uso do vocabulário, mas apenas uma tentativa de unificar o modo de escrever a língua portuguesa. Tais mudanças não atingiram, de modo profundo, a escrita de muitas palavras, por ter se limitado a alterar o alfabeto, com a inclusão oficial de algumas letras, a acentuação de algumas palavras e grafia de outras. - Apostilas da Unopar EAD: Língua e linguagem, Comunicação e linguagem, Guia Prático da Nova Ortografia - Douglas Tufano - Editora Melhoramentos - Agosto de 2008. 


-Apocalipse 3:12     A quem vencer, eu farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. (O Senhor Jesus terá um novo nome na Nova Jerusalém Celestial - na Vida Eterna).


-Êxodo 23:21 O meu nome está Nele = Sim  :Isaías 9:6  e se chamará o seu nome : Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 

MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS
-Numa sexta-feira -----Mateus 26:2 Jesus conversa com os discípulos. E diz que a páscoa seria dois dias depois. (a Páscoa Dele com os discípulos, foi quando Judas o entregou).
-Marcos 14:1-2 - os principais dos sacerdotes tramando para matar Jesus . 
- Lucas 22:1 e Judas vai ao encontro dos que queriam matar Jesus.
-- Lucas 22:7 - No domingo --- (dois dias depois da sexta-feira, fizeram a Páscoa Jesus e os discípulos) - e era o 1º dia da festa dos pães asmos. Quando sacrificavam a Páscoa. 
Mateus 26:17 e Mateus 26:20 E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze.
-Mateus 26:31 Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim;...Mateus 26:34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. 
Deuteronômio 16:4 ... também da carne que matares à tarde, no primeiro dia, nada ficará até amanhã. v6 ... ali sacrificarás a páscoa à tarde, ao por do sol, ... v16 Três vezes no ano todo o varão entre ti aparecerá perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher na festa dos pães asmos, ...
-Segunda-feira --- 2º dia da festa dos pães asmos. --- Quando Jesus foi entregue. De madrugada, que ainda fazia parte da noite de domingo, do dia da Páscoa.
Mateus 26:61 na casa do sumo sacerdote Caifás(ou seja primeiro a Anás porque era sogro de Caifás).
-Terça-feira --- 3º dia dos pães asmos. ---- Mateus 27:1 E, chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos do povo, formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem; João 18:28 Depois levaram Jesus da casa de Caifás para a audiência. E era pela manhã cedo. 
-levaram a Pôncio Pilatos
-levaram a Herodes
-Herodes mandou para Pilatos=
-Quarta-feira - João 19:14 E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta (que começa ao meio dia às três horas da tarde); e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei. (Pilatos disse ao povo, portanto Jesus ainda estava vivo e ainda não estava na cruz). - 4º dia dos pães asmos.
-Quinta-feira - Marcos 15:33,34 ---- distância de Jerusalém à caveira??? - 5º dia da festa dos pães asmos --- E era já quase a hora sexta (que começa ao meio dia as três horas da tarde), e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol; E rasgou-se ao meio o véu do templo. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo. E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos. Lucas 23:44-48 Mateus 27:45 E desde a hora sexta (que começa ao meio dia as três horas da tarde) houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona(que começa às três horas da tarde até as seis horas da tarde). Mateus 27:46 E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
-Marcos 15:42 -- E, chegada a tarde(daquele dia de quinta-feira), por quanto era o dia da preparação(por quanto começava o dia de sexta-feira (à noite, ao por do sol). - Então na noite de quinta-feira já fazia parte do dia da preparação (da sexta-feira, isto é, a véspera do sábado) - João 19:42 Ali, pois (por causa da preparação dos judeus(a sexta-feira), e por estar perto aquele sepulcro). Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação. - João 19:31 = Ou seja na sexta-feira, que começava ao por do sol de quinta-feira a qual começava ao por do sol de quarta-feira.Bíblia. -- Jesus foi preso. Os guardas o esbofetearam, chutaram e cuspiram em seu rosto. Ficou horas sem dormir e sem comer. Muito debilitado, portanto. --- Ainda foi submetido a cerca de 120 acoites, tortura que antecedia a maioria das execuções romanas na cruz. Os açoites atingiram sobretudo a região lombar e perfuraram a pele, traumatizando os nervos e os músculos. No meio das costas, a flagelação levou à ruptura dos alvéolos, as estruturas que retêm o ar nos pulmões. Jesus mal respirava e teve acessos de vômito. --- Despido, Jesus foi amarrado a um tronco vertical de costas para os soldados. O chicote usado nesse tipo de tortura era o flagrum, que contém nas pontas ossos de articulações ou esferas de chumbo para intensificar a dor. --- Jesus carregou o tronco, que pesava de 22 a 27 quilos. O caminho era de terra e cheio de buracos. O esforço, associado à agressão do acoitamento, pode ter causado um derrame na pleura (a membrana que reveste os pulmões). Quando isso ocorre, é enorme a dificuldade para respirar. Os pregos utilizados na crucificação eram de ferro, com cerva de 12 centímetros de comprimento. Eles perfuraram o nervo mediano do antebraço, provando uma sensação intensa de queimadura. A dor é tanta que pode causar vertigens. Sem assistência, em poucos minutos, a maioria dos pacientes com perfuração no nervo mediano entra em estado de choque. --- Numa crucificação, os pés costumavam ser pregados da seguinte forma : dobravam-se os joelhos da vítima de modo que as solas ficassem estendidas, rentes à madeira – Os pregos atingiam os nervos plantares dos pés. O efeito é o mesmo que o sentido nas mãos; dor lancinante e intermitente. A flexão dos joelhos causa em cerca de dez minutos, câimbras e adormecimento das pernas. --- Há duas prováveis causas da morte de Jesus : asfixia e choque hipovolêmico – Asfixia : os braços erguidos imobilizam o peito, dificultando o mecanismo respiratório, especialmente à expiração. – Choque hipovolêmico : A violência provocada tanto pelo açoitamento quanto pela imobilidade na cruz leva a uma queda do volume sanguíneo circulante, o que causa a falência de múltiplos órgãos. – Fontes : WilliamEdwards, patologista da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, Frederick Zugibe, médico legista da Universidade Columbia, também nos Estados Unidos e Cícero Vaz ,fisiatra. – Revista Veja 04 de Abril de 2012. E sua pernas não foram quebradas, porque constataram que ele já estava morto. E para que se cumprisse o que foi dito na Escritura. E Jesus precisava daquele corpo normal para a aparição aos apóstolos. Tanto é que testemunharam os buracos dos pregos em suas mãos !!!! Salmos 34:20 " Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra." e João 19:36 "esta aconteceu para se cumprir a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado."
Jesus foi sepultado perto ou depois do pôr do sol, pelo calendário judaico = na quinta-feira depois do pôr do sol (primeira noite), a quinta-feira de dia (primeiro dia), sexta-feira noite depois do pôr do sol (segunda noite), sexta-feira de dia (segundo dia e 6º dia dos pães asmos), sábado depois do pôr do sol (terceira noite), sábado de dia (terceiro dia). Porque depois do por do sol de sábado, já faz parte do primeiro dia da semana, que é o domingo. 
Não sabemos exatamente quando Ele ressurgiu, mas sabemos que foi antes do nascer do sol do domingo, portanto fazendo parte do dia terceiro e ao mesmo tempo fazia parte do domingo, que já é o quarto dia(o primeiro dia da semana). (João 20:1, Maria Madalena veio “de madrugada, sendo ainda escuro”, e a pedra havia sido deslocada, e ela, encontrando Pedro, disse: “levaram o Senhor do sepulcro”) de modo que Ele pode ter ressuscitado bem cedo, logo depois do pôr do sol, sábado à noite, que começou o primeiro dia da semana dos judeus e que já faz parte do domingo também. Ou nesse período de noite.
Ele foi sepultado perto ou depois do pôr do sol na quinta-feira, que começou o dia de sexta-feira no calendário judaico (de modo que a noite de quarta-feira, faz parte do dia de quinta-feira e a noite de quinta-feira faz parte do dia de sexta-feira).
-Lucas 23:54-55-56 - E era o dia da preparação(sexta-feira, que começa ao por do sol de quinta-feira), e amanhecia o sábado(que começa no por do sol de sexta-feira. -- no dia preparação,(na sexta-feira) as mulheres foram ver onde era o sepulcro e voltaram para preparar os unguentos. E no sábado descansaram (A páscoa dos judeus - o 7º dia dos pães asmos).
-domingo = Mateus 28:1 E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Mateus 28:2-6 E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos. Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. = Quando o anjo revolveu a pedra os guardas viram e desmaiaram e elas chegaram e viram que Jesus não estava mais lá.
-“ E eis que no mesmo dia (no mesmo primeiro dia da semana)” - os discípulos que andaram com Jesus no caminho de Emaús (Lucas 24:13). Os discípulos, que não reconheceram Jesus, fazem a Ele o relato de sua crucificação (24:20) e dizem que “é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram” (24:21). A partir da quarta-feira à noite,momento do sepultamento de Cristo, que inicia a quinta-feira judaica (então devem ter contando como que na quinta-feira, porque ela fazia parte da quarta-feira). Eles contaram a partir do dia que Jesus já estava sepultado (a partir do dia de quinta-feira até domingo que também começa ao por do sol de sábado). Dando assim três dia também.
-Em um plano maior, não é tão importante saber em que dia da semana Cristo foi crucificado. Se fosse tão importante, então a Palavra de Deus teria claramente nos comunicado este dia. O que é importante é que Ele morreu, e que Ele, fisicamente, ressuscitou dos mortos. O que é igualmente importante é o motivo por que morreu: para levar a pena merecida por todos os pecadores. João 3:16 e 3:36 proclamam que crendo, ou colocando sua confiança Nele, temos vida eterna! E Ele veio em forma humana para nos mostrar que é possível como humanos vencermos esse mundo de pecado.
-O véu do templo rasgou, se abriu. Porque antes de Jesus só os sacerdotes podiam entrar no santuário para falar com Deus. E quando no sacrifício da cruz, rasgou o véu do templo, ou seja Deus nos deu a oportunidade de todos entrarem no santuário para falar com Deus, isso através de Seu Filho Jesus CRisto. Bíblia.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
INFERNO = AFLIÇÃO DE MORTE – SOFRIMENTO DE MORTE =
-...Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade. Lucas 22:44 = E a vontade de Deus é que fosse mostrado que depois da morte há ressurreição e vida, há vida, há salvação e há também o tormento eterno.

E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.  Lucas 22:44
- ... do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Jonas 2:2
-Salmos 68:20 - Nosso Deus é o Deus da salvação; e a Deus, o Senhor, pertencem os livramentos da morte. 
-2 Samuel 22: 6 - cordas do inferno me cingiram; encontrou-me laços da morte. 
-Salmos 18: 5 -Tristezas inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam. 
-Ezequiel 31:15 - Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que ele desceu ao inferno (Deus diz que Jesus desceu ao inferno) .
-Ezequiel 31:16 ... levado ao inferno, com os que descem à cova; 

Mateus 28: 7 ... que ressuscitou dos mortos ...  Marcos 15:34 e Lucas 23:44 ao 46 = quando O Senhor Jesus sente  a angústia de morte.

O MILAGRE DE JONAS =
Antes de estar no ventre do peixe, Jonas estava alimentado, ou seja em boas condições físicas e psicológicas e não passou por sofrimento atroz. Então ele passou três dias sem comer, sem beber, sem respirar e sem fazer força física, ou seja não gastou energia. Sabemos que o organismo  consegue ficar sem alimento e sem água muitos dias , mas sem respirar, não. E no organismo oxigênio é processado em gás carbônico.
Jonas morreu.  O milagre de Jonas é que o seu corpo ficou guardado no ventre do peixe. E ele voltou a viver. Voltou-lhe o espírito. -  Voltou-lhe a respiração – Voltou-lhe o fôlego de vida. O milagre de Jonas é que o corpo de Jonas ficou guardado dentro do peixe e não quebrou nenhum osso, não digerido pelo peixe, e ele morreu e reviveu. Esse é o milagre de Jonas. Jonas morreu e reviveu e continuou a vida profetizando aqui na terra.

Já ouvimos vários testemunhos de pessoas que morreram e voltaram a viver aqui na terra. Isso é um milagre.

O Senhor Jesus passou por sofrimento atroz (monstruoso, bárbaro, horrível) . Seu sangue foi derramado durante todo o seu padecimento  = antes e durante o tempo que ele ficou na cruz. Ele morreu na cruz. Ele padeceu física e psicologicamente. Houve muitas testemunhas da morte de Jesus.
O corpo de Jonas ficou guardado no ventre do peixe, assim como o corpo do Senhor Jesus ficou guardado no seio da terra, sem que não fosse quebrado nenhum osso de seu corpo, assim como o de Jonas e seu corpo não foi nem começado a ser comido pela terra. Jonas voltou a viver naquele mesmo corpo. O Senhor Jesus apareceu vivo(transfigurado) naquele mesmo corpo. Tanto que mostrou a Tomé os furos dos pregos e quando subiu para o céu foi em Espírito (transfigurando-se).

- E o espírito voltou à Jonas. Há escrito na Bíblia, eu li. Mas não marquei.
- Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. João 3:13 e Lucas 24:51
Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17 
O Senhor Jesus foi o único que morreu, reviveu (ressuscitou) e subiu para Deus – subiu para o céu. O Senhor Jesus foi o único que ressuscitou dos mortos e não continuou a viver aqui na terra.
Enoque, Elias, e outros foram levados para o céu sem passar pela morte.
Jonas morreu e reviveu e continuou vivo na terra e depois quando já velho, morreu novamente.
O milagre de Jonas é que ele morreu e reviveu (ressuscitou) . Jonas voltou  a viver e a profetizar. Depois ele morreu novamente quando já era velho. Então, ele não venceu a morte.
O Senhor Jesus quando morreu e ressuscitou e foi viver eternamente com Deus. Ele venceu a morte desse modo.

Quando Jonas estava em sofrimento de morte no ventre do peixe, ele orou. Pedido a Deus para viver, ele não queria morrer. Queria viver novamente.

O Senhor Jesus quando estava na cruz em sofrimento de morte ele também orou para Deus consumar que consumasse a sua vontade,  através Dele (Jesus). E vontade de Deus e mostrar a salvação . Mostrar que todos ressuscitaremos  e vamos viver eternamente, assim como Jesus.

A MORTE = 
- Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus. = ou seja subir a minha vida da morte, quer dizer devolveu a vida. Morreu e voltou a viver a sua vida. Jonas 2:6
- Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. Quando a vida já estava saindo de Jonas. Quando estava morrendo. Jonas 2:7.

A VIDA =
- E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, ... Jonas 3:3

Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas. Mateus 12:41 = Porque uma cidade se salvaram  e com através de Jesus humanidades  e humanidades serão salvas. – E o milagre de Jesus foi maior do que o de Jonas. Porque Jonas morreu e reviveu e continuou a viver aqui na terra e depois morreu novamente quando velho. E Jesus morreu, reviveu e vive eternamente...
 Mateus 12: 38,39,40: Jesus citou o exemplo de Jonas, porque Ele queria que eles acreditassem que foi da morte para a ressurreição. Como eles acreditavam que Jonas poderia permanecer vivo dentro do peixe. Sendo um homem comum. E Jesus é o Filho de Deus veio a vida dentre os mortos. Como o peixe não digeriu não o destruiu. Então, Jesus não foi comido pela terra, não  foi destruído, não foi aniquilado pela morte. Mas ambos, Jonas e Jesus foram guardados no seio da terra.

Mateus 12: 38 
Os fariseus e os escribas eram os incrédulos, e não crentes. 
Mateus 12:39 "uma geração má e adúltera". Porque Jonas era um homem comum. E Deus não permitiu que o peixe, digerir (comer).. Mas Deus permitiu que o peixe vomitar. E para tornar os escribas e fariseus confusos. Porque eles eram coração mal e adulteravam (misturado, alterado) os mandamentos. Impunha carga. . Ele deu o sinal de Jnas,  sinal. Porque eles são aqueles que não crêm. Quem crê no Senhor Jesus Ele está em conformidade. Por que sentir a paz com sua revelação e não duvidar. 
Mateus 12:40 Porque, assim como Jonas esteve no ventre do peixe e salvou da morte. Então, o Senhor Jesus estava no interior da terra para poder ressuscitar . Ele foi morto e muitos testemunhou sua morte.  O Senhor Jesus ressuscitou dentre os mortos. Morreu e reviveu para vencer a morte. Para nos mostrar que  há ressurreição depois da morte. Porque, como pode ser de três dias e três noites sem comer, sem beber e respiração: no peixe ou na terra? É somente pelo poder de Deus. 
Os fariseus acreditavam no milagre de Jonas que era um homem comum. Mas não acreditava em Jesus = que é o Filho de Deus. Que veio para nos mostrar a salvação e a vida eterna. 
Mostrar "O milagre de superar a morte.". 
O Senhor Jesus  venceu a morte(quando ressuscitou e foi vivo para o céu) e ressuscitar triunfante para nos dar a vida eterna (após a morte). 
Mateus 12 41-42 
O Senhor Jesus diz que a geração não seria perdoado, porque não creram. 

Mateus 12:43 a 45 Pois o Senhor Jesus estava tentando preenchê-los com as coisas de Deus. Mostrando a verdadeira vontade de Deus. Mas eles se recusaram. Não aceitam, retém. Deixando seus corações vazios da presença de Deus. E cheio de sabedoria de si mesmos.

Atos 16:31 e Marcos 16:16 - Então deixe que Deus encha seu coração com a Sua Palavra. Crê no Senhor Jesus e será salvo, pois aquele que não crê já está condenado.


---------------------------------------------------------------------------------



POSTADO POR: Darlene Guedes.