HISTÓRIA DA HUMANIDADE


-Terra e céus  
- Gênesis cap.1 e 2 até verso 7.
-O paraíso de Deus 
-Gênesis 2:19 ... formado da terra todo animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão,...
-Gênesis 2:7,15,16,17 Deu fez o homem do pó da e na terra, e colocou no jardim do Éden.-  Gênesis 1:24ao31 " No sexto dia da criação de Deus, foram criados mais animais, o homem , o jardim do Éden e a mulher. O homem foi criado na terra e levado para o jardim do Éden. (Gênesis 3:23 - Gênesis 1:28ao30 - Gênesis 2:8 ).
-Mateus 25:34 "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 
-João 14:2 " Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar."
-Gênesis 2:4,5 " A formação do jardim do Éden". - Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados: no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; 
-Apocalipse 5:10 "E para nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra." = reis, porque vão reinar(viver) e sacerdotes, porque servirão no templo de Deus, sobre a terra(em cima da terra, porque a nova terra, eterna é em cima, desta que estará em chamas).
Lucas 23:42,43 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
-II Coríntios 12:2,4 "Foi arrebatado ao terceiro céu;..." "Foi arrebatado ao paraíso;..."

-Apocalipse 21:1,2 "... que de Deus descia do céu,..."
-Paraíso = Lucas 23:43-II Coríntios 12:4
-Apocalipse 2:7 "... Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." = o Éden.
-Gênesis 2:8,15 " E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente e pôs ali o homem que tinha formado.
-Gênesis 2:9 "...brotar da terra (Deus levara sementes da terra para o paraíso) toda a árvore agradável à vista, e boa para comida: e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal."
- Gênesis 2:7 " do pó da terra e soprou em suas narinas." - Então o homem deve ter sido criado na terra e levado para o jardim do Éden.
-Gênesis 2:8 "e plantou... e pôs ali o homem."
Então Deus formou no Éden a vegetação conforme na terra. Então no Éden foi criado também os animais, os vegetais conforme na terra. e a mulher, também foi criada no Éden v9 "fez brotar da terra" - v19 "formado da terra todo animal." - v19 "trouxe a Adão " - v22 "formou uma mulher e trouxe a Adão. - Hebreus 11:5 – Gênesis 3:22,23,24 Adão e Eva foram lançados do Éden para a terra. Adão era uma alma vivente(não possuía alma imortal). Ele foi trasladado.

-v10 "E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia(com a terra) e se tornava em quatro braços."
-Gênesis 2:11 ao 14:
-O primeiro braço do rio Pisom (referência:que rodeia a terra de Havilá-dos descendentes de Cuxe que descendem também de Cam filho de Noé,que seguiram em direção á  África,após o dilúvio). Parece ser o rio Nilo,que nasce na África e no seu primeiro braço (em direção ao Egito), se estende para a Mesopotâmia.
-O segundo braço do rio Pisom,referência:Giom.Já na Mesopotâmia(onde Deus colocou Adão e Eva).Que rodeia toda a terra de Cuxe(descendentes de Cam filho de Noé que constituíram famílias naquelas terras, depois da divisão de terras pelos filhos de Noé). E que era a terra prometida(Canaã, época de Abraão a Moisés).
-O terceiro braço do rio Pisom, Hidéquel que vai para a banda do oriente da Assíria(que fica na parte superior da Mesopotâmia)
-O quarto braço do rio Pisom é o Eufrates( das montanhas orientais da Turquia) se une ao rio Tigre, desaguando no Golfo Pérsico.
- Gênesis 3:19,23,24 "O Senhor Deus, pois, o lançou(arremessar, ao longe - então Éden e Terra são separados) fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado." 
-Para os antigos hindus, a Terra tinha a forma plana e era sustentada por diversos  animais. Para os ianomâmis, o mundo está dividido em três terras : a "terra de cima", que é muito velha e cheia de rachaduras por onde escoam as águas dos rios e dos lagos, formando a chuva que cai sobre a "terra do meio",  que é o lugar onde vivem os seres humanos; e a "terra de baixo", que, mais recente, está sob nossos pés. Web Aula 1 - O Estudo da Natreza e Sociedade na Educação Infantil - Pedagogia Unopar 2016.

Caim  e  Cam =
-Isaías 18:1-2 “que está além dos rios  da Etiópia” (Mesopotâmia) “pele brunida” (de escuro - polido, luzido, brilhante), “cujo os rios dividem” (subdivisões do Nilo)
-Sofonias 3:10 = “rios d’além da Etiópia” (Mesopotâmia), “da minha dispersão ” =  a confusão das línguas.
Descendentes de Cam, tanto de Havilá(de Cuxe  ) na África quanto os da Mesopotâmia, eram altos (pois eram descendentes de Anaque (Enoque) filho de Caim – os  gigantes - Números 13:33  -  e de pele escura Isaías 18:2 (pele brunida = escuro - polido, luzido, brilhante) “desde o seu princípio” = origem.  - Isaías 18:3  Vós, todos os habitantes do mundo, e vós os moradores da terra, quando se arvorar a bandeira nos montes, o vereis; e quando se tocar a trombeta, o ouvireis.

Sete  =  semente (renovo, compensação) de Abel Gênesis 4:25  e Sem = abaixo se refere a descendentes de Sem, referências de povos, que foram brancos, que miscigenaram. Tornando uma raça de morenos e tantas outras cores de pele. 
-Gênesis 25:25   E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú. = se Jacó e Esaú eram gêmeos, então se um era branco, o outro também devia ser.
-I Samuel 16:12 e 17:42 Davi: moço, ruivo, e de gentil aspecto;
-Cânticos 5:10-12 -15  O meu amado é branco e rosado; ele é o primeiro entre dez mil. - A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo. - Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste. - As suas pernas como colunas de mármore, colocadas sobre bases de ouro puro; o seu aspecto como o Líbano, excelente como os cedros. =  Salomão faz uma referência de como seria o Senhor Jesus, pois ele viveu bem antes do nascimento do Senhor. E baseando na cor de sua descendência.
-Isaías 3:24 E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura.
-Lamentações 4:7,8  Os seus nobres eram mais puros do que a neve, mais brancos do que o leite, mais vermelhos de corpo do que os rubis, e mais polidos do que a safira. - Mas agora escureceu-se o seu aspecto mais do que o negrume (negrura); não são conhecidos nas ruas; a sua pele se lhes pegou aos ossos, secou-se, tornou-se como um pau. = brancos, que miscigenaram. Tornando uma raça de morenos e tantas outras cores de pele.
-Isaías 53:1-3  Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? - Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. - Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. = marrom, ou seja mais pro lado de uma cor escuro,  é a cor de uma terra seca.
 
-Adão e Eva tiveram 02 filhos:Caim(1º filho do pecado herdou a desobediência e rebeldia,sobressaiu no trato com a terra(plantação). e Abel (2º filho - do arrependimento,da conversão - obediente, calmo, tranquilo,sobressaiu no trato com os animais.Caim era reprovado por Deus e matou Abel,porque era mau,não se arrependia Gênesis 4:9ao14. Caim foi habitar na terra de Node(Não que já houvesse habitantes e sim que quando começaram os registros históricos o povo de Node habitavam aquela região, "tomados como referencia." Banda do oriente do Édem (da banda do oriente da Mesopotâmia /parte superior da Mesopotâmia).
Gênesis 5:3, 4  "Adão viveu cento e  trinta anos. Tornou-se pai dum filho à sua semelhança, à sua imagem, e chamou-o pelo nome de Sete. E os dia de Adão, depois de gerar Sete, vieram a ser oitocentos anos."  Entrementes ele se tornou pai de filhos e de filhas."(Um dos filhos de Adão era Caim, e uma das filhas de Adão deve ter se tornado esposa de Caim). Porque Caim conheceu (coabitou) com ela(sua esposa), depois que fugiu para a terra de Node).
Os caminhos de Caim se fixaram na mente,na prosperidade e gozos mundanos e negligenciaram os mandamentos do Senhor Deus. Gênesis 4:16 E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.
-Sete 3º filho no lugar de Abel,certamente era bom.Buscava a Deus.Por isso está escrito Gênesis 6:2"viram os filhos de Deus"- Como Caim e sua descendência não buscavam a Deus por isso está escrito Gênesis 6:2"as filhas dos homens".
-Gênesis 6:2"viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas"=A raça de Caim, espalhando-se do lugar em que a princí­pio se estabeleceu(terra de Node), dispersou-se pelas planícies e vales onde os filhos de Sete haviam habitado;e os últimos para escaparem de sua influência contaminadora, retiraram-se para as montanhas e ali fizeram sua morada.Enquanto durou esta separação mantiveram em sua pureza o culto a Deus, mas com o correr do tempo arriscaram-se pouco a pouco a misturar-se com os habitantes dos vales(descendentes de Caim).Os filhos de Sete atraídos pela beleza das filhas dos descendentes de Caim, desagradaram a Deus casando-se com elas. Esta associação produziu os piores resultados. Muitos adoradores de Deus foram seduzidos ao pecado pelos engodos(adulação,bajulação)que constantemente estavam agora diante deles e perderam seu caráter peculiar(próprio) e santo. Os homens se não importaram de ter conhecimento de Deus;em seus discursos(caminhos tortuosos) se desvaneceram(extinguiram-se)e seu coração insensato se obscureceu.Por isso Deus os entregou a um sentimento perverso Romanos 1:21 e 28.A maldade propagou-se largamente na Terra como uma lepra mortal.
-Adão e Eva(Caim, Abel, Sete)/Sete(Enos,Cainã,Maalalel,Jarede, Enoque,Metusalém,Lameque,Noé). 
-Caim- filhos: Enoque, Irase, Meujael, Metusael, e Lameque, que teve duas mulhes (Ada que deu os netos :Jabal e Jubal, e Zila que deu os netos Tubalcaim e Naamá).
                                        VEIO O DILUVIO.
-Noé levou 100 anos para construir a arca.
-Gênesis 7:3=Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para se conservar em vida a semente sobre a face de toda a terra.
-Gênesis 6:18 Deus está falando com Noé e dizendo que o pacto que Ele está fazendo, é com ele(Noé) - "... e entrarás na arca tu e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo."= porquanto seus filhos certamente eram casados com mulheres dos descendentes de Caim e Noé poderia não querer que elas fossem pois para ele seriam uma semente do mal, mas Deus dizendo assim deixa claro que elas eram para ir também.
7:7-7:13=E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio.
- Deus salvou a Noé no dilúvio, porque ele amava a Deus e para que não fosse destruído ou corrompido pelo mal. Para com uma semente boa, a terra continuar. Logo, o mal não poderia dominar a terra que Ele criara, daí a destruição daquela humanidade má.
-Gênesis 9:11, 15, 17=...que não será mais destruída toda a carne...de Adão até a época de Moisés(até aquelas almas que foram destruídas nos 40 anos de peregrinação no deserto - do Egito à Canaã) as almas eram apenas viventes. Morreu acabou (eram destruídas e esquecidas por Deus). Esquecidas assim serão também  na condenação da morte pelo pecado(sofrimento eterno,fogo eterno). - I Coríntios 15:45. Porque aqueles que não aceitam Jesus como salvador de sua alma são os inimigos de Deus.

-Gênesis 2:11 ao 14:
-O primeiro braço do rio Pisom (referência:que rodeia a terra de Havilá-dos descendentes de Cuxe que descendem também de Cam filho de Noé,que seguiram em direção á  África,após o dilúvio). Parece ser o rio Nilo,que nasce na África e no seu primeiro braço (em direção ao Egito), se estende para a Mesopotâmia.(Salmo 105:23,27...e Jacó peregrinou na terra de Cam).
-O segundo braço do rio Pisom, referência: Giom. Já na Mesopotâmia(onde Deus colocou Adão e Eva).Que rodeia toda a terra de Cuxe(descendentes de Cam filho de Noé que constituíram famílias naquelas terras depois da divisão de terras pelos filhos de Noé). E que era a terra prometida (Canaã, época de Abraão a Moisés).
-O terceiro braço do rio Pisom, Hidéquel que vai para a banda do oriente da Assíria(que fica na parte superior da Mesopotâmia)
-O quarto braço do rio Pisom é o Eufrates( das montanhas orientais da Turquia) se une ao rio Tigre, desaguando no Golfo Pérsico.
-Após o dilúvio Noé e sua descendência Cam,Sem e Jafé habitaram nessas terras.Quando terminou o dilúvio,começou ali as primeiras famílias.
-Gênesis 10:7 Cam=Cuxe=Ninrod=Babel=Sinar=Canaã. Com a construção da torre de Babel a confusão das línguas(Gênesis 10:9 e Gênesis 11:6 a Terra era de uma mesma língua.Não tinha como eles serem confundidos.Mas na verdade o que os levou construir a torre foi a sua soberba).Gênesis 10:25 Sendo que Ninrod(da parte de Cam) era trineto de Noé e Pelegue era já tataraneto(da parte de Sem);se dividiram sendo que :
-Jafé habitou regiões da Judeia e proximidades e seus descendentes habitaram as ilhas do mar Egeu e regiões russas Gênesis 10:4,5.
-Cam e sua descendencia habitou a Mesopotâmia(Gênesis 9:18"e Cam é o pai de Canaã") e Cam também era o pai de Cuxe.Alguns descendentes de Cuxe seguiram para África(terra de Havilá) Gênesis10:7e Gênesis 2:11(Pisom =Nilo=África).Gênesis 15:18 e Gênesis 10:7 Deduz-se:o Egito ou a África ,guardam a língua primitiva da humanidade.Pois quando Havilá,bisneto de Noé da parte de Cam se separou indo em direção ao Egito,África...A confusão das línguas devido a torre de Babel ainda não tinha acontecido.Gênesis 10:29 Havilá, pentaneto ou 6ª geração de Noé da parte de Sem,era filho de Pelegue quando houve a divisão das terras devido a confusão das línguas,na torre de Babel.
-Sem Gênesis 10:30 e sua descendência habitou desde Messa, indo para Sefar, montanha do Oriente (parte superior da Mesopotâmia regiões em direção Armênia). Sem=Arfaxade=Salá=Éber=Pelegue e Joctã.(6ª descendência de Sem=Naor que fora pai de Tera 7ª descendência de Sem.Tera, pai de Abrão) habitou as terras de Ur dos Caldeus(ao sul da Mesopotâmia)Gênesis 11:28 "na terra do seu nascimento".E Harã filho de Tera voltou para a terra de seus antepassados(onde Sem habitara) Gênesis 12.
Descendência de Noé(os que mais se destacaram)

-Adão e Eva



                                                                      

----------
Filhos de Noé

 

 

 

                                                                                              

                                         --------------

Jafé

 

 

 

                                                                                                      

                                                                                                                                         -------------------------------Cam

-Caim: Enoque, Irase, Meujael, Metusael, e Lameque, que teve duas mulhes (Ada que deu os netos :Jabal e Jubal, e Zila que deu os netos Tubalcaim e Naamá.
Gênesis 4:17 ao 23.
-Abel;
-Sete: Enos, Cainã, Maalalel,Jarede, Enoque,Metusalém,Lameque,Noé.
Gênesis 5:1 ao 32.

-----------------------------------------

  Sem   -  primogênito Gênesis 9:18 










Netos de Noé

















Bisnetos de
Noé
Terra de Sinar
Gomer,Magogue,
Madai,Java,Tubal,

Meseque,Tiras















De Gomer: Asquenaz,Rifate,
Togarma

Javã: Elisá e Tásil, Quitim, e Dondanim.
Terra de Sinar

-Cuxe : Sebá , Havilá, Sabtá, Raamá: Raamá, Sabtecá;
de Raamá =Sabá e Dedã (bisnetos de Cam);


-Mizraim: Ludim,Anamim,Leabim,

Naftuim,Patrusim,Casluim,Caftorim;
-Pute

-Canaã : Sidon-Tiro-feníncios (cananeus desde Sidom indo para Gerar, Gaza.Indo para Sodoma, Gomorra,e Admá,e Zeboim,até Lasa) e a Hete - desc. de CAM COM Sete(jebuseu,amorreu,girgaseu,heveu,

arqueu,sineu,arvadeu,Zemareu,hamateu). 

Até então, todas as línguas eram originalmente semitas. - Confusão das línguas e derivaram-se outras linguagens.



Ninrod : E o princípio do seu reino foi Babel (confusão das línguas)conquistadas (Ereque, Acade, Calné, Nínive, Reobote Ir, Calá, Resém). 










   terra de Sinar =
-Elão(Susiana - sumérios); 
-Assur (Gênesis 10:11- assuritas - Ereque, Acade, Calné - Assíria, assí­rios e assírios-babilônios (acadianos) -caldeus, Isaí­as 23:13 e Miquéias 5:6  -  Babel tempo de Ninrod confusão das línguas - tempo de Ninrod  Nínive, Reobote Ir, Calá, Resém;
-Arpachade  Sala : Eber(primogênito) e
Jafé(caçula) -  (caldeus - Ur);
-Lude (sírio-hitita(lúvios-lutitas), arquimenida-império persa);

Até então, todas as línguas eram originalmente semitas. - Confusão das línguas e derivaram-se outras linguagens.







