terça-feira, 11 de abril de 2017

A ÚLTIMA PÁSCOA E A SANTA CEIA

14  -   A PÁSCOA  - Êxodo 12 "A instituição da páscoa" - Mateus  26:2,17 festejavam a festa dos pães amos(sem fermento), juntamente com a páscoa(sacrifício de carneiro ou cabrito, e o sangue usado para marcar as casas que seriam salvas) = celebração porquanto Deus os guardara, quando feriu os egípcios de morte. Libertando-os assim do Egito.
Lucas 22:7 Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa. - Lucas 22:8 E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos. - Lucas 22:15,16 E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. - E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
Lucas 22:17-20 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Então, assim foi instituído a Santa Ceia. Ver título do capítulo Lucas 22:7 " A ÚLTIMA PÁSCOA - A SANTA CEIA" . Porque já o Cordeiro foi sacrificado. Ele Mesmo Se fez Cordeiro. Ele é o último cordeiro. Então fazemos a simbologia, a lembrança, com a Santa Ceia nos deixada, e não sacrifiquemos mais .


15  -   A ÚLTIMA PÁSCOA, A SANTA CEIA - Mateus 26:17,26,27,28 -Marcos 14 -Lucas 22 - A última páscoa: a santa ceia (simbolicamente, o pão partido, o Corpo, e o vinho no mesmo cálix, o Sangue de Jesus)  = Lucas 22:16 ,19 daí em diante Jesus nos deixou o mandamento da santa ceia ("fazei isso em minha memória."), porque não comereis mais de sacrifício pelo pecado = porque o último sacrifício pelos pecados da humanidade seria o Seu(de Jesus). O Senhor Jesus foi sacrificado para que todos sejamos livres da escravidão da morte pelo pecado. E todo aquele que for batizado no seu sangue será salvo (simbolicamente é usado a água do batismo) = Marcos 16:16 Mateus 24:13 - Romanos 10:9 = Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
- A Santa Ceia é Santa, porque o Senhor que é  tudo ao mesmo tempo: o Cordeiro, o Pão, o Vinho, é Santo.

-Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.
Mateus 26:24
Judas comeu a Ceia do Senhor, e não se examinou, não se arrependeu, não voltou atrás, não se redimiu, foi levando de qualquer maneira. Continuou com seu plano de entregar o Senhor,  ficando assim sempre em pecado. Depois de ter traído o Senhor, foi se enforcar, para a sua própria condenação. Porque não creu, não esperou no Senhor para o perdoar.
-Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. (porque vão levando de qualquer maneira e muitos que estão já dormindo no pecado)
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos (examinássemos), não seríamos julgados.
Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
1 Coríntios 11:27 a 32
= Examine e arrepende e conserte-se.
 -Lucas 14:16 – A Grande Ceia. Fala da grande ceia que era preparada para um povo de uma sociedade, no caso representando os judeus, aos quais eram os convidados .  Mas como eles não quiseram participar da ceia (da salvação pelo Senhor Jesus), o Senhor convidou a outros povos.  
----------------------------------------------------------------------------
MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS
-Numa sexta-feira -----Mateus 26:2 Jesus conversa com os discípulos. E diz que a páscoa seria dois dias depois. (a Páscoa Dele com os discípulos, foi quando Judas o entregou).
-Marcos 14:1-2 - os principais dos sacerdotes tramando para matar Jesus . 
- Lucas 22:1 e Judas vai ao encontro dos que queriam matar Jesus.
-- Lucas 22:7 - No domingo --- (dois dias depois da sexta-feira, fizeram a Páscoa Jesus e os discípulos) - e era o 1º dia da festa dos pães asmos. Quando sacrificavam a Páscoa. 
Mateus 26:17 e Mateus 26:20 E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze.
-Mateus 26:31 Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim;...Mateus 26:34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. 
Deuteronômio 16:4 ... também da carne que matares à tarde, no primeiro dia, nada ficará até amanhã. v6 ... ali sacrificarás a páscoa à tarde, ao por do sol, ... v16 Três vezes no ano todo o varão entre ti aparecerá perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher na festa dos pães asmos, ...
-Segunda-feira --- 2º dia da festa dos pães asmos. --- Quando Jesus foi entregue. De madrugada, que ainda fazia parte da noite de domingo, do dia da Páscoa.
Mateus 26:61 na casa do sumo sacerdote Caifás(ou seja primeiro a Anás porque era sogro de Caifás).
-Terça-feira --- 3º dia dos pães asmos. ---- Mateus 27:1 E, chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos do povo, formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem; João 18:28 Depois levaram Jesus da casa de Caifás para a audiência. E era pela manhã cedo. 
-levaram a Pôncio Pilatos
-levaram a Herodes
-Herodes mandou para Pilatos=
-Quarta-feira - João 19:14 E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta (que começa ao meio dia às três horas da tarde); e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei. (Pilatos disse ao povo, portanto Jesus ainda estava vivo e ainda não estava na cruz). - 4º dia dos pães asmos.
-Quinta-feira - Marcos 15:33,34 ---- distância de Jerusalém à caveira??? - 5º dia da festa dos pães asmos --- E era já quase a hora sexta (que começa ao meio dia as três horas da tarde), e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol; E rasgou-se ao meio o véu do templo. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo. E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos. Lucas 23:44-48 Mateus 27:45 E desde a hora sexta (que começa ao meio dia as três horas da tarde) houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona(que começa às três horas da tarde até as seis horas da tarde). Mateus 27:46 E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
-Marcos 15:42 -- E, chegada a tarde(daquele dia de quinta-feira), por quanto era o dia da preparação(por quanto começava o dia de sexta-feira (à noite, ao por do sol). - Então na noite de quinta-feira já fazia parte do dia da preparação (da sexta-feira, isto é, a véspera do sábado) - João 19:42 Ali, pois (por causa da preparação dos judeus(a sexta-feira), e por estar perto aquele sepulcro). Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação. - João 19:31 = Ou seja na sexta-feira, que começava ao por do sol de quinta-feira a qual começava ao por do sol de quarta-feira.Bíblia. -- Jesus foi preso. Os guardas o esbofetearam, chutaram e cuspiram em seu rosto. Ficou horas sem dormir e sem comer. Muito debilitado, portanto. --- Ainda foi submetido a cerca de 120 acoites, tortura que antecedia a maioria das execuções romanas na cruz. Os açoites atingiram sobretudo a região lombar e perfuraram a pele, traumatizando os nervos e os músculos. No meio das costas, a flagelação levou à ruptura dos alvéolos, as estruturas que retêm o ar nos pulmões. Jesus mal respirava e teve acessos de vômito. --- Despido, Jesus foi amarrado a um tronco vertical de costas para os soldados. O chicote usado nesse tipo de tortura era o flagrum, que contém nas pontas ossos de articulações ou esferas de chumbo para intensificar a dor. --- Jesus carregou o tronco, que pesava de 22 a 27 quilos. O caminho era de terra e cheio de buracos. O esforço, associado à agressão do acoitamento, pode ter causado um derrame na pleura (a membrana que reveste os pulmões). Quando isso ocorre, é enorme a dificuldade para respirar. Os pregos utilizados na crucificação eram de ferro, com cerva de 12 centímetros de comprimento. Eles perfuraram o nervo mediano do antebraço, provando uma sensação intensa de queimadura. A dor é tanta que pode causar vertigens. Sem assistência, em poucos minutos, a maioria dos pacientes com perfuração no nervo mediano entra em estado de choque. --- Numa crucificação, os pés costumavam ser pregados da seguinte forma : dobravam-se os joelhos da vítima de modo que as solas ficassem estendidas, rentes à madeira – Os pregos atingiam os nervos plantares dos pés. O efeito é o mesmo que o sentido nas mãos; dor lancinante e intermitente. A flexão dos joelhos causa em cerca de dez minutos, câimbras e adormecimento das pernas. --- Há duas prováveis causas da morte de Jesus : asfixia e choque hipovolêmico – Asfixia : os braços erguidos imobilizam o peito, dificultando o mecanismo respiratório, especialmente à expiração. – Choque hipovolêmico : A violência provocada tanto pelo açoitamento quanto pela imobilidade na cruz leva a uma queda do volume sanguíneo circulante, o que causa a falência de múltiplos órgãos. – Fontes : WilliamEdwards, patologista da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, Frederick Zugibe, médico legista da Universidade Columbia, também nos Estados Unidos e Cícero Vaz ,fisiatra. – Revista Veja 04 de Abril de 2012. E sua pernas não foram quebradas, porque constataram que ele já estava morto. E para que se cumprisse o que foi dito na Escritura. E Jesus precisava daquele corpo normal para a aparição aos apóstolos. Tanto é que testemunharam os buracos dos pregos em suas mãos !!!! Salmos 34:20 " Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra." e João 19:36 "esta aconteceu para se cumprir a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado."
Jesus foi sepultado perto ou depois do pôr do sol, pelo calendário judaico = na quinta-feira depois do pôr do sol (primeira noite), a quinta-feira de dia (primeiro dia), sexta-feira noite depois do pôr do sol (segunda noite), sexta-feira de dia (segundo dia e 6º dia dos pães asmos), sábado depois do pôr do sol (terceira noite), sábado de dia (terceiro dia). Porque depois do por do sol de sábado, já faz parte do primeiro dia da semana, que é o domingo. 
Não sabemos exatamente quando Ele ressurgiu, mas sabemos que foi antes do nascer do sol do domingo, portanto fazendo parte do dia terceiro e ao mesmo tempo fazia parte do domingo, que já é o quarto dia(o primeiro dia da semana). (João 20:1, Maria Madalena veio “de madrugada, sendo ainda escuro”, e a pedra havia sido deslocada, e ela, encontrando Pedro, disse: “levaram o Senhor do sepulcro”) de modo que Ele pode ter ressuscitado bem cedo, logo depois do pôr do sol, sábado à noite, que começou o primeiro dia da semana dos judeus e que já faz parte do domingo também. Ou nesse período de noite.
Ele foi sepultado perto ou depois do pôr do sol na quinta-feira, que começou o dia de sexta-feira no calendário judaico (de modo que a noite de quarta-feira, faz parte do dia de quinta-feira e a noite de quinta-feira faz parte do dia de sexta-feira).
-Lucas 23:54-55-56 - E era o dia da preparação(sexta-feira, que começa ao por do sol de quinta-feira), e amanhecia o sábado(que começa no por do sol de sexta-feira. -- no dia preparação,(na sexta-feira) as mulheres foram ver onde era o sepulcro e voltaram para preparar os unguentos. E no sábado descansaram (A páscoa dos judeus - o 7º dia dos pães asmos).
-domingo = Mateus 28:1 E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Mateus 28:2-6 E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos. Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. = Quando o anjo revolveu a pedra os guardas viram e desmaiaram e elas chegaram e viram que Jesus não estava mais lá.
-“ E eis que no mesmo dia (no mesmo primeiro dia da semana)” - os discípulos que andaram com Jesus no caminho de Emaús (Lucas 24:13). Os discípulos, que não reconheceram Jesus, fazem a Ele o relato de sua crucificação (24:20) e dizem que “é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram” (24:21). A partir da quarta-feira à noite,momento do sepultamento de Cristo, que inicia a quinta-feira judaica (então devem ter contando como que na quinta-feira, porque ela fazia parte da quarta-feira). Eles contaram a partir do dia que Jesus já estava sepultado (a partir do dia de quinta-feira até domingo que também começa ao por do sol de sábado). Dando assim três dia também.
-Em um plano maior, não é tão importante saber em que dia da semana Cristo foi crucificado. Se fosse tão importante, então a Palavra de Deus teria claramente nos comunicado este dia. O que é importante é que Ele morreu, e que Ele, fisicamente, ressuscitou dos mortos. O que é igualmente importante é o motivo por que morreu: para levar a pena merecida por todos os pecadores. João 3:16 e 3:36 proclamam que crendo, ou colocando sua confiança Nele, temos vida eterna! E Ele veio em forma humana para nos mostrar que é possível como humanos vencermos esse mundo de pecado.
-O véu do templo rasgou, se abriu. Porque antes de Jesus só os sacerdotes podiam entrar no santuário para falar com Deus. E quando no sacrifício da cruz, rasgou o véu do templo, ou seja Deus nos deu a oportunidade de todos entrarem no santuário para falar com Deus, isso através de Seu Filho Jesus CRisto. Bíblia.