-Arã - arameus - sírios (aramaico): Uz, Hul,Geter,Más).      De Éber: Pelegue e Joctã.
De Serugue:Naor
De Naor: Tera




Trinetos

De Noé
De Casluim

tetranetos ou
Tataranetos

ou
5ª geração de Noé


 De Casluim: filisteus. - 
Pelegue       A divisão das terras entre os filhos de 
Noé se deu nos tempos de Pelegue 
Gênesis 10:25                                                         
Pelegue: Reú,Serugue,
De Joctã: Almodá,Selefe,
Hazar-mavé,Jerá,Hadorão,
Uzal,Dicla,Obal,Abimael,Sabá
Ofir,Havilá,Jobabe(desde Messa,indo
 para Sefar, montanha do Oriente).
I Crônicas 1:19 , Gênesis 10:30
Pentanetos
ou
6ª geração de Noé



Hexaneto ou 7ª geração de Noé

Heptaneto ou 8ª geração de Noé


Octoneto ou 9ª geração de Noé


De Tera: Abraão, Naor, Harã.
Naor (casou com a filha de seu irmão, "Harã",sua, sobrinha Milca).
- Naor e Milca = Uz o primogênito, Buz seu irmão, Quemuel, Pai de Arã, Quésede, Hazo, Pildas, Jidlafe e Betuel (pai de Rebeca).  - Gênesis, capítulo 22:20
- Jó era da terra de Uz.Jó 1 - Elifaz (temanita Jó4) - Bildade(suíta  Jó8) - Zofar(naamatita Jó 11) - Eliú(filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão - Jó 32).    ---   da concubina de Naor (Reumá =  Tebá, Gaã, Taás e Maaca - Gênesis 22:19-24) 

 - Issacar :Jó e Tola, Puva, Sinrom. - Gênesis 46:13.

Nonaneto ou 10ª geração de Noé

hetel(desc. de Cam com Sete),ferezeu,refains
De Harã (irmão de Abraão) : Lia,Milca,Isca e Ló.
de Ló após destruição de Sodoma e Gomorra:  da mais nova: Ben-Ami e da mais velha Moab(os amonitas e os moabitas)


zuzins,emins,horeus (hori com egípcios),amalequitas,amonitas,
De Abraão: Ismael,Isaque


                                                                                                                                                                   filistia                      
Ló (sobrinho de Abrão) foi adotado por Abraão, porquanto seu pai morrera.
Ismael: O primogênito Nebaiote, 
depois Quedar, Adbeel e Mibsão, 
Misma, Dumá, Massá, Hadade, Tema,
 Jetur, Nafis e Quedemá. Habitaram
 desde Havilá até Sur, que está em frente
 do Egito(povos do deserto), como 
quem vai para Assur-árabes, muçulmanos( islâmicos)


                                                                          queneu(eis alguns da casa de Racabe(Raabe mãe de Boaz que casou com Rute-Davi bisneto) I Crônicas 2:55 tirititas, semeatitas, sucatitas), quenezeu, cadmoneu=povos que habitavam a Arábia.Podem ser descendentes de Havilá(desc.de Cam, Cuxe que seguiram em direção ao Egito ou à África). I Samuel 15:6 Eles estavam entre os amalequitas.Juízes 4:11 Éber era queneu e se apartou do seu povo,lutou contra Israel.Gênesis 15:18ao21 Não eram da linhagem de Sem,pois Deus prometeu também aquelas terras à  Abrão.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             palestina
Isaque : Esaú e Jacó
                                 Jacó 
---Rúben, 
---Simeão, 
---Levi,
---Judá =(de Esrom = jerameelitas,Perez e Zará (de Tamar sua nora), Perez :Esrom:Arão:Amindabe: Naassom: Salmom(de Racabe), Booz (de Rute),Obede:Jessé(belemita,efrateu):rei Davi (de Betseba), Salomão: Roboão:Abias:Asa:Josafá:Jorão:Ozias: Joatão: Acaz:Ezequias:Manasés:Amom:Josias:Jeconias(e a seus irmãos na deportação para a Babilônia), Salatiel: Zorobabel:Abiúde: Eliaquim:Azor: Sadoque: Aquim: Êliúde: Eleazar:Matã:Jacó:José(marido de Maria),Jesus.
---Dã, 
---Naftali, 
---Gade,
---Aser,
---Issacar,
---Zebulom (o profeta Jonas era filho de Amitai, natural Gete-Héfer. No reinado de Jeroboão II, Rei de Israel Setentrional. (II Reis 14:25; Jonas 1:1) ),
 ---Dina, 
---José, 
---Benjamim, 


-de Levi: Moisés (hebraico)  e Arão
-Juízes - Reis - descendentes de Israel e Judá


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Judeia
E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,
E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de Janai, e Janai de José,
E José de Matatias, e Matatias de Amós, e Amós de Naum, e Naum de Esli, e Esli de Nagaí,
E Nagaí de Máate, e Máate de Matatias, e Matatias de Semei, e Semei de José, e José de Jodá,
E Jodá de Joanã, e Joanã de Resá, e Resá de Zorobabel, e Zorobabel de Salatiel, e Salatiel de Neri,
E Neri de Melqui, e Melqui de Adi, e Adi de Cosã, e Cosã de Elmadã, e Elmadã de Er,
E Er de Josué, e Josué de Eliézer, e Eliézer de Jorim, e Jorim de Matã, e Matã de Levi,
E Levi de Simeão, e Simeão de Judá, e Judá de José, e José de Jonã, e Jonã de Eliaquim,
E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi,
E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz(casado com Rute a moabita, dos descendentes de Ló, filho de Tera e irmão de Abrão. O também qual foi adotado por Abrão, porque seu pai morrera, consequentemente, também do povo de israel), e Boaz(dos filhos de israel) de Salá, e Salá de Naassom,
E Naassom de Aminadabe, e Aminadabe de Arão, e Arão de Esrom, e Esrom Perez, e Perez de Judá,
E Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor,
E Nacor de Seruque, e Seruque de Ragaú, e Ragaú de Fáleque, e Fáleque de Eber, e Eber de Salá,
E Salá de Cainã, e Cainã de Arfaxade, e Arfaxade de Sem, e Sem de Noé, e Noé de Lameque,
E Lameque de Matusalém, e Matusalém de Enoque, e Enoque de Jarete, e Jarete de Maleleel, e Maleleel de Cainã,
E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus.
Lucas 3:23-38
















Na Mesopotâmia(onde hoje é o Iraque)surgiram as primeiras criações de animais(cabra - pedra - cobre).A agricultura.As primeiras grandes civilizações as margens dos rios eram que poderiam retirar a água para irrigar as plantações(chance de sobrevivência). Na Mesopotâmia(hoje,Iraque),surgiram as primeiras criações de animais(cabras),a agricultura,as primeiras grandes civilizações  Ás margens de grandes rios.--Os hebreus viviam na Palestina. Falavam o mesmo idioma dos fenícios e babilônios. Eram monoteístas."EU SOU O QUE SOU" - JHVH(IAVÃH?) o nome de Deus. Acreditavam que Deus havia feito uma aliança com eles:se fossem obedientes aos mandamentos de Deus e O louvassem seriam protegidos, mas se fossem desobedientes,Deus os castigaria.De qualquer modo a aliança entre hebreus e Deus estava selada para sempre.O livro sagrado dos hebreus-judeus, a Torá(que os cristãos chamam de Pentateuco),Antigo Testamento.Descendem do patriarca Abraão. --No Egito(ás margens) dos rios poderiam retirar água para irrigar as plantações-chance de sobrevivência. Jericó(hoje Israel) tinha 3.000 habitantes.Pesca com anzóis de osso e rede.O trabalho coletivo começou a separar o trabalho intelectual (dos que planejavam as obras e orientavam os outros)e o trabalho manual. Com o passar dos séculos os especialistas adquiriram poderes maiores. Aos poucos o conhecimento deixou de ser compartilhado pela comunidade e passou a ser privilégio de algumas famílias. Canais de irrigação,vasos, moringas de cerâmica,agricultura de cevada e trigo.Muitas civilizações se desenvolveram na Mesopotâmia ao longo dos séculos: sumérios,babilônios, assírios, caldeus.A nobreza era formada pelas famílias que tinham os principais cargos nos Estado e transmitiam os privilégios aos filhos.Os restos deixados pelos nossos ancestrais levaram os cientistas a acreditar que as comunidades primitivas mantinham grau bastante alto de igualdade social. Mas há dezenas de milhares de anos vivendo assim,algumas comunidades começaram a apresentar diferenças sociais.Começaram a se dividir através de riquezas e de poder.O aumento da população,a organização do trabalho e é claro que os trabalhadores manuais continuaram raciocinando, mas foram perdendo o direito de decidir a vida na comunidade.O poder de planejar e decidir a vida da comunidade começou a se tornar uma propriedade de uns poucos.Num certo momento as grandes obras públicas precisaram mais do que uns líderes,passaram a exigir organização mais complexa, capaz de convocar pessoas para o trabalho, organizar um exército, fazer leis e cobrar impostos. Essa organização era o Estado. O estado fazia obras que interessavam  as comunidades, mas as famílias que ocupavam os postos de comando do Estado passaram gozar privilégios.Tinham casas melhores, comiam melhor, não trabalhavam pesado. Essas famí­lias poderosas eram consideradas nobres. As guerra puderam ser instrumentos de enriquecimento de algumas sociedades.Algumas vezes os derrotados tinham que trabalhar e viver integralmente em favor dos vencedores ou seja, transformados em escravos.Outros tinham que pagar tributos ou seja,devia entregar parte do que produzia(comida, tecidos,objetos)e trabalhar para seus novos senhores.Quando havia recusa, desobediência, rebelião,o Estado se valia das leis e da força do exército.Os historiadores já descobriram vestígios de grandes revoltas sociais há milhares de anos.Algumas vezes elas dissolveram o Estado.Outras vezes o exército esmagava os rebeldes.O Estado tinha se tornado uma arma de domínio de classe da aristocracia(nobreza-ricos).

A RAIZ DAS DIFERENÇAS: DESDE A CRIAÇÃO DO HOMEM DE DEUS, SUA TERRA DE DIREITO  ERA A MESOPOTÂMIA. APÓS O DILÚVIO OS FILHOS DE CAM SE FIXARAM NESTA TERRA(TALVEZ POR CAUSA DE INDIFERENÇAS FAMILIARES(CAM FORA AMALDIÇOADO) E TINHA QUE SERVIR AOS OUTROS IRMÃOS,COMO A TERRA ERA BOA FICOU NELA.COM O PASSAR DOS TEMPOS VIERAM AS REVOLTA(RIXAS),AS GUERRAS ENTRE A DESCENDÊNCIA DE NOÉ. TERA QUE ERA DA DESCENDÊNCIA DE SEM TENTOU SE FIXAR EM CANAÃ(NA MESOPOTÂMIA ONDE ESTAVAM A DESCENDÊNCIA DE CAM),CERTAMENTE NÃO FORAM ACEITOS. FIXOU-SE EM HARà QUE ERA TERRA DE UM DE SEUS FILHOS Gênesis 11:31.MAIS A FRENTE DEUS DIZ A ABRÃO QUE CANAà ERA A TERRA PROMETIDA A ELE E SUA DESCENDÊNCIA: Gênesis 12,MAS DEUS CASTIGOU AQUELAS TERRAS COM A SECA E A FOME, ABRÃO FOI PARA O EGITO,VOLTOU ELE E LÓ, MUITOS RICOS.ABRÃO FIXOU-SE EM CANAÃ, MAS DEVIDOS A DIFERENÇAS LOCAIS SITUA-SE FORA DESSA REGIÃO. MAIS  A FRENTE, COM A SECA E CONSEQUENTE FOME NAQUELAS TERRAS CONFORME OS CAMINHOS DE DEUS, JACÓ  VAI COM SEUS FILHOS PARA O EGITO(DO MAL, À  BENÇÃO). MAIS A FRENTE, APÓS 400 ANOS DE SERVIDÃO NO EGITO,VOLTAM OS DESCENDENTES DE JACÓ PARA CANAÃ.  Essa região toda, foi crescendo e sendo dividida em povos e  nações. MAIS A FRENTE DEVIDO A REBELDIA DO POVO PARA COM DEUS SÃO LEVADOS CATIVOS PARA BABILÔNIA. MISCIGENAÇÃO DE ISRAEL.70 ANOS DA DEPORTAÇÃO DOS JUDEUS PELO REI NABUCODONOSOR II. ENTÃO  A INVASÃO DA BABILÔNIA PELOS PERSAS-REI CIRO OS REGRESSA A JUDÁ -Jeremias 25.ACONTECE A DIÁSPORA(destruição de Jerusalém,dispersão dos judeus para outras partes do mundo devido à guerras). Durante o império otomano(com essa região já toda dividida), essa região conquistada pelos palestinos, depois em 1948 parte dessa região é Estado de Israel(após total miscigenação ), e uma parte é habitada por  refugiados palestinos. - Constantes conflitos.

Em Canaã (cananeus ) - filisteus (Sofonias 2:5)- filistia  - Palestina = que se adaptaram à cultura de Abraão  - árabes (desc. de Abraão, por Ismael (muçulmanos) e israel (que se miscigenou) e judeus (desc. de Abraão por Isaque e Jacó).
--Os cananeus, eram descendentes de Cam, filho de Noé - Já existiam antes de Abraão. E os filisteus também eram descendentes de Cam, mas, bem lá na frente =  então consequente não seguiam à Abraão, se adaptaram à cultura de Abraão.  
Então... nem todo palestino é muçulmano.  Então... palestinos não são totalmente descendentes de Abraão. Então não são necessariamente muçulmanos.
--Então quase 100% dos palestinos seguem a cultura de Abraão. Então, não precisam ser muçulmanos necessariamente. Mesmo que alguns muçulmanos, "dizem que muçulmano é aquele que acredita num só Deus."
-- Há palestinos = muçulmanos – cristãos – judeus e drusos.
-Quando Ismael saiu da companhia de Abraão, com certeza desencadeou muitas frustrações na sua descendência  (desde a incompreensão da rejeição até a busca por superioridade). Daí a revolta . Rejeição expressa na religião ... tornando em um grande problema até os dias atuais ... 
-Israel também destituído de povo de Deus, com consequente diáspora, miscigenação com outros povos até sua extinção. - Separação das tribos de israel, e Judá continuou separada.
-Os gentios e outros povos não judeus, também eram tomados como destituídos como povos de Deus.
-Povos destituídos de ser povo de Deus como : Israel , gentios e outros povos. Bem como os povos que se formaram destes povos. Eles não deram asas à frustrações. Promovendo a paz através do respeito. Mesmo que os judeus querem carregar esse título de povo de Deus.
-Todos os povos têm mais é que entender que o Senhor Jesus veio para levar à Deus, todo o que crer . Independente de que povo seja.

+- 4.000 a.C. No meio do deserto, surgiu a civilização egipcia. O rio Nilo atravessa todo o Egito e com suas enchentes que que tornava o solo fértil de humos. Seu deserto podia até representar uma vantagem, porque dificultava os ataques de inimigos. Os egi­pcios descendiam de inúmeros povos da África e da Costa do Mediterrâneo.Inventaram o alfabeto,foi adaptado pelos gregos antigos e mais tarde ainda readaptado pelos romanos.O gato foi considerado animal sagrado.

3.700 a.C. no Egito o papel era produzido a partir de fatias de haste de papiros (Cyperus papyrus – planta ciperácea em cujas folhas justapostas podia ser grafado e os antigos escreviam).
+-3.500 a.C. Na Mesopotâmia a roda foi inventada(pois ali maior concentração de povos).Por volta dessa época,parece ter surgido a escrita.Surgiram vários tipos diferentes de sociedade.Cada comunidade,cada povo encontrou seus próprios caminhos.que domesticavam animais de tração.Os artesãos começaram a utilizar os metais a partir dos minerais(cobre,prata,ouro...). --- A Bíblia foi escrita há uns 3.500 anos no Oriente Médio. Para temos uma ideia foi na época da poderosa dinastia Shang da China, ou seja, uns dez séculos antes do budismo ter início da Índia. Escrita originalmente em hebraico, aramaico e grego. É claro que isso limitava o número de pessoas que conseguiam lê-la. A Sentinela Dezembro 2015 --  3.500 a.C.  a  476d.C.  Também chamada de era pré-cristã, não encontramos registros que demonstrem o atendimento oferecido a pessoas excepcionais. Na Bíblia encontramos algumas sinalizações em relação ao abandono, fazendo referências ao cego e ao leproso. Os pais que tinham filhos deficientes eram vistos como pessoas eu recebiam o castigo divino, a criança como alguém que estava possuído por demônios ou uma força sobrenatural, podendo até ser exterminada ,. Eram vistos como doentes, os alunos com deficiência mental eram os mais excluídos, por serem considerado s amaldiçoados.
+- 3.100 a.C. Os sumérios já tinham cidades. Não havia poder político central,um governo único para todas as cidades.Cada cidade tinha seu próprio governo independente e era alimentada pelos campos ao redor.Por isso dizemos que eram cidades-Estado.Tinham centenas de casas e eram protegidas por grossas muralhas de tijolos.No palácio do rei havia funcionários especializados em anotar tudo que acontecia,os atos do rei,as leis, o resultado das cobranças de impostos.Foi a necessidade de guardar esses registros que a escrita foi inventada.Com isso o Estado aumenta mais seu poder.Babilônia tornou-se a mais rica e forte cidade-Estado. Ficava num ponto em que o rio Tigre e o rio Eufrates quase se tocam. -- Surgiu o reino da cidade de Menfis sobre todas as outras.Até mesmo era controlado pelo faraó(rei) e somente uns poucos pequenos comerciantes podiam ter os próprios negócios.Os faraós tinham amplos poderes e num certo período histórico, foram considerados filhos de deuses.Houve 270 faraós e apenas quatro deles foram mulheres,embora uma delas tivesse se destacado (Hatshepsut).Abaixo dos nobres havia funcionários de menor categoria, mais importantes como os escribas.Eles eram das poucas pessoas que sabiam ler e escrever.Estudavam nas escolas do Estado.Faziam contabilidade real,ou seja,controlavam os gastos do palácio do faraó.Também registravam os feitos do governante.Suas armas eram de madeiras,cobre e bronze rudimentar.No Egito antigo a retratação de Judas como ruivo em pinturas ajudou a espalhar o preconceito, deus Seth não era originalmente maligno: ele passou a ser retratado assim após a invasão de povos como os persas.Foi então associado ao deserto vermelho, às tempestades e à destruição. Por consequência, homens ruivos como ele passaram a ser odiados e sacrificados,muitos morreram como oferenda na tumba de Osíris.Coisas que os egípcios temiam.
3.000 a.C. Na Mesopotâmia, o bronze foi inventado(liga que se mistura cobre e estanho).Por isso puderam dominar somente os povos que tinham objetos apenas de madeira,pedra e cobre. --desenvolvimento da linguagem pela espécie humana.
2.500 a.C. No Egito, já inventado o vidro.--Nas margens do rio Indo onde hoje está o Paquistão havia cidades com milhares de habitantes, ruas planejadas, casas de barro cozido, canais de esgoto e de fornecimento de água(claro tudo muito rudimentar).
-Ismael filho de Abrão com a concubina Agar foi o pai do povo árabe.
2.040 a.C. No Egito até esta data foram construídas as grandes pirâmides.Entretanto,os faraós não conseguiram manter sua autoridade sobre os nobres .O que levou-o ao enfraquecimento.
-Delta do rio Nilo, no Egito,ocupado pelos hicsos(povos de origem asiática.E que tinham arma de bronze,carros puxados por cavalos,equipamento desconhecido pelos egípcios.Gado bovino,zebu.Acabaram absorvendo a cultura egépcia e assim a civilização permaneceu.
-Jacó neto de Abraão leva os hebreus para o Egito.Durante séculos viveram razoavelmente no Egito.Absorveram alguns aspectos da cultura local, mas não perderam o idioma hebraico,nem as tradições religiosas.
2000 a.C. Chega à Hélade (atual Grécia), os micênicos ou os aqueus. Estabelecem como cultura dominante pois eram mais avançados do que o povo que ali viviam. Idade do Bronze.
1.750 a.C. Código de leis da Babilônia escrita em tábuas de barro,pelo rei Hamurabi. Seu princípio era o do olho por olho dente por dente.Por exemplo,se uma pessoa roubasse uma casa,seria executado;se alguém furasse o olho da outra seria castigado e vazado um de seus olhos.Mas essas leis só valiam para os nobres. Se um nobre cegasse um camponês,seu castigo seria a paga de uma multa.Código de Hamurabi,conhecido pelo rigor,mas por nossos padrões atuais de justiça continha idéias sensatas.Por exemplo se um homem sem querer deixasse a água de seu canal invadir o terreno vizinho ele teria que pagar indenização.
1.640 a.C. No Egito até esta data os faraós restauraram o poder.O Egito conquista Núbia,o reino de Kush.Região sul do Nilo habitada por povos altos e de pele muito escura.
1580 a.C. No Egito faraó querendo aumentar o poder do Estado,passaram a exigir demais dos hebreus.Impostos pesados,corvéias(contrato em que se trabalha 03 dias semanais, de graça) para o Estado.Escravização.O Egito havia se tornado um cativeiro.
1.550 A 1.070 a.C. Novo império egípcio,os hicsos foram expulsos do Egito.A religião era muito importante na sociedade e na vida diária.Os egípcios eram politeístas(acreditavam em vários deuses).Acreditavam em vida após a morte; - mas como é que a alma poderia voltar a se unir com um corpo devorado pelos vermes? - A solução era embalsamar os cadáveres.Com técnicas especiais evitavam que o cadáver entrasse em decomposição.Depois envolviam em tiras de pano e então se tornaram uma múmia que guardavam dentro do sarcófago.Dentro do túmulo deixavam-se boa comida,bebida,jóias,móveis,jogos e até barcos para passear no rio.Acreditavam que um dia a alma iria se juntar ao corpo e precisaria desses confortos,que depois da morte tinham inúmeras tarefas.No começo só os faraós eram embalsamados,mais tarde os nobres e finalmente os pobres.Havia o livro dos mortos.Espécie de manual que ensinava a responder ao julgamento de Osíris,o deus da fertilidade,responsável pelas cheias do Nilo.Os primeiros faraós ergueram os maiores túmulos da história, as pirâmides.A maioria delas tem 150mts de altura(maior que um edifício moderno de 50 andares).
1.500 a.C. Descobrimento do ferro.Uso comum do vidro. -- Os arianos vieram da Ásia para a ͍ndia. Influenciaram todos os povos da ͍ndia.
SÉCULO XIV a.C. No Egito o faraó Amenófis IV decretou que o deus Aton,simbolizado pelo disco solar, era o único.Mas a população preferiu manter as crenças politeístas tradicionais.Depois de sua morte o faraó Tutancamon restaurou a velha religião dos deuses.
1.280 a.C. No Egito,os hebreus saem do país pelo deserto(Êxodo).Liderados por Moisés(Moshe).No Monte Sinai,Deus o entregou as duas Placas de Pedra que eram as Tábuas da Lei,escritos os Dez Mandamentos.
-Em Canaã  os hebreus tiveram que enfrentar os que ali viviam:os cananeus,filisteus.
SÉCULO XII a.C. Chegam a Grécia, os dóricos-dórios(povo guerreiro que já dominava o ferro) e obriga o êxodo dos micênicos(aqueus),que se estabelecem na Ásia menor-Jônia, Mileto,Éfeso.
SÉCULO XI a.C.
+- 1.000 a.C. o povo do deserto,os beduínos são descendentes de Ismael.--Os arianos, povo nômade de pele clara, criadores de bovinos e que dominava a metalúrgica do ferro,ocupava a planície fértil do rio Ganges. Sanscrito ariano,nessa língua foram escritos os veda que contam as lenda e histórias dos conquistadores arianos. A religião hinduísta  de origem ariana.A sociedade foi dividida em castas que são determinadas pelo nascimento.A casta superior (brãmane) agrupava as famílias nobres que governavam o Estado e eram os principais sacerdotes da crença hinduísta em seguida a dos nobres guerreiros(xátrias) que também ocupavam altos postos.A intermediária(vaixá) composta por camponeses, comerciantes e artesãos.Lá em baixo os párias considerados"impuros"lidavam com coisas sujas:cadáveres,lixo e excrementos.Proibidos de contato com as outras castas:as pessoas nasciam e morriam pertencendo a  mesma casta.Não há como mudar. Tampouco podem casar ou fazer amizade com pessoas de outras castas.Nem mesmo morar nos mesmos bairros.Diziam que a alma passa por várias encarnações. Individualmente impuros nascem em castas inferiores.Se aceitarem sua condição,baseados no que tinham feito nas encarnações passada ou seja se aceitarem o carma isto  se não se revoltarem contra as castas superiores nas próximas reencarnações seriam promovidos a uma casta superior.
-Em Judá Asa filho de Abião o sucede.Temente a Deus,foi um bom rei.
-Em Judá, Jeosafá sucede a Asa.
-Jeorão filho de Jeosafá, o sucede.Não temia a Deus, foi um mal rei.
-Davi toma Jabus,cidade dos jecuzitas e dá o nome de Jerusalém.
Salomão  construiu os muros de Jerusalém. 
Sabá = Arábia Feliz = Yêmem. O árabes dizem que a rainha de Sabá governava um povo pagão de adoradores do sol e da lua, suas divindades máximas. 
Dizem que a Estrela de Davi, os maçons vem desse grupos de religiosos, que fizeram parte da construção do templo.
-Salomão aumentou os impostos.Para construir o templo em Jerusalém.Época próspera.Os comerciantes israelitas faziam negócios com os fenícios e egípcios.Salomão tido como um rei sábio e justo.Entretanto talvez seus súditos não o vissem com tantas qualidades.Mesmo porque ele já não reconhecia os dogmas(crenças,ideologias) sagrados de sua religião.
-Morre Salomão e seu filho Roboão o sucede,fora um mau rei.Muitas revoltas popular contra o excesso de tributos (que teria levado a divisão do reino de Israel em duas partes: no norte,o reino de Israel e no sul o reino de Judá). Reoboão roubou os tributos e fugiu para Jerusalém.A tribo de Judá e Davi e a de Benjamim e Jessé o seguem(daí em diante passaram a se chamar judeus). Jeroboão ganha a revolta e as outras 10 tribos o seguem(com o passar dos tempos a dispersão com a miscigenação com os outros povos).
SÉCULO X a.C.
910 a.C. Babilônia atacada pelos assírios que formou um império, assumiram o controle de muitos povos e cidade-estado.Eram temidos por causa da sua violência contra os prisioneiros de guerra:cortavam as cabeças de uns,furavam os olhos dos outros.Faziam isso para aterrorizar as pessoas o suficiente para que elas pagassem tributos ao estado assírio.Os assírios também desenvolveram intensa vida cultural.O rei Assurbanipal mandou construir a enorme biblioteca da cidade de Nínive.Tinha dezenas de milhares de tijolos marcados com escrita cuneiforme(em forma de cunha)que guardavam lendas e trechos de história assíria,leis e acordos comerciais entre pessoas.As rebeliões dos povos dominados enfraqueceram os império assírio.
-Jeroboão deposto,foge para o Egito.
-Reoboão morre e Abião seu filho o sucede.
-Na Babilônia os caldeus invadem e se instalam e assumem o controle da região.Nínive foi invadida e incendiada/rei Nabucodonossor o povo hebreu escravizado.  
SÉCULO IX  a.C.
SÉCULO VIII  a.C. Império Medo(ao norte)/Persa(ao sul) : prata século O Egito  conquistado pelos árabes. Na Grécia fim do domínio dórico.A tendência à formação de centros maiores ao redor da ágora(praça pública) local das transações comerciais e das discussões sobre a vida da cidade. O grego tem consciência de sua cidadania porque participava da vida pública da cidade. É o nascimento da política.  -- Nas culturas geralmente existia uma casta sacerdotal dominante, responsável pela interpretação dos livros sagrados e de verdades reveladas, o que determinava o comportamento moral, político e econômico do povo. A escrita era restrita - tratada como segredo e, portanto, acessível apenas a iniciados- proibida aos homens comuns, o que impedia a ampla difusão e discussão de ideias. Religiões com dogmas e uma certa teologia elaborada eram outros fatores que impediam o livre desenvolvimento do pensamento, tornando a religião um instrumento de poder.
670 a.C. O Egito  tomado pelos assírios.
667 a.C. Bizâncio,cidade da Grécia Antiga,centro do império romano bizantino(recebeu o nome do rei Bizas), com capital em Constantinopla(atual Istambul na Turquia) desde a metade do império romano até idade média.
600 a.C. Os judeus caíram sobre o domínio dos assírios.
SÉCULO VI O grego Homero autor de Ilíada e Odisséia. --Grécia Antiga, no mar Mediterrâneo, desde a Mileto ficava na Jônia(atual Turquia)-na Ásia Menor até o sul da Itália.
-Ciro deixa retornar a Sião.
-Elias,Jeremias e Isaías avisaram o povo de Jerusalém da destruição de Israel e exílio assírio.
-Conflito entre judeus patriotas(macabeus) e gregos.Os gregos vencem e impõe culto pagão.
550 a.C. Os persas viviam numa região onde hoje está o Iraque.O rei Ciro unificou as tribos,formou um exército que contava com hábeis arqueiros a cavalo.Fundou o império persa,também chamado de Aquemenida/nome de família dos reis persas.Chegaram a dominar toda a Mesopotâmia.
Dario I sucedeu a Ciro(dividiu o império em províncias governadas por homens de confiança -os sátrapas),mas recorria a espiões que faziam relatórios secretos das províncias(olhos e ouvidos do rei).Pelas estradas corriam comissários(representantes do rei) em cavalos velozes que passavam a correspondência para outros emissários em pontos especiais.Era como se houvesse um único cavalo que jamais se cansava.
538 a.C. Babilônia e região dominada pelos persa chefiados pelo rei Ciro(após a morte de Nabucodonosor).
SÉCULO V a.C. O príncipe Siddharta Gautama parecia levar a vida perfeita.Jovem, saudável, inteligente e rico.Vivia em festas,caçadas(o esporte dos nobres) banquetes).Todas as mulheres interessantes se apaixonavam e faziam amor com ele.Todos empenhavam em agradá-lo.Apesar de tudo vivia deprimido.Não encontrava sentido na existência com 29 anos saiu do palácio pela primeira vez e entrou em contato com a miséria,a doença e a morte.A partir daí abandonou todos bens materiais e passou a meditar profundamente.Certo dia ao pé de uma figueira ele disse ter sido iluminado pela verdade,tornou-se buda(continuação do hinduísmo-nono avatar).Ensinou que a fonte da dor era o desejo porque o desejo nunca se satisfaz.Só quem assumir a vida simples e humilde poderá alcançar o nirvana que é  a paz e o sentimento de que está tudo pleno, completo.Séculos mais tarde os seguidores escreveram livros com interpretação de acordo com os costumes de cada região e cada nação.Budismo religião politeísta, que prega a meditação, o poder da mente,reencarnação.ENTÃO, I João 5:10 ao 13 =quem crê em Deus,crê também em Seu Filho Jesus, porque Deus mesmo, deu testemunho de Seu Filho Jesus.E consequentemente crê e pratica seu Evangelho.E quem não crê assim mentiroso é.
SÉCULO IV a.C. Embora os gregos aparentemente fossem mais tolerantes com a homossexualidade, havia leis rigorosas que puniam relações sexuais entre homens,como assinala o historiador grego atual, Nikos A.Urimssimtzis. Na literatura quase todos os amores são héteros. -- Roma arcaica= antiga(ao norte os etruscos=povo desenvolvido, refinado e poderoso, e, ao sul a Grécia) criou um modelo próprio de civilização, de economia, de estado e de cultua com características bastante originais, embora tenha absorvido muito da cultura grega. O homem romano era educado, para se estabelecer entre os povos.--O encontro das culturas orientais com a cultura grega,produziu a cultura helenista,que foi uma continuação da cultura grega.Os fenícios viviam numa região do litoral onde hoje está o o Líbano e a Síria.Foram os primeiros grandes marinheiros.Comerciavam cedro,vidro transparente(que eles inventaram),tecidos pintados com púrpura(corante tirado de um molusco marinho do gênero murex).Cidade em destaque era Cartago no norte da África.Eram conhecidos como piratas ou seja ladrões do mar que assaltavam outros navios. -- Os romanos invadiram e conquistaram os citas(um antigo povo da Trácia), considerando os trácios como escravos.Como estes eram ruivos, o cabelo vermelho virou uma característica inferiorizada, coisa de gente preguiçosa.Atores romanos usavam peruca nesse tom para interpretá-los em peças e representar sua servidão.   --   Na Antiguidade Clássica as crianças deficientes erram abandonadas e mesmo eliminadas por não serem consideradas atas para a arte de guerrear, durante a Idade Média, com à difusão da doutrina cristã, instituições asilares foram criadas para recolher indiscriminadamente loucos, prostitutas, mendigos e excepcionais, uma vez tratem-se de “filhos de Deus”, incapacitados para uma vida social e econômica aceitável.  --   Na Grécia antiga cultuava-se a perfeição do corpo, assim as crianças com eficiência eram sacrificadas , deixadas em montanhas ou escondidas. Existem relatos que se referem à passagem da criança por um Conselho que decidia se ela permaneceria viva ou não. Em Roma às crianças especiais eram atiradas nos rios ou abandonadas em pequenos cestos à sua margem . Dessa forma eram excluídas pela sociedade por ser deficientes., era como se possuísse uma doença contagiosa.
399 a.C. O pai da filosofia ocidental, questionou a noção da época de que falar bem e convencer os outros(retórica)era mais ou menos equivalente a estar certo. Morreu acusado de conspirar contra a democracia, mas com seu método de dialogar para decidir o que era certo, inventou a dialética(que não é o mesmo que debate. É uma forma de encontrar a verdade por meio de uma tese, que dá origem à ideia oposta, a antítese que contém a verdade).
334 a.C. Alexandre da Macedônia(Alexandre Magno) ocupa a Ásia Menor e o império persa,Fenícia,Palestina e Egito.Morreu com 33 anos e depois de sua morte o império foi dividido em vários reinos menores.
332 a.C. O Egito  dominado pelos gregos chefiados por Alexandre da Macedônia.Os gregos antigos diziam que os egípcios tinham a pele escura e os cabelos crespos.O que revela a influência da população negra da África.
320 e 550 AD Período gupta( dinastia Gupta) do Norte da Índia foi um império modelo de "civilização clássica".A paz e prosperidade criada sob a liderança dos guptas permitiram várias conquistas científicas e artísticas.Esse período foi conhecido como Era do Ouro da ͍ndia. Sob os guptas, a vida foi notavelmente livre de restrições burocráticas, e as multas continuaram o castigo para a maioria das ofensas. A maior parte da população era vegetariana. O Período Gupta foi uma época de grande arte e bela literatura.
SÉCULO III a.C. Em Alexandria viviam também comerciantes e navegadores gregos,egípcios e judeus,estudiosos e persquisadores gregos,o grande matemático Euclides,descobridor dos famosos teoremas de geometria. -- Passou a designar o conjunto regras que um indivíduo culto deveria usar para se expressar com correção e elegância, uma separação entre um modo de falar(incorreto) e outro de escrever(correto),quem tinha acesso a esse modo correto era apenas a elite econômica e intelectual, o uso da língua colaborou sobremaneira para separar ainda mais as classes sociais.O modo de contar, o modo de usar a linguagem influencia a reconstrução dos fatos na história.A origem da  palavra letras é grega grammata.
150 a.C. Os essênios uma das divisões do povo judeu, eram ligados politicamente e devido a  rivalidades retiraram-se para o deserto da Judeia, seguiam a seita ascética  Qumran(mística -esotérica). Oravam com o rosto voltado para o sol diferentemente dos judeus ortodoxos.
-Cesareia sede do império romano.
146 a.C. A Grécia foi invadida pelos romanos que absorveram muito da cultura grega. O idioma dos romanos era o latim que adotou palavras gregas.
SÉCULO II a.C.
Em Roma fundaram escolas de retórica latina, ou seja, que privilegiavam a língua latina. Obs.: o português, italiano, francês, o espanhol, o catalão e o romeno, são originários do latim. Assim como muitos dialetos hoje falados na França, Suíça e em algumas regiões da Europa Central, também. Roma teve regime monárquico, depois se tornou um república e por fim um império.
Império Romano : no Oriente (Constantinopla) no Ocidente (Roma) 
 73 a.C. Spartacus e os gladiadores, escravos que lutavam na arena. O cristianismo passa a existir com na época de Jesus, não com esse nome, é claro. Mesmo porque depois que Jesus morreu os apóstolos continuaram a pregar o Evangelho. Pedro e Paulo foram os maiores pregadores da época. Em 25 d.C. Paulo já frequentava as aulas de Gamaliel. No ano 50 d.C. já existia uma comunidade cristã em Roma. O cristianismo se firmou na parte oriental do império romano com forte influência grega helenística. Em 64 d.C. havia poucos cristãos. Os cristãos foram perseguidos pelo Estado romano, principalmente por motivos políticos. Havia cristãos que rejeitavam a escravidão e se recusavam a cultuar o césar e além disso, organizaram uma igreja que parecida um verdadeiro Estado dentro do Estado, ajudava aos pobres , não havia necessitados , dividiam bens e portanto fora do controle do governo romano (Atos 2:44,45 e Atos 4:34,35). Nero colocou a culpa do incêndio neles, sendo fugitivo da cidade, é claro. Realmente não existia o Coliseu e sim arenas, estádios. Até 311 d.C. as perseguições foram intensas. Eram presos, torturados, decapitados, e já com a existência do Coliseu, eram jogados para serem devorados. Não existia seita cristã, e sim os verdadeiros cristãos, que seguiam a Jesus pelos ensinamentos dos apóstolos, em suas comunidades. Esse devido às perseguições, não prosperou, ficou abafado, durante muitos anos. Passou a existir a seita, O cristianismo, propriamente dito, quando o imperador romano Constantino I, o Grande, teve uma visão de uma cruz no céu, daí em diante, o cristianismo, não o primitivo, vindo de Jesus, dos apóstolos, mas esse que está aí, que os artistas cristãos seguindo a tradição pagã faziam representações de Jesus, os santos e o anjos. Cresceu e se multiplicou. Constantinopla a qual se tornaria a futura capital do Império Bizantino, império que herdaria o legado cristão do Concílio de Niceia (325 d. C. - Constantino), originando o Cisma do Oriente em 1054, o qual separou a Igreja Católica, formando a Igreja Católica Romana (papa) e a Igreja Católica Ortodoxa(bispo)
30 a.C. O Egito  dominado pelos romanos chefiados por Júlio César.
SÉCULO I a.C.
SÉCULO I d.C.
-O rei Herodes casou com uma macabeu(caximoneus) e formou o quartel general.
-Jerusalém incendiada por Tito.
-Jerusalém restaurada por Adriano.
-Na mitologia judaico-cristã, Lilith(deusa presente em várias crenças,por exemplo, os sumérios e mesopotâmios era a deusa da fertilidade),perde caráter divino, tornando-se um súcubo(espécie de demônio) e passa a ser retratada ruiva.Segundo a Cabala, ela é a serpente que ofereceu a Adão a maçã do pecado.
05 a 10 da era Cristã, nasceu o apostolo Paulo,em Tarso,capital da Cicília, na Ásia Menor.Descende de uma família de judeus da diáspora, pertencente a  tribo de Benjamim.Os pais deram-lhe o nome de Saul(nome do primeiro rei dos judeus)e o apelido Paulo.O nome Saul passou para Saulo porque assim era este nome em grego. Mais tarde,a partir da sua primeira viagem missionária no mundo greco-romano,Paulo usa exclusivamente o sobrenome latino Paulus.Recebeu a sua primeira educação religiosa em Tarso tendo por base o Pentateuco(cinco primeiros livros da Bíblia) e a lei de Moisés e o Torá(bíblia dos judeus).
6 a 11 Jerusalém  conquistada muçulmanos (cherife Homara). O islamismo(descendem de Ismael filho de Abraão,com a cumcubina egípcia de Sara, Agar, e do profeta Maomé.Torna-se a religião do Oriente Médio.
11 a 13 - As cruzadas lideradas pelo rei Eduardo Coração de Leão-Rei God Freet,francês,inglês e alemão.As comunidades judaicas continuaram existindo e Jerusalém, Hebrom, Tiberíades, Galileia. Indisfat( Centro de misticismo judaico-a cabala).
16 a 19 Salá Atim captura Jerusalém e os muçulmanos retornam.
25 da era Cristã Paulo vai para Jerusalém onde frequenta as aulas de Gamaliel, aprofundando com ele o conhecimento do Pentateuco escrito e oral.Aprendeu a falar e a escrever aramaico,hebraico,grego e latim.Podia falar publicamente em grego ao tribuno romano,em hebraico à  multidão em Jerusalém e catequizar hebreus,gregos e romanos.
68  Os essênios provavelmente foram pelos romanos dispersados,obrigados a abandonar suas comunidades.
SÉCULO II
105 a invenção do papel foi atribuída aos chineses.
SÉCULO III Na Índia,o livro Kama Sutra(sexo tântrico, ensinamentos e práticas sexuais e espirituais).
354-430  Agostinho é tido por aquele que é tido como um dos criadores da ciência moderna.Santo Agostinho “Se acontece que a autoridade das Sagradas Escrituras é posta em oposição com um a razão manifesta e certa, isto quer dizer que aquele que interpreta a Escritura não a compreende de maneira conveniente; não é o sentido da Escritura que ele não pode compreender, que se opõe a verdade, mas os sentido que ele quis lhe dar”  =   O interprete das Sagradas Escrituras não compreende o sentido delas. O sentido das Escrituras não se opõe a verdade. Interpretando-a como ele quer, e não como deve ser, ele opõe se a Ela.   Revista Veja Novembro de 2014.
Nos primórdios do cristianismo, o milagre não era obrigatório.Bastava a aclamação da população para um morto virar santo.
SÉCULO IV:
476 d.C. a 1453 d.C. As crianças especiais eram vistas como resultado de feitiçarias, mas a partir do Cristianismo, aos poucos os valores vão se modificando, na visão da igreja as pessoas especiais eram consideradas com alma e filhos de Deus. A Igreja difundiu o amor ao próximo, o deficiente que era tratado como doente ou incapaz, passa a ser considerado merecedor de caridade e ser acolhido em instituições religiosas. Sobre esse período Buccio e Buccio salientaram que: [...] pelos princípios religiosos, as pessoas teriam sido criadas a “imagem e semelhança de Deus”, acreditava-se assim que, diferentes-deficientes-anormais não seriam “obra de Deus” ou estariam marcados pelo “pecado”, restando-lhes ficar a margem do convívio social.
SÉCULO V  Idade Média - a Europa - o feudalismo(sistema econômico fechado, baseado na agricultura, para impulsionar uma economia de intercâmbio, baseada na mercadoria e no dinheiro). Em grande parte desse período, a igreja católica determinou os ramos da educação.Com a queda do império romano do ocidente, com capital em Roma, houve empobrecimento das escolas e da cultura de modo geral, que ensinavam a leitura e memorização, a educação era basicamente monopólio da igreja, quem dava permissão para ser mestre era a Igreja Católica, e ficavam expostos ao abusos de poder; a educação ficou mais fundamental no oriente com o império otomano; -- A Europa conquistada pelos povos bábaros(conhecidos por causar verdadeiro terror na população) vindos principalmente da Ásia, muito diferentes entre si. A população não mais se concentrou nas cidades, mas na zona rural, migrando novamente para as cidades.
SÉCULO VI  Desenvolveu uma crença baseada nos ensinamentos de Zaratustra(chamado de Zoroastro pelos gregos). Que dizia que havia dois deuses principais do bem e do mal,em breve o mundo acabaria e os maus seriam punidos para sempre.--Na Grécia a pederastia(costume de um homem mais velho proteger um rapaz adolescente, também nobre).Era mais fácil encontrar o nobre grego que se casava e tinha filhos e mantinha relações com inúmeras mulheres e também com rapazes.Eventualmente as mulheres também mantinham relações que hoje chamamos de homoxessuais. Ilha de Lesbos.A poetisa Safo,poemas para sua amada.Por isso hoje utiliza a palavra lésbica para designar a mulher que ama a outra.--O Egito  dominado pelos persas.
600 - Gênesis 16:11,12 Sobre Ismael, pai dos povos árabes :  "E ele será homem bravo, e a sua mão será contra todos e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos". O islamismo veio da Arábia e do Oriente Médio, não da Grécia. Os beduínos(os árabes legítimos e considerados ideais que foram identificados pela Bíblia). Aqui estão os grandes exemplos do código tribal neste rigoroso deserto: muita hospitalidade com estranhos, proteção a suas mulheres, generosidade com suas posses e amizade. O islamismo nasceu entre este povo. Vários tipos de beduínos ainda povoam o Mundo Árabe, apesar de muito poucos serem nômades hoje em dia. Pode-se identificar dois segmentos: os árabes e os do Saara e muitos sub- grupos; Árabes: os descendentes destes povos que falam a língua árabe se casaram com os beduínos através dos séculos. Este povo forma a grande maioria do Mundo Árabe: árabes do Crescente Fértil e do golfo, egípcios, árabes do Sudão, iemenitas, libaneses, e árabes do Norte da África; Bérber: Estes são os povos do Norte da África que continuam a ter sua própria identidade étnica não árabe. Eles também são formados por tribos separadas que falam línguas diferentes, mas parecidas por exemplo: berberes Kabyle(Argélia), bérber Riff(Marrocos), bérber do Saara(por todo o Egito e Norte da África), bérber Shawiaya(Argélia), bérber Shilha(Marrocos), Tamazight(Marrocos; Povos que falam a língua árabe no sub-Saara: Descendentes de árabes e berberes. Apesar de serem muçulmanos, a fé da maioria pode, talvez ser descrita como "animista com uma pequena luz de islamismo". Entre estes povos estão os Tuaregues e os Hasaniya( ou Moors de Mali e da Nigéria); Povos minoritários: Algumas pequenas tribos do Crescente Fértil pertencem ao Mundo Árabe, mas resistiram muito à cultura Árabe e ao islamismo. Por exemplo: os Druze são herdeiros de uma misteriosa religião: para se fazer parte dela somente nascendo nela, não se pode ser convertido. Os assírios do Iraque e da Síria têm mantido uma identidade não árabe, mas cristã até hoje; e existe outros grupos a mais: Judeus: Em Israel, mas também em muitas colônias judaicas em cidades do Mundo Árabe, tão distantes quanto Casablanca e Damasco; Expatriados: Muitos grupos, em especial os do sul e sudente da Ásia e países ocidentais. Eles cresceram muito entre os árabes em alguns países do Golfo. Alguns mantêm um testemunho cristão apesar das muitas restrições; Povos Indo-Irarianos: Povos como os curdos iraquianos e os persa iraquianos falam línguas que não estão ligadas às línguas do árabes ou dos bérbers, têm uma tendência maior a ser muçulmanos xiitas do que sunitas e são culturamente mais próximos aos povos do Irã, Paquistão e Afeganistão.   -- O casamento de meninas a partir dos 09 anos, embora abandonada na maioria dos países muçulmanos, a prática se baseia na vida do profeta Maomé. Um de seus casamentos foi com Aisha, celebrado quando ela tinha 06 anos e consumado aos 09.Fonte de emulação em todos os aspectos, o profeta inspira a veneração a um deus único, o gestual das orações, a prontidão para combates interiores e exteriores em nome da religião e até a higiene corporal, incluindo a depilação íntima. Eminências religiosas fazem as adaptações necessárias às novidades. uma mulher não pode fazer a tal depilação pelo método a laser, mesmo se for com uma médica, para não afrontar a modéstia. Seria demais proibir também apedrejamentos, estupros e execuções? ou pelo menos protestar contra eles? Vilma Gryzinski Revista Veja2014 -- Maria, mãe de Jesus, é a única mulher que o Corão chama pelo nome. Nenhuma mulher, entre todas, é citada pelo nome, no Livro Sagrado dos muçulmanos, exceto Maria, mãe de Jesus! Nem a mãe de Maomé, nem a esposa ou as filhas dele, são nominadas no Alcorão, e, entretanto, a mãe de Jesus Cristo é citada mais de trinta (30) vezes! o  Messias filho de Maria, é apenas um Profeta (Corão 5,75), entre os demais, é um enviado de Deus (3,49), é um servo de Deus.O Alcorão-tradução Mansour Challita -Amélia Hamze,educadora,colunsta da brasil escola. -I João 5:10ao13 =quem crê em Deus,crê também em Seu Filho Jesus, porque Deus mesmo, deu testemunho de Seu Filho Jesus.E quem assim não crê, está mentido que crê em Deus.Porque se crê Nele, crê também no seu testemunho(sobre seu filho).
SÉCULO VII  Na Inglaterra a rainha Elizabeth I assume o trono,mesmo sendo ruiva, ganha a simpatia do povo-seus longos cabelos avermelhados viraram moda.
610 a invenção do papel na Coreia e de lá para o Japão.
638  Os árabes perderam seu império para os turcos; mas a crença islâmica se impregnou ainda mais  fundo dentro do Oriente Médio e do Norte da África.

SÉCULO VIII
751 a invenção do papel chega a Arábia.
SÉCULO IX
900 -- Os astecas dominavam a região central do México e os incas , donos de um império no Andes. Os astecas, são mais conhecidos, canibais ,  que sacrificavam e comiam os guerreiros prisioneiros de guerra de outras tribos.e sacrificavam 1,2 milhão de pessoas porque acreditavam que era preciso oferecer sangue humano para o sol se levantar toda manhã.   --   Os índios Navajos, aparentados dos Apaches e formadores da maior raça indígena norte-americana, no passado distante não permitiam que uma criança com defeito físico sobrevivesse. Ela era asfixiada ou afogada, abandonada no meio do mato ou ocasionalmente queimada viva. Mesmo hoje em dia os Navajos não se sentem muito à vontade diante de pessoas com deficiência., por considerar em seu íntimo que elas estão fora da harmonia das forças da natureza e que contanto com elas acabará trazendo desarmonia na via de cada um.
SÉCULO X  A Europa e a reurbanização, a população migrando novamente para as cidades. -- No Oriente Médio, com maior frequência, porém sem ser constante e sem estar em todo lugar com a mesma intensidade, os cristãos e os judeus eram discriminados or causa de sua fé. Mesmo pagando um imposto individual, eles não podiam casar com mulheres muçulmanas, não podiam vestir certas cores; eram proibidos de morar em construções luxuosas; não podiam aumentar suas sinagogas ou igrejas. A palavra deles tinha menos valor no tribunal do que a dos muçulmanos; e eles podiam ser afastados do poder político. Os imperadores otomanos administraram os cristãos ortodoxos, que eram seus patriarcas rivais, com seus domínios sob o governo de apenas um patriarca, com sede em Istambul. Conquistar este gabinete se tornou fonte de comportamentos ofensivos. Denneth Cragg relatou que houve 31 patriarcas diferentes durante o século que se seguiu, a partir de 1595. Em 1726 Calisto III pagou 5.600 libras em ouro por sua nomeação e morreu no dia seguinte em decorrência de um ataque cardiaco.

SÉCULO XI A igreja ortodoxa e a igreja católica apostólica romana se separaram.Pois os ortodoxos não reconhecem a autoridade do papa,mesmo tendo sua doutrina semelhante à  católica.
-Igreja ortodoxa copta(igreja cristã no oriente,semelhança com a católica,não reconhece autoridade papal).
-Igreja católica coptas(igreja cristã no Oriente,reconhece a autoridade papal).
1.054 Igreja católica(reconhecem o papado) foi dividida em Católica do Ocidente e Católica Ortodoxa(não reconhecem o papado) no leste(Grécia,Rússia,Anatólia,Síria,Egito, terras Eslavas etc),o cisma(separação por dissidência por divergências), a dissidência do Oriente.E a oriental anglo-saxônica(grande cisma). "Se tornaram difíceis a unidade cultural entre os dois mundos,deixou paulatinamente(pouco a pouco) de existir.Impérios distintos com sua própria tradição e cultura."
1159  A tolerância aos cristãos também diminuiu, em parte como resposta às cruzadas e pelo que os cristãos romanos começaram a fazer aos muçulmanos e aos judeus na Espanha. No Norte da África por exemplo, o reformador muçulmano Abd el-Moumen deu ao que havia restado da igreja de Cartago a escolha entre a conversão e a morte. 
SÉCULO XII Na crença hinduista,uma nova concepção:o deus cabeça de elefante Ganesha,da riqueza e abundancia.Na lenda ele teve a cabeça cortada por seu pai Xiva,mas sua mãe Parvati deu a ele uma nova cabeça do primeiro animal que encontrara(o elefante) o deus se movia sobre o lombo de um camundongo. Simbolicamente uma união dos contrários. -- As universidade são evolução das escolas catedrais(da Igreja Católica),Mestres e alunos buscaram uma forma autônoma de organização, com estatutos próprios, mas ficando sob proteção da Santa Sé(Sé Apostólica, do ponto de vista legal, é distinta do Estado da Cidade do Vaticano. governo central -Papa).  -  A arte de fazer papel chegou ao Ocidente pelos espanhóis, que aprenderam dos árabes.
SÉCULO XIII 
1.300  Na Europa, a retratação de Judas como ruivo em pinturas ajudou a espalhar o preconceito,obras de arte começaram a retratar Judas Iscariotes, como ruivo, e o diabo com cabelos vermelhos e pontudos.
SÉCULO XV  IDADE MÉDIA(final), Na Europa,além da raridade, Mulheres com" cabelos de fogo" passaram a ser caçadas pela inquisição e o preconceito virou terror,acreditavam que até a gordura dos ruivos era um ingrediente potente para fazer veneno.O gato visto como encarnação do diabo. A Igreja Católica, condenava principalmente o lucro e a ostentação. --  Com a revolução social, promove a formação e afirmação de uma nova classe:a burguesia, que nasce nos centros urbanos e promove um novo processo econômico-nasce o capitalismo que já vinha se desenvolvendo desde o século VI. Tudo gira em torno do coletivo,dos grandes sistemas coletivos: a Igreja Católica e o Império.  -  A Inglaterra inicia a fabricação de papel.
1.453 Constantinopla invadida pelos turcos(povos da Ásia e da Europa). Os sucessivos eventos de destaque no campo da educação estavam no Oriente, que sobreviveu resplandecente até esta data.
-anglo-saxônicos=fusão dos germanos da porção norte do continente europeu que migraram para a parte oriental da Inglaterra.
No final da Idade Média e no início da Idade Moderna, a inquisição católica, levou ao sacrifício muitos deficientes mentais , por serem considerados possuídos pelo demônio.
SÉCULO XVI  IDADE MODERNA(começo), na Europa - Copérnico, Giordano Bruno,Galileu Galilei,Kepler grandes físicos, matemáticos e astrônomos, foi um dos principais representantes do Renascimento científico  até o século XVII.Épocas em que a astronomia se conjugava com a astrologia e com a magia -- Na Europa a Igreja Católica sofre um grande Cisma, conhecido como movimento de Reforma e Contra-Reforma religiosa = Para os protestantes(da Reforma) Dentre outros motivos, um também, era que  a Igreja Católica, condenava principalmente o lucro e a ostentação. E para os da Reforma, todos deveriam estudar, a generalização do estudo era uma fator de necessidade, um projeto de civilização do monge Martinho Lutero, pioneiro da Reforma da Igreja Católica na Alemanha(Martinho Lutero queria reformar a Igreja Católica,mas afastou-se desse objetivo, gerando também o Protestantismo),sendo sua orientação teológica a base doutrinária de todas as Igrejas Luteranas espalhadas pelo mundo, traduziu Bíblia para o idioma alemão, considerado um herege pela Igreja Católica - a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé.Também com raízes na Reforma, Philipp Melanchton (alemão colaborador da Reforma de Lutero) e João Calvino em Genebra (reformador francês, se propunha a organizar uma nova Igreja que, na sua doutrina e também em alguns costumes - salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto). Protestantismo = movimento religioso protestante e uma ideologia sociocultural, e que também partilhavam a ideia de que a língua do país deveria ser a base da educação, embora também favoráveis ao estudo do grego, do latim e do hebraico, além da literatura dos clássicos traduzidos.  Para a Contra-Reforma(Igreja Católica) só se estudava para Deus, ou seja, só se estudaria para saber a teologia que a Igreja Católica impunha. Para a Igreja Católica o estudo era um fator de caridade, do que para o combate à ignorância(como predominava entre os protestantes). Na Europa os países católicos de diferentes ordens religiosas, disputavam entre si a clientela (burguesia e nobreza) dos colégios, com grande marco os colégios jesuítas. A Contra-Reforma era uma forma da Igreja Católica combater o avanço do protestantismo. Nos países protestantes(países cristãos ou seja católicos, que aderiram às reformas), a formação religiosa era mais liberal porque partia da livre consulta dos textos bíblicos e admitia a leitura da língua mãe(idioma da nação). - Então, o cisma(separação por dissidência por divergências),os dissidentes(divergentes nas opiniões) da Igreja Católica formaram o ramo dos protestantes - Obs.: Considerou-se como protestantes as seguintes denominações: Baptistas, Igreja Congregacional, Calvinista, Luterana, Metodista, Pentecostal, Presbiteriana, Igrejas Reformadas, Adventista, e outros protestantes. A Igreja Anglicana compreende-se como católica e protestante. -- No Brasil na colonização, a educação através da Igreja católica(jesuítas) era eminentemente prática, não contemplativa(pensava e estudava com base nos preceitos católicos, ou seja como os padres ensinavam e determinavam, praticamente aprendiam ler e escrever). -- Para a canonização na igreja católica agora é preciso comprovar um milagre por meio de depoimentos dos parentes e amigos de quem é alcançado pela graça e por intermédio de exames médicos minuciosos.Ou então segundo os preceitos católicos, o milagre deve ser instantâneo, duradouro, perfeito e de autoria indubitável. Há casos de canonização equipolente(quando um homem ou uma mulher se torna santo pelo conjunto da obra, ou seja o candidato tem de ter a fama de milagreiro e ser alvo de grande devoção).  --   a deficiência passou a ser trada por meio da magia e da astrologia. Segundo Carneiro, o estudo sobre a deficiência se intensificou, pois havia uma preocupação da medicina em estudar os que fugiam de um padrão de normalidade. Aparecem os pedagogos, interessados no estudo da educação os alunos que apresentavam deficiência mental.  --  Até este século, a tradição religiosa era passada sobretudo oral e iconograficamente, As cópias do Evangelho eram manuscritas e poucos tinham acesso ao livro. Teólogo José Lino Currás Nieto - Revista Veja  04 de Abril de 2012.
1525 Na Suíça, os amish começam sua história, quando romperam com católicos e protestantes.Por serem contra o batismo de crianças, acreditando que a adoção de uma religião precisa ser uma escolha pessoa e consciente, ficaram conhecidos como anabatistas(palavra de origem grega para rebatizados).Suas crenças se baseiam na ordnung(ordem em alemão), tradição oral baseada em passagens bíblicas específicas que contêm as regras de seu estilo de vida. Mas há muitas ordnung distintas, graças a uma série de divisões que ocorreram entre eles ao longo do século XX. Por isso, os grupos podem diferir em relação ao estilo de vida.Eles estão continuamente mudando.São capazes de ver o mundo exterior e interagir com ele, mas prefere mantê-lo a distância. Embora possam se abrir para certas tecnologias, suas crenças fundamentais e organização social devem permanecer inalteradas. Há cerca de 40 linhas distintas na América do Norte e cada uma usa diferentes tipos de tecnologia.Seus líderes abriram algumas exceções e começaram a permitir outros meios de comunicação para mantê-las unidas.Viver em uma sociedade separada é uma das bases da crença amish. Alguns aspectos porém são comuns a todos, como as roupas em cores únicas, as famílias numerosas e o idioma adotado-um dialeto da Alemanha.Fora os assentamentos,que têm sempre 20 ou 30 famílias.Em 1737 se estabeleceram na Pensilvânia, foram perseguidos na Europa e tiveram de fugir para a América do Norte.Em 1865 houve o primeiro cisma tecnológico amish.Joseph Donnermeyer, sociólogo da Universidade Estadual de Ohio-Donald B. Kraybill, do centro de estudos anabatistas da Elizabethtown College na Pensilvânia.
1527  (a 1697)mundo período do mundo maia. Segundo o livro sagrado Popol Vuh, o homem teria sido moldado a partir da papa de milho, depois de tentativas frustradas feitas com barro e madeira. Seus objetos possuía fins rituais, recipientes tinha o fim de armazenar sangue humano ofertado aos deuses. Os pratos e as estátuas que representavam nobres e divindades se destinavam a ser sepultados com seus donos - e por isso se preservaram. Ao contrário da antiga noção de que os mais seriam pacíficos, sua cultura tinha uma essência cruel.
1530 - 1884  Na Rússia o primeiro czar Ivan Vasilyevich, governou por 37 anos.Apesar de modernizar o país ficou conhecido por se um líder paranoico e cruel.Morreu aos 54 anos jogando xadrez.A exumação do corpo apontou que a alta concentração de mercúrio, usado para tratar sua artrite pode ter sido a causa. -- Com receio da reação da Igreja Católica, Nicolau Copérnico foi um astrônomo polonês(1473-1543)deu início à astronomia moderna. Teoria sol é o centro do sistema solar.Ele estudou filosofia e matemática, mesmo que a descoberta tenha sido em 1507.
1554  Brasil colônia, o padre jesuíta, José de Anchieta na construção do catolicismo no país, liderou a catequese dos índios tupiniquins e tamoios que se espalhavam do litoral sul do estado de São Paulo ao Ceará Autor da gramática da língua mais usada na costa do Brasil.É muito mais conhecido por seu papel civilizador do que pela vida de santidade.As práticas do padre chegaram a ser consideradas por alguns da igreja como método dos gentios(não cristãos).A Inquisição o admoestou.Diante das ameaças, ele respondia:-Acabarei com as Inquisições a flechadas. O entrosamento com os índios deu poder aos jesuítas junto à coroa portuguesa. Eram os jesuítas que dialogavam com os índios nos inúmeros levantes ocorridos durante a colonização portuguesa no Brasil.Estes não tinham o intuito de reeducar, mas sim de catequizar os indígenas , a fim de angariar trabalhadores para a Coroa. Eles estavam cientes de que, para converter os nativos à sua fé, seria necessário primeiramente alfabetizá-los. Assim, para atingir o objetivo jesuítico na Terra de Santa Cruz(um dos nomes do Brasil), era preciso começar a catequizar as crianças, porque nelas ainda não estavam enraizados os hábitos e costumes da cultura indígena.
SÉCULO XVII    IDADE  MODERNA - A partir deste século a revolução industrial e o surgimento da sociedade moderna.A natureza passou a ser modificada num grau nunca visto anteriormente Uma tecnologia cada vez mais avançada amplia o domínio do ser humano sobre o meio ambiente. -- Tornou-se mais barato transportar os temperos do extremo leste para a Europa através do mar do que por terra, através do Cairo; o mercado lucrativo saiu das mãos do árabes e foi para a dos europeus.   --   a medicina teve muitos avanços voltados também para a deficiência; nesse período, a criança ainda estava institucionalizada em conventos, asilos e hospitais psiquiátricos.  -  Nas Américas a primeira fábrica de papel começa a funcionar.
1683  Os turcos otomanos, herdeiros do império islâmico e do grande poder global da época, iniciaram um cerco a Viena que pareceu ameaçar a segurança da Europa. Posteriormente, no mesmo ano eles foram impedidos de continuar. Um tratado de paz ,em 1699 resolveu o problema.
SÉCULO XVIII    IDADE MODERNA (final) - O universo da educação se separa do predomínio da Igreja Católica, que queria uma educação laica(regida pela Igreja) e passa para o domínio das monarquias absolutistas (reis), no qual os agentes da educação eram constituídos pelo rei e através de concursos públicos.. Expandiu-se o movimento intelectual denominado iluminismo, que entre outras propostas, apresentava a necessidade de laicização do ensino, ou seja propõe que o ensino deve ser leigo(não religioso, separado da religião)Na Inglaterra o metodismo teve seu início.
-Igreja Anglicana porque é na Inglaterra(igreja cristã com semelhança católica e protestantes,mas com autoridade máxima um bispo Ex.:igreja Metodista e Do Evangelho Quadrangular).
-Igreja episcopal porque é principalmente nos EUA e América Latina(igreja cristã com semelhança católica e protestante,mas com autoridade máxima um bispo.Ex.:igreja Metodista e Do Evangelho Quadrangular). -- Na Inglaterra  e nos Estado Unidos John Wesley estabelecia a igreja Metodista. Quase no mesmo momento , um reformista chamado Muhammad ibn Abd al-Wahhab trazia os muçulmanos da Arábia Central de volta à escola de direito islâmica mais rigorosa. Ele fez uma aliança com o dono de um pequeno mercado, Muhammad ibn Saud, para formar um estado que viveria sob esta lei islâmica. A partir deste começo o estado da Arábia Saudita se expandiu. O islamismo ensina que as sociedades muçulmanas falharam porque se afastaram do "Caminho Certo", chama as pessoas a um retorno às regras de Deus, como solução. Oferece poucos conselhos práticos sobre as importantes questões políticas e econômicas Por exemplo, "eles forçam as mulheres a usar o véu", uma mulher norte africana me disse, como se isso fosse resolver o problema econômico, adotando o islamismo por completo de forma mágica, resolverá tudo. Os islâmicos escrevem detalhadamente o reino ideal de Deus, mas falham ao mostrar como chegar lá. Na maioria das tardes os homens iemenitas mascam as folhas macias e novas de qat. Depois de encher a boca de qat, um processo que leva de 1 a 2 horas, há uma sensação de euforia, seguida por uma fase de leveza. O efeito pode durar a noite toda. Não é exagero dizer que toda a sociedade iemenita gira em torno do qat, principalmente no norte... Isto também causa uma divisão na sociedade entre os que mascam o qat e os que não o fazem.
1749 Em Omã o regime ditador sultanato continua com Qaboos bin Said Al Said.
1774  Os otomanos derrotados por Catarina , a Grande, entregaram o controle do Tártar Crimeano para a Rússia. Esta foi a primeira vez que o povo muçulmano em seu próprio império, rendeu-se a soberania européia;
1776  EUA e sua independência, quando as treze colônias britânicas na América do Norte tornaram-se independentes.
SÉCULO XIX  Na Europa a educação se estendia a todas as pessoas. A educação como um projeto de civilização, encarada como a melhor forma de moldar os indivíduos e assim construir a sociedade adequada à época.
*A organização e à evolução do Estado Moderno;
*As divergências religiosas;
*ao avanço da urbanização;
*As alterações econômicas e a diversificação das classe s sociais que essas alterações produziram;O desenvolvimento das ciências e as mudanças no comportamento humano, rumo a um comportamento civilizado, caracterizado principalmente pelo aparecimento do capitalismo e pela conseqüente racionalização do pensamento e autocontrole das atitudes. Para o trabalho, ou melhor, para o tipo de organização social e do trabalho que o capitalismo exigia.
 -- Na Inglaterra a transformação, através da revolução industrial. -- Nos Estados Unidos Vanderbild,o rei das ferrovias;John Rockfeller descobrindo o petróleo;Endrew Car,o aço;Ford o automóvel;Edson Morgan a eletricidade. Surge o grupo dos anarquistas-termo usado para os grevistas. Agiam fazendo justiça onde havia injustiça;E o país se transformando em potência mundial. Morria-se em média aos 45 anos. -- Declínio das monarquias absolutistas, a separação do Estado e da Igreja e a instalação de governos constitucionais(República, presidentes...). -- A construção do Brasil e dos brasileiros, foi objeto de lutas e confrontos entre projetos políticos distintos. O espiritismo surgiu na França e era confundido como bruxaria.No Brasil (um dos poucos países simpatizante),atrai muitos praticantes católicos por não se apresentar como religião concorrente,que exige um rompimento com a igreja católica,por ter poucos dogmas e nenhuma hierarquia.O espiritismo foi codificado em 1857 pelo Pedagogo Hippolyte L. Denizard Rivail,vulgo Allan Kardec.Na França era considerado um pensador de pouca importância por não ter dado nenhuma contribuição à história da filosofia.No Brasil suas teorias encontraram terreno fértil numa sociedade habituada a conviver com a crença nos espíritos e na reencarnação:os índios acreditavam que os espíritos dos mortos permaneciam convivendo com os habitantes da tribo por um determinado período;os escravos trazidos da África acreditavam ter contato direto com o mundo dos mortos e seus cultos acabaram se espalhando por todos os estratos(camadas) da sociedade. Sociólogo Antônio Flávio Pierucci, especialista em religiões, da Universidade de São Paulo. -- No Brasil, a modernidade a abolição da escravidão e da formação de trabalhadores livres. O novo trabalhador é aquele que vende sua força de produção em troca de salário, e dessa forma participa também como mercado consumidor dos produtos industrializados. A obrigatoriedade da educação, a laicidade, o papel ativo do Estado, determina os valores essenciais de planejamento e continuidade(Saviani, 2004). A organização escolar brasileira era apontada coo extremamente desordenada, incapaz de dar conta do desenvolvimento da nação. Nesse sentido, os Estado deveria tomar as rédeas da escolarização, determinando um plano geral de desenvolvimento. É importante salientarmos que a Igreja Católica era fortemente contra tal movimento. Nessa mobilização em torno da criação de um amplo sistema escolar, a Igreja Católica colocou-se como forte candidata à sua administração, que possuía muitas propriedade e expressiva quantidade das escolas da rede privada. Foram, contudo , derrotados pelos ideais republicanos , após longos e enérgicos debates. No plano econômico, surge o neoliberalismo, que possui uma concepção produtivista da educação, voltada aos interesses imediatos  do mercado. Acreditam que o mercado é a forma mais eficiente de gerir as relações sociais, baseado-se nos interesses individuais e na pouca intervenção do Estado. Acreditam que os governos devem deixar a educação , e todas as outras políticas sociais, livres para serem comercializadas no mercado,  com mínimo gasto estatal. O apoio , via postiças públicas, seria uma forma de paternalismo e repressor das liberdades individuais. Concebem, claramente a necessidade de uma educação básica generalizada como fundamento das sociedades modernas , altamente tecnológicas. São contra qualquer suporte posterior à população, que possam oferecer vantagens que não foram obtidas individualmente.    ---   são criadas as primeiras instituições para deficientes, mas com atendimento precário, próprio do paradigma da exclusão.  --  Permanece uma lista de obras cuja leitura não era permitida aos católicos, entre elas, o  livro As Revoluções dos Órbes Celestes no Index Librorum Prohibitorum. A carta de  Galileu não foi capaz de impedir que o sistema de Copérnico recebesse a condenação da Igreja. O próprio Galileu seria convocado a ir ao Tribunal do Santo Ofício, que em 1633 o considerou suspeito de heresia, por tentar provar a teoria heliocêntrica (Deus no centro de tudo – no centro do Universo), e o obrigou a negar suas convicções. Seria preciso esperar até 1992 para que João Paulo II o reabilitasse. Diz a lenda que, após desmentir a si mesmo o cientista teria murmurado “Eppur si muove “ (algo como “Mas ela se move”, numa referência à Terra em relação ao Sol).   Revista Veja Novembro de 2014.    -  Na Idade Média e início da Moderna , a criança era companheira do adulto “alimentada pela crença fetichista de que nela escondia-se uma natureza sagrada que o homem não podia profanar “(ZABALZA, 1998, p.65). Era produto divino, e a partir do momento que a criança não necessitasse mais dos cuidados do adulto “era oficialmente patenteada como pertencente à sociedade dos adultos e já não se diferenciava mais dos mesmos” (ZABALZA, 1998, p. 65). Dessa forma , o autor apresenta esse momento como a primeira identidade: a criança-adulta. Na sociedade medieval segundo ARIES (1981), o sentimento de infância não existia, o que não significa que a criança era abandonada ou desprezada.  Na segunda identidade encontramos a criança filho – aluno u a infância institucionalizada, lá no final da Idade Moderna vivenciamos intensas transformações conceituais na infância, pois com a Revolução Industrial e o “surgimento da família moderna, a infância torna-se o epicentro do interesse educativo dos adultos” (ZABALZA, 1998, p. 65). Assim, a família preocupa-se mais com a questão do cuidado, da afetividade e da autoafirmação, buscando preparar essas crianças para a vida. “A família começa a valer-se da escola como uma agência unida a ela que a complementa” e a família “reivindica o compromisso básico da educação afetiva e ético-comportamental” (ZABALZA, 1998, p. 66). Com essas mudanças a criança deixa de ser vista como adulto em miniatura.
Na Grécia Antiga surgiu o teatro propriamente dito, com atores e plateia, em homenagem aos deus Dionísio. Mesmo que na Pré-história os homens primitivos já tinham necessidade de representar para expressar suas alegrias, tristezas e dúvidas, comunicando-se com os deuses, em rituais de magia e celebrações
1807  Portugal invadido por tropas francesas. 

1810 No Brasil o início da fabricação de papel incentivada com a vinda de D. João VI. Frei José da Conceição Veloso, botânico, foi o precursor da produção nacional, utilizando retalhos de linho como matéria-prima. Henrique Nunes Cardoso e Joaquim José da Silva, construíram uma fábrica no Andaraí Pequeno Somente 100 anos mais tarde a matéria prima foi substituída pela celulose de madeira ..
1822  Brasil, D. Pedro I teria dado o Grito do Ipiranga em favor da libertação da colônia do subjugo português.
1841  Hegel usava o processo de falar bem e convencer os outros (retórica)era mais ou menos equivalente a estar certo. Morreu acusado de conspirar contra a democracia, mas com seu método de dialogar para decidir o que era certo, inventou a dialética(que não é o mesmo que debate. É uma forma de encontrar a verdade por meio de uma tese, que dá origem à ideia oposta, a antítese que contém a verdade).E se tornou mestre de Karl Marx.
1850  até aqui a população euroéia cresceu rapidamente. A Inglaterra, por exemplo, cresceu de 16 para 27 milhões em 50 anos, A população do Norte da África do Oriente Médio permaneceu quase a mesma;
1865 a 1870 O povo paraguaio sente sangrar a ferida causada pelo genocídio que foi a guerra empreendida por Brasil, Uruguai e Argentina contra o ditador Francisco Solano Lopes, que governava aquele país e tinha pretensões imperialistas. No início da guerra a população paraguaia era estimada em um milhão e quinhentos mil habitantes, e no final estava reduzida a menos da metade. Historiadores paraguaios reconhecem a grandeza do nosso ilustre Duque de Caxias, mas odeiam o Conde D´EU, marido da princesa Isabel, que comandou a entrada das tropas brasileiras em Assunção, a capital paraguaia. É que o ditador Solano Lopes, sabendo-se derrotado, tinha abandonado a frente de luta e partido para o interior; e a capital estava na ocasião defendida apenas por crianças e meninos que foram massacrados pelas forças invasoras, sob comando do Conde D´EU. 
1871 A unificação dos principados deu origem à federação. -- Alemanha unificada, expressão do Iluminismo.
1879 A religião das Testemunhas de Jeová foi fundada por  Charles Taze Russell nos Estados Unidos: Crêm na   Bíblia a qual é interpretada e adequada e modificada pelo seu corpo governante e repassada aos seus fiéis, através de seus escritos. Acreditam que Cristo já voltou espiritualmente desde 1874 e já estão vivendo o milênio; Não crêm na Trindade Divina, pensam ser uma supertição herdada do paganismo egípcio e babilônico; não acreditam no tormento eterno; Mas em II Coríntios 4:4 Deus esclarece a cerca : “Nos quais o deus(o diabo) deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”



1883  Karl Marx aplicou a dialética de Hegel sobre a história. Para ele, a luta de classes era parte de um processo dialético - a tese, o liberalismo burguês , a antítese, a revolta proletária, e a síntese , o comunismo. Quando marxistas puseram as ideias em prática, surgiram reações como a ditadura militar.

1895  Na Rússia o presidente Mikhail Gorbachev implantou a política da Perestroika(abertura, como tentativa de salvar a economia do seu país). 
SÉCULO XX Nos Estados Unidos,na metade do século a expectativa de vida, chegou aos 78 anos.As vacinas,a expansão das redes de esgotos,a penicilina e a revolução verde na agricultura.--O melhoramento genético de plantas tornou-se uma ciência.De início visava a uma maior produtividade das culturas.Hoje o foco se volta para o aumento do valor nutricional. -- No Brasil a educação passa a ser estendida a todas as pessoas.
1914-1918  I Guerra ou a Grande Guerra, como foi inicialmente chamada - representou uma ruptura na história. O fim do domínio europeu sobre o mundo e a ascensão da potência americana, o radicalismo islâmico que brotou dos escombros do Império Otomano, o avanço do comunismo e os ferozes embates ideológicos a ele vinculados, o ocaso dos valores vitorianos e a revolução dos costumes.Forçou os Estados Unidos a assumir sua posição de líder mundial, abriu caminho para a vitória do comunismo na Rússia, desenhou a geografia explosiva do atual Oriente Médio e criou as condições para a ascensão de Hitler e seu rastro de calamidades - a II Guerra e o holocausto. A “Cartilha do nazismo” expressava as ideias antissemitas e racistas do ditador, que escreveu o primeiro dos dois volumes na prisão. Foi meio que uma sementinha da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto, já que em suas páginas , Hitler persuadia os alemães a combater os judeus, que segundo ele, pretendiam dominar o país.  Revista Veja Novembro de 2014.
1917 Vladimir Lenin e Leon Trotsky,revoluncionários russos e Vladimir Ilitch Stalin que exilou e depois mandou matar Leon Trotsky, e transformando o país numa ditadura. - Em troca de o México declarar guerra aos Estados Unidos, a Alemanha lhe garantiria a posse dos estados americanos do Arizona, Texas e Novo México. -- Os Estados Unidos que já captava dólares vendendo títulos aos cidadãos americanos, os chamados Liberty Bonds, pagando juros de 55 ao ano, e emprestava aos europeus. Com a Europa destroçada, as empresas dos Estados Unidos faturavam alto exportando roupas, munições e alimentos para as nações aliadas, ajustados apenas pela inflação.A recuperação econômica era dificultada sobremaneira pelas barreiras protecionistas erguidas no pós-guerra, inclusive pelos americanos. Sem contar os dólares das exportações, os europeus argumentavam que ficava ainda mais difícil pagar as prestações de seus débitos. Em rodadas de negociações com os americanos, propunham o perdão de ano menos parte das dívidas e que o restante fosse cobrado com juros mais baixos. -- Tão logo os canhões cessaram, ficou evidente a dificuldade de os europeus quitarem os débitos. -- A França tomou emprestados dólares dos Estados Unidos e ingleses. Suas cidades e fábricas haviam sido arrasadas e 1 milhão de sua população masculina adulta morreu no conflito. -- No fim da guerra , a gripe espanhola , que se espalhou pelo mundo, matou principalmente jovens e causou um vazio demográfico. A destruição do homem pelo homem.
1923  O império otomano havia diminuído em influência e tamanho, desapareceu por completo.
1929 A crise se espalhou por todo o mundo, prostrando de vez a Europa e a maior parte das dívidas nunca foi paga. como sentenciou o historiador escocês Niall Ferguson: A grande Depressão destroçou o tratado de Versalhes. Ou seja, precipitou a II Guerra.
1.930 Constantinopla passa ser Istambul.
-Igreja católica reformada(igreja cristã,inspirada na protestante,reconhece o papado)-Traje. -- Nasce a religião rastafári na Jamaica, popularizada pelas músicas do cantor de reggae Bob Marley.Com alguns elementos emprestados do judaísmo e do cristianismo, ela prega a adoração do deus Jah, que teria reencarnado no século 20 como imperador etíope Haile Selassie I. Seus seguidores os rastas, seguem um modo de vida longe do capitalismo ocidental: se vestem à sua maneira, não cortam o cabelo e evitam aparar a a barba, seguem uma dieta quase vegetariana, abrindo rara exceção para o uso de certas peles animais. É proibido o consumo de carnes suínas, peixes de concha, peixes sem escamas e caracóis e chás herbais, preferem tratamentos com ervas medicinais e abdicam de qualquer droga-a não ser a maconha, usada em rituais de meditação, não se tatuam, não  escovam os cabelos(o visual de tranças , espécie de voto pelo recém-convertido, não obrigatório), reprovam o drogas, álcool e cigarros.O nome da religião vem de Ras Tafari Makonnen(1892-1975) que entre 1916e 1930 foi rei da Etiópia - na época, a única nação independente da África, foi proclamado imperador pela Igreja Etíope Ordodoxa Cristã e renomeado Haile Selassie, adorado como uma encarnação de Jah, destinado a levar o mundo a uma era de ouro. Outra figura importante foi Marcus Garvey, adorado como um profeta da religião. Nascido na Jamaica em 1887, ele trabalhou duro até se tornar um símbolo político de resistência cultural. Fundou o rastafarianismo quando proclamou em 1927: "Olhem para a África, para a coroação de um Rei Negro" - evento que se concretizou três anos depois com Selassie I. As cores verde, vermelha e amarela, da antiga bandeira da Etiópia, são um forte símbolo do movimento rastafári. Representam lealdade a Selassie e à África acima de qualquer outra nação. O verde remete à vegetação africana, o vermelho se refere o ao sangue dos mártires e o amarelo à riqueza e prosperidade do continente(antes da exploração colonialista).  -   Até 1964 o Estado brasileiro passa a ser "um dos principais centros de decisão ao nível da política econômica (MANFREDI, 1981, P.27). Outra Característica importante deste estágio e o surgimento do fenômeno populista com Vargas, Juscelino Kubtscheck, Jânio Quadros e João Goulart. Esse populismo é fruto de uma herança deixada pelo período anterior, com o esvaziamento do poder brasileiro, dá-se margem ao surgimento de figuras "salvadoras da pátria". Nesse período militar, a economia brasileira é determinada pela redução do investimento, a diminuição da entrada de capital estrangeiro, a queda da taxa de lucro e a aceleração do processo inflacionário. -Apostila Unopar 2016
+- 1945 Na verdade, por milhares de anos durante a história do Oriente Médio, os judeus e os árabes viveram em relativa paz e indiferença entre si. A causa primária da hostilidade tem uma origem moderna.Quando as Nações Unidas deram uma porção da terra de Israel para o povo judeu, a terra na época era habitada principalmente por árabes (os palestinos). A maioria dos árabes protestou veementemente contra o fato da nação de Israel ocupar aquela terra. As nações árabes se uniram e atacaram Israel em uma tentativa de exterminá-los da terra – mas eles foram derrotados por Israel. -- Guerra Fria, com a dissoução da URSS, que voltou a se chamar Rússia, cujas repúblicas também readquiriram a independência(Letônia, Estônia, Ucrânia etc). O primeiro-ministro britânico Winston Churchill estava preocupado com a permanência das tropas soviéticas na Europa após o  fim da segunda guerra mundial. Por isso , seu exército bolou a operação Impensável. Ideia era atacar a URSS em primeiro de julho, pouco após a rendição da Alemanha nazista. O plano se mostrou inviável: as tropas soviéticas eram mais que duas vezes maiores que as dos aliados, e os EUA ainda lutava cotra o Japão.
1948   Uma resolução das Nações Unidas abriu o caminho para a criação de um estado judeu. um sinal de colonização e uma série de guerras com os árabes. Jerusalém moderna-primeiro bairro fora dos limites da velha Jerusalém,construída sobre iniciativa de Sir M. Montifiori. Estado judeu como Teodoro Sler-movimento sionista (movimento judaico em defesa de nacionalidade) espandiu-se na diaspora. --Coreia do Norte regime ditador comunista continua em 2011 com Kim Jong Un.  -  Berlim Sitiada Churchill pensou em agir contra a URSS por achar que Stalin dominaria a Europa Centra, como realmente aconteceu. Para demonstrar força, o líder soviético bloqueou o acesso dos países ocidentais à parte capitalista de Berlim. A crise quase levou os EUA a provocar a terceira guerra. Os líderes das forças de ocupação ocidental na Alemanha tinham um plano para invadir o lado oriental até chegar a Berlim, mas foram vencidos.
1949 Na China o regime ditador comunista continua em 2013 com Xi Jinping.

1950 As transformações ocorridas a partir dessa década , quer seja nas ciências, nas artes, na arquitetura e no modo de viver em geral , atribuiu-se o nome de pós – modernismo.
1951 Ernesto Guevara de La Serna nasceu em 1928 na Argentina, onde cresceu, nascido de classe média médico graduado;viajou 8 meses com um amigo pela América Latina;Largou tudo para lutar contra regimes opressores. Enquanto norte-americanos e chineses se envolviam na guerra da Coreia, o general Douglas MacArthr, um dos maiores heróis dos EUA na segunda guerra mundial pressionou o presidente Harry Truman para usar a bomba atômica contra a China. Truman afastou MacArthru ao descobrir que o general havia conseguido, de forma não oficial, aval do comando militar dos EUA para lançar até 50 bombas sobre solo chinês, sem autorização presidencial.
1952 O Egito passa de monarquia para república. 
1954 na Inglaterra descoberto o gás VX com efeito rápido é de alta letalidade e consegue permanecer no ambiente por longos períodos, ataca o sistema nervoso e atua de forma similar a um pesticida. Descoberto acidentalmente enquanto cientistas pesquisavam novos inseticidas,a substância foi encaminhada aos militares, que a transformaram em arma química ao longo da década usando a mesma fórmula molecular, mas modificando a sua estrutura química(processo conhecido como ismerismo).As nações que mais tralharam no aperfeiçoamento do agente forma a Grâ-Bretanha e a Rússia.Suas produção e armazenamento são considerados crime processo e internacional de acordo com as leis da Convenção de Armas Químicas de 1993. 
1956 No México Che Guevara conheceu Fidel Castro e seu irmão Raúl e ingressou no Movimento 26 de Julho, que planejava tomar o poder em Cuba então sob a ditadura de Fulgêcio Batista,que fugiu permitindo a tomada de Havana sem confrontos;Che ocupou diversos cargos no governo e viajou o mundo como embaixador de Cuba,casou novamente e teve quatro filhos;  -  Não fosse a intervenção do diplomata canadense Lester B. Pearson - que receberia o Nobel da Paz pelo feito - Stalin teria declarado guerra a França, Reino Unido e Israel. O episódio ocorreu por causa do Canal de Suez. Quando ele foi declarado território egípcio, Israel invadiu o Egito com apoio de franceses e britânicos. Os EUA e seus aliados ficaram em alerta máximo, mas não houve confrontos.
1958 No Iraque o brigadeiro Abdel Qasim executou um golpe de estado e tomou o poder(recusou o pan-arabismo e conquistou a inimizade do partido Ba'athista).
1959 Cuba , Fidel Castro tomou o poder,desde então o país vive um ditadura, Estado Comunista. 
1961  No Brasil setores militares e civis viam comunismo no governo de João Goulart, o que levou a um golpe de . O governo acabou durando 20 anos nos quais surgiram opositores não apenas nas artes, mas até no futebol. - A briga pelo controle de Berlim levou à construção de um muro cercando sua parte ocidental. Para piorar a tensão, um acidente deixou muda a única linha telefônica  que fazia comunicação com a sede do Comando de Defesa Aeroespacial dos EUA
(Norad). Mísseis nucleares foram armados nos EUA, à espera da ordem de ataque nuclear contra os soviéticos. O muro de Berlim acabou com uma disputa que poderia tomar proporções globais. A linha telefônica da Norad foi consertada rapidamente.

1962  Há uma corrida armamentista nuclear para ver quem tem o maior poderio bélico.O auge desse clima foi a crise dos mísseis em Cuba, quando os soviéticos quiseram instalar mísseis de médio alcance, como meio de ameaçar os Estados Unidos, que responderam com uma contraofensiva no mar do caribe, impedindo que os navios do inimigo se aproximassem da ilha. A ofensiva soviética seria uma represália ao fato de os Estados Unidos terem instalado mísseis na Turquia, próximos , portanto à URSS.
1963 No Iraque o golpe Ba'athista que derrubou Qasim. 
1964 a economia brasileira girava em torno do sistema agrário-exportador. tipo exportador.
1965 no Congo Che liderou a guerrilha contra o ditador Joseph Mobutu, mas não teve sucesso.  
1966 A Bolívia que  vivia a ditadura do general René Barrientos, apoiado pelos EUA. 
1967  Israel tomou o Sinai, Jerusalém , a parte da palestina da Jordância e os Planaltos de Golan de vários países árabes - A Guerra dos Seis Dias, uma força árabe combinada, sendo terrivelmente humilhada. os EUA forneceram ao exército boliviano armas e treinamento para ações de contraguerrilha.Che ferido por um tiro e capturado após interrogatório, aos 39 anos, foi morto com uma rajada de fuzil pelo tenente Mario Terán.Foi um revolucionário que ajudou a instaurar um novo regime político-unipartidário e socialista- em Cuba, que dura até hoje. Para muitos é um mártir que se opôs a ditadores e aos EUA e lutou por sociedades mais justas em países como Guatemala, Congo e Bolívia.Para outros, foi um guerrilheiro obcecado por violência que usou de métodos polêmicos- como perseguir e matar opositores- para atingir seus objetivos.De qualquer forma é uma figura hisórica imporante e um ícone cultural em todo o mundo, chegando a ser venerado como santo em algumas partes da Boívia.Seu nome e seu rosto viraram símbolos de rebeldia, sendo usados até hoje em camisetas, pôsteres, música e até games.
1968  Paris, a agitação de maio, a militância que sonhava em destruir bibliotecas.
1969 mudança na economia brasileira - setor industrial. Junto à essa mudança econômica começa-se a mudar algumas coisas no âmbito da educação com o surgimento dos ideais da Escola Nova e posteriormente as ações da Pedagogia de Paulo Freire em conjunto com os movimentos sociais.
1974  Surgiu em Nova York o movimento punk foi um estilo musical criando na década de 70 e a cultura  ao redor dele. Usuários de drogas, poetas de rua, transexuais e outros formaram e apoiaram bandas que se opunham ao pomposo rock progressivo de bandas, como Yes, que faziam muitos sucesso na época. No Reino Unido, especialmente em Londres o movimento ganhou versão própria , com bandas icônicas. coincidiu com um momento político delicado o que contribuiu para que muitas bandas criticassem o governo, em suas músicas. No começo dos anos 80, o gênero deu lugar à new wave a e ao pôs-punk como estilos predominantes de rock. Em oposição ao movimento hippie, o punk apoiava a individualidade e a independência. Rebites, alfinetes e os toque eróticos, cabelos curtos  que se opunham às longas madeixas do hippies. Inspirado no visual de índios norte-americanos, o moicano começou u a ser usado no final dos anos 70 e se tornou um símbolo da causa.
1975 – 1998 O ditador genocida organizou e ordenou a morte de mais de um milhão de cambojanos. Pol Pot(adotou esse nome em 1963) com nome de batismo de Saloth Sar, criado em influência de uma família próspera é considerado um garoto amável e sociável. Estudou em um mosteiro budista e em escolas católicas. Entrou para o partido Comunista Khemer , tornando-se secretário geral em 1962. Opôs-se ao governo foge para a selva com seus seguidores e é influenciado pelas Khmers, tribos locais das montanhas no nordeste do Camboja. Cria então, o exército do Khmer Vermelho. Em 1975 de volta ao cargo de secretário-geral. Assume a liderança do país. Seu partido sobe ao poder. Esvazia as cidades, abole propriedades particulares e inicia a criação de uma utopia agrária. Seu regime também persegue intelectuais – algumas pessoas eram presas só por usar óculos. Famílias são separadas e enviadas à fazendas coletivas no interior do país. Membros do governo deposto, professores, líderes religiosos e outros são identificados, caçados e mortos. As fazendas se tornam campos de trabalhos forçados, onde mais de 1,5 milhão de pessoas morre por inanição, doenças e execuções. Mais de 20 centros de detenção são criados. Morrem mais de 14,5 mil elementos antipartido, incluindo crianças e mulheres, torturados e executados. Em 1979 o Vietnã invade o Camboja e derruba o regime. O ditador volta para suas bases militares na selva Em 1997 após um combate político entre seus antigos aliados, Pot é detido por traição e sentenciado a prisão domiciliar perpétua. Faleceu por complicações cardíacas em sua casa em 1998. 
1979 Saddam se Hussein se proclamou presidente, secretário- geral do partido e líder das Forças Armadas do Iraque. Sua ditadura foi uma das mais sangrentas do Oriente Médio.Além de esmagar qualquer oposição política, ele foi responsável por execuções, torturas, estrupros em massa e genocídio, entre seus piores crimes está a guerra quimica contra os curdos do norte do país entre 1988 e 1989 cerca de 100 mil civis foram mortos com gás mostarda (Provoca irritação nos olhos e feridas na pele. Se for inalado, pode matar por asfixia).Bagdá era um museu dele mesmo, com incontáveis cartazes, estátuas escreveu um Alcorão com 27 livros, assassinou três de seus genros.( Nascido em família sunita pobre, em 1937em uma vila pequena chamada Al Awia, ao norte de Bagdá.Conheceu em Bagdá a tensão que existia entre seu grupo de sunitas pobres, e xiitas, curdos e sunitas da elite.Largou os estudos e se tornou um militante do partido Ba'athista, fundado na Síria e com fortes inclinações pan-arábicas(a integração de todos os países árabes).Escalou posições no político.1964 Foi preso, 1966 fugiu da prisão juntamente com Abdel Qasim, os quais tomaram o país e Sadan se tornou político influente e braço direito de Qasim).
1980 Saddam Hussein(do Iraque)atacou o Irã, temendo que a Revolução Fundamentalista pudesse incitar a população iraquiana xiita, majoritária a se rebelar contra o seu governo.--(1970 a 1980)Independência das colônias europeias na África e na Ásia.
1988 Fim da guerra entre Iraque e Irã.
1989  Os islâmicos radicais assumiram o Sudão com um golpe militar. O povo nuba da região sul de Kordofan, enfrentou por dez anos, assassinatos, estupros, roubos de gado, incêndios premeditados e destruição de aldeias, profanação dos lugares de adoração, migração obrigatória e confisco de terras pelas tropas sudanesas. Eram aprisionados e como trabalhador de pouco valor, escravizados e a conversão ao Islã é obrigatória.
1990  Na Argélia , tumultos populares nas ruas de Argel , obrigaram o governo a introduzir mais democracia na ex-colônia francesa. O partido Islâmico FIS , um partido forte, representavam Deus e a tradição e como poderia votar contra, acima de tudo o povo queria mudanças.Pouco aconteceu depois desta eleição. As pregações nas mesquitas se tornaram um pouco mais radicais. Textos do Alcorão substituíram os símbolos da República Socialista da Argélia, pressão sobre a população no modo de vestir ou sobre quem fumassem tabaco ou haxixe.Com o Iraque falido, o ditador Saddam de surpresa invade a anexa o Kuwait.--Na região da Iugoslávia a divisão entre maioria católica na Croácia,muçulmana na Bósnia e ortodoxa na Sérvia e Montenegro.Movimentos separatistas envolvendo sérvios, croatas e eslovenos cada qual com sua língua, com sua cultura. -- Acordo de unificação da escrita da língua portuguesa nos países lusófonos(Angola, Brasil,Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).
1991  A Guerra Fria vencida quando o então presidente americano, Ronald Reagan, lançou o programa Guerra nas Estrelas, que possibilitaram aos Estados Unidos abater os mísseis soviéticos no ar, antes que atingissem o alvo.A URSS que já enfrentava dificuldades financeiras, teve de capitular ante a essa ameaça norte-americana.O esfacelamento da União Soviética, evidenciou o fracasso do comunismo e a vitória do capitalismo como sistema econômico e de valores morais, voltando a se chamar Rússia.Para Putin, contudo, o fim d URSS foi a maior catástrofe geopolítica do século XX. -- Ucrânica ex república soviética.Na Rússia o regime ditador como modelo República Socialista Federativa,continua em 2000 com Vladmir Puti. -- A guerra do Golfo: os EUA intervém na guerra do Iraque e Kuwait.O Iraque perdeu e bombardeado estava em ruínas de novo, e suas sequelas apenas reforçaram esta triste realidade: as independentes nações árabes ainda estavam acatando a pauta ditada pelas superpotências mundiais da época. O nacionalismo trouxe independência, mas teve como resultado cansativas sucessões de um único partido estatal. O descobrimento de óleo trouxe grandes riquezas para muitos , impulsionou a propagação do islamismo pelo mundo, mas ao final levou a uma maior dependência econômica em relação aos países ricos. -- Na Argélia grandes debates se os homens deveriam votar representando suas esposas, ou se elas mesmas. A partir desse tempo e durante os anos seguintes, o derramamento de sangue na Argélia saiu de controle.Políticos, jornalistas, mulheres sem véu, missionários católicos: o número de mortos crescia. Na metade dos anos 90, dez mil corpos por ano iam sendo acrescentados - suas gargantas cortadas, dependurados nas árvores, ou queimados em vilas incendiadas. A maior consequência:  Aparentemente o povo está farto de políticos islâmicos. No fundo, a experiência com o islamismo trouxe perturbação a muitos corações. Um jornalista católico francês colocou o fato desta foram: " o horror a todos alcançou e tocou, em nome do Islã. E você começou a ouvir dizer: "Mas isso não é Islão. Não o nosso Islã. Onde , no Alcorão, ouvimos a cerca de crimes semelhantes?..." - Argelinos estão à procura de um novo Deus. Isso seria esperado de intelectuais... Mas é ainda mais surpreendente perceber o "debate" acerca do islamismo tomar espaço no seio de muitas famílias argelinas. Outros perguntavam repetidamente acerca de outros tipos de fé, em particular acerca do cristianismo, como se para saber se os cristãos já passaram por períodos similares de tribulação  e sangue. Outros ainda, poucos mas pode-se  encontrar, estão tão amedrontados pelo fato de sua própria religião se tornar irreconhecível, que chegaram ao limite da apostasia. Pode-se ver alguns deles lendo a Bíblia. Fazendo assim, eles estão tentando permanecer próximo a Alá, mesmo que não seja Alá. Eles estão à procura de um Deus, já que não podem viver se um. Porém um Deus de amor e bondade, um Deus por uma Democracia, como eles também o chamam.
1994 Inaugurada o túnel que liga a França ao Reino Unido,passando sob o canal da Mancha(O Canal da Mancha é um braço de mar que faz parte do Oceano Atlântico e que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França e une o Mar do Norte ao Atlântico.A circulação marítima no canal da Mancha é uma das mais intensas do mundo.O Eurotúnel,um túnel ferroviário submarino e subterrâneo que atravessa o Canal da Mancha ligando a França à  Inglaterra).
2000  -- Na Índia, Narendra Modi do grupo fundamentalista hindu RSS, no qual o celibato é obrigatório, apesar de ser casado desde os 13 anos num matrimônio arranjado. Aos 18, ele abandonou a mulher para aderir ao grupo religioso. Modi é acusado de ter permitido o massacre de quase 1000 muçulmanos em Gujarat,estado governado por ele, durante os conflitos sectários.
SÉCULO XXI
2003  O Iraque invadido pelos EUA,alegando que o ditador Saddam Hussein, escondia armas de destruição em massa. -- Na Índia as vacas (chamadas de kamdhenu,aquela que supre todas as necessidades) considradas sagradas pela religião hindu,recebem status de deus,mas na verdade são mais exploradas do que veneradas.Na capital Nova Délhi, elas foram banidas da zona urbana por atrapalhar demais o trânsito e causar acidentes.Nas cidades, muitas são vacas de rua(soltas e sem-dono)Embora a vaca seja mais popular, há outros animais considerados sagr5ados em partes da Índia, como macacos, elefantes, tigres, cobras,ratos. Cada Estado indiano tem uma regulamentação a respeito do tratamento dado às vacas.Tudo que a vaca fornece é aproveitado pelos indianos. As fezes são desitratadas para formar bloquinhos que são queimados para aquecer casas e gerar vapor para cozinhar. Já o xixi é utilizado em remédios, como ingrediente de unguentos e pomadas e até bebido puro mesmo.A exportação de bovinos indianos é proibida, mas o tráfico ilegal existe. - O governo federal brasileiro lançou o Programa Brasil Alfabetizado, que no início tinha característica de mais uma campanha, com ênfase no trabalho voluntário, prevendo erradicar o analfabetismo em 4 anos, tendo uma atuação, sobre 20 milhões de pessoas. No entanto em 2004, com a mudança do Ministro da Educação, o programa foi reformulado, retirando-se a meta de erradicar o analfabetismo de 4 anos  e a duração dos projetos de alfabetização foi ampliada em 2 meses, de 4 meses para 8 meses. Assim chegamos ao século XXI com uma alta taxa de pessoas que não tem domínio sobre a leitura, a escrita e as operações matemáticas básicas. Apostila Unopar 2016.
2005 Período(2005 A 2011)em que o Iraque esteve mergulhado em uma violenta luta sectária, que se seguiu à ocupação americana e à derrubada da ditadura sunita de Saddam Hussein.
2006  No Iraque, mesmo se escondendo Saddam Hussein foi capturado e executado por um tribunal especial iraquiano.  --  O Holocaust Museum, em Nova York, fez uma exposição para denunciar a farsa dos textos criados por Golovinski. O autor foi Mathieu Golovinski. Em 1898, o czar Nicolau o chamou para pôr a culpa dos males econômicos e sociais da Rússia nos judeus. Para isso, adaptou trechos de o Diálogo no Inferno entre Maquiavel e Montesquieu e do romance Biarritz. O texto já foi identificado como ficção, Em 1921 , o repórter britânico Philip Graves do The Times, desmentiu o livro em uma matéria. Na Suíça, em 1935, um julgamento contra os nazistas apontou a farsa dos Protocolos. Henry For admitiu que O Judeu Internacional era uma mentira.
2008  A Islândia passa por crise financeira de proporções catstróficas.Os maiores bancos da região faliram e a moeda local desvalorizou de 80% em relação ao euro.A taxa de desemprego aumentou nove vezes, a divida do país chegou a 900% do PIB. Os islandeses foram às ruas protestar contra o governo, contra as medidas se austeridade, e contra tudo que parecia de errado, o primeiro ministro foi obrigado a renunciar.A rede social foi a principal plataforma escolhida pelos islandeses para recolher contribuições para a nova Constituição.Exemplo de destaque na força das redes sociais na construção de uma nova forma de democracia: tecnologia pela democracia.
2009 O papa Bento XVI, em espera para ser canonizado(afirmado santo) o padre português Nuno Álvares(1360-1431) -578 anos após a sua morte.É Deus quem santifica-santo é todo aquele que é amado por Deus, que o serve e faz a Sua vontade aqui na terra.-Romanos 1:7,I Coríntios 1:2, Filipenses 4:21I Pedro 2:9, Apocalípse 15:4, Apocalípse 22:11- É Deus que opera em tudo e por tudo. -Toda honra e toda glória seja dada ao Grande Deus.
2010  Primavera árabe: revoltas dos civis em relação aos ditadores do mundo árabe.-Manal al-Sharif era uma jovem muçulmana,uma das fundadoras de um movimento conhecido como a Primavera Feminina. O movimento tem o objetivo de lutar pela cidadania plena para todas as mulheres do mundo árabe. Segundo ela, o grande divisor de águas foi a internet (que a colocou em contato com o mundo externo) e a Primavera Árabe.
2011  No Egito, Cairo Abdel Fattah Sisi, do alto mando da Irmandade Muçulmana, foi o general que defendeu a realização de testes de virgindade forçados em manifestantes detidas na praça Tahir os exames segundo ele, serviram para proteger o exército de acusações de estrupo.As forças armadas são a instituição ais confiável no país, com 90% de aprovação. Vindo de um povo que sofreu por seis décadas sob regimes militares todo esse apoio é um enigma quase indecifrável.
2012  No Egito o engenheiro Mohamed Mursi, do grupo radical  Irmandade Muçulmana, assumiu a presidência.Uma Constituição que limitava os direitos das mulheres e dos cristãos, foi aprovada e grupos terroristas passaram a proliferar livremente na Península do Sinai.Ao longo de oito décadas, os radicais do grupo egípcio Irmandade Muçulmana acreditaram que um dia seu sonho de um Estado governado pela sharia(lei islâmica) se tornaria realidade. -- Israel tem a terceira maior Força Aérea do mundo, depois dos Estados Unidos e Rússia. -- No Brasil o Pré-sal = Acredita-se que os maiores reservatórios petrolíferos do pré-sal, todos praticamente inexplorados pelo homem, encontram-se no Brasil (entre as regiõs Nordeste e a sul), no Golfo do México e na costa ocidental africana.O estrato do pré-sal ocupa uma faixa de aproximadamente 800 quilômetros de comprimento, ao longo do litoral brasileiro. A área, que tem recebido destaque pelas recentes descobertas da Petrobras, encontra-se no subsolo oceânico e estende-se do norte da Bacia de Campos ao sul da Bacia de Santos e desde o Alto Vitória (Espírito Santo) até o Alto de Florianópolis (Santa Catarina). Estima-se que lá estejam guardados cerca de 80 bilhões de barris de petróleo e gás, o que deixaria o Brasil na privilegiada posição de sexto maior detentor de reservas no mundo - atrás de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabe.A camada pré-sal refere-se a um tipo de rochas sob a crosta terrestre formadas exclusivamente de sal petrificado, depositado sob outras lâminas menos densas no fundo dos oceanos e que formam a crosta oceânica, esse tipo de rocha mantém aprisionado o petróleo recentemente descoberto, pelos brasileiros. Entre a costa ocidental da África e a oriental da América do Sul conta um riquíssimo depósito de matéria orgânica que viria se acumulando ao longo de milhões de anos sob o sal petrificado e posteriormente prensado por pesadas lâminas, transformando-se em petróleo.Como a formação laminar da camada pré-sal é anterior à formação da camada mais antiga de sal, logo, essa camada, é mais profunda e de acesso mais difícil do que as reservas de petróleo situadas na camada pós-sal (acima da camada de sal). --  
2013 No Egito uma junta militar atendeu ao apelo da população e depôs o presidente Mohamed Mursi,elegendo o ditador Abdel Fattah Al Sisi. Em uma repressão do governo, foram mortos 1200 pessoas -- Arábia Saudita maioria sunita -- Irã maioria xiita. -- O Congresso brasileiro é o segundo mais caro do planeta(dentro salários e despesas),desperdiça equivalente a uma Copa por ano. Sem falar da corrupção que arromba o Brasil a cada ano em pelo menos R$41,5 bilhões,segundo levantamento da Fiesp. Um estudo do Banco Mundial aponta que o país é vice-campeão de sonegação fiscal.Segundo esse estudo perdemos nada menos do que US$28,1 bilhões anuais por conta da sonegação.Quase o dobro de tudo o que entra via imposto de renda, por exemplo. --  Na Venezuela morre de câncer o presidente Hugo Chávez.
2014  Em muitos países, ao longo da história, houve guerras, e ainda há, porque não há senso de comunidade, porque a língua falada é outra, não há comunicação, entendimento. -- O fato é que todo e qualquer acontecimento histórico, incluindo momentos de guerras, revolucionários, de paz, de maior expressão religiosa, de conquistas territoriais são sempre marcados por ideologias, pelas formas simbólicas que garantem as relações de poder estabelecidas. -- No Oriente Médio a cultura popular é dominada pela televisão, que por sua vez é dominada pelas imagens e produtos ocidentais. Em algumas cidades tem uma variedade de até 80 canais, mesmo sem ter uma televisão digital. Um fato marcante foi quando os Tuaregues, uma tribo nômade que usam vestes azuis e vivem no deserto do Saara, atrasaram sua migração anual em dez dias para poder assistir ao último capítulo de uma novela americana. O Ocidente impõe uma tendência ao islamismo e ao Mundo Árabe. Tradicionalmente as pessoas moderadas do mundo árabe acreditam, com razão que suas famílias ainda são mais decentes, mais unidas e mais honradas que a de seus oponentes do Ocidente. Eles têm maior temor a Deus suas filhas são virtuosas suas comunidades mais unidas, têm orgulhos da sua cultura, da sua generosidade e honra. O doloroso dilema ao se falar sobre o Mundo Árabe é de que forma se pode permanecer verdadeiro a estes valores e ao mesmo tempo ser destratado pela desumanização ocidental. A variedade de respostas inclui uma rejeição total do mundo Árabe, rejeição à ocidentalização a uma tentativa de conduzir a um meio termo: algumas pessoas emigram fisicamente; outras, emocionalmente, adotando o que eles imaginam ser o estilo de vida ocidental, sem realmente deixar o Mundo Árabe; Alguns buscam uma forma de escape com a qual estamos acostumados no Ocidente: fazer compras assistir televisão, consumir drogas e se envolver com o misticismo. Alguns se voltam para o islamismo, alguns se tornam cristãos, e a maior parte obviamente como a maioria de nos simplesmente segue em meio a toda esta incoerência moral, da melhor forma possível. O rico Mundo Árabe tem grande importância. O dinheiro vindo do petróleo é poderoso. Os países ricos do Golfo, principalmente a Arábia Saudita, estão espalhando o islamismo por todo o mundo, um importante. O dinheiro do Golfo está construindo mesquitas pelo mundo e fazendo milhões de cópias do Alcorão. A língua árabe é a segunda mais popular da tv via satélite, depois do inglês, por causa dos canais financiados pelo Golfo Árabe e principalmente, pelos recursos da Arábia Saudita. O dinheiro do Golfo é um meio de se obter dinheiro para as organizações de caridade islâmicas que estão por trás de movimentos islâmicos radicais pelo mundo. O maior grupo do Mundo Árabe é a classe pobre. A metade das pessoas vive em vilas: eles tradicionalmente trabalham como fazendeiros, pastores ou artesões, às vezes como os três. Eles seguem o destino dos pobres de todo o mundo. geralmente têm pouco acesso à educação, cuidados médicos, moradia decente e alfabetização. Se conseguem sobreviver à infância, eles se casam ainda jovens , formam grandes famílias e morrem antes do tempo. As meninas, ou os que são jovens, ou têm alguma deficiência física ou mental, sofrem ainda mais.E dentro do Mundo Árabe: metade das 90 milhões de crianças do Mundo Árabe estão em perigo devido a pobreza, fome e guerra; Dessas crianças, 3.500 morrem a cada dia de doenças que poderiam ser prevenidas; pesquisas indicam que a maioria das crianças árabes vive em condições insatisfatórias de moraria. Na maioria das vezes , uma família divide u único quarto sem saneamento adequando; Cinco milhões de pessoas com problemas mentais vivem no Mundo Árabe: menos de 5.000 estão em algum programa de cuidados especiais. Várias ações de caridade cristãs, tais como hospitais e clínicas fazem um ótimo trabalho nas regiões rurais do Mundo Árabe, mas eles não podem usar palavras para apresentar o Evangelho. Mesmo assim levam um ar de Cristo para os árabes rurais.Nas cidades o desemprego. As massas urbanas jovens do Mundo Árabe sentem a combinação dos problemas da região: superpopulação, pobreza, desemprego, desafios e provocação do mundo ocidental. A vida é dura e injusta. Estas pessoas estudaram muito e não têm nada para mostrar. Alguns almejam um dia economizar dinheiro suficiente para alugar um apartamento próprio ou se casar. Alguns se voltam para Cristo. A maioria dos 100.000 árabes que estão envolvidos em cursos bíblicos por correspondência, por exemplo é de jovens alfabetizados , pobres e urbanos.Milhões de jovens alfabetizados, desiludidos e insatisfeitos. A base islâmica fundamentalista enfoca e expressa esta frustração. O islamismo radical, o islamismo político, o islamismo e o fundamentalismo islâmico. A maioria das pessoas do Mundo Árabe,assume que você pode ser leal à sua fé e cultura sem que seja necessário degolar alguém. A maioria é tradicional , conservadora, mas os extremistas ditam as ordens. O Islã sempre teve componentes radicais e puritanos. O islamismo é um castelo de areia desfiando a maré da modernidade. Isto com certeza passará , mas no momento é perigoso. Os valores "hollywoodianos" estão moralmente falidos e muitos da ocidentalização é ofensiva a Deus. Os cristãos podem até compreender a ira islâmica ou pelo menos a maioria de suas soluções.Os movimentos islâmicos têm se tornado radicais pela falta de opções políticas oferecidas. A média de permanência de um líder do Mundo Árabe no poder é de 22 anos, o Mundo Árabe não tem estrutura suficiente para passar por uma mudança democrática confiável. Enquanto alguns países testam a democracia, os islâmicos estão preparados para assumir o poder;Resumidamente, eles estão lutando para conquistar de volta o que perderam com o mundo ocidental e moderno; eles querem retomar a história islâmica para seu roteiro teológico. Desta forma, concentram-se nos símbolos da corrupção ocidental, como o feminismo, mas não nos símbolos do poder ocidental, como a teologia. A ideia é eliminar da sociedade os símbolos de corrupção para , então gerar um soberano Império Muçulmano através dos símbolos do poder ocidental. Tudo o que associado ao corrupto ocidente faz parte de um jogo justo: moda, artes, liberdade de pensamento, visões liberais a respeito de qualquer coisa. Infeliz e injusto, porque antes de ser algo europeu ou norte-americano, o cristianismo foi do Oriente Médio e do Norte da África, os cristãos e a fé cristã. Os cristãos árabes são vistos como motivo de vergonha para muitos muçulmanos árabes, apesar de tudo o que eles têm feito para identificarem-se com seu próprio povo e nação.  -- O Isis declara querer o fim da divisão geopolítica do Oriente Médio, uma herança do acordo Sykes-Picot, feito entre franceses e ingleses em 1916, durante a I Guerra Mundial. O nome do acordo faz referência ao secretário de Estado inglês Mark Sykes e ao funcionário do governo francês François Georges-Picot, que vislumbrando a desintegração do Império Otomano quando a guerra terminasse, repartiram seu território no Oriente Médio entre si. Muitos historiadores atribuem ao Sykes-Picot as mazelas sectárias atuais da região, como se xiitas e sunitas já não se matassem em profusão antes mesmo da existência do Império Otomano. Pois é justamente a nostalgia por esse passado remoto e obscuro que motiva o Isis, que prega a instauração na região de um califado nos moldes dos que existiam no século VII , poucos anos após a morte de Maomé.O primeiro passo , claro, é eliminar as fronteiras entre os países. Isso já foi feito. O Isis já se movimenta entre a Síria e o Iraque com extrema facilidade , diz o historiador americano Brian Katulis, do Center for American Progress em Washington. O nome do grupo em árabe é al-Dawla al-islamiya fil-Iraq waal-Sham. O último "S" da sigla Isis vem da palavra árabe Sham(Levante), como era conhecida a região que vai da Síria à Península do Sinai, no Egito, até a I Guerra Mundial. Baath(o partido de Saddam Hussein), fracassaram por causa de divisões internas e ideológicas.A Al Qaeda, precursora do Isis. Forçam as populações rendidas a se converter ao islamismo, ou pagar uma taxa especial para manter a religião ou padecer da morte pela espada.  -- Jihadistas um dos povos islâmicos (Maomé, a partir do séc. XI). -- Yazidis, curdos(região histórica do Curdistão) étnicos que cultivam uma religião com elementos do zoroastrismo, do cristianismo e do islamismo. existe um Deus acima de tudo, mas não existe um diabo. Melek Taus, o "Pavão Anjo",  tem significado central e que é considerado pelos radicais islâmicos sunitas, o diabo (oito anjos). São considerados adoradores do diabo pelos radicais sunitas - apóstatas. -- Os turcomanos também um dos povos islâmicos, considerados apóstatas. -- Os shabaks, povo islâmico, considerado apóstatas, criaram sua própria religião a partir do séc. XVI com elementos do islã, cristianismo e sufismo.  -- A canonização do padre José de Anchieta pela igreja católica-417 anos após a sua morte. Dois pontífices, João XXIII(1881-1963-51 anos após sua morte) e João Paulo II(1920-2005- 9 anos após sua morte) -João XXIII inaugurou em 1959 o Concílio Vaticano II, o grande marco da reforma litúrgica e da atualização doutrinal da igreja. Canonizado com apenas um milagre(aquele que abençoou a irmã italiana Caterina Capitani, na década de 60.A religiosa sofria de uma úlcera gravíssima.doente por seis anos e já desenganada pelos médicos ela teria se curado com as orações das freiras de sua congregação ao papa).-João Paulo II teve o terceiro pontificado mais longo da história, foi o pontífice peregrino(viajou pelo mundo afora ao encontro do seu rebanho-além de ter acelerado a derrota do comunismo sovético). Um milagre se refere à cura de parkinson da freira francesa Mare Simon-Pierre, ao rezar para João Paulo II, a religiosa, doente fazia muitos anos um dia teria acordado completamente curada.O segundo milagre  foi reconhecido em junho do ano passado, no pontificado de Francisco, é o caso da costa riquenha Floribeth Mora Díaz que sofria de aneurisma cerebral, atrelada a uma maca, mal conseguia se mover , ao rezar para João Paulo II a doença teria desparecido sem deixar sequelas. -Romanos 1:7,I Coríntios 1:2, Filipenses 4:21I Pedro 2:9, Apocalípse 15:4, Apocalípse 22:11- É Deus que opera em tudo e por tudo. -Toda honra e toda glória seja dada ao Grande Deus. -- Brasil manteve sua unidade territorial pela unidade linguística-um dos discursos ideológicos ou mito, mais propalados ainda em algumas gramáticas e manuais de história-que todos falarmos um único padrão e por isso a língua nos uniria(nem é preciso muito esforço para lembramos de movimentos separatistas, que foram duramente combatidos pelo governo central). -- No Egito a justiça condenou à morte mais de 500 integrantes da Irmandade Muçulmana, pelo assassinato de um único policial. -- Na África a presidente Cathérine Samba-Panza enfrenta o conflito atual, com respectivos bandos armados de muçulmanos (sélékas que fazem jus à reputação horrível) e cristãos(os anti- balakas que surgiram em reação as atrocidades que também passaram a praticar). -- Na Ucrânia durante décadas foi comandado pela União Soviética, a maioria querem a renúncia do presidente Viktor Yanukovich, a antecipação das eleições e uma aproximação com a União Europeia.O país depende dos oligarcas(grandes empresários cujas atividades privadas dependem da influência que possuem nos assuntos de Estado).  -- A Rússia presidente Vladimir Putin. Está mais para um petroestado como a Arábia Saudita do que para uma Alemanha de economia diversificada.Mais de 70% das exportações e 30% do PIB são de petróleo e derivados, que deixa o país mais suscetível a crises. E a estagnação não tem como principal razão os preços do barril, que vêm se mantendo estáveis e sim a saída de capital. Não são os investidores ocidentais que estão fugindo da Rússia, mas as fortunas feitas pelos burocratas corruptos de Putin que não confiam mais na estabilidade do regime.Para Carl Marx o fim da ideologia ocorreria com o fim da sociedade de classe, com uma visão comum a todos.Além dessa visão idealizada da vida de que todos se respeitariam como são, de que todos teriam o mesmo valor na sociedade, existe a vida real isto na prática, parece sempre haverá a tentativa de manipulação o querer mandar os jogos de poder. É o que aconteceu com a Rússia comunista. Tornada URSS, os líderes começaram uma disputa pelo poder, uma disputa pela imposição das ideias que resultou num regime ditatorial que pouco resolveu, com efeito, os problemas das classes sociais. E assim que houve o fim da URSS, a sociedade russa revelou-se ainda ser uma sociedade baseada em diferenças. Baseada em diversas classes, o que se acentuou com o tempo. -- A Venezuela contraiu uma dívida de 12 bilhões de dólares com a Rússia, por meio de uma grande compra de armas, helicópteros e aviões de combate. Apesar de ter a maior reserva de petróleo do mundo, o país está sem dinheiro porque Chávez e o seu sucessor, Nicolás Maduro torraram as reservas internacionais, reduzindo-as em 28% em três anos. Dos 21 bilhões de dólares que o governo diz ter em caixa, 70% estão imobilizados por causa de decisões tomadas seguindo um compasso ideológico, em vez de técnico. Isso começou com Chávez vendendo títulos da dívida americana, que compunham 40% das reservas da Venezuela, e substituindo-os por papéis de Cuba, Bolívia, Nicarágua, Equador e Argentina. Esses papéis se depreciaram e, pela lei venezuelana, não podem ser vendidos enquanto não recuperarem o valor original. Outros 30% das reservas, lastreados em ouro, estão hipotecados como garantia de parte de um empréstimo de 40 bilhões de dólares concedido pela China. Maduro enfrenta e reprime com armas russas, protestos contra sua política econômica.O foco das forças oficiais e paramilitares venezuelanas é espalhar o medo(através de várias formas de barbáries contra a população), e assim, manter toda a sociedade inerte, prostrada, dentro de casa. A isso se dá o nome de terrorismo de Estado, até pelo simples fato de tirar uma foto de manifestações. Apesar da retórica de Nicolás Maduro, que acusa os cidadãos  insatisfeitos com os rumos do país de serem burgueses golpistas, muitos dos presos e torturados por seu regime são pobres ou de classe média baixa. Até dentro de prédios do governo acontece a tortura e quando vem a público não resulta na punição dos responsáveis. Em vez de investigarem os abusos as autoridade transformam as vítimas em culpadas.   
2015     Primavera  Árabe(ideia de um estado regido por leis religiosas), remete a experiências desastrosas como as do Egito, onde o grupo fundamentalista Irmandade Muçulmana ascendeu ao poder apenas para ser afastado por uma nova ditadura militar; da Líbia, até hoje dilacerada. por confrontos tribais; e da Síria, cujo território está sendo dominado pelo grupo Estado Islâmico.
Revista Veja Novembro de 2014.
BIBLIOGRAFIA:
Bí­blia Sagrada - João Ferreira de Almeida
Nova História Crítica-Mário Schimidi-ensino médio-2007
a vida de São Paulo -Pe.João Gomes Filipe,ssp,Ormila equipe de comunicação.
Revista veja -2012-2013-2014
Revista mundo estranho - 2012-2013- Novembro 2013-2014-  
wikipédia. 
brasilescola.com  
Revista veja 2014
Perspectivas - O Mundo Árabe Glenn Myers
POSTADO POR: Darlene Guedes